Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 825793 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2190 em: Setembro 02, 2023, 10:36:02 pm »
Esta teoria destas rádios locais de Lisboa ocuparem frequencias locais de concelhos cada vez mais encelhecidos, sem gente e que não contribuem com um unico emprego no concelho, atinge o climax da estupidez quando para respeitar a exigencia de informação local, ler uma ou duas noticias que constam dos sites dos municipios. Ontem piquei um noticiário e fazem um separador " informação regional " e ficam-se com uma noticia para o concelho de Vila de Conde.

Impressionante como esta gente que apenas quer estes emissores para captar publicidade, se está a borrifar para esses concelhos.
Se o alvará é de Vila do Conde, dão notícias de Vila do Conde.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2191 em: Setembro 03, 2023, 12:20:11 am »
Já ouvi o Nuno em antena. O processamento de voz é tão brutalmente diferente do da TSF que onde na TSF era desagradável ouvir, na Observador parece um locutor completamente regular. Há uma pequena diferença de postura dele, sim, mas isso não explica a maioria da mudança. Para melhor. Gostei do que ouvi.

Ouvi uma posição algo polémica (mas verdade verdadinha) relativamente à memória do adepto de futebol antes do início da 2a parte do Benfica X Vitória que só consigo mesmo explicar ter sido expressa por ele ser coordenador de desporto.

Com tudo isto, o Hugo Silva, o Vicente Figueira ou a Filipa [inserir apelido aqui] devem ou ter descanso, ou começar a fazer/gravar madrugadas. Habitualmente eram os dois primeiros no espaço de desporto, por vezes a Rita Camarneiro ou a Filipa. Coisa para se ouvir depois da meia-noite.

Até aqui não pensara dizer isto, mas considerando o que ouvi, boa aquisição da Observador. Dá-me que pensar um locutor ser tão desajustado na TSF e tornar-se tão ajustado na Observador. Aquela estação faz mesmo vinho da água... alguém me explique como.
Filipa Duarte.

Do que ouvi do Nuno Santos gostei bastante, mau grado umas trocas de jingles antes da emissão do jogo. Mas isso é normal, foi o primeiro dia dele e com o tempo vai ao lugar. Como não sou ouvinte da TSF não posso opinar sobre o que ele fazia lá, mas pelos vistos estava algo desenquadrado.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2192 em: Setembro 03, 2023, 12:26:10 am »
Já ouvi o Nuno em antena. O processamento de voz é tão brutalmente diferente do da TSF que onde na TSF era desagradável ouvir, na Observador parece um locutor completamente regular. Há uma pequena diferença de postura dele, sim, mas isso não explica a maioria da mudança. Para melhor. Gostei do que ouvi.

Ouvi uma posição algo polémica (mas verdade verdadinha) relativamente à memória do adepto de futebol antes do início da 2a parte do Benfica X Vitória que só consigo mesmo explicar ter sido expressa por ele ser coordenador de desporto.

Com tudo isto, o Hugo Silva, o Vicente Figueira ou a Filipa [inserir apelido aqui] devem ou ter descanso, ou começar a fazer/gravar madrugadas. Habitualmente eram os dois primeiros no espaço de desporto, por vezes a Rita Camarneiro ou a Filipa. Coisa para se ouvir depois da meia-noite.

Até aqui não pensara dizer isto, mas considerando o que ouvi, boa aquisição da Observador. Dá-me que pensar um locutor ser tão desajustado na TSF e tornar-se tão ajustado na Observador. Aquela estação faz mesmo vinho da água... alguém me explique como.
Filipa Duarte.

Do que ouvi do Nuno Santos gostei bastante, mau grado umas trocas de jingles antes da emissão do jogo. Mas isso é normal, foi o primeiro dia dele e com o tempo vai ao lugar. Como não sou ouvinte da TSF não posso opinar sobre o que ele fazia lá, mas pelos vistos estava algo desenquadrado.

Também são sistemas diferentes, a TSF ainda tem o Dalet, a Observador tem o Digital RM... perfeitamente compreensível, eu próprio me enganaria nas trocas, são lógicas ainda um bocado diferentes de interface. Longe de ser grave, 1 semaninha ou duas e ele vai ao sítio, é o normal.

Infelizmente como tendo a ouvir mais a TSF de madrugada tendia a apanhá-lo bastante. Digamos que tens um horário delicado e ele estava lá como um elefante numa loja de porcelanas, piorando quando, pelos vistos, o perfil do microfone estava muito mais agressivo, como o de um relatador (pensa no do pivot dos diretos Bola Branca, era praticamente igual).

Obrigado pela ajuda no apelido, esqueço-me sempre!

pdnf

• Hero Member
« Responder #2193 em: Setembro 03, 2023, 01:39:19 am »
Esta teoria destas rádios locais de Lisboa ocuparem frequencias locais de concelhos cada vez mais encelhecidos, sem gente e que não contribuem com um unico emprego no concelho, atinge o climax da estupidez quando para respeitar a exigencia de informação local, ler uma ou duas noticias que constam dos sites dos municipios. Ontem piquei um noticiário e fazem um separador " informação regional " e ficam-se com uma noticia para o concelho de Vila de Conde.

Impressionante como esta gente que apenas quer estes emissores para captar publicidade, se está a borrifar para esses concelhos.

Acho que se pode fazer muita crítica à Observador, mas essa é injusta. É normal que as rádios queiram emissores...para se fazerem ouvir e entregar o produto que têm aos ouvintes. A publicidade existe porque é necessária, mas não é o fim último. E a Observador nem tem doses industriais de publicidade. Já algumas locais, chegam a fazer concorrência às TV's generalistas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2194 em: Setembro 03, 2023, 09:26:23 am »

Eu se fosse adepto do Sp. Braga, e quisesse ouvir um relato do meu clube, ouvia a Antena Minho ou a Voz do Neiva, não ia picar uma Observador só porque sim, quando sei que há duas rádios locais da minha região que dão relatos do meu clube.
No máximo dos máximos, se não picasse numa dessas duas, picava na TSF, porque já teria certeza que a TSF transmite todos os jogos do Sp. Braga

Independentemente disso ser verdade, não deixa de ser importante que uma rádio que quer reforçar o posicionamento nacional e que até coloca muito bom sinal em Braga não transmita o jogo do terceiro clube português.
A Observador tem equipa desportiva onde?
No norte apenas.
Os camaradas que fazem os relatos em Lisboa, não são do departamento de desporto (que não existe como nas outras três), mas sim da informação geral.
Que jornais de desporto tem a Observador?
A que horas passa esses mesmos pseudo-jornais?
Acho que já disse muito.
A Observador só vai apostar a sério no desporto (no meu entender), quando criar um departamento de desporto.
Até lá, o posicionamento da Observador em termos desportivos, vai ser aquilo que sempre foi, e nada mais.
Até porque, repito, a prioridade da Observador não é o desporto, todos sabemos qual é a prioridade da Observador.
Mas ao mesmo tempo, não faz sentido uma rádio informativa, independentemente de qualquer que seja a agenda que tenha por trás, não ter desporto, ou relatos da bola.

modernices

• Hero Member
« Responder #2195 em: Setembro 03, 2023, 10:45:28 am »
Ao que parece não tem, não. E faz muito bem não ter. É um excelente acto de gestão.

Atento

• Hero Member
« Responder #2196 em: Setembro 03, 2023, 11:35:18 am »
Ao que parece não tem, não. E faz muito bem não ter. É um excelente acto de gestão.

É um péssimo ato de gestão (compreende-se por não ter uma rede nacional de FM), pois diminui completamente uma rádio de perfil generalista de palavra.

O desporto nestas rádios é uma peça chave.
Não são as músicas certamente.

Aproveito para sugerir que a Observador devia renovar as suas noites...

360° Noite entre as 21:00 e as 23:30 com Luís Soares.

360° Desporto, não sendo possível ter outros nomes como Pedro Sousa, ou Alexandre Afonso, Nuno Arantes Santos podia assegurar o espaço entre as 23:30 e a 01:00, com informação e debate (ver o Campeão é...).

joao_s

• Hero Member
« Responder #2197 em: Setembro 03, 2023, 07:27:28 pm »
João,
Ainda não percebi onde está o meu exagero.
O seu já apontei, os elogios excessivos, ontem à Smooth, hoje à Observador.
Eu por exemplo, já apontei críticas construtivas à programação da Observador, que curiosamente o João nem comentou.
Estamos conversados, nisso dos exageros...

“R4”, tenho de reconhecer o registo cordato com o qual vira os argumentos a seu favor. Agora sou eu que levo com o “brinde” dos excessos em cima, como ricochete.

Quanto aos elogios excessivos, depende da perspetiva. Estou aqui apenas como ouvinte de rádio desde 1981, altura fiz as minhas escolhas, dentro das escassas opções possíveis (Renascença e FM Estéreo da Rádio Comercial). Apenas existiam, salvo erro, 4 canais de rádio portugueses em FM. Apesar da parca escolha, o espetro radioelétrico não estava livre, as rádios espanholas ouviam-se perfeitamente e eram em número razoável.

Quanto à SmoothFM, um produto cultural não “mainstream” e eclético, limitado em termos de forma devido aos escassos recursos alocados, mas com identidade e fibra em termos de conteúdo (musical). Conheci muitos artistas e sonoridades graças a esta estação. Portanto, os elogios justificam-se.

Quanto à Observador, um produto com predominância na palavra e orientado à informação & debate da atualidade, assim como a várias temáticas. Do que tenho ouvido, acho que os programas são bons, embora, no comentário, discorde de um ou outro comentador. Se está subjacente uma ideologia, não deteto excessos, acho importante que desconstrua as meias verdades e propaganda que circula através de outros órgãos de comunicação, digamos, noutras perspetivas. Acho importante que uma rádio tenha a capacidade de colocar os cidadãos a pensar sobre aquilo que parece, mas não é… Acho ainda que um modelo do estilo BBC Radio 4 não funciona em Portugal (uma rádio exclusivamente de palavra), isto por que “speach” discurso/conversa sem pausas torna-se maçador para o auditório. Como pertenço a uma geração que se habituou a ouvir e a conhecer as novidades musicais através rádio, estas podem servir, digamos, como aperitivo para o prato principal ou aquela bebida que combina com o mesmo. O equilíbrio entre os conteúdos da grelha, a meu ver faz a diferença.
Portanto, os elogios justificam-se, para mais atendendo à aridez deste tipo de produto, pelo que este projeto tem campo aberto para evoluir, não obstante os obstáculos, como seja a falta de uma rede nacional em FM.

Também acho que pode melhorar “R4”, o conceito/modelo pode sempre ser ajustado para melhor, agora com apenas 2 meses de emissões aqui, para mais a coincidir com o período de férias, não é possível formar opinião sobre algo que não conheço, às horas de programação que referiu.

Hoje de manhã ouvi às parcelas este programa sobre Ciência, enquanto conduzia. Chama-se “Ciência Pop” que, em ambiente descontraído e informal, divulga Ciência. Conta com a presença de Carlos Fiolhais, Prof Catedrático da Universidade de Coimbra, um comunicador inato:

Ciência Pop – anatomia de uma explosão (03.09.2023)

pdnf

• Hero Member
« Responder #2198 em: Setembro 04, 2023, 02:05:30 am »
Fala-se muito de a Observador ser uma rádio de Lisboa. Se assim fosse, não abria um noticiário e dedicava 3 minutos do noticiário num incêndio na Maia, às portas da Estrada da Circunvalação, ou seja, já quase no Porto. É verdade que à boleia da RTP3, mas isso não me parece que seja o relevante.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2199 em: Setembro 04, 2023, 07:05:10 pm »
Por essa ordem de ideias, a Observdor é uma rádio Ucraniana pois até criou um espaço dedicado à guerra por lá.
Enfim, até dá vontade de rir tal argumento

pdnf

• Hero Member
« Responder #2200 em: Setembro 05, 2023, 12:23:34 am »
Por essa ordem de ideias, a Observdor é uma rádio Ucraniana pois até criou um espaço dedicado à guerra por lá.
Enfim, até dá vontade de rir tal argumento

Não estou propriamente a ver a Rádio Clube Alentejo a abrir um noticiário com uma notícia de um incêndio na Maia. O ponto é este: a Observador é uma rádio vocacionada para o âmbito nacional, que ocupa uma licença local. Não é uma rádio informativa local de Lisboa. 
Rádio é:

joao_s

• Hero Member
« Responder #2201 em: Setembro 10, 2023, 04:55:35 pm »
Numa rádio tendencialmente de palavra, a música que preenche os momentos de pausa serve como embrulho, um chamariz para conteúdos mais cerebrais, digamos assim. Portanto, dever-se-á apostar na melhor seleção musical, intemporal, para combinar com a programação de forma coerente.

Tenho ouvido o seguinte tema em 92.6OBSRVDOR, que não ouvia desde o tempo dos 96.4NSTALGIA. Julgo que este exemplo se enquadra numa seleção diversificada e de qualidade.

FLEETWOOD MAC - Go Your Own Way (1977) »1» [OBSRVDOR | NSTALGIA]

Para os entusiastas de debates dinâmicos e com vivacidade sobre a atualidade, o programa “Fora do baralho” é uma boa opção de escolha:

FORA DO BARALHO - Conselho de Estado "pirraça" e a arte de Cavaco (09.09.2023)

pdnf

• Hero Member
« Responder #2202 em: Setembro 10, 2023, 11:58:31 pm »
Numa rádio tendencialmente de palavra, a música que preenche os momentos de pausa serve como embrulho, um chamariz para conteúdos mais cerebrais, digamos assim. Portanto, dever-se-á apostar na melhor seleção musical, intemporal, para combinar com a programação de forma coerente.

Ceríssimo, esta frase. Havendo música, o que se calhar, nem haveira necessidade. Não necessita de ser necessariamente intemporal, mas, por exemplo, uma artista de que gosto bastante, a Billie Eilish, não me parece que encaixe necessariamente no perfil da OBSRVDOR, e critiquei aqui a sua passagem, que a dada altura era quase a todas as horas nas informativas. Poderia dizer o mesmo do Preço Certo do Pedro Mafama que também já por lá ouvi, não digo o mesmo do Agarra em Mim do mesmo artista. Penso que a música no quarteto tem de ser muito, mas muito bem pensada, acima de tudo, para não afugentar, e se possível atrair ouvintes.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2203 em: Setembro 11, 2023, 10:47:25 am »
O som dos streams continua terrível. Demasiado baixo. Sem processamento.

É de admirar porque no FM o som é bom. Era só aplicar a mesma fórmula...

LMS

• Full Member
« Responder #2204 em: Setembro 11, 2023, 08:07:50 pm »
A relatar o jogo da seleção a partir de estúdio…:( aos 7m ainda discutiam na transmissão sobre qual o sistema de jogo da equipa nacional (3 ou 4 defesas).
Com este nível no desporto e com a RR a disputar o mercado digital, TSF e Antena 1 agradecem!