Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 819226 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2220 em: Setembro 12, 2023, 01:42:08 pm »
Não sei de onde tiraram essa conclusão precipitada

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2221 em: Setembro 12, 2023, 01:43:33 pm »
Talvez porque seja empresário e, nem eu, nem ninguém toma decisões porque sim, porque
é mais fácil, porque nos apetece.
Às coisas nas empresas não funcionam assim, funcionam com muita racionalidade...

Um empresário sabe muito bem que sem investimento, não há crescimento, expansão...

Exatamente. Vê-se bem no que dá a austeridade.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2222 em: Setembro 12, 2023, 01:54:29 pm »
Qual austeridade????
Então um jogo que dá em antena aberta, no Canal 1 da RTP, portanto, com a possibilidade de toda a população ver o jogo, um jogo sem grande interesse (Portugal tem a classificação quase garantida) e com o horário já muito perto das 20, ou seja, com quase toda a gente já em casa, justicava ter um equipa de reportagem no Algarve?
Quando através do estúdio até um relato com melhor qualidade técnica?
Enfim...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2223 em: Setembro 12, 2023, 02:16:23 pm »
Ou é para estar em todas ou então não vale a pena.

Eu gostava mais da Observador inicial, sem desporto.

Mas se querem ir por esse caminho, ou fazem tudo ou não vale a pena. Ir ao Algarve não é ir a Tiblíssi.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2224 em: Setembro 12, 2023, 02:53:21 pm »
A relatar o jogo da seleção a partir de estúdio…:( aos 7m ainda discutiam na transmissão sobre qual o sistema de jogo da equipa nacional (3 ou 4 defesas).
Com este nível no desporto e com a RR a disputar o mercado digital, TSF e Antena 1 agradecem!
Mas eles eram para ter ido.
Chegaram a pedir acreditação para o jogo, e até tinham os lugares reservados para eles.
Não sei o que poderá ter acontecido para eles não viajarem até ao Algarve

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2225 em: Setembro 12, 2023, 02:56:16 pm »
Quase não ouço relatos na rádio (só mesmo em caso de extrema necessidade) mas do pouco que ouvi dos da Observador não fiquei fã, acho que fazem uma abordagem muito pela rama e o tom é demasiado ligeiro.
Sinceramente, gosto do estilo de emissão.
Quem me conhece, sabe o quanto gosto do estilo de emissões desportivas das rádios espanholas.
E a Observador tem um estilo muito parecido ao praticado nas rádios nacionais do país vizinho

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2226 em: Setembro 12, 2023, 03:08:43 pm »
Eu gosto do estilo da Observador também no desporto.

Só tem um problema: eles no início dizem quem é que fala quando x equipa está a atacar e isso comigo pura e simplesmente não funciona. E como eu deve estar muita gente.

Porque estou em viagem, esqueço-me dessa referência pelas coisas que tenho a fazer, e depois não sei quem é que está a atacar quem. Felizmente percebe-se por contexto a que equipa é que se referem porque vão mencionando, mas dispensava-se essa referência no início do jogo, porque eu já bem tentei, mas não fixa...

A propósito do que li do pdnf no tópico da Antena 2: talvez fosse bom a Observador deixar de anunciar para Gaia a frequência de 88.1. É que a Antena 2 de Braga foi renovada e não dá hipóteses... e pelos vistos já somos 2 com o mesmo feedback. Tenho que andar em 98.4.
« Última modificação: Setembro 12, 2023, 03:11:04 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2227 em: Setembro 12, 2023, 05:07:49 pm »
Quase não ouço relatos na rádio (só mesmo em caso de extrema necessidade) mas do pouco que ouvi dos da Observador não fiquei fã, acho que fazem uma abordagem muito pela rama e o tom é demasiado ligeiro.
Sinceramente, gosto do estilo de emissão.
Quem me conhece, sabe o quanto gosto do estilo de emissões desportivas das rádios espanholas.
E a Observador tem um estilo muito parecido ao praticado nas rádios nacionais do país vizinho
É bom ter acesso a várias formas de fazer um relato, só estava a indicar o meu gosto pessoal.

SamM

• Hero Member
« Responder #2228 em: Setembro 12, 2023, 05:20:00 pm »
A relatar o jogo da seleção a partir de estúdio…:( aos 7m ainda discutiam na transmissão sobre qual o sistema de jogo da equipa nacional (3 ou 4 defesas).
Com este nível no desporto e com a RR a disputar o mercado digital, TSF e Antena 1 agradecem!
Mas eles eram para ter ido.
Chegaram a pedir acreditação para o jogo, e até tinham os lugares reservados para eles.
Não sei o que poderá ter acontecido para eles não viajarem até ao Algarve

Foi o aumento de 4 cts/litro no gasoleo... 8)

pdnf

• Hero Member
« Responder #2229 em: Setembro 13, 2023, 01:51:50 am »

A propósito do que li do pdnf no tópico da Antena 2: talvez fosse bom a Observador deixar de anunciar para Gaia a frequência de 88.1. É que a Antena 2 de Braga foi renovada e não dá hipóteses... e pelos vistos já somos 2 com o mesmo feedback. Tenho que andar em 98.4.

Não é que não se ouça, mas tem de ser um rádio com uma boa seletividade. Ainda assim, como 98.4 vem de Norte, tal como 88.0 da Antena 2, 88.1 deixou de ser uma bomba com campo aberto, para ser uma bomba algo manietada. Continua a funcionar na A20 do lado de Gaia, agora mais fixo é certo em 98.4, na Baixa onde não entra nada de Braga e na zona das Antas. Sul de Gaia, diria que perdeu estabilidade, nota-se agora que o concelho tem sinal, mas é mais difícil não ter ruído, o RT também deixou de entrar tão bem. De Verão, com a pressão da Antena 1 do Montejunto e da M80 Coimbra está mais complicado, é um facto. Num dos últimos dias de propagação foi particularmente mau, porque as entradas eram fortes justamente de Coimbra e Braga, não conseguia sintonizar a Observador em Canelas. Se aquela ideia do relatório da ERC de que a rádio se tem de ouvir em toda a NUT III for para a frente, só vejo como hipótese 88.1 passar para a Serra da Freita. A Cidade FM está na mesma situação com a RR, que tem 5x mais potência que a Antena 2, e a Cidade menos, e eu diria que até ao centro da Maia, com exceção da zona do eixo Combatentes-Salgueiros, a Cidade FM ganha à RR. Neste momento, acho que a Antena 2 ganhou muito terreno à Observador, só não tem escuta limpa por causa da Antena 1 da Lousã. Porto e Gaia padecem deste mal, apanham sinais de todo o lado.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2230 em: Setembro 13, 2023, 09:06:04 am »
Mudando para a Freita vai haver interferências nos 88.2 da Antena 1 de Viseu

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2231 em: Setembro 13, 2023, 10:10:54 am »
Não sei de onde tiraram essa conclusão precipitada
É mais pela questão dos horários, com a preparação do jornal às 13h deveria ter que estar no máximo na TVI por volta das 10h...

Mas vamos ver, assim muito provavelmente terá que voltar a viver em Lisboa...
Se não tiver de gastar muito tempo em viagens pode ser que consiga conjugar ou então outra possibilidade... fazer as rubricas da Observador a partir das instalações das TVI.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 13, 2023, 10:19:23 am por radiokilledtheMTVstar »

Danl

• Hero Member
« Responder #2232 em: Setembro 13, 2023, 10:43:57 am »

Três, aqui.
Gaia cidade, Observador em 98.4 sem margens de dúvida. Por exemplo, em Santo Ovídio os 88.1 quase não se conseguem ouvir. Melhoram bastante para sul e leste do concelho.

Já agora, outra deixa:
Nas temperaturas diárias e previsão meteorológica referem sempre Lisboa, Porto, Aveiro e mais recentemente Santarém. Faro idem-aspas. Dado que os 98.4 chegam a Braga, acho que não seria má ideia referirem também esta cidade.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2233 em: Setembro 13, 2023, 12:11:27 pm »
Por exemplo, em Santo Ovídio os 88.1 quase não se conseguem ouvir. Melhoram bastante para sul e leste do concelho.

Já agora, outra deixa:
Nas temperaturas diárias e previsão meteorológica referem sempre Lisboa, Porto, Aveiro e mais recentemente Santarém. Faro idem-aspas. Dado que os 98.4 chegam a Braga, acho que não seria má ideia referirem também esta cidade.

Sendo que Santo Ovídeo até é boa para sinais de sul, por exemplo, na Mega é sempre 96.5MHz em toda a envolvente até Laborim. E na Observador sim, nessa zona era 88.1MHz, entrando para Soares dos Reis, aí sempre foi de 98.4Mhz, mas nessa zona até Mte da Virgem tem dificuldades, só não sei como é que os sinais de Alcanena e da Figueira da Foz furam aí, quando até a Lousã fica em branco.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2234 em: Setembro 13, 2023, 08:10:44 pm »
Detetei hoje que 92.6_OBSRVDOR emite o serviço RDS-CT (Clock Time and Date), ou seja, faz o sincronismo do relógio. Acidentalmente o rádio-despertador, que tem esta função, pelos vistos também em FM, foi desligado de manhã e não houve tempo para proceder ao acerto. Agora volto a ligar o aparelho, não aparece a hora e assim a ativo o rádio, sintonizado na OBSRVDOR, o relógio acerta automaticamente. Estou curioso para saber se o autorrádio tem esta função.

(Desconhecia que o RDS disponibiliza esta função, apenas via a rádio digital DAB+ a fazê-lo)

Magnífico! Útil e funcional.