Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809039 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Observador
« Responder #2175 em: Agosto 30, 2023, 07:09:20 pm »
Se nem em matérias mais importantes, como são as eleições, existe essa preocupação de ouvir todos os candidatos, quanto mais no que respeita ao desporto. Para mim, seria mais pertinente obrigar os alvarás locais, independentemente da tipologia dos mesmos, a realizar debates autárquicos e cobertura noticiosa da campanha, e isso não acontece. No demais, o Nelson no tópico da RR tocou num ponto importante: o desporto parece-me absolutamente secundário para a Observador, cedeu a transmiti-lo para captar ouvintes.
Acho que foi mais para preencher os “tempos mortos” das noites e do fim-de-semana.

No entanto penso que a Observador devia transmitir os relatos do Sp. Braga em provas europeias, no mínimo.

Como está agora dá esse ar de importância “relativa”.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2176 em: Setembro 01, 2023, 04:50:16 pm »
Para mim, a melhor animadora da casa é a Catarina Miranda, que eu considero a melhor feminina da rádio portuguesa, Nelson Ferreira, agora nas tardes, é também óptimo assim como o jovem Vicente Figueira.

Nas entrevistas, gosto do João Paulo Sacadura, apesar de pôr vezes interromper muito os convidados.
E concordo, a rubrica de história, está bem fem feita e apresentada.

Sem dúvida, que a Obervador é actualmente a rádio que dá mais  prazer ouvir...

Nem sempre concordo consigo “R4”, exagera quanto baste. Tem calhado ouvir de há dias a esta parte o locutor de continuidade Vicente Figueira e, neste caso, concordo com a sua opinião. Discurso natural e fluido, segurança na colocação da voz e desempenho com brio nesta função. Globalmente, esta estação também se distingue na locução, uma vez que apresenta ao auditório os melhores.

Relativamente à cobertura na faixa costeira do litoral oeste (estradas próximas da costa), devo acrescentar o bom desempenho de 92.6/99.5 observado. 92.6 ouve-se praticamente sem falhas de Peniche até ao concelho de Sintra (quando comuta rotativamente com 93.7 e 98.7), apenas verifiquei falhas pontuais na Ericeira. Portanto, e possível ouvir de forma contínua a estação nestes trajetos.

---/---

A equalização do áudio em 92.6 está muito bem calibrada, graves extensos, agudos precisos, boa gama dinâmica, proporcionam um som “cheio” e envolvente. Dos muitos temas que rodam nesta estação, há vários que chamam a atenção pela invulgar qualidade do som emitido. Por exemplo, junta-se a voz quente de Ana Moura, com influência de fado e sons que parecem saídos das “Mil e uma noite” (médio oriente), ao áudio desta estação, e fica-se perante um ambiente sonoro imersivo. Confiram (o vídeo rompe com o convencional, uma vez que a artista apresenta-se grávida):

ANA MOURA FT. PEDRO MAFAMA - Agarra em mim (2022)

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2177 em: Setembro 01, 2023, 09:25:01 pm »
Eu é que exagero? Essa deve ser uma piada!
Quer exageros?
Primeiro andou ai, meses a dizer que a Smooth era o pináculo das rádios, agora passou a ser a Observador, amanhã será outra qualquer.

Quanto à Observador, neste momento é a  rádio que ouço, mas pode melhorar, com um bom programa nocturno, conduzido por um bom jornalista e um bom animador/comunicador e ao fim de semana, com mais mais programas de autor que não sejam repetições.
Como vê, há sempre aspectos a melhorar...

joao_s

• Hero Member
« Responder #2178 em: Setembro 02, 2023, 10:08:46 am »
Eu é que exagero? Essa deve ser uma piada!
Quer exageros?
Primeiro andou ai, meses a dizer que a Smooth era o pináculo das rádios, agora passou a ser a Observador, amanhã será outra qualquer.

Quanto à Observador, neste momento é a  rádio que ouço, mas pode melhorar, com um bom programa nocturno, conduzido por um bom jornalista e um bom animador/comunicador e ao fim de semana, com mais mais programas de autor que não sejam repetições.
Como vê, há sempre aspectos a melhorar...

“R4”, exagera e de que maneira. Em produtos básicos, aplica poderosas lentes de forma a parecerem gigantes, numa perspetiva facilitista. Veja-se o que escreve sobre a Emissora Católica Portuguesa que, utilizando as palavras do Papa, “salpica” o auditório com água destilada, mas, para si, é do melhor que existe na galáxia e arredores. O problema está na progressiva irrelevância que se tem acentuado (vários utilizadores do fórum manifestam a mesma opinião).

Tem piada verificar a mudança do seu discurso na última década nos fóruns de rádio. Regra geral, não concordo consigo, salvo algumas exceções.

Porventura, o que escrevi sobre a SmoothFM foram mentiras, atendendo que se trata de um produto low cost no que concerne aos recursos financeiros disponíveis? A banda sonora da estação não é nada diferenciadora no panorama radiofónico, é isso?

Para terminar, um assunto em que concordo consigo. Hoje das 8h às 9h, Vicente Figueira dinamizou a emissão, com excelentes escolhas musicais. É assim, um produto completo compõe-se de várias partes, que formam um todo.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2179 em: Setembro 02, 2023, 02:10:22 pm »
Então a Rádio exemplo que é a Observador não relata o Braga, equipa que entrou na Liga dos Campeões ?
Ontem desligaram-se do Braga?
A Observador vai manter aqueles momentos tristes onde relata 3 clubes e coloca 1 adepto de Porto, Benfica e Sporting a comentar o jogo congtra um outro clube portugues que é ignorado pela Observador?
A ERC não olha para este tratamento de desigualdade?

Desta vez, tenho de dar razão ao Zeca!
Foi uma eliminatória histórica para o Braga, era um jogo importante que colocou e bem, uma equipa Portuguesa na maior competição de clubes europeu. Se fosse um adepto do Braga que não tivesse oportunidade de ver o jogo, tivesse sintonizado os 98,4 e nada de do relato, ficaria desapontado! Não é só meter lá o sinal e siga..
Merecia destaque na programação do Observador, como aconteceu e bem na Antena 1 e TSF.
Eu se fosse adepto do Sp. Braga, e quisesse ouvir um relato do meu clube, ouvia a Antena Minho ou a Voz do Neiva, não ia picar uma Observador só porque sim, quando sei que há duas rádios locais da minha região que dão relatos do meu clube.
No máximo dos máximos, se não picasse numa dessas duas, picava na TSF, porque já teria certeza que a TSF transmite todos os jogos do Sp. Braga

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2180 em: Setembro 02, 2023, 02:17:14 pm »
Outra nota que penso ser relevante para o tópico. O meu amigo e companheiro Nuno Arantes Santos que saiu da TSF, estreou-se na Observador. É a nova casa dele, em termos radiofónicos

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2181 em: Setembro 02, 2023, 02:55:56 pm »
Então a Rádio exemplo que é a Observador não relata o Braga, equipa que entrou na Liga dos Campeões ?
Ontem desligaram-se do Braga?
A Observador vai manter aqueles momentos tristes onde relata 3 clubes e coloca 1 adepto de Porto, Benfica e Sporting a comentar o jogo congtra um outro clube portugues que é ignorado pela Observador?
A ERC não olha para este tratamento de desigualdade?

Desta vez, tenho de dar razão ao Zeca!
Foi uma eliminatória histórica para o Braga, era um jogo importante que colocou e bem, uma equipa Portuguesa na maior competição de clubes europeu. Se fosse um adepto do Braga que não tivesse oportunidade de ver o jogo, tivesse sintonizado os 98,4 e nada de do relato, ficaria desapontado! Não é só meter lá o sinal e siga..
Merecia destaque na programação do Observador, como aconteceu e bem na Antena 1 e TSF.
Eu se fosse adepto do Sp. Braga, e quisesse ouvir um relato do meu clube, ouvia a Antena Minho ou a Voz do Neiva, não ia picar uma Observador só porque sim, quando sei que há duas rádios locais da minha região que dão relatos do meu clube.
No máximo dos máximos, se não picasse numa dessas duas, picava na TSF, porque já teria certeza que a TSF transmite todos os jogos do Sp. Braga
Por acaso fui picar a Antena Minho no momento do golo do Braga em Atenas e aquilo estava fraquíssimo, nem sequer um som ambiente são capazes de colocar.
Comparado com as rádios de Guimarães parecem amadores.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #2182 em: Setembro 02, 2023, 03:08:55 pm »

Independentemente disso ser verdade, não deixa de ser importante que uma rádio que quer reforçar o posicionamento nacional e que até coloca muito bom sinal em Braga não transmita o jogo do terceiro clube português.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2183 em: Setembro 02, 2023, 05:03:25 pm »
João,
Ainda não percebi onde está o meu exagero.
O seu já apontei, os elogios excessivos, ontem à Smooth, hoje à Observador.
Eu por exemplo, já apontei críticas construtivas à programação da Observador, que curiosamente o João nem comentou.
Estamos conversados, nisso dos exageros...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2184 em: Setembro 02, 2023, 05:18:38 pm »
Outra nota que penso ser relevante para o tópico. O meu amigo e companheiro Nuno Arantes Santos que saiu da TSF, estreou-se na Observador. É a nova casa dele, em termos radiofónicos

O painel até onde sei estava completo para os dias da semana. Saiu alguém ou vamos passar a ter finalmente locução nas madrugadas de alguém?

Atento

• Hero Member
« Responder #2185 em: Setembro 02, 2023, 06:36:11 pm »
Arantes Santos será animador de emissão e coordenador de desporto da Observador.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2186 em: Setembro 02, 2023, 07:03:27 pm »
Arantes Santos será animador de emissão e coordenador de desporto da Observador.

Boa notícia, pode ser que convença os superiores a deixarem de desperdiçar recursos com duplas em jogos desinteressantes da Taça da Liga e possa trazer um pouco do espírito da Eurosport para começar a relatar modalidades como o MotoGP por exemplo.
« Última modificação: Setembro 02, 2023, 07:07:44 pm por radiokilledtheMTVstar »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2187 em: Setembro 02, 2023, 10:24:41 pm »

Independentemente disso ser verdade, não deixa de ser importante que uma rádio que quer reforçar o posicionamento nacional e que até coloca muito bom sinal em Braga não transmita o jogo do terceiro clube português.

Por essa ordem de ideias, a Observador sendo uma rádio de Lisboa devia limitar-se aos clubes de Lisboa e apenas escutá-la os lisboetas. Afinal só me dá razão, quando digo que a Observador é uma rádio local de Lisboa.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2188 em: Setembro 02, 2023, 10:29:33 pm »
Já ouvi o Nuno em antena. O processamento de voz é tão brutalmente diferente do da TSF que onde na TSF era desagradável ouvir, na Observador parece um locutor completamente regular. Há uma pequena diferença de postura dele, sim, mas isso não explica a maioria da mudança. Para melhor. Gostei do que ouvi.

Ouvi uma posição algo polémica (mas verdade verdadinha) relativamente à memória do adepto de futebol antes do início da 2a parte do Benfica X Vitória que só consigo mesmo explicar ter sido expressa por ele ser coordenador de desporto.

Com tudo isto, o Hugo Silva, o Vicente Figueira ou a Filipa [inserir apelido aqui] devem ou ter descanso, ou começar a fazer/gravar madrugadas. Habitualmente eram os dois primeiros no espaço de desporto, por vezes a Rita Camarneiro ou a Filipa. Coisa para se ouvir depois da meia-noite.

Até aqui não pensara dizer isto, mas considerando o que ouvi, boa aquisição da Observador. Dá-me que pensar um locutor ser tão desajustado na TSF e tornar-se tão ajustado na Observador. Aquela estação faz mesmo vinho da água... alguém me explique como.
« Última modificação: Setembro 02, 2023, 10:31:17 pm por Memorias da Radio »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2189 em: Setembro 02, 2023, 10:34:09 pm »
Esta teoria destas rádios locais de Lisboa ocuparem frequencias locais de concelhos cada vez mais encelhecidos, sem gente e que não contribuem com um unico emprego no concelho, atinge o climax da estupidez quando para respeitar a exigencia de informação local, ler uma ou duas noticias que constam dos sites dos municipios. Ontem piquei um noticiário e fazem um separador " informação regional " e ficam-se com uma noticia para o concelho de Vila de Conde.

Impressionante como esta gente que apenas quer estes emissores para captar publicidade, se está a borrifar para esses concelhos.