Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 809067 vezes)

nelsonsoares

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2145 em: Agosto 24, 2023, 03:54:05 am »
Da última vez que estive no Algarve, em Setembro de 2019, a Vicentina era bastante mais fraca que a TotalFM em captação apesar de supostamente serem as duas do mesmo grupo...
Não podemos comparar duas rádios, em que uma está no Barlavento, já com alguma proximidade ao mar, e outra que tem um emissor quase no centro do Algarve, e com o dobro da potência.
Não há comparação possível

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2146 em: Agosto 24, 2023, 10:53:03 am »
Já para não dizer que a Vicentina tem alvará de Vila do Bispo e emite a partir de Lagos com refletores.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2147 em: Agosto 24, 2023, 05:22:57 pm »
Da última vez que estive no Algarve, em Setembro de 2019, a Vicentina era bastante mais fraca que a TotalFM em captação apesar de supostamente serem as duas do mesmo grupo...
Não podemos comparar duas rádios, em que uma está no Barlavento, já com alguma proximidade ao mar, e outra que tem um emissor quase no centro do Algarve, e com o dobro da potência.
Não há comparação possível

Lá está, lá está... bate certo com o que era a minha experiência prática e bate mais ou menos certo com os locais do alvará. Não há coincidências!

Eu da TotalFM tinha sinal totalmente estável. Da Vicentina apanhei uns suspiros em Vilamoura, quase não se ouvia em Quarteira... e depois foi-se de vez. Isto, a caminho de Vila Real de Santo António pela nacional, num equipamento móvel. E dá-me a sensação que mesmo assim já tive sorte.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2148 em: Agosto 25, 2023, 02:36:43 am »
Já para não dizer que a Vicentina tem alvará de Vila do Bispo e emite a partir de Lagos com refletores.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Tal e qual.
Não fazia ideia, e antes de escrever a mensagem anterior, fui à base de dados do Luís confirmar de onde estava a sair o som.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2149 em: Agosto 28, 2023, 12:29:28 am »
_Considerações sobre cobertura & info aos ouvintes

*  Fica a impressão que o desempenho de 93.7 foi melhorado para norte de Lisboa até quase Vila Franca de Xira;

* Em Vila Franca de Xira predomina 98.7 com sinal sofrível;

* A partir de Vila Franca de Xira entra em ação 92.6. Os indicadores de sinal do autorrádio mantêm-se todos acesos (receção excelente) numa vasta área da A1 e zonas envolventes, o que não deixa de ser surpreendente;

* Justifica-se a colocação de placas informativas (designação da estação, logotipo e frequência que serve a zona) nas autoestradas em que o desempenho de 92.6 é mto. bom/excelente, mantendo-se assim em áreas geográficas significativas. A1 (mto. tráfego): por vezes o transito flui a velocidade lenta ou em ritmo de pára – arranca, nomeadamente aos fins de semana, períodos de férias e épocas festivas (Natal, Páscoa, etc.). A  somar ao transito do norte, a A23 “despeja” na A1 (e vice-versa, a A1 “despeja” na A23) muito tráfego proveniente/com destino à Beira Interior. Os condutores que prestam atenção à sinalética são tentados/relembrados a sintonizar a estação. Assim, placas informativas, sentido norte-sul, a seguir aos nós de Torres Novas e de Santarém, sentido sul-norte, zona do nó do carregado e a seguir ao nó de Santarém. A23 (por vezes, mto tráfego): entre o nó do Entroncamento com a A13 e o nó de Torres Novas com a A1 (nos dois sentidos, este-oeste e oeste-este). A15 (pouco tráfego, liga a A1 à A8): neste momento, apenas a R/COM tem sinalética informativa.

_Alguns apontamentos sobre locução de continuidade & programas (o que tem sido possível ouvir, coincide muitas vezes com estes nomes)

“Radio hosts” (anfitriões da rádio):

* Rita Camarneiro: voz envolvente, comunica bem, escolhas interessantes na banda sonora intemporal (intercala temas de sempre com o que se faz no momento, enquanto ouvinte, é o que prefiro), improvisa muito bem, é automática a simpatia do auditório para com a mesma;

* Maria João Simões: há 30 anos não hesitaria em considerar a melhor voz feminina da rádio, quando dinamizou programas na RFM. Mantém-se em forma, estabelece uma ligação especial com o auditório e com os convidados dos seus programas;

* Hugo Silva: timbre e colocação de voz que resultam muito bem em rádio, assim como nos altifalantes de qualquer outro dispositivo. Comunica bem com o auditório e dinamiza igualmente bem as horas em que está no ar.

Relativamente a outros locutores de continuidade, o escasso tempo de escuta quando estão na emissão não permite que forme opinião (até ao momento). Globalmente, a locução desta estação parece-me bem superior à das outras estações, quer na substância do que se transmite, quer na presença em antena e no direto (nas outras estações parece que estamos perante autómatos, com intervenção exígua, tudo demasiado formatado, superficial e artificial).

* Programa “E o resto é História”: excelente programa de rádio. Quando se faz uma deslocação até Coimbra, é chato começar a ouvir o programa e não ouvir o fim, quando o tempo de deslocação permite ouvir todo o programa. Motivo, a partir de certa altura, não há sinal, NO SIGNAL.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2150 em: Agosto 28, 2023, 10:38:29 am »
Para mim, a melhor animadora da casa é a Catarina Miranda, que eu considero a melhor feminina da rádio portuguesa, Nelson Ferreira, agora nas tardes, é também óptimo assim como o jovem Vicente Figueira.

Nas entrevistas, gosto do João Paulo Sacadura, apesar de pôr vezes interromper muito os convidados.
E concordo, a rubrica de história, está bem fem feita e apresentada.

Sem dúvida, que a Obervador é actualmente a rádio que dá mais  prazer ouvir...

Boxx

• Hero Member
« Responder #2151 em: Agosto 28, 2023, 10:52:21 am »
Não gosto do estilo da Catarina Miranda, creio de que necessita de se desligar definitivamente do formato da Rádio Comercial.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2152 em: Agosto 28, 2023, 01:33:13 pm »
Não gosto do estilo da Catarina Miranda, creio de que necessita de se desligar definitivamente do formato da Rádio Comercial.
Certo.

Não consigo ouvir o programa dela por causa disso mesmo. Receio que nunca irá conseguir deixar de vez esse estilo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2153 em: Agosto 28, 2023, 06:10:47 pm »
Com todo o respeito por opiniões contrárias, mas eu espero que ela continue assim e não mude.
É alegre, informal, brincalhona e colorida e tem um vozeirão, mesmo voz de rádio, que " casa", muito bem com o estilo da rádio, que prima muito pela informalidade e também é uma rádio muito colorida, nada maçuda ou enfadonha...

Atento

• Hero Member
« Responder #2154 em: Agosto 28, 2023, 06:19:51 pm »
Nas generalistas a par da Simões e Crespo é das melhores...

Vai ser a incipiente Oliveira?

Vai ser a Mendes "daqui a bocadinho"?

Vai ser a ofegante "logicamente " Noémia?

« Última modificação: Agosto 28, 2023, 06:26:33 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2155 em: Agosto 28, 2023, 08:40:33 pm »
Mais um voto a favor da Catarina Miranda, que a meu ver até diria ser melhor que a Maria João Simões. Tem as duas problemas diferentes: a Maria João Simões tem um épico excesso de muletas que torna a escuta muito longa bastante cansativa, especialmente na entrada de cada rubrica; a Catarina Miranda não faz uma gestão do tempo tão boa e mostra debilidades mínimas nalgumas terminações de frase, mas esta segunda é preciso estar atento.

Com o alargamento da rede creio que seria interessante trocar as posições. Mais: seria um exercício de liberdade da Catarina Miranda para com o seu anterior diretor, que seria no mínimo muito interessante.

Creio, Júlio, que a Observador tem playlist e por isso a observação das escolhas musicais da Rita Camarneiro torna-se muito pouco aplicável, infelizmente. Penso que ela só fura 1 ou 2 vezes por hora.

Boxx

• Hero Member
« Responder #2156 em: Agosto 28, 2023, 10:46:14 pm »
Com todo o respeito por opiniões contrárias, mas eu espero que ela continue assim e não mude.
É alegre, informal, brincalhona e colorida e tem um vozeirão, mesmo voz de rádio, que " casa", muito bem com o estilo da rádio, que prima muito pela informalidade e também é uma rádio muito colorida, nada maçuda ou enfadonha...
Eu acho a postura dela toda plástica e nada natural, tudo formatado!

joao_s

• Hero Member
« Responder #2157 em: Agosto 28, 2023, 10:47:17 pm »
(...)

Bem “R4”, considero esta a melhor rádio portuguesa. Não é um produto entediante, pelo contrário, bem diversificado na dinamização e nos tipos de conteúdos emitidos. Enquadro-me no conjunto de ouvintes que não tem por hábito mudar de posto, escolho uma estação emissora e é essa que oiço regularmente. Esta estação parece-me a melhor, porque contempla (organizando em categorias):

- Bom jornalismo consubstanciado em espaços informativos desenvolvidos, emitidos a cada 30 minutos;
- Análise e debate da atualidade (comentadores de diferentes quadrantes);
- Tratamento de assuntos de economia e de informação internacional;
- Tratamento jornalístico de temas de interesse geral;
- Programas especializados (História, Ciência, Cultura clássica, etc.);
- Espaços de entrevista a protagonistas da sociedade civil, meio artístico, cultural, religioso, empresarial, académico, científico, etc.;
- Programação desportiva interessante, incluindo de debate;
- Programação de tipo magazine cultural;
- Documentários radiofónicos;
- Teatro radiofónico (habituei-me a ouvir na BBC Radio 2, inicialmente, posteriormente na BBC Radio 4. Acho que funciona bem em rádio, nomeadamente, os humorísticos, sarcásticos de hábitos & costumes);
- Os melhores locutores de continuidade estão aqui (“Radio Hosts”);
- Banda sonora contemporânea e intemporal (intercala clássicos com a melhor música do momento, grande destaque aos artistas portugueses);
- Forma de comunicação dinâmica é apelativa para o auditório;
- Acrescenta valor, ao abordar diferentes perspetivas sobre um mesmo tema e também assuntos do quotidiano.

Portanto, uma frequência, catorze motivos para ouvir. Mudar de estação para quê?

Atento

• Hero Member
« Responder #2158 em: Agosto 28, 2023, 10:58:09 pm »
(...)

Bem “R4”, considero esta a melhor rádio portuguesa. Não é um produto entediante, pelo contrário, bem diversificado na dinamização e nos tipos de conteúdos emitidos. Enquadro-me no conjunto de ouvintes que não tem por hábito mudar de posto, escolho uma estação emissora e é essa que oiço regularmente. Esta estação parece-me a melhor, porque contempla (organizando em categorias):

- Bom jornalismo consubstanciado em espaços informativos desenvolvidos, emitidos a cada 30 minutos;
- Análise e debate da atualidade (comentadores de diferentes quadrantes);
- Tratamento de assuntos de economia e de informação internacional;
- Tratamento jornalístico de temas de interesse geral;
- Programas especializados (História, Ciência, Cultura clássica, etc.);
- Espaços de entrevista a protagonistas da sociedade civil, meio artístico, cultural, religioso, empresarial, académico, científico, etc.;
- Programação desportiva interessante, incluindo de debate;
- Programação de tipo magazine cultural;
- Documentários radiofónicos;
- Teatro radiofónico (habituei-me a ouvir na BBC Radio 2, inicialmente, posteriormente na BBC Radio 4. Acho que funciona bem em rádio, nomeadamente, os humorísticos, sarcásticos de hábitos & costumes);
- Os melhores locutores de continuidade estão aqui (“Radio Hosts”);
- Banda sonora contemporânea e intemporal (intercala clássicos com a melhor música do momento, grande destaque aos artistas portugueses);
- Forma de comunicação dinâmica é apelativa para o auditório;
- Acrescenta valor, ao abordar diferentes perspetivas sobre um mesmo tema e também assuntos do quotidiano.

Portanto, uma frequência, catorze motivos para ouvir. Mudar de estação para quê?

É caso para perguntar como é possivel a Antena1 não fazer mais e melhor do que faz atualmente na informação e desporto quando tem o triplo de jornalistas?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2159 em: Agosto 29, 2023, 02:22:45 am »
Sim, porque na Observador nota-se que os recursos são todos muito bem utilizados...

Entretanto já é talvez o quinto informativo que apanho da Magda Cruz nas madrugadas e tem que se elogiar o excelente trabalho que ela faz em antena. Muito, muito sólido!