(...)
Sem dúvida, que a Obervador é actualmente a rádio que dá mais prazer ouvir...
Bem “R4”, considero esta a melhor rádio portuguesa. Não é um produto entediante, pelo contrário, bem diversificado na dinamização e nos tipos de conteúdos emitidos. Enquadro-me no conjunto de ouvintes que não tem por hábito mudar de posto, escolho uma estação emissora e é essa que oiço regularmente. Esta estação parece-me a melhor, porque contempla (organizando em categorias):
- Bom jornalismo consubstanciado em espaços informativos desenvolvidos, emitidos a cada 30 minutos;
- Análise e debate da atualidade (comentadores de diferentes quadrantes);
- Tratamento de assuntos de economia e de informação internacional;
- Tratamento jornalístico de temas de interesse geral;
- Programas especializados (História, Ciência, Cultura clássica, etc.);
- Espaços de entrevista a protagonistas da sociedade civil, meio artístico, cultural, religioso, empresarial, académico, científico, etc.;
- Programação desportiva interessante, incluindo de debate;
- Programação de tipo magazine cultural;
- Documentários radiofónicos;
- Teatro radiofónico (habituei-me a ouvir na BBC Radio 2, inicialmente, posteriormente na BBC Radio 4. Acho que funciona bem em rádio, nomeadamente, os humorísticos, sarcásticos de hábitos & costumes);
- Os melhores locutores de continuidade estão aqui (“Radio Hosts”);
- Banda sonora contemporânea e intemporal (intercala clássicos com a melhor música do momento, grande destaque aos artistas portugueses);
- Forma de comunicação dinâmica é apelativa para o auditório;
- Acrescenta valor, ao abordar diferentes perspetivas sobre um mesmo tema e também assuntos do quotidiano.
Portanto, uma frequência, catorze motivos para ouvir. Mudar de estação para quê?