Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 816340 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2130 em: Agosto 23, 2023, 11:48:41 am »
As diferenças são estas, exemplos:

Colocar o emissor em Mira D’Aire, vantagens: Pode-se ouvir em Tomar, Ourém, Fátima, Batalha, Leiria, Ferreira do Zêzere, Abrantes, Pombal, Gavião.

Colocar o emissor nos Candeeiros, vantagens: Pode-se ouvir em Alcobaça, São Martinho do Porto, Peniche, Lourinhã, Nazaré, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Óbidos.

Existe diferenças de cobertura, como pode observar Candeeiros é uma cobertura mais Litoral Centro/Oeste. Em Mira D’Aire é uma cobertura mais Centro/Interior.

Na A1 na zona de Minde, não existe sinal dos 92,6. Existe a Nacional 1 (IC2), onde existe um grande fluxo de transito, onde os 99,3 tem sinal débil quando aparece os candeeiros, obviamente os 92,6 tem sinal total com ajuda os 99,5.

Onde resíduo, é mais estável os 92,6 do que os 99,3 partilho até que a distância que tenho dos emissores é a praticamente a mesma. Como disse, os elementos radiantes estão num bom sitio e não os colocava noutro lado, porque iriam ter refletores como existe a Norte para a Cidade FM. Se quiserem expandir o sinal para Norte, é adquirir outro emissor e coloca-lo num dos pontos que já todos referimos.

ASantos, no seu último testemunho acho que elucidou o fórum sobre as vantagens e inconvenientes de uma hipotética deslocalização de 92.6 para um local de maior cota, na serra de Mira D’Aire. Nesse cenário, seria favorecida uma área geográfica em detrimento de outra adjacente. Refere que a atual localização é o melhor compromisso entre qualidade de receção versus área coberta, assim sendo, tenho de concordar consigo. Atualmente, a zona de sombra de 92.6 para norte começa em Minde e forma uma “ferradura”, ou seja, uma sombra no formato “U”. Nos extremos desse “U” ouve-se a ‘Observador’, dentro do “U” não se ouve. Verifiquem fazendo o IC19 que liga a A13-2 na zona de Tomar até à Nazaré.

Acho que uma solução intermédia que procura atamancar a cobertura de sinal entre Leiria/Minde e Coimbra, não me parece venha a ser satisfatória para as duas cidades. Aliás, em Coimbra estou mesmo cético, acho que não vai funcionar, atendendo à orografia da malha urbana da cidade. Se o propósito for a cobertura da A1, talvez… A meu ver, Coimbra deverá ser a prioridade, o emissor deve estar próximo para que a receção seja boa dentro do perímetro urbano. A ‘Observador’ tem radialistas e colaboradores de Coimbra e a estação não se ouve na cidade, não deixa de ser caricato e nonsense

Eu também acho, pelo menos já assim o considerei, que Coimbra devia ter direito a emissor próprio sobre Leiria, mas por vezes não é tanto a questão do ideal, é a questão do possível e do como... pelo menos foi assim com 92.6.

Recordo que no caso da Observador em 98.7 a frequência foi direcionada no sentido de Cascais, com claro benefício para esta zona em detrimento do norte de Lisboa. Eles já têm o precedente de tornar frequências mais direcionais, algo que só tem paralelo em Portugal com o que ocorre no grupo R/Com (estou a lembrar-me agora do caso de Penafiel), porque de resto neste país é tudo corrido a omni's. Mal, porque em zonas como o Algarve as locais ganhavam brutalmente em tornar as suas frequências mais direcionais, mas desperdiçam em omni's que ficam a bater em serras e perdem-se aí.

Também nessa altura ninguém dava um euro que fosse por tal configuração e agora é a qualidade que se vê. Neste aspeto, o departamento técnico da Observador é muito competente, possivelmente mesmo mais que no caso da BMA, por isso temos que ver.

@pdnf, obrigado pela info em Santa Clara! Nessa situação fica mais que coberto em ambos os casos então...

@estvmkt, tenho muitas dúvidas que em Viseu o sinal chegue suficientemente bom em várias zonas. A zona é difícil para emissores locais, fará para os outros... A cidade é extremamente irregular. Acredito que com amplificador e em exteriores possa ser razoavelmente viável algum tipo de sinal em Viseu, entre 88.1 e o que venha, mas será sempre no razoável a fraco.

Note-se que com esta opção fica a faltar Faro, e que desta forma o Algarve, a não ser que se opte pela solução de "dupla iluminação" como disse aqui há atrasado, terá que ter 8h de emissão local. Bem como todas as restantes frequências, aliás.
No Algarve há boas soluções.
Inclusive, anteriormente, dei uma pista sobre uma que cobre o Algarve quase na totalidade, e o Alentejo quase na totalidade (e o emissor nem está a trabalhar com a potência designada pela ERC, porque se trabalhasse, até podia chegar mais longe)

Estás a falar da Rádio Foia? Espero bem que isso nunca aconteça.
Penso que não é da Fóia que ele estaria a falar.

Eu posso estar a esquecer-me de alguma coisa, mas só há duas rádios do Algarve que cumprem esses "requisitos" de chegar ao Algarve e Alentejo: Fóia (97,1 MHz) e RECORD Algarve (91,8 MHz), ou está a escapar-me algo?
« Última modificação: Agosto 23, 2023, 12:17:55 pm por pdf »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2131 em: Agosto 23, 2023, 11:54:29 am »
Eu posso estar a esquecer-me de alguma coisa, mas só há duas rádios do Algarve que cumprem esses "requisitos" de chegar ao Algarve e Alentejo: Fóia (97,1 MHz) e Algarve FM (91,8 MHz), ou está a escapar-me algo?

Por acaso... a Fóia chega a Mte Gordo/Vila real de Sto António? Não sei mesmo. Os 91.8 já são a RECORD Algarve, mss sofrem pressão de uma marroquina na mesma frequência, este mês apanheia-a dois dias totalmente tapada.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2132 em: Agosto 23, 2023, 11:55:47 am »
Eu posso estar a esquecer-me de alguma coisa, mas só há duas rádios do Algarve que cumprem esses "requisitos" de chegar ao Algarve e Alentejo: Fóia (97,1 MHz) e Algarve FM (91,8 MHz), ou está a escapar-me algo?

Por acaso... a Fóia chega a Mte Gordo/Vila real de Sto António? Não sei mesmo. Os 91.8 já são a RECORD Algarve, mss sofrem pressão de uma marroquina na mesma frequência, este mês apanheia-a dois dias totalmente tapada.

A Fóia tem sérias dificuldades no sotavento algarvio, tenho muitas dúvidas que cubra essa zona com eficácia. Mas já há muito tempo que não a testo. Até Albufeira pelo menos está ok, em Faro acho que também coloca algum sinal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2133 em: Agosto 23, 2023, 11:58:29 am »
 >:(

A Fóia tem sérias dificuldades no sotavento algarvio, tenho muitas dúvidas que cubra essa zona com eficácia. Mas já há muito tempo que não a testo. Até Albufeira pelo menos está ok, em Faro acho que também coloca algum sinal.

Albufeira e Faro confirmo que chega.  Mas considerando que as locais de Albufeira chegam bem de Portimão a Faro, com o nível de sinal que tem em Faro, desconfio que Loulé e Olhão ainda darão bem, diria qie a Kiss ou a Solar seriam mais interessantes do que a Fóia! A Kiss ainda se aguenta até Aljezur, com um ou outro ruído, fiquei surpreendido de conseguir vencer a Serra Algarvia, talvez com um emissor da Castrense ou os 101.3 até desse para ligar a 93.7 que morre em Grândola, com qualidade total em Alcácer.
Mas com horas locais, não me acredito que esta seja a prioridade.
« Última modificação: Agosto 23, 2023, 12:02:01 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2134 em: Agosto 23, 2023, 12:12:40 pm »
Penso que não é da Fóia que ele estaria a falar.

Para a Observador, pergunto-me se não seria mais útil uma das frequências de Albufeira, que chega bem aos aglomerados urbanos. Se calhar a Kiss, se a Observador se chegasse bem à frente, dava para a IURD comprar mais umas 4 ou 5 rádios por paragens cujos os preços sejam mais baratos. O que espero que não aconteça, diga-se.
A Kiss é uma grande fonte de rendimento para a IURD, é literalmente uma mina.
Quando decidiram colocar as famosas madrugadas que passam na antiga Algarve FM, foram obrigados a retirar praticamente logo de seguida, porque o mercado recusou.
Considero também a Kiss extremamente importante para a região, a par da outra rádio que já falaram aqui no tópico.
Existe uma boa percentagem de residentes ingleses no Algarve (maioritariamente reformados), e tendo a emissão bilingue que tem, chega a um importante público, que mesmo não sendo em grande número, faz parte do turismo que mais considero importante para a região, pois é um turismo que o Algarve tem durante todo o ano, e não o turismo de verão, que só dura os 3 meses.
Para mim, tanto a Fóia como a Kiss, são dois produtos radiofónicos extremamente essenciais para a região, e que não podem ser assim descartados

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2135 em: Agosto 23, 2023, 12:14:38 pm »

A Fóia morre em Tavira.
A Record Algarve desde que foi vendida à IURD começa a morrer em Faro, no tempo da Algarve FM morria em Boliqueime (uns bons 15/20 quilómetros antes)

pdnf

• Hero Member
« Responder #2136 em: Agosto 23, 2023, 12:21:01 pm »
Nem a Viseu chega assim...
No meu ver,não sei se faria sentido abdicar dos 88.1 em detrimento da Província e apostar na Lafoes FM,que está mais que "morta"...
Com a Lafoes Fm bem otimizada chegaria ao Porto e ajudava a complementar com a Província...
E outra coisa,terminem com o limite de rádios em parceria.
6 é muito limitativo. O ideal seria 10...
Estvmkt óbvio que todos queremos esticar a manta ao máximo para o nosso lado, mas pensando o país como um todo, trocar São João da Madeira pela Anadia era abdicar do Porto da Constituição para sul, de Gaia quase toda e diria ainda que Espinho e Vila da Feira. A razão para isso tem um nome: Samta Maria da Maia, que emite em 100.8 também, em mono e com pouca potência, mas mesmo assim tapa a Provincia.
Quanto à Lafões, com um emissor tão bom quanto o da Mega de Braga, e mesmo a M80 da Maúnça, que tem um alcance excelente, seria um enorme erro. Não é emissor para contar no distrito de Aveiro, no do Porto ainda menos. A questão dos 94 "preocupa-me por Coimbra". Vou relatar um bandscan que tenho feito num dia chuvoso e gélido de março e não há uma única de Leiria que chegue bem a Coimbra.Continuo a achar que o melhor cavalo sera a Rádio Popular de Soure, que anda a anunciar outra vez os 95.7, deve tê-los reativado.

Nélson, por aqui já devem ter percebido que não sou fã da IURD, mas concordo que a Kiss é uma boa rádio, para local, talvez das melhores que tenhamos fora dos grandes grupos. A playlist sendo muito pop, passa muita coisa que não toca na RFM e na Comercial, e tem uma boa animação. Continuo na minha, o problema é o imobilismo deste mercado.

Quanto à Rita Camaroneiro, numa 3 estaria perfeita... na Observador? Tenho dúvidas, sinceramente.
« Última modificação: Agosto 23, 2023, 12:25:53 pm por pdnf »
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2137 em: Agosto 23, 2023, 12:24:27 pm »
Ainda em relação ao Algarve, estava a esquecer-me da Total FM e da Vicentina...

Mas não sei se a microcobertura na Serra do Caldeirão chega para "cobrir o Alentejo", embora pense que já a tenha captado em Beja uma vez. Mas sem certezas.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2138 em: Agosto 23, 2023, 12:54:09 pm »
A Gilao FM 94.8 e a Horizonte 96.9 com emissor em Alcaria na serra de Tavira também têm uma cobertura muito interessante. Ouvem-se perfeitamente no sotavento e apanham o Barlavento até Albufeira, ouvem-se também nalgumas zonas do Baixo Alentejo, e entram bem nas zonas altas de Beja.
« Última modificação: Agosto 23, 2023, 12:55:43 pm por Luís Gonçalves »
Luís Gonçalves

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2139 em: Agosto 23, 2023, 01:17:13 pm »
Nem a Viseu chega assim...
No meu ver,não sei se faria sentido abdicar dos 88.1 em detrimento da Província e apostar na Lafoes FM,que está mais que "morta"...
Com a Lafoes Fm bem otimizada chegaria ao Porto e ajudava a complementar com a Província...
E outra coisa,terminem com o limite de rádios em parceria.
6 é muito limitativo. O ideal seria 10...
Estvmkt óbvio que todos queremos esticar a manta ao máximo para o nosso lado, mas pensando o país como um todo, trocar São João da Madeira pela Anadia era abdicar do Porto da Constituição para sul, de Gaia quase toda e diria ainda que Espinho e Vila da Feira. A razão para isso tem um nome: Samta Maria da Maia, que emite em 100.8 também, em mono e com pouca potência, mas mesmo assim tapa a Provincia.
Quanto à Lafões, com um emissor tão bom quanto o da Mega de Braga, e mesmo a M80 da Maúnça, que tem um alcance excelente, seria um enorme erro. Não é emissor para contar no distrito de Aveiro, no do Porto ainda menos. A questão dos 94 "preocupa-me por Coimbra". Vou relatar um bandscan que tenho feito num dia chuvoso e gélido de março e não há uma única de Leiria que chegue bem a Coimbra.Continuo a achar que o melhor cavalo sera a Rádio Popular de Soure, que anda a anunciar outra vez os 95.7, deve tê-los reativado.

Nélson, por aqui já devem ter percebido que não sou fã da IURD, mas concordo que a Kiss é uma boa rádio, para local, talvez das melhores que tenhamos fora dos grandes grupos. A playlist sendo muito pop, passa muita coisa que não toca na RFM e na Comercial, e tem uma boa animação. Continuo na minha, o problema é o imobilismo deste mercado.

Quanto à Rita Camaroneiro, numa 3 estaria perfeita... na Observador? Tenho dúvidas, sinceramente.
A Kiss ainda tinha outra grande guerra: que é ser uma temática musical, com um estilo muito próprio, e ter que cumprir a quota da música portuguesa.
O que acontecia muitas vezes, que me foi dito por alguém que esteve naquela casa alguns anos, é que a ERC reclamava com a Kiss ou porque tinha dificuldades em cumprir com a temática associada à estação, ou tinha dificuldades em cumprir com a quota de música portuguesa.
E então, era difícil calibrar.
Já para não falar que para uma rádio como a Kiss, é extremamente importante ter pessoas que dominem o português tão bem como o inglês, e essa é a maior dificuldade de quem está na Kiss, porque quem está ora domina bem o inglês por ser o seu idioma materno, ora quem é português domina bem a nossa língua, mas tem dificuldades em ter o nível de inglês que é necessário na Kiss.
Por isso, tudo o que está à volta da Kiss, é um produto demasiado importante para a região, para ser absorvido por uma Observador.
Igual para uma Fóia, que é importante para o património radiofónico do Algarve.
O principal problema das rádios, já todos sabemos qual é: a questão financeira.
E quando assim é, há projetos que por muito importantes que sejam para uma determinada região, podem ser colocados em risco, sobretudo quando as rádios, que algumas são meros "Fiat's Uno's", e outras são autênticos "Ferrari's", têm gestões que não têm mãos para os carros que conduzem, e preferem ir pelo caminho do comodismo.
Acho que essa é a maior crítica que faço a todas as rádios do Algarve, de modo geral (claro que há exceções).
O comodismo que existe há anos nas várias direções das rádios algarvias, coloca muito medo.
Talvez seja por aí, que uma área tão importante do Algarve, como a esfera Faro/São Brás de Alportel/Olhão antes tinha 6 alvarás locais ativos (3 para Faro, 2 para Olhão, e 1 para São Brás), e neste momento, desses 6, não tem nenhum alvará local ativo, restando apenas o alvará da RUA FM, que para além de ter um alvará universitário, acaba por forçosamente ter que fazer um serviço local, por inexistência de rádios locais nessa esfera que falei.
Este é o comodismo que tem matado muitas rádios locais na região algarvia (e vai continuar a matar, tendo em conta as exigências loucas da ERC para as renovações de alvará).

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2140 em: Agosto 23, 2023, 01:20:59 pm »
A Gilao FM 94.8 e a Horizonte 96.9 com emissor em Alcaria na serra de Tavira também têm uma cobertura muito interessante. Ouvem-se perfeitamente no sotavento e apanham o Barlavento até Albufeira, ouvem-se também nalgumas zonas do Baixo Alentejo, e entram bem nas zonas altas de Beja.
Para Barlavento (mais concretamente Portimão) ambas chegam o ano inteiro, com algumas dificuldades, mas nesse sentido, a Gilão consegue ganhar à Horizonte por uma pequena margem

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2141 em: Agosto 23, 2023, 02:30:30 pm »
Para Barlavento (mais concretamente Portimão) ambas chegam o ano inteiro, com algumas dificuldades, mas nesse sentido, a Gilão consegue ganhar à Horizonte por uma pequena margem

Costumo ouvir as duas com alguma facilidade no eixo Praia da Luz - Meia Praia, que é para onde vou quando estou pelo sul.

SamM

• Hero Member
« Responder #2142 em: Agosto 23, 2023, 02:57:11 pm »
A Fóia espero bem que não... convêm lembrar que é a única rádio de cariz popular que existe no Algrave, é importante manter uma rádio com as referidas características, considerando a senioridade da nossa população. Pergunto-me é porque razão, existindo frequências disponíveis, com mais rádios marroquinas que portuguesas, a ANACOM não autoriza a instalação de novos emissores. Começo a achar que isto era caso para a Autoridade da Concorrência e a DGCon se pronunciarem.

Se calhar este debate ate deveria estar noutro tópico, mas arrisco continuar aqui. De facto a Rádio Fóia e talvez a Lagoa FM são as unicas rádios com cobertura média/boa de cariz e identidade popular. A questão das frequencias que indica é muito relevante. O Algarve teve nos ultimos anos supressao de emissores nos 90,9 (Faro) , 92,2 (Olhão), 102.3 (Olhão), 104,00 (Lagos),  e 100.1 (São Bras). A questão das rádios marroquinas, que refere, são episodios muito ocasionais quando está vento levante e condições atmosféricas especiais. Mas concordo absolutamente que a Observador, a entrar no Algarve, nunca deveria ser, no âmbito da supressão de mais uma frequência ativa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2143 em: Agosto 23, 2023, 09:25:32 pm »
Se calhar este debate ate deveria estar noutro tópico, mas arrisco continuar aqui. De facto a Rádio Fóia e talvez a Lagoa FM são as unicas rádios com cobertura média/boa de cariz e identidade popular. A questão das frequencias que indica é muito relevante. O Algarve teve nos ultimos anos supressao de emissores nos 90,9 (Faro) , 92,2 (Olhão), 102.3 (Olhão), 104,00 (Lagos),  e 100.1 (São Bras). A questão das rádios marroquinas, que refere, são episodios muito ocasionais quando está vento levante e condições atmosféricas especiais. Mas concordo absolutamente que a Observador, a entrar no Algarve, nunca deveria ser, no âmbito da supressão de mais uma frequência ativa.

Então tive azar, este ano apanhei com uma nortada monumental, e num desses dias, apanhei com uma enchente de Marrocos (que por acaso está por relatar!  :( ). Mas esse é o ponto, porque não se abre concurso para essas licenças, e provavelmente para mais. Até o Porto que tem o espectro mais saturado do que um comboio na Indía, devido a uma orografia interessante, com jeito ainda conseguia vaga para mais duas estações, quanto mais no Algarve!

Em Albufeira já se nota isso, a GIlão é mais pujante. Em Portimão, o ano passado não apanhei nunca a Horizonte, a Gilão entrava na parte alta da cidade.

Ainda em relação ao Algarve, estava a esquecer-me da Total FM e da Vicentina...

Mas não sei se a microcobertura na Serra do Caldeirão chega para "cobrir o Alentejo", embora pense que já a tenha captado em Beja uma vez. Mas sem certezas.

A Vicentina não sei se é assim, mas está um desaste, em Albufeira só mesmo na praia e sem RDS. Está ao nível dos 106.5 da Portimão!
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2144 em: Agosto 23, 2023, 09:29:26 pm »
Da última vez que estive no Algarve, em Setembro de 2019, a Vicentina era bastante mais fraca que a TotalFM em captação apesar de supostamente serem as duas do mesmo grupo...