Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 816336 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2115 em: Agosto 20, 2023, 02:15:41 am »

O Luís com o seu raciocínio é o que está mais próximo.

De facto, a Observador já andava “atrás” da 94 Leiria há algum tempo. Ao que parece, confirma-se agora.

É escusado dizer que Coimbra foi-se. A 94 não chega lá, de todo! Há zonas onde até entra a Cidade Hoje, nomeadamente aquela estrada que vai para a Cruz de Morouços, onde os sinais do distrito de Braga têm uma força interessante.
Chega sim.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

joao_s

• Hero Member
« Responder #2116 em: Agosto 20, 2023, 02:49:05 am »
A limitação de apenas 6 emissores funcionarem em rede 24h/dia complica a expansão dos operadores com projetos mais arrojados. Horas locais, retira a emissão nacional da rede (um transtorno para os ouvintes) e rebenta financeiramente com os projetos com ambição nacional. Em Coimbra há um consumo importante de rádios informativas e da imprensa. Foi em Coimbra que constatei que mais pessoas ouviam a TSF (de outros tempos) comparativamente com as outras rádios (e outras regiões), esta zona poderá constituir um público-alvo relevante para esta estação de rádio. Como está no momento, duvido que os 94.0 sejam suficientes para completar o que falta da A1 em termos de sinal da ‘Observador’, ou seja, comutação direta com os 88.1. Poderá haver um trajeto com sinal instável ou sem sinal. Em Coimbra, a haver receção dos 94.0, a mesma não será minimamente satisfatória. No entanto, este emissor é igualmente estratégico, principalmente quando se pretende conquistar o público católico (sinal em Fátima).

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2117 em: Agosto 20, 2023, 03:21:04 am »
A limitação de apenas 6 emissores funcionarem em rede 24h/dia complica a expansão dos operadores com projetos mais arrojados. Horas locais, retira a emissão nacional da rede (um transtorno para os ouvintes) e rebenta financeiramente com os projetos com ambição nacional. Em Coimbra há um consumo importante de rádios informativas e da imprensa. Foi em Coimbra que constatei que mais pessoas ouviam a TSF (de outros tempos) comparativamente com as outras rádios (e outras regiões), esta zona poderá constituir um público-alvo relevante para esta estação de rádio. Como está no momento, duvido que os 94.0 sejam suficientes para completar o que falta da A1 em termos de sinal da ‘Observador’, ou seja, comutação direta com os 88.1. Poderá haver um trajeto com sinal instável ou sem sinal. Em Coimbra, a haver receção dos 94.0, a mesma não será minimamente satisfatória. No entanto, este emissor é igualmente estratégico, principalmente quando se pretende conquistar o público católico (sinal em Fátima).

Efetivamente é uma limitação significativa serem apenas 6 os emissores em cadeia. Qual a justificação para serem 6 e não 8, 10 ou 12? Este ponto devia ser trabalhado. Isso e as 8 horas de emissão local, mas não é para onde os ventos nos levam.

Relativamente ao sinal de 94.0, a frequência salvo erro é limpa para Norte, pelo que nunca será pela frequência em si.

A rádio, ficando em Leiria, repito, pode espalhar sinal para Norte de maneira mais direcional do que o que faz hoje. Um exemplo? Uma antena Yagi.

https://www.antennaskit.com/4-elements-fm-yagi-directional-antenna-87-108mhz.html

O que é que impede, numa torre, a adoção de uma destas (quem diz com 4 diz com 3 elementos) para Norte, e um normal dipolo, como este, para sul?

https://www.antennaskit.com/dipole-omnidirectional-fm-antenna-87-108mhz.html

Especialmente quando a propagação para Norte é facilitada pela falta de obstáculos orográficos decentes na direção, por exemplo, da Figueira da Foz?

Até na zona atual isso era possível de ser feito. Uma coisa é certa: não é a fazer o mesmo que todas as outras fazem que a Observador vai meter sinal em Coimbra e na A1. Nisso... tenho a certeza.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2118 em: Agosto 20, 2023, 10:37:21 am »

De facto, a Observador já andava “atrás” da 94 Leiria há algum tempo. Ao que parece, confirma-se agora.

Dito isto parabéns ao ocentos15 pois foi quem acertou em cheio.

Não sei como a Observador vai resolver o assunto em Coimbra com esta frequência, mas é um bom desafio para a sua excelente equipa técnica.

Nada contra a afirmação do AG, mas não vejo os detentores da 94FM e principalmente o diretor Miguel Chagas abrirem mão da única rádio em Leiria. Porque já tiveram conhecimento do que aconteceu com a Central e a Rádio Liz. A rádio em Agosto está sempre neste piloto semiautomático, mas existe jingles e locução.

Enquanto ao sinal, passas na A1 em Coimbra sempre estável, saís na saída em direção ao centro, o sinal ainda aguenta até ao Fórum, mais para a frente, é muito fraco a nulo devido á irregularidade da cidade dos estudantes. Cada vez que se afastam do Centro, o sinal tende a aparecer.

Posso dizer que pela A17 o sinal vai até ao estádio de Aveiro, igualmente pela A1 chega ate Aveiro. Dentro de Aveiro, existe luta com a Cidade Hoje, ambas as frequências a deixarem sinal, é para esquecer.  Já fiz a ouvir a 94LEIRIA, da saída de Aveiro até á zona Oeste, por estradas junto ao mar, sempre com bom sinal. Até em Server do Vouga, o sinal é bastante estável, uma surpresa confesso.

A cobertura chega: Marinha Grande, Maceira, Batalha, Porto de Mós, Ourém, Pombal, Figueira da Foz, Fátima, Nazaré, Alcobaça, Tocha, Cantanhede, Castanheira de Pera..

Mas volto a frisar que não acredito que cedam a frequência, seria um golpe por aquilo que lutaram durante muito tempo..

« Última modificação: Agosto 20, 2023, 10:38:57 am por Asantosc12 »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2119 em: Agosto 20, 2023, 11:39:50 am »
Nem a Viseu chega assim...
No meu ver,não sei se faria sentido abdicar dos 88.1 em detrimento da Província e apostar na Lafoes FM,que está mais que "morta"...
Com a Lafoes Fm bem otimizada chegaria ao Porto e ajudava a complementar com a Província...
E outra coisa,terminem com o limite de rádios em parceria.
6 é muito limitativo. O ideal seria 10...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2120 em: Agosto 20, 2023, 06:05:35 pm »
A Rita Camareiro continua a surpreender.
Hoje saiu se com esta, " desculpem mas dizer ertemperaturas que acabei de dizer são dae amanhã, as de hoje não sei onde estão, mas fiquem a saber que está muito calor e só se está bem numa adega, numa Igeija ou então debaixo de água"
Adoro...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2121 em: Agosto 20, 2023, 06:10:19 pm »
A Rita Camareiro continua a surpreender.
Hoje saiu se com esta, " desculpem mas dizer ertemperaturas que acabei de dizer são dae amanhã, as de hoje não sei onde estão, mas fiquem a saber que está muito calor e só se está bem numa adega, numa Igeija ou então debaixo de água"
Adoro...

Ela a improvisar não há ninguém como ela. E conseguiu evoluir para ser uma locutora até bastante decente, dá voltas a enganos já e tudo (antes das 17h30 deu outro mas emendou a marcha rápido e com muita qualidade). Está de parabéns pela evolução e está de parabéns a Observador pela formação e por ter conseguido reaproveitar um "fallen-angel" da nossa comunicação social.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2122 em: Agosto 20, 2023, 06:15:37 pm »
Concordo, evoluiu bastante, mas continua com estes enganos...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2123 em: Agosto 20, 2023, 06:30:33 pm »
Concordo, evoluiu bastante, mas continua com estes enganos...

Isso... ela é naturalmente assim, é genuína. Não é já defeito, é feitio, é naturalmente um pouco cabeça-no-ar (vide cobertura da SIC Radical). Não dava para nenhuma das rádios formatadas atuais... mas não há mal nenhum nisso.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2124 em: Agosto 20, 2023, 10:40:43 pm »
Considerações sobre a cobertura da ‘Observador’:

- EN1/IC2: Sinal bom a excelente de Rio Maior até quase à Batalha, mais concretamente a reta do parque de exposições. Bom desempenho de 92.6/99.5;
- A8: zona de sombra de Caldas da Rainha até ao nó da Nazaré. Sinal fraco e oscilante, audição incómoda. A partir do nó da Nazaré o sinal ganha força até à Marinha Grande, audição confortável. A partir da Marinha Grande, as entradas de 92.6 Pampilhosa são ensurdecedoras, não é possível ouvir a estação;
- A17: 57 km (placa na autoestrada), antes de Aveiro. Começa a ser possível ouvir a estação em 88.1 com o mínimo de estabilidade, sinal oscilante e fraco. 32 km antes de Aveiro (placa na autoestrada), próximo das portagens, sinal de 88.1 ganha força e estabilidade. Sinal bom a excelente.
- Em Aveiro: sinal globalmente bom, raramente atinge a intensidade máxima. Audição confortável.
- Na Barra: sinal excelente.
- Na A1, 88.1 coloca sinal até à área de serviço da Mealhada. Daí em diante o sinal degrada-se bastante.
- Na A1: sinal inexistente (ou vestígios) da área de serviço da Mealhada até Minde. Trata-se de uma área considerável (grande) em que não é possível sintonizar a estação.
- Na A1: a partir de Minde, sinal excelente em 92.6.

Notas adicionais sobre conteúdo:

- Locução de continuidade 5*, nada a apontar. A ‘Observador’ está a acertar nos locutores, a meu ver.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2125 em: Agosto 22, 2023, 02:57:30 pm »
As diferenças são estas, exemplos:

Colocar o emissor em Mira D’Aire, vantagens: Pode-se ouvir em Tomar, Ourém, Fátima, Batalha, Leiria, Ferreira do Zêzere, Abrantes, Pombal, Gavião.

Colocar o emissor nos Candeeiros, vantagens: Pode-se ouvir em Alcobaça, São Martinho do Porto, Peniche, Lourinhã, Nazaré, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Óbidos.

Existe diferenças de cobertura, como pode observar Candeeiros é uma cobertura mais Litoral Centro/Oeste. Em Mira D’Aire é uma cobertura mais Centro/Interior.

Na A1 na zona de Minde, não existe sinal dos 92,6. Existe a Nacional 1 (IC2), onde existe um grande fluxo de transito, onde os 99,3 tem sinal débil quando aparece os candeeiros, obviamente os 92,6 tem sinal total com ajuda os 99,5.

Onde resíduo, é mais estável os 92,6 do que os 99,3 partilho até que a distância que tenho dos emissores é a praticamente a mesma. Como disse, os elementos radiantes estão num bom sitio e não os colocava noutro lado, porque iriam ter refletores como existe a Norte para a Cidade FM. Se quiserem expandir o sinal para Norte, é adquirir outro emissor e coloca-lo num dos pontos que já todos referimos.

ASantos, no seu último testemunho acho que elucidou o fórum sobre as vantagens e inconvenientes de uma hipotética deslocalização de 92.6 para um local de maior cota, na serra de Mira D’Aire. Nesse cenário, seria favorecida uma área geográfica em detrimento de outra adjacente. Refere que a atual localização é o melhor compromisso entre qualidade de receção versus área coberta, assim sendo, tenho de concordar consigo. Atualmente, a zona de sombra de 92.6 para norte começa em Minde e forma uma “ferradura”, ou seja, uma sombra no formato “U”. Nos extremos desse “U” ouve-se a ‘Observador’, dentro do “U” não se ouve. Verifiquem fazendo o IC19 que liga a A13-2 na zona de Tomar até à Nazaré.

Acho que uma solução intermédia que procura atamancar a cobertura de sinal entre Leiria/Minde e Coimbra, não me parece venha a ser satisfatória para as duas cidades. Aliás, em Coimbra estou mesmo cético, acho que não vai funcionar, atendendo à orografia da malha urbana da cidade. Se o propósito for a cobertura da A1, talvez… A meu ver, Coimbra deverá ser a prioridade, o emissor deve estar próximo para que a receção seja boa dentro do perímetro urbano. A ‘Observador’ tem radialistas e colaboradores de Coimbra e a estação não se ouve na cidade, não deixa de ser caricato e nonsense

Eu também acho, pelo menos já assim o considerei, que Coimbra devia ter direito a emissor próprio sobre Leiria, mas por vezes não é tanto a questão do ideal, é a questão do possível e do como... pelo menos foi assim com 92.6.

Recordo que no caso da Observador em 98.7 a frequência foi direcionada no sentido de Cascais, com claro benefício para esta zona em detrimento do norte de Lisboa. Eles já têm o precedente de tornar frequências mais direcionais, algo que só tem paralelo em Portugal com o que ocorre no grupo R/Com (estou a lembrar-me agora do caso de Penafiel), porque de resto neste país é tudo corrido a omni's. Mal, porque em zonas como o Algarve as locais ganhavam brutalmente em tornar as suas frequências mais direcionais, mas desperdiçam em omni's que ficam a bater em serras e perdem-se aí.

Também nessa altura ninguém dava um euro que fosse por tal configuração e agora é a qualidade que se vê. Neste aspeto, o departamento técnico da Observador é muito competente, possivelmente mesmo mais que no caso da BMA, por isso temos que ver.

@pdnf, obrigado pela info em Santa Clara! Nessa situação fica mais que coberto em ambos os casos então...

@estvmkt, tenho muitas dúvidas que em Viseu o sinal chegue suficientemente bom em várias zonas. A zona é difícil para emissores locais, fará para os outros... A cidade é extremamente irregular. Acredito que com amplificador e em exteriores possa ser razoavelmente viável algum tipo de sinal em Viseu, entre 88.1 e o que venha, mas será sempre no razoável a fraco.

Note-se que com esta opção fica a faltar Faro, e que desta forma o Algarve, a não ser que se opte pela solução de "dupla iluminação" como disse aqui há atrasado, terá que ter 8h de emissão local. Bem como todas as restantes frequências, aliás.
No Algarve há boas soluções.
Inclusive, anteriormente, dei uma pista sobre uma que cobre o Algarve quase na totalidade, e o Alentejo quase na totalidade (e o emissor nem está a trabalhar com a potência designada pela ERC, porque se trabalhasse, até podia chegar mais longe)

SamM

• Hero Member
« Responder #2126 em: Agosto 22, 2023, 03:49:38 pm »

Colocar o emissor em Mira D’Aire, vantagens: Pode-se ouvir em Tomar, Ourém, Fátima, Batalha, Leiria, Ferreira do Zêzere, Abrantes, Pombal, Gavião.

Colocar o emissor nos Candeeiros, vantagens: Pode-se ouvir em Alcobaça, São Martinho do Porto, Peniche, Lourinhã, Nazaré, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Óbidos.

Existe diferenças de cobertura, como pode observar Candeeiros é uma cobertura mais Litoral Centro/Oeste. Em Mira D’Aire é uma cobertura mais Centro/Interior.

Na A1 na zona de Minde, não existe sinal dos 92,6. Existe a Nacional 1 (IC2), onde existe um grande fluxo de transito, onde os 99,3 tem sinal débil quando aparece os candeeiros, obviamente os 92,6 tem sinal total com ajuda os 99,5.

Onde resíduo, é mais estável os 92,6 do que os 99,3 partilho até que a distância que tenho dos emissores é a praticamente a mesma. Como disse, os elementos radiantes estão num bom sitio e não os colocava noutro lado, porque iriam ter refletores como existe a Norte para a Cidade FM. Se quiserem expandir o sinal para Norte, é adquirir outro emissor e coloca-lo num dos pontos que já todos referimos.

ASantos, no seu último testemunho acho que elucidou o fórum sobre as vantagens e inconvenientes de uma hipotética deslocalização de 92.6 para um local de maior cota, na serra de Mira D’Aire. Nesse cenário, seria favorecida uma área geográfica em detrimento de outra adjacente. Refere que a atual localização é o melhor compromisso entre qualidade de receção versus área coberta, assim sendo, tenho de concordar consigo. Atualmente, a zona de sombra de 92.6 para norte começa em Minde e forma uma “ferradura”, ou seja, uma sombra no formato “U”. Nos extremos desse “U” ouve-se a ‘Observador’, dentro do “U” não se ouve. Verifiquem fazendo o IC19 que liga a A13-2 na zona de Tomar até à Nazaré.

Acho que uma solução intermédia que procura atamancar a cobertura de sinal entre Leiria/Minde e Coimbra, não me parece venha a ser satisfatória para as duas cidades. Aliás, em Coimbra estou mesmo cético, acho que não vai funcionar, atendendo à orografia da malha urbana da cidade. Se o propósito for a cobertura da A1, talvez… A meu ver, Coimbra deverá ser a prioridade, o emissor deve estar próximo para que a receção seja boa dentro do perímetro urbano. A ‘Observador’ tem radialistas e colaboradores de Coimbra e a estação não se ouve na cidade, não deixa de ser caricato e nonsense

Eu também acho, pelo menos já assim o considerei, que Coimbra devia ter direito a emissor próprio sobre Leiria, mas por vezes não é tanto a questão do ideal, é a questão do possível e do como... pelo menos foi assim com 92.6.

Recordo que no caso da Observador em 98.7 a frequência foi direcionada no sentido de Cascais, com claro benefício para esta zona em detrimento do norte de Lisboa. Eles já têm o precedente de tornar frequências mais direcionais, algo que só tem paralelo em Portugal com o que ocorre no grupo R/Com (estou a lembrar-me agora do caso de Penafiel), porque de resto neste país é tudo corrido a omni's. Mal, porque em zonas como o Algarve as locais ganhavam brutalmente em tornar as suas frequências mais direcionais, mas desperdiçam em omni's que ficam a bater em serras e perdem-se aí.

Também nessa altura ninguém dava um euro que fosse por tal configuração e agora é a qualidade que se vê. Neste aspeto, o departamento técnico da Observador é muito competente, possivelmente mesmo mais que no caso da BMA, por isso temos que ver.

@pdnf, obrigado pela info em Santa Clara! Nessa situação fica mais que coberto em ambos os casos então...

@estvmkt, tenho muitas dúvidas que em Viseu o sinal chegue suficientemente bom em várias zonas. A zona é difícil para emissores locais, fará para os outros... A cidade é extremamente irregular. Acredito que com amplificador e em exteriores possa ser razoavelmente viável algum tipo de sinal em Viseu, entre 88.1 e o que venha, mas será sempre no razoável a fraco.

Note-se que com esta opção fica a faltar Faro, e que desta forma o Algarve, a não ser que se opte pela solução de "dupla iluminação" como disse aqui há atrasado, terá que ter 8h de emissão local. Bem como todas as restantes frequências, aliás.
Inclusive, anteriormente, dei uma pista sobre uma que cobre o Algarve quase na totalidade, e o Alentejo quase na totalidade (e o emissor nem está a trabalhar com a potência designada pela ERC, porque se trabalhasse, até podia chegar mais longe)

Estás a falar da Rádio Foia? Espero bem que isso nunca aconteça.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2127 em: Agosto 22, 2023, 05:22:09 pm »
A Fóia espero bem que não... convêm lembrar que é a única rádio de cariz popular que existe no Algrave, é importante manter uma rádio com as referidas características, considerando a senioridade da nossa população. Pergunto-me é porque razão, existindo frequências disponíveis, com mais rádios marroquinas que portuguesas, a ANACOM não autoriza a instalação de novos emissores. Começo a achar que isto era caso para a Autoridade da Concorrência e a DGCon se pronunciarem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2128 em: Agosto 22, 2023, 10:05:56 pm »

Estás a falar da Rádio Foia? Espero bem que isso nunca aconteça.
Penso que não é da Fóia que ele estaria a falar.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2129 em: Agosto 22, 2023, 11:07:13 pm »
Penso que não é da Fóia que ele estaria a falar.

Para a Observador, pergunto-me se não seria mais útil uma das frequências de Albufeira, que chega bem aos aglomerados urbanos. Se calhar a Kiss, se a Observador se chegasse bem à frente, dava para a IURD comprar mais umas 4 ou 5 rádios por paragens cujos os preços sejam mais baratos. O que espero que não aconteça, diga-se.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.