Se pusessem no Montejunto não implicaria refletores para Norte, pois Rio Maior está nessa direção. A sensação que tenho é que o sinal iria chegar pelo menos até à Figueira da Foz, onde já há sinal bastante estável da +OESTE, naturalmente condicionado sempre pela RC Pampilhosa. A solução de tentar encontrar uma frequência mais limpa também não deveria ser descurada pela Observador.
Quanto a Leiria, não conheço a cidade (mea culpa, confesso), mas chegaram-me a confirmar, nos tempos da Mega que o sinal de Rio Maior não chegava lá de todo, e nem era por causa da RCP. Aliás, todos sabemos das dificuldades da orografia, dai as nacionais terem Senhora do Monte ou Maunça.
A questão que coloco na mudança para Mira D'Aire, e sabendo nós agora que a CIDADEFM também tem refletores (desconheço se a CAN.NOVA também os tem, mas até acho a cobertura da primeira superior) é se realmente não há sinal de todo nas Caldas, Alcobaça, Peniche, Nazaré. De mapa, a olho, parece-me que, de facto, Peniche pode ser mais difícil, mas considerando até o historial comunista da cidade, será assim tão estratégica para a Observador? Torres Vedras poderá piorar um pouco, mas a sensação que tenho é que, pelo menos na A8, 92.6 também já não é famoso. Alguma otimização dos 93.7 talvez resolvesse a questão, em teoria um emissor da Amadora ainda deveria chegar a Torres. Eu, confesso, não sou um fervoroso adepto da localização de Rio Maior, nas autoestradas então... deixa-me dúvidas fundadas!
No deve e haver, entre OBSRVDOR, HIPER FM, +OESTE, ALENQUER, CIDADEFM e CAN.NOVA importa perguntar:
1. Quem tem o maior alcance?
2. Quem alcança mais pessoas, o que pode ser diferente da questão acima, devido à concentração da população.
No meu ver Viseu,Coimbra e Leiria serão prioridades...
Eu acho que se conseguissem ali os 97.8 da Pampilhosa FM,que retransmite a São Miguel era ouro sobre azul.
Chega a Coimbra,chega a Viseu,chega ainda de forma razoável a Aveiro.
A Pampilhosa não retransmite integralmente a S. Miguel, tem umas manhas...
De qualquer das formas, não acho a frequência minimamente interessante. Chega a Leiria, sendo que mal chega a Coimbra? Não me lembro de apanhar a estação na A8, na A1, confirmo que pelo menos à Figueira da Foz chega, fiz um bandscan na área de serviço, mas leva pressão da Rádio Comercial.. muita! Tem RDS, mas a Comercial também! Acredito que em dias de propagação, seja cilindrada, simplesmente. VIseu acredito que chegue relativamente bem.
Nota: os 88.1 também chegam bem à Figueira no litoral, só a partir de Monte Redondo começam a perder para a Benedita a sério.
Acho que uma solução intermédia que procura atamancar a cobertura de sinal entre Leiria/Minde e Coimbra, não me parece venha a ser satisfatória para as duas cidades. Aliás, em Coimbra estou mesmo cético, acho que não vai funcionar, atendendo à orografia da malha urbana da cidade. Se o propósito for a cobertura da A1, talvez… A meu ver, Coimbra deverá ser a prioridade, o emissor deve estar próximo para que a receção seja boa dentro do perímetro urbano. A ‘Observador’ tem radialistas e colaboradores de Coimbra e a estação não se ouve na cidade, não deixa de ser caricato e nonsense…
Tendo a concordar parcialmente. Efetivamente, os emissores atuais da Serra de Sicó não me convencem de todo em Coimbra. Mas também é verdade que a cidade dos estudantes é um problema para se ouvir rádio. Dos bicudos, basta ver que até as nacionais tremem. Já perdi RDS em Coimbra na RR, na RFM, na TSF, na M80, dificuldades sérias na Mega junto ao Convento de São Francisco... enfim! A cidade é feita de altos e baixos. Daí que também tenha para mim que o povo de Coimbra já esteja habituado a ouvir rádio com menor conforto de escuta, o que talvez permita jogar mais com o ping-pong. Em todo o caso, não esquecer, a frequência já está escolhida, e estou convencido que até haver uma maioria de Direita na Assembleia da República, sob a qual a Observador possa exercer pressão para mudar a Lei, dificilmente virá mais alguma frequência. Cobrir de Viana do Castelo a Alcácer praticamente sem falhas já é um grande feito.