Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 825919 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2100 em: Agosto 18, 2023, 11:16:59 pm »
Se pusessem no Montejunto não implicaria refletores para Norte, pois Rio Maior está nessa direção. A sensação que tenho é que o sinal iria chegar pelo menos até à Figueira da Foz, onde já há sinal bastante estável da +OESTE, naturalmente condicionado sempre pela RC Pampilhosa. A solução de tentar encontrar uma frequência mais limpa também não deveria ser descurada pela Observador.
Quanto a Leiria, não conheço a cidade (mea culpa, confesso), mas chegaram-me a confirmar, nos tempos da Mega que o sinal de Rio Maior não chegava lá de todo, e nem era por causa da RCP. Aliás, todos sabemos das dificuldades da orografia, dai as nacionais terem Senhora do Monte ou Maunça.
A questão que coloco na mudança para Mira D'Aire, e sabendo nós agora que a CIDADEFM também tem refletores (desconheço se a CAN.NOVA também os tem, mas até acho a cobertura da primeira superior) é se realmente não há sinal de todo nas Caldas, Alcobaça, Peniche, Nazaré. De mapa, a olho, parece-me que, de facto, Peniche pode ser mais difícil, mas considerando até o historial comunista da cidade, será assim tão estratégica para a Observador? Torres Vedras poderá piorar um pouco, mas a sensação que tenho é que, pelo menos na A8, 92.6 também já não é famoso. Alguma otimização dos 93.7 talvez resolvesse a questão, em teoria um emissor da Amadora ainda deveria chegar a Torres. Eu, confesso, não sou um fervoroso adepto da localização de Rio Maior, nas autoestradas então... deixa-me dúvidas fundadas!

No deve e haver, entre OBSRVDOR, HIPER FM, +OESTE, ALENQUER, CIDADEFM e CAN.NOVA importa perguntar:

1. Quem tem o maior alcance?
2. Quem alcança mais pessoas, o que pode ser diferente da questão acima, devido à concentração da população.

No meu ver Viseu,Coimbra e Leiria serão prioridades...
Eu acho que se conseguissem ali os 97.8 da Pampilhosa FM,que retransmite a São Miguel era ouro sobre azul.
Chega a Coimbra,chega a Viseu,chega ainda de forma razoável a Aveiro.

A Pampilhosa não retransmite integralmente a S. Miguel, tem umas manhas...
De qualquer das formas, não acho a frequência minimamente interessante. Chega a Leiria, sendo que mal chega a Coimbra? Não me lembro de apanhar a estação na A8, na A1, confirmo que pelo menos à Figueira da Foz chega, fiz um bandscan na área de serviço, mas leva pressão da Rádio Comercial.. muita! Tem RDS, mas a Comercial também! Acredito que em dias de propagação, seja cilindrada, simplesmente. VIseu acredito que chegue relativamente bem.

Nota: os 88.1 também chegam bem à Figueira no litoral, só a partir de Monte Redondo começam a perder para a Benedita a sério.

Acho que uma solução intermédia que procura atamancar a cobertura de sinal entre Leiria/Minde e Coimbra, não me parece venha a ser satisfatória para as duas cidades. Aliás, em Coimbra estou mesmo cético, acho que não vai funcionar, atendendo à orografia da malha urbana da cidade. Se o propósito for a cobertura da A1, talvez… A meu ver, Coimbra deverá ser a prioridade, o emissor deve estar próximo para que a receção seja boa dentro do perímetro urbano. A ‘Observador’ tem radialistas e colaboradores de Coimbra e a estação não se ouve na cidade, não deixa de ser caricato e nonsense

Tendo a concordar parcialmente. Efetivamente, os emissores atuais da Serra de Sicó não me convencem de todo em Coimbra. Mas também é verdade que a cidade dos estudantes é um problema para se ouvir rádio. Dos bicudos, basta ver que até as nacionais tremem. Já perdi RDS em Coimbra na RR, na RFM, na TSF, na M80, dificuldades sérias na Mega junto ao Convento de São Francisco... enfim! A cidade é feita de altos e baixos. Daí que também tenha para mim que o povo de Coimbra já esteja habituado a ouvir rádio com menor conforto de escuta, o que talvez permita jogar mais com o ping-pong. Em todo o caso, não esquecer, a frequência já está escolhida, e estou convencido que até haver uma maioria de Direita na Assembleia da República, sob a qual a Observador possa exercer pressão para mudar a Lei, dificilmente virá mais alguma frequência. Cobrir de Viana do Castelo a Alcácer praticamente sem falhas já é um grande feito.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2101 em: Agosto 19, 2023, 09:15:05 pm »
As rádios que estão na serra de Sicó não está nenhuma delas a emitir em condições para atingir Coimbra. A CardalFM está ou estava em Mono e a afinação, por diversas ordens de razão até já explicadas no Fórum, está longe de estar em condições, e dá-me a sensação que não emite nem a metade dos 2000w de potência; a 97FM está em Estéreo mas a potência é ainda mais fraca, 500w ou algo mais. A Observador creio que usa a potência máxima em todas as estações (e bem precisa dela), pelo que o caso atual não se aplica.

Não sei se notaram, todas as rádios em que a Observador meteu os pés melhoraram a captação... não há coincidências, há dinheiro e saber afinar, que muitas locais deixam a desejar nisso.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2102 em: Agosto 19, 2023, 09:35:54 pm »
As rádios que estão na serra de Sicó não está nenhuma delas a emitir em condições para atingir Coimbra. A CardalFM está ou estava em Mono e a afinação, por diversas ordens de razão até já explicadas no Fórum, está longe de estar em condições, e dá-me a sensação que não emite nem a metade dos 2000w de potência; a 97FM está em Estéreo mas a potência é ainda mais fraca, 500w ou algo mais. A Observador creio que usa a potência máxima em todas as estações (e bem precisa dela), pelo que o caso atual não se aplica.

Não sei se notaram, todas as rádios em que a Observador meteu os pés melhoraram a captação... não há coincidências, há dinheiro e saber afinar, que muitas locais deixam a desejar nisso.

No caso de 92.6 parece-me evidente. Este ano ainda não apanhei nenhum dia daqueles fortes para os emissores de Mira D'Aire e Candeeiros e já vi a Observador a fazer mais estragos à Antena 2 do que a Mega fez nos últimos dois anos. E a técnica da R/Com já é forte. 
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2103 em: Agosto 19, 2023, 09:49:36 pm »
(...)

Quanto a novidades na rede emissora da Observador, posso adiantar que em virtude da renovação de alvarás estar próxima, irá ser possível ouvir a rádio num emissor da Beira Litoral em breve, esse processo foi antecipado.

Assim será possível ouvir com conforto a RO no eixo compreendido pela A2, A1 e A3 de Setúbal a Braga.

“AG”, porventura está a referir-se aos 92.3, 1 kW, 618 m, de Alvaiázere? Para mim, seria um emissor candidato. Esta frequência ouve-se bem aqui em Santarém, pelo que permite uma comutação ótima com os 92.6 nos recetores de rádio. O mapa teórico de radiação apresenta uma cobertura bastante interessante, repito teórico. Numa grande parte da área coberta a orografia é complexa, com montanhas, serras, vales, portanto, relevo acidentado. Vejo que Coimbra está contida no extremo norte desse mapa, mas, acho que, com certa probabilidade, o sinal possa vir a apresentar-se instável na malha urbana.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2104 em: Agosto 19, 2023, 10:18:02 pm »
(...)

Quanto a novidades na rede emissora da Observador, posso adiantar que em virtude da renovação de alvarás estar próxima, irá ser possível ouvir a rádio num emissor da Beira Litoral em breve, esse processo foi antecipado.

Assim será possível ouvir com conforto a RO no eixo compreendido pela A2, A1 e A3 de Setúbal a Braga.

“AG”, porventura está a referir-se aos 92.3, 1 kW, 618 m, de Alvaiázere? Para mim, seria um emissor candidato. Esta frequência ouve-se bem aqui em Santarém, pelo que permite uma comutação ótima com os 92.6 nos recetores de rádio. O mapa teórico de radiação apresenta uma cobertura bastante interessante, repito teórico. Numa grande parte da área coberta a orografia é complexa, com montanhas, serras, vales, portanto, relevo acidentado. Vejo que Coimbra está contida no extremo norte desse mapa, mas, acho que, com certa probabilidade, o sinal possa vir a apresentar-se instável na malha urbana.

A ABC Portugal deixa sinal praticamente nulo em Coimbra, por comparação à Smooth FM que não é excelente, mas se ouve, diria que até não anda muito longe dos emissores da Lousã. Comparo os dois emissores, porque, em teoria até poderiam estar ambos em S.João, dado que Alvaiázere é fronteiro a Figueiró dos Vinhos. Aguardemos para ver o que tem a Observador para oferecer...

101.7

Essa o AG já confirmou que não era, foi a primeira em que pensei.
« Última modificação: Agosto 19, 2023, 10:20:11 pm por pdnf »
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2105 em: Agosto 19, 2023, 10:19:17 pm »
101.7

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2106 em: Agosto 19, 2023, 11:01:51 pm »
Ja pensei nos 96.2 de Condeixa,da Regional do Centro.
Já pensei na Província ou na RCP 92.6...
100.8 da Província deixa sinal em Viseu...

joao_s

• Hero Member
« Responder #2107 em: Agosto 19, 2023, 11:43:05 pm »
Caro “estvmkt”, a ‘Observador’ também dá relevo à religião em antena, a cobertura exaustiva da Jornada Mundial da Juventude assim o atesta. Os programas com representantes da Igreja Católica sucederam-se com entrevistas muito interessantes, que foram para lá do cerimonial religioso e do simbólico. Pasme-se, nunca ouvi programas deste estilo Emissora Católica Portuguesa. Não me parece que seja nada de extrema direita, nada disso, até acho, globalmente, equilibrada. Tem vários comentadores do PS. No entanto, um ou outro comentador mostra-se com opiniões demasiado retrógradas, mas nesse caso, descordamos e achamos aquele fulano um homem das cavernas. Isso pode acontecer em qualquer estação.

O emissor de Alvaiázere, a uma cota alta, está de frente para Fátima, cobre toda essa zona, sem obstáculos. Desconheço o comportamento de cobertura do mesmo, no entanto, quase seguramente é possível sintonizar 92.3 com intensidade de sinal máxima na zona. Nas enchentes, a multidão pode sintonizar esta estação com sinal totalmente estável.

Neste momento 92.3 está a emitir sem RDS, estranho, não? ou coincidência?

Veremos, qual a reação do "AG".

pdnf

• Hero Member
« Responder #2108 em: Agosto 20, 2023, 12:02:51 am »

100.8 Anadia ou 92.6 Mealhada não podem ser, são do distrito de Aveiro, tal como 88.1 São João da Madeira.
96.2 Condeixa-a-Nova é fraco, leva com pressão de 96.3 Espinho para Norte e de 96.4 Montejunto para sul.

Rádio é:

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2109 em: Agosto 20, 2023, 12:14:28 am »
Se o Observador não quiser ser obrigado a ter emissões "locais" na frequência a ser utilizada, deverá "adquirir" uma rádio de um concelho onde exista pelo menos duas rádios, sendo uma delas generalista. Isto porque a ERC tem sido bastante exigente - nem a Rádio Maria se livrou de ser obrigada a ter programação generalista, já que a entidade  não autorizou a conversão das frequências de Palmela e Maia em frequências temáticas religiosas. Algumas possibilidades para a Observador: Figueira da Foz, Pombal, Leiria...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

joao_s

• Hero Member
« Responder #2110 em: Agosto 20, 2023, 01:14:54 am »
Bem, “Luís” atendendo ao que referiu, temos os 87.6, 1 kW, 463 m, de Pombal. O mapa teórico de radiação contempla Leiria e Coimbra. Na prática, desconheço a cobertura real do emissor. Teoricamente, também tem uma cobertura bem interessante, melhor até do que o anteriormente mencionado. Contínuo com o ceticismo sobre a qualidade de sinal em Coimbra. Esta frequência afigura-se, igualmente, como candidata, a meu ver.

NOTA: pf, elimine o post no tópico errado, dado que esta conta não tem privilégios de edição, nem sequer para corrigir erros ortográficos.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2111 em: Agosto 20, 2023, 01:16:40 am »
Rádios do distrito de Aveiro não fazem sentido, escuso de dizer porquê (88,1).

O Luís com o seu raciocínio é o que está mais próximo.

De facto, a Observador já andava “atrás” da 94 Leiria há algum tempo. Ao que parece, confirma-se agora.

Dito isto parabéns ao ocentos15 pois foi quem acertou em cheio.

Não sei como a Observador vai resolver o assunto em Coimbra com esta frequência, mas é um bom desafio para a sua excelente equipa técnica.

« Última modificação: Agosto 20, 2023, 01:24:43 am por AG »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2112 em: Agosto 20, 2023, 01:25:22 am »

De facto, a Observador já andava “atrás” da 94 Leiria há algum tempo. Ao que parece, confirma-se agora.

É escusado dizer que Coimbra foi-se. A 94 não chega lá, de todo! Há zonas onde até entra a Cidade Hoje, nomeadamente aquela estrada que vai para a Cruz de Morouços, onde os sinais do distrito de Braga têm uma força interessante.
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #2113 em: Agosto 20, 2023, 01:44:18 am »

É escusado dizer que Coimbra foi-se. A 94 não chega lá, de todo! Há zonas onde até entra a Cidade Hoje, nomeadamente aquela estrada que vai para a Cruz de Morouços, onde os sinais do distrito de Braga têm uma força interessante.

Em Coimbra,  não vai ser fácil...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2114 em: Agosto 20, 2023, 02:12:17 am »

Em Coimbra,  não vai ser fácil...

Nem a 94, nem a Record Leiria, estão a emitir com os 2000w de potência atribuída permitidos pela Lei. Mas não é tecnicamente impossível isso acontecer, chegar a Coimbra, pelos motivos que já expliquei, nos termos que já expliquei.

Terei que me socorrer aqui de uma referência com 30 anos, não tenho mais recente: nos anos 90, consta que os locais de Leiria bem se recordam que a 94FM chegava sim a Coimbra. E com alguma qualidade, até. Contou-me isso gente de lá. As sucessivas renovações no emissor é que estabilizaram umas coisas... mas outras ficaram pelo caminho. O relevo existe, seja em Leiria ou em Pombal.

Em termos de distância não é tecnicamente impossível, ficando o emissor no concelho: são (aprox) 58 km's em linha reta entre Leiria e Coimbra. Potência para isso até existe, são 2000w. Mas exigirá um emissor muito mais direcional para norte e uma configuração que se pratica lá fora, mas cá pratica-se muito pouco. Ah: e provavelmente será para esquecer em qualquer caso a propagação a sul de Leiria (sentido Alcobaça), que deverá ser feita com maiores dificuldades. Mas que há muito sinal em Leiria que vai perdido para as encostas da serra de Mira d'Aire e para o Atlântico e que podia ser muito mais direcionado, isso há.

A título de curiosidade: não é a altura da torre que vai fazer o que quer que seja por isto. 90 ou 120 metros é totalmente indiferente para o resultado final na cidade de Coimbra, ao que apurei. O relevo no terreno ditará tudo.

Mas o emissor deve ir para Pombal, quase de certeza. Aí passa a estar a (aprox) 37km de Coimbra e, em termos práticos, os emissores fora de Lisboa têm distâncias altamente parecidas aos respetivos centros (Santa Eufémia - Porto são 25 km, Oliveira de Azeméis - Gaia são 33 km, OAZ - Aveiro são 24,4 km, Rio Maior - Santarém 24km). Nem refletores impediriam a captação na cidade de Coimbra, dado que se fossem colocados refletores ao mesmo exato azimute de Leiria, iriam dar limitação de sinal na direção... da Lousã.

É uma boa jogada, mas tem que ser muito bem aproveitada.