Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 574862 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2580 em: Setembro 25, 2025, 10:23:22 am »
Já se sabe o processo de seleção para um animador.
Uma primeira seleção de 10. 5 escolhidos pela equipa da Mega, outros 5 pelo auditório.
Os 5 que restam prestam provas no Snooze  e no Drive in.
Repito, para escolher 1 animador...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2581 em: Setembro 25, 2025, 10:49:50 am »
Uma primeira seleção de 10. 5 escolhidos pela equipa da Mega, outros 5 pelo auditório.
O processo não me parece mau. Mais do que escolher um animador, cria engasgamento com a estação no público que pretendem fidelizar. Em todo o caso, penso que podiam, pelo menos, escolher duas pessoas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2582 em: Setembro 25, 2025, 07:18:44 pm »

Deixaram 50% das escolhas potenciais para adolescentes? Que percebem imenso de rádio, como já se vê?

Os outros 5 não me espanta ser a equipa da Mega, espanta-me é o programador pôr-se de parte nesse processo aparentemente, tendo que ser ele a pensar as peças do xadrez na prática. Pode também dar azo a determinados elementos de dinâmica interna darem uma séria chatice... pouco cristã, se é que eu me faço entender (e quem é do meio vai entender).

Depois dos cinco que restam prestam-se provas nas duas principais horas de ponta, em potencial afundando completamente dois horários dos de maior audiência durante algo entre 5 dias a 5 semanas seguidas, o que é mesmo o que a Mega precisa neste momento. De manhã aceitaria e perceberia que aparecessem todos (aconteceu na RFM há uns valentes anos no processo que trouxe a Mariana Alvim), ser de manhã e também à tarde parece-me pouco necessário.

É um processo mais espinhoso do que parece, da maneira como está a ser proposto.

Quando eu penso que dezenas de pessoas se formam por ano em cursos de comunicação por este país fora e nem todas têm TikTok, nem perto... Dezenas... E tudo isto provavelmente vai ser para chegar ao fim, dizer que contratam e depois é um estágio.

Mas continuem.

Quando já pouco ou nada me consegue surpreender, nem a Mega: o casting chama-se... Mega Hits TikTok Casting.

https://www.instagram.com/megahitstagram/p/DO8rDBACKWS/?hl=pt

Pedem um vídeo de TikTok com a voz e a provar que devem ser a próxima voz da Mega, até 20 de outubro. E claro, já há gente a reclamar com o facto de ser no TikTok e mais umas quantas considerações. Como era evidente que isso iria acontecer, a ser este o caso.

Deixo ao vosso livre comentário.
Viva os influencers.
Depois questionam porquê que estão a quilómetros da principal concorrente.

Lá está. Tudo dito.
« Última modificação: Setembro 25, 2025, 07:22:25 pm por Memorias da Radio »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2583 em: Setembro 25, 2025, 07:36:08 pm »
"Direto" (conforme dito duas vezes em antena, mas é claramente um diferido) da Listening Party para a Doja Cat, com o Zé Vida, com qualidade de telefone.

O VoLTE não chegou ainda à Mega.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2584 em: Setembro 25, 2025, 09:45:47 pm »
Eu discordo e acho que aqui se está a desvalorizar da força  do Tic Toc.
Aqui a tempos, um amigo do Chega, disse me que se o partido chega com facilidade junto da malta nova, isso devo o ao sucesso do lider Ventura e dos seus vídeos, que viralizam nesta rede social.
As minhas filhas. Que não são adolescentes ( uma faz amanhã 21 ano e a outra 33) e só dão importância a esta rede social.  Pelo menos, nesta zona de Lisboa, esta rede está  mesmo a " bombar"...
Aliás, o Nelson Cunha tem muitos defeitos,  mas está  sempre muito atento a estes fenómenos.

Sobre o concurso  o risco do público escolher, é  sempre o mesmo, que muitos amigos, familiares e contactos,  tem sempre vantagem 
Eu ezcrevi a pressa, mas os finalistas são 3,  para escolher 1...
E quando falo em equipa, devia ter dito, a estrutura  da rádio...
« Última modificação: Setembro 25, 2025, 09:47:53 pm por Julio Carvalho »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2585 em: Setembro 26, 2025, 12:24:58 am »
"Direto" (conforme dito duas vezes em antena, mas é claramente um diferido) da Listening Party para a Doja Cat, com o Zé Vida, com qualidade de telefone.

O VoLTE não chegou ainda à Mega.

Será que têm capacidade de ter dois exteriores ao mesmo tempo? É que a Petro estava nas Festas da ULisboa, e até parecia que estava em estúdio, qualidade excelente do som. Será que há equipamento para permitir dois diretos em simultâneo? Só ouvi a última hora, e não apanhei o Zé na Doja, mas referiram isso, que ele estava.

Para já, dou o benefício da dúvida ao processo de recrutamento. Se não resultar, chamem a Deloitte ou uma das big four, com as suas 20 fases, ao fim das quais contratam 100 pessoas, para ficarem com 5 ao fim de um ano. A falar a sério, não me chocaria que pudessem usar mais os estágios do IEFP para terem assegurados os fins-de-semana, com rádio em direto. Ao fim de 6 meses, já consegues perceber muito bem quem é ou não uma mais valia, e pode e deve passar aos quadros. Uma passagem pela Mega é sempre uma mais valia e 1200€+ SA logo a seguir a terminar a Licenciatura, não é nada de se deitar fora. Há dez anos recebia, na Banca, 420€, estágios com apoio do BCE. Não está mau, longe disso...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2586 em: Setembro 26, 2025, 07:56:54 pm »
Estive a ouvir 25 minutos do Drive-In a esta hora (para variar da Nova onde estava há mais de hora e meia) e em apenas 25 minutos que dei de chance a isto fiquei parvo com o que ouvi:

- O Zé Vida traz sons de idiomas à antena e as locutoras têm que adivinhar. Pelos vistos, isto é um conteúdo. A Catarina vai e diz logo "Francês!" porque ouviu o último meio segundo de algo claramente nórdico... e despoleta-se uma discussão sobre os idiomas e etc etc etc. Aliás, despoletarem-se discussões do nada é a temática em comum no Drive In entre a Catarina e a host, hoje foi com o Zé Vida a acompanhar. Uma coisa muito radiofónica, fica mesmo bem depois de 8 horas de trabalho (ou de faculdade) ouvir quezílias em antena. É uma ideia mesmo boa.

- A Madalena Costa tem ainda evidentes lacunas na condução em direto de antena, apesar de se portar bem nos gravados. É tudo um bocado pela rama, mas no meio de tudo isto ainda é a melhor das 3;

- A qualidade de som dos microfones é, no mínimo, bastante roufenha, amorfa mesmo, nas co-hosts, a Catarina Maia e a Maria Petronilho. É como se tivessem comprado Rode Broadcaster e depois deixaram aquilo sem o menor processamento. E para piorar têm 3/4 do volume da host principal sem que qualquer processador entre e normalize o som. Zero, em termos técnicos. Ao nível das piores locais, exceto aquelas que trazem o ruido de fundo ou a distorção à antena.

- Cada vez que a Catarina Maia fala eu já sei que vem lá "criancice". É que eu juro que não há uma que saia da boca dela que se aproveite, é tudo conversa da treta e da má, mesmo. A Maria Petronilho consegue ser um contrapeso em alguns momentos mas noutros contribui para a parvoíce instalada, mas ao menos varia. A Catarina é consistente na perfeita estupidez. Bem, ao menos pouco se ouve, tão afundado que fica o microfone dela. Aposto que nem se posicionar ao microfone sabe.

- Uma saída de antena da Maria Petronilho que me deixou estupefacto, armada na guna mais guna que eu poderia ter ouvido saida da Pasteleira no Porto. Ainda deixa desamparada a Madalena no arranque do Plutónio ao vivo, ela a dar-lhe uma deixa óbvia e a Maria a viajar na maionese e só à 2a é que se lembra de dizer "façam barulhoooo!". Não sabia que a Mega tinha intervenções de antena com posturas deste calibre no regresso a casa.

Ao pé disto, o Diogo Pires é um supra-sumo. E que saudades dos tempos de 22/23 em que este regresso a casa era minimamente decente na animação, embora a música fosse péssima. Agora é ao contrário: a musica é boa e as hosts são terríveis, com a Madalena Costa a ser a única que se aproveita.

Quem achou que a Maria Petronilho tinha condições para ir à antena claramente precipitou-se... isto é mau, mau, mau como tudo. Não dá para passar de um 5 em 20 na animação e a música andará ali pelo 14/15 para o formato, é a coisa mais desequilibrada que me lembro de ouvir em rádio em 20 anos, com, talvez, a Estádio a chegar perto.

Para a semana meto aqui uma gravação do Drive In para que quem não ouve possa apreciar saltando o que não interessa.

Ao pé disto, a Cidade não tem nada a ver.
« Última modificação: Setembro 26, 2025, 08:00:05 pm por Memorias da Radio »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2587 em: Setembro 27, 2025, 12:10:56 pm »
Concordo, apenas um senão,  a Madalena Costa está  longe de ser " a menos má ". Arrisco dizer que daqui a uns meses, estará a dar cartas numa radio de maior expressão ...
Ela e Diogo Pires são mesmo cracks...
Godto tambem da Margarida Borrego, mas esta está a comecar...
Tudo resto,  ou muito mau, mau ou irrelevante...
Nesta altura a Cidade ganha claramente...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2588 em: Setembro 27, 2025, 09:07:29 pm »
Concordo, apenas um senão,  a Madalena Costa está  longe de ser " a menos má ". Arrisco dizer que daqui a uns meses, estará a dar cartas numa radio de maior expressão ...
Ela e Diogo Pires são mesmo cracks...
Godto tambem da Margarida Borrego, mas esta está a comecar...
Tudo resto,  ou muito mau, mau ou irrelevante...
Nesta altura a Cidade ganha claramente...

O único problema da Madalena ali é mesmo sabe o quê? É o facto de ter as co-hosts que têm a interferir o tempo todo, e isso afeta-lhe significativamente a performance em antena. Porque em isolado enche a antena, trabalha-a muito bem, não há de todo problema, aí funciona muito bem. Só que eu só tenho os gravados para comparar, e nos gravados... nós temos por norma tempo para pensar e corrigir o que vamos dizer. O direto é mais exigente nesse aspeto.

Há ali algumas lacunas visíveis na condução em antena sobretudo porque ela poderia ter um bocadinho mais de domínio sobre o que acontece, apenas na minha opinião - mas pode não só não ser o que o programador/produtor pretendem, e aí está de mãos atadas, como pode não lhe ser de todo de personalidade - e está tudo bem, a 100%, atenção. Nem todos temos que funcionar dessa forma. Apenas acho que, face à balbúrdia instalada, poderia tirar ganhos daí.

O ónus aqui está sobretudo do lado das co-hosts, que estragam muito isto e inclusive cortam-lhe raciocínios à 3ª palavra, como ouvi por duas vezes. É por isso que dou uma nota tão baixa. É difícil alguém fazer-se ouvir quando tem gente ao lado a impedir, também.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2589 em: Setembro 28, 2025, 12:42:50 am »
Sim, concordo com os comentários anteriores.

O único painel que oiço com gosto é o do Diogo Pires. Por favor deem-lhe uma oportunidade num dos horários de maior visibilidade.

De resto, dispenso tudo. Conversas sem o mínimo interesse e ''joguinhos'' criados à última da hora, que dão quase sempre origem a pequenas discussões sem sentido. Mencionar também a muito escassa participação de ouvintes através do Whatsapp, neste aspecto a Cidade dá 10 a 0 à Mega.

Aliás, oiço a Mega maioritariamente pela sua playlist, que continua a ser a melhor de todo o éter radiofónico.

Uma rádio jovem com a playlist da Mega mas com a animação da Cidade era de se pensar. Aliás, o mais fácil seria a Bauer acordar e fazer um regresso à Cidade do Pop, Hip Hop e R&B da era 2016/2018, mas estão confortáveis com os seus 4 porcento.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2590 em: Setembro 28, 2025, 03:58:41 pm »
A mega é sem dúvida a rádio nacional/semi-nacional com a playlist mais atualizada, rotativa e fresh do éter, e é isso que me faz te la sintonizada a par da Kiss fm Algarve 95.8
Luís Gonçalves

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2591 em: Setembro 28, 2025, 04:09:10 pm »
Aquele Snooze...
Fraco...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2592 em: Setembro 29, 2025, 03:41:48 pm »
Alterações a Norte na Mega: o processador que estava no Porto foi passear para Aveiro.

O som que há agora em Aveiro é similar ao que havia no Porto, mas mais quente e com mais limitador. O do Porto está muito mais expansivo, agora sim mais digno do que é a 2a cidade do país. Em Aveiro a assinatura colocada parece-me razoável, dentro das limitações que claramente existem nisto. Em mono claro, nota-se a péssima qualidade atual deste processador, mas na região não serão muitas as vezes que cai para Mono, portanto está até relativamente bem salvo.

O nível de sinal também está um pouco superior em 90.6 ainda que seja um festim de pequenas interferências a andar pela zona do norte de Aveiro intercalado com zonas em que se escuta na perfeição (não sei se de ser Valongo ou de algum tema da CMR). Continuam alguns problemas excessivos de captação em Espinho, sul de Gaia e norte da Feira, mas já dá para ouvir bem mais com a alteração do processador.

Lá está, rádio é som...
« Última modificação: Setembro 29, 2025, 03:45:59 pm por Memorias da Radio »

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #2593 em: Setembro 29, 2025, 03:59:12 pm »
veremos quando é que dão um capricho no som dos 97.1 da Fóia, certas músicas o volume é alto e noutras é baixo, respeita bastante o rango dinâmico do som, demasiado até,  som praticamente direto da mesa de mistura para o emissor, é como ouvir um Spotify na qualidade a 96 kbps, o. que não é mau, mas para rádio onde há oscilações de volume não funciona.
« Última modificação: Setembro 29, 2025, 04:01:04 pm por Luís Gonçalves »
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2594 em: Setembro 29, 2025, 04:35:02 pm »
Mega Hits Porto ficou em portadora do nada às 16h28 durante mais de 2 minutos (Aveiro tudo OK), sem operar RDS.

Regressa sem RDS durante outros 2 minutos.

veremos quando é que dão um capricho no som dos 97.1 da Fóia, certas músicas o volume é alto e noutras é baixo, respeita bastante o rango dinâmico do som, demasiado até,  som praticamente direto da mesa de mistura para o emissor, é como ouvir um Spotify na qualidade a 96 kbps, o. que não é mau, mas para rádio onde há oscilações de volume não funciona.

Pelos vistos, esta rádio está um bocado mantida assim, com uns emissores a soar de uma maneira e outros de outra... uma base comum, um resto diferente.