Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 574860 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #2565 em: Setembro 05, 2025, 09:41:29 pm »
O slogan é " depois de tantas vozes que começaram aqui,  está  a chegar a tua voz"...
Brevemente...

Vamos ver o que é que fazem e que critérios é que colocam para isto :)

pdnf

• Hero Member
« Responder #2566 em: Setembro 05, 2025, 10:56:39 pm »
A Universidade Católica não deverá gostar muito da ideia, mas é sem dúvida o melhor que fazem.
Eu gosto muito das meninas da tarde, e elas sabem isso.  ;D
Sou assíduo quanto posso e gosto de interagir no programa, são uma boa companhia na reta final das últimas horas de trabalho, que já são extra quase sempre, e estão a tornar-se todas grandes vozes.

Mas hoje houve um momento em que mostra o quão a Mega é (U) Catolicocêntrica. O Francisco faz-lhes uma pergunta sobre qual a Universidade Portuguesa com mais seguidores no Instagram, entre Coimbra, Porto, Nova e Católica. A resposta foi logo a última, quase em uníssono. É certo que eu trabalho no ecossistema, mas a mim, pelo menos, pareceu-me algo óbvio que a resposta seria Coimbra, dado o historial e o património que exploram de forma brilhante. Acho que até o Francisco ficou algo surpreendido com a resposta. Isto não é criticar as meninas, que defendem, e muito bem, a alma mater delas, como eu defenderia a minha UP. É só a constatação de que a Mega e a Católica se têm confundido, e isso pode explicar um certo acantonamento na audiência.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2567 em: Setembro 06, 2025, 08:22:05 pm »
Foi para " agradar" às  chefias...
De qualquer forma quer Mega ou RR( Renato Duarte) ja fizeram este tipo público de recrutamento,  a margem da Católica...

ToLv

• Hero Member
« Responder #2568 em: Setembro 07, 2025, 03:11:20 pm »
Tenho muitas dúvidas de que um casting que vai incidir no TikTok va trazer algo de muito diferente do que a Mega já nos tem habituado.  Vem aí mais uma ou duas estrelinhas do digital e that’s it. A formula ZéPVida ainda não está esgotada, nem tão cedo estará.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2569 em: Setembro 07, 2025, 04:24:19 pm »
Tenho muitas dúvidas de que um casting que vai incidir no TikTok va trazer algo de muito diferente do que a Mega já nos tem habituado.  Vem aí mais uma ou duas estrelinhas do digital e that’s it. A formula ZéPVida ainda não está esgotada, nem tão cedo estará.
É esperar para ver. Por acaso, tenho para mim que o TikTok, TiKTok é só um slogan para rimar com Voz, que não vão recrutar alguém com base num vídeo. Contudo, também é preciso que se seja honesto, dos animadores que a Mega tem no momento, todos os hosts são locutores, e até têm uma presença q.b discreta nas redes sociais. As segundas vozes já são mais ativas. Depende do que eles precisarem e, já agora, de quantas pessoas. Porque, neste momento, a Mega até tem uma equipa folgada.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2570 em: Setembro 07, 2025, 05:34:32 pm »
Não  sei como vai set feito, mas ultimo que ouvi da RR foi original.
 Uma camião, percorreu varias cidades portuguesas  e em todas havia um locutor difrente  que ia fazendo emissões com os concorrentes .
Na altura a RR pretendia dois animadores.
Houve 6 finalistas que foram passando pelo programa da Manhã,  na altura com o Paulino Coelho  e cada um fez emissao com ele individualmente,  em dias difrentes.
E asim apuraram dois. O Renato Duarte e um João  qualquer coisa( que não durou muito tempo)...

Veremos agora que fórmula adoptam...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2571 em: Setembro 07, 2025, 07:25:49 pm »
O que eu sei é que se começarem com muitas coisas à volta das redes sociais e da presença nas redes sociais e da influência nas redes sociais não vão ver o cheiro do CV de muita gente que lhes pode salvar (ou no mínimo melhorar) a rádio... e não vão ser putos novos com ótima imagem mas sem a menor profundidade (mas a fingirem tê-la para chegarem a voos mais altos, como agora parece ser moda) que o vão fazer aqui. Lamento.

Ainda agora já vi no Instagram e já começam campanhas absolutamente estúpidas a puxar 2 ou 3 nomes com 50/100 comentários de seguida como se isto fosse aquelas rifas da escola e a coisa se vencesse por volume. Detestei ver isso. Como se rádio fosse ao quilo. Como se a Mega precisasse disso...

Na concorrência têm uma Catarina Silva, uma Asize Topal, um Artur Simões, que são gente com rádio dentro. Essa é a bitola que tem que ser seguida aqui, embora seja desejável que não no mesmo registo, claro.

Vou ainda mais longe: os locutores ideais para a Mega Hits *não podem* ouvir regularmente a Mega Hits. Os motivos são óbvios de evidentes e escuso de referenciar o porquê.

Contra mim próprio falo a dizer isto que se eu vir as coisas a ser trabalhadas de uma certa forma ou para uma certa ideia, nem o meu CV lá aparece... e eu já passei por 2 rádios neste target. Depende do que eles forem fazer aqui... vamos ver.
« Última modificação: Setembro 07, 2025, 07:32:57 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2572 em: Setembro 08, 2025, 12:39:02 am »
O que eu sei é que se começarem com muitas coisas à volta das redes sociais e da presença nas redes sociais e da influência nas redes sociais não vão ver o cheiro do CV de muita gente que lhes pode salvar (ou no mínimo melhorar) a rádio... e não vão ser putos novos com ótima imagem mas sem a menor profundidade (mas a fingirem tê-la para chegarem a voos mais altos, como agora parece ser moda) que o vão fazer aqui. Lamento.

Ainda agora já vi no Instagram e já começam campanhas absolutamente estúpidas a puxar 2 ou 3 nomes com 50/100 comentários de seguida como se isto fosse aquelas rifas da escola e a coisa se vencesse por volume. Detestei ver isso. Como se rádio fosse ao quilo. Como se a Mega precisasse disso...
Isso depende muito do que eles pretenderam. CV's vão receber às toneladas, disso não tenho grandes dúvidas. Provavelmente, se aparecer alguém com star quality e que seja ainda forte nas redes sociais, provavelmente está lá dentro, como estaria na Cidade.

A malta da minha geração, os 90-95, fomos os últimos que nos pudemos dar ao luxo de ***** para as redes sociais. Os miúdos que nasceram 10 anos depois, estão reféns delas. Vais ficar surpreendido, mas até no corporate já há empresas que apreciam que os seus recém licenciados sejam pessoas com presença relevante nas redes. Há uns tempos ouvi esta de um CEO de uma grande empresa de um dos setores mais tradicionais que temos neste país. Fiquei de boca aberta, porque não era o LI a que se referia. Era mesmo TikTok e Instagram. É publicidade gratuita para as empresas e clientes novos que potencialmente atrai. Tenho para mim que estamos a criar uma sociedade de seres artificiais, e não me refiro à IA. Muitos deles são comerciais, seguramente, mas não estão num stand a vender automóveis ou medicamentos num Hospital. Vidas aparentemente cheias, mas muito, muito vazias. Fim do momento sociólogo tirado por correspondência.

Agora, o que quem gerir o processo de recrutamento tem de ter é uma grande capacidade de ser imune a essa parte e, já agora, sem querer parecer mauzinho, mas também às caras bonitas, até porque elas, mulheres, são sempre mais do que nós, homens. Pelo menos para mim...  ;D ;D Por acaso, a Mega tem tido sorte, porque consegue conjugar talento com beleza de uma forma muito eficaz.

Agora mais a sério, beleza em TV pode vender, mas em rádio nem tanto. Nos últimos anos, há uma grande disparidade de género na Mega, a ponto que, neste momento, durante a semana, só tens um único homem regularmente no ar, o Diogo Pires, que também me palpita que não vai lá durar muito mais tempo. Mesmo para o público feminino, penso que também disponha bem ouvir homens, imagino, partindo da mesma linha de raciocínio.

Na concorrência têm uma Catarina Silva, uma Asize Topal, um Artur Simões, que são gente com rádio dentro. Essa é a bitola que tem que ser seguida aqui, embora seja desejável que não no mesmo registo, claro.

E na Mega tens um Diogo, uma Madalena, uma Maria, uma Pilar, uma Margarida, uma Matilde que estão onde estão não por serem estrelas nas redes, mas sim, por serem qualificadas para fazerem rádio. Depois, ainda tens o caso da Catarina, que chegou pelo cabelo, de início não achei que tivesse corrido lindamente, mas tem crescido significativamente. Nesse capítulo, a Asize tem um percurso muito parecido, vem do mesmo concurso, e a nossa camarada Silva vinha da moda e nem sequer tem formação em Comunicação Social, ela sim é Socióloga. Tem é muito talento, a ponto que, sendo tão nova, já dá aulas. A Catarina foi, sem sombra, um grande achado do Manuel Cabral. Mas é preciso sorte, de ambos os lados.

Vou ainda mais longe: os locutores ideais para a Mega Hits *não podem* ouvir regularmente a Mega Hits. Os motivos são óbvios de evidentes e escuso de referenciar o porquê.
Um bom locutor tem de ouvir um pouco de tudo. Aqui, não tenho medo nenhum de dizer isto. Alguém que goste de rádio, tem de fazer um pouco aquilo que nós por cá fazemos também: picar tudo, de informativas a musicais mainstream, passando pelas mais temáticas e até pelas locais. É assim que cria opinião, alarga horizontes além do seu estilo e gostos pessoais, é assim que cria mundividência. Tem de ouvir também o que se passa, pelo menos do outro lado da fronteira e no UK.

Alguém que respire rádio, tem de saber perceber a técnica, ou, pelo menos, quando entrar, ter sede de a aprender. Não é admissível algumas saídas que, volta e meia via nos IG's, ou que faça emissões há anos e se recuse a mexer numa mesa, ou quando mexe, só fazer asneira.

Contra mim próprio falo a dizer isto que se eu vir as coisas a ser trabalhadas de uma certa forma ou para uma certa ideia, nem o meu CV lá aparece... e eu já passei por 2 rádios neste target. Depende do que eles forem fazer aqui... vamos ver.
É engraçada a percepção com que ficamos só pelo que vemos alguém escrever. Eu diria que tu estarias a entrar no target da RR, não que serias do da Mega. É pela tua maturidade e gosto pela técnica, coisa rara na malta mais nova, pelo que percebo.

Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2573 em: Setembro 08, 2025, 02:07:34 am »
É engraçada a percepção com que ficamos só pelo que vemos alguém escrever. Eu diria que tu estarias a entrar no target da RR, não que serias do da Mega. É pela tua maturidade e gosto pela técnica, coisa rara na malta mais nova, pelo que percebo.

Depende do que entendes por targets de uma e outra, eheh. Tenho para mim que a Mega era 15-24 e 25-34 e a RR apanhava dos 35 para diante (35-64), a RFM apanhando ali a idade ativa, 25-54 por exemplo. Estou no upper limit do da Mega e ainda ligeiramente fora do da RR, tenho 30. Ainda me chamam de jovem, mas já pago comissões nalguns bancos. :D

Curioso ângulo este que trouxeste do corporate... e das redes. Concordo a 100% com ele. Não tenho nada a acrescentar em termos de opinião.

Na Mega lá está, não ouço por aí além, sei o que se está a fazer nos básicos porque pico todas mas não sei em detalhe quem traz mais ou menos à antena, salvo o Diogo Pires que é de facto um portento, e outras vozes femininas que vim aqui elogiando quando ouvi a Mega. Mas tem que ver com o registo que acho que pode ser preciso e aquele que hoje existe, é por aí o meu ângulo.

Concordo a 200% na parte da técnica. Há quem não domine minimamente mexer numa mesa por exemplo, mas isto é como andar de bicicleta, quem sabe não esquece (a ironia disso é que eu não sei andar de bicicleta, lol). Acrescenta uns botões, tira uns botões, tem mais comportamento, tem menos comportamento, tem limites/não tem... isso é normal, cada estação é uma estação. Peripécias com a mesa nos primeiros dias todos podem ter, desde os novatos aos experientes, mas com o tempo vai ao sítio. :)

Está aqui gente que fez rádio há uns valentes anos já que eu não tenho dúvidas que ainda hoje se fosse mexer numa mesa fazia-o tranquilamente, por exemplo... a memória muscular ajuda.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2574 em: Setembro 23, 2025, 05:17:00 pm »
Mega está com problemas na emissão, estão em modo playlist desde pelo menos desde as 16h30 e agora pelas 17h05 entraram por cinco minutos em modo Metropolitana nas madrugadas. Entretanto, dez minutos depois, parece que desemperrou e a publicidade começou a fluir...
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2575 em: Setembro 23, 2025, 10:43:48 pm »
Quando já pouco ou nada me consegue surpreender, nem a Mega: o casting chama-se... Mega Hits TikTok Casting.

https://www.instagram.com/megahitstagram/p/DO8rDBACKWS/?hl=pt

Pedem um vídeo de TikTok com a voz e a provar que devem ser a próxima voz da Mega, até 20 de outubro. E claro, já há gente a reclamar com o facto de ser no TikTok e mais umas quantas considerações. Como era evidente que isso iria acontecer, a ser este o caso.

Deixo ao vosso livre comentário.
« Última modificação: Setembro 23, 2025, 10:47:13 pm por Memorias da Radio »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2576 em: Setembro 24, 2025, 08:32:52 am »
Quando já pouco ou nada me consegue surpreender, nem a Mega: o casting chama-se... Mega Hits TikTok Casting.

Pedem um vídeo de TikTok com a voz e a provar que devem ser a próxima voz da Mega, até 20 de outubro. E claro, já há gente a reclamar com o facto de ser no TikTok e mais umas quantas considerações. Como era evidente que isso iria acontecer, a ser este o caso.

Viva os influencers.
Depois questionam porquê que estão a quilómetros da principal concorrente.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2577 em: Setembro 24, 2025, 09:11:01 am »
Mas agora quem anda no Tic Toc são só  os influencers?

Esta rede é,  e de longe, a preferida dos jovens.

Imagine se que o Nelsom quer ser locutor.  Grava um video nesta rede, para convencer os responsáveis.
Concerteza vai falar.

Qual o mal?

Se tivesse que ir aos estúdios fazer esse casting,  tinha que fazer uma viagem para Lisboa.
Asdim, qualquer jovem de Portugal,  pode concorrer, na  sua rede social preferida...
Tomara eu, no meu tempo...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2578 em: Setembro 24, 2025, 02:00:25 pm »

Eu não uso o Tik Tok, detesto-o(uso Facebook e Instagram), mas se é ai que muitos jovens estão, fazem bem em ir procurar lá, pois é jovens que pretendem.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2579 em: Setembro 24, 2025, 07:04:30 pm »
Os jovens estão, fundamentalmente, no Instagram. No Tik Tok estão mais os adolescentes. Em todo o caso, vai dar ao mesmo. Não acho que tenham necessariamente de ir buscar influencers. Aguardemos. A Mega tem uma nos quadros neste momento, por acaso com uma voz que gosto bastante, e no entanto, está emprateleirada, a meu ver injustamente.

Vai aqui, porque são a rádio focada na publicação: na segunda houve festança para a Dona Constança anunciante, na Buraca:

https://www.linkedin.com/posts/grupo-renascen%C3%A7a-multim%C3%A9dia_gruporenascenaexamultimaezdia-geniusymeios-activity-7376575801284104192-pTxV?utm_source=share&utm_medium=member_android&rcm=ACoAABG81lABaNdhrEZ5m1Y_Bw2YKcleyItBbXc

Já o ano passado pensei isto. É só a mim que está festa de fim de Verão me parece uma mostra dos animadores? Desculpem a comparação, mas faz-me lembrar umas certas excursões que as Escolas fazem no final do ano a Sete Rios ou ao Oriente. Não acho muita piada ao conceito, sinceramente.

Entretanto, os problemas na emissão de ontem ficaram a deve-se ao facto de estarem em emissão em direto a partir do ISCTE, no camião da AXE, uma ação de publicidade.

Entretanto, retomaram o problema da falta de RT em Santa Justa, e parece-me que o sinal está fraquíssimo novamente, desta feita sem ruídos, mesmo às portas do concelho de Gondomar. Ter um nível de 25 para cima no sinal, só mesmo pondo o rádio ao sol... Não resolvam isto, não há anunciantes que valham. O Porto é só a segunda cidade do país.
Rádio é: