Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 328896 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #180 em: Dezembro 09, 2019, 10:46:21 pm »
(...)
Acho que a Smooth, neste momento, é melhor ou pelo menos mais coerente. Realmente pecam por não ter mais radialistas na emissão, pena porque os três actuais são do melhor que há, com o já grande Gonçalo Câmara - sempre grande momento o da leitura de um poema no final de cada emissão matinal, a 'sensual' Sofia Morais nos regressos a casa e a resgatada Dora Isabel entre as 21-24, que já não ouvia desde os cada vez mais longíquos tempos do RCP 2003-2004. Falta um nome para o horário da tarde, era interessante voltarem nomes como o Nuno Infante do Carmo ou a Marta Santos. Até porque a Smooth ultimamente tem resgatado temas que eram habituais na Nostalgia onde estes dois elementos estiveram.
(...)
Esse é, a meu ver, um aspeto positivo do recente ‘refresh’ da estação, a integração de faixas que se ouviam na ‘Nostalgia’. Mas há que ter em conta a principal limitação dessa estação, uma rádio focada no passado. Nesse aspeto esta estação tem uma abordagem holística, já que também se dedica ao que se faz hoje, divulgando, inclusive espetáculos que se realizam no país, dentro do estilo sonoro adotado. Isso é, sem dúvida, uma vantagem significativa.

Relativamente aos radialistas por si mencionados, Sofia Morais está na estação desde o primeiro momento, e bem, Dora Isabel recentemente a dinamizar o período noturno, e o culto Gonçalo Câmara que, concordo consigo, é uma mais-valia acrescida, mostra, aliás, que as novas gerações desempenham muito bem os desafios e estes estão perfeitamente ao seu alcance (o que também se verifica nos media por essa Europa fora). Salvo erro, Gonçalo Câmara tem cerca de 29/30 anos, não mais do que isso.

Por último, reitero que acho um erro a aproximação  do som da ‘Smooth FM’ ao da ‘M80’. Não faz sentido, a ‘Smooth FM’ não é uma rádio de música adolescente, mesmo que tenha sido editada nos anos 80/90 (é uma rádio madura para todas as idades). Não constatei isso no pouco tempo que ouvi hoje. Talvez estejam a testar fórmulas de produto, digamos assim.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #181 em: Dezembro 09, 2019, 11:14:41 pm »
A Smooth FM falta-lhe uma frequência para melhorar na zona centro...
Já pensei numa coisa,que era os 92.8 serem alocados à rede Cidade com troca com Penacova 99.7.
Os 99.7 têm melhor cobertura em Coimbra.
Teriam era que os 101.0 de Vale de Cambra passarem a dar emissão 24 horas por dia da Cidade.
Pois em Viseu,por exemplo há zonas em que de carro apanho 3 frequências da Cidade... Duas com emissão local e uma sempre nacional...
A vantagem de se trocar com os 99.7 seria o facto de os 99.7 colocarem algum sinal na região de Viseu e quiçá certas zonas de Aveiro e ser melhor em Coimbra que os 92.8...
Aliás,os 99.7 bem otimizados ainda conseguem ter cobertura superior à atual.
Outra sugestão até seria os 103.0 darem a Cidade e os 92.8 a Vodafone.
Acredito que passando os 99.7 para a Smooth se conseguiria chegar mais produtos a outras zonas.
Depois era ver-se a melhor alternativa para a Cidade e para a Vodafone. Acreditando na Vodafone nos 92.8 conseguiria uma melhor cobertura desta rádio,o que não seria redundante.
« Última modificação: Dezembro 09, 2019, 11:18:12 pm por estvmkt »

joao_s

• Hero Member
« Responder #182 em: Dezembro 09, 2019, 11:27:08 pm »
“estvmkt”, não tem a noção da abrangência de cobertura dos 92.8, certo? 99.7 não comuta com os emissores de Lisboa e Vale do Tejo, 99.7 não se ouve no litoral até Peniche, 99.7 não se ouve no interior até quase a Castelo Branco, 99.7 não se ouve quase até Seia, isso é um erro. Deixava de ter uma rede de emissores, para coberturas regionais isoladas, sem haver comutação de umas frequências com outras. 92.8 é um emissor estratégico.

Conheço Viseu, trabalhei na cidade 1 ano, nos idos anos 2000. Se me perguntar se há público para uma rádio deste tipo, a minha resposta é afirmativa, atendendo às pessoas que conheci e com quem convivi nesse período. Mas terá de haver um emissor na zona, a cobertura de 99.7 é “fanhosa” em Viseu.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #183 em: Dezembro 09, 2019, 11:30:28 pm »
Mesmo Manteigas não serve bem bem Viseu.
Só resta a aquisição de alguma local da região
... É que os 92.8 em Viseu entram mal,muito muito mal...
Já pensei em emitirem de onde emite a Comercial...

joao_s

• Hero Member
« Responder #184 em: Dezembro 09, 2019, 11:39:24 pm »
Bem “estvmkt”, 92.8 emitem na mesma zona geográfica onde é difundida a ‘Comercial’ da Lousã, aliás os acessos até são melhores. O problema está na baixa potência, apenas 1 kW. Os 1000 m de altitude explicam área de cobertura bastante interessante. Escrevo-lhe desde Santarém e afirmo-lhe que consigo sintonizar 92.8 dentro casa, em estéreo e uma receção aceitável, embora com sinal fraco, claro está que o sinal desaparece em várias partes da cidade, a cobertura não é uniforme. Isso nota-se bem num carro. 92.8 e 97.7 comutam entre si. 99.7 e 97.7 não comutam de maneira nenhuma.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #185 em: Dezembro 09, 2019, 11:44:37 pm »
99.7 e 99.3... Permuta de frequências. 99.3 até tem boa cobertura.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #186 em: Dezembro 10, 2019, 09:49:27 am »
(...)
Acho que a Smooth, neste momento, é melhor ou pelo menos mais coerente. Realmente pecam por não ter mais radialistas na emissão, pena porque os três actuais são do melhor que há, com o já grande Gonçalo Câmara - sempre grande momento o da leitura de um poema no final de cada emissão matinal, a 'sensual' Sofia Morais nos regressos a casa e a resgatada Dora Isabel entre as 21-24, que já não ouvia desde os cada vez mais longíquos tempos do RCP 2003-2004. Falta um nome para o horário da tarde, era interessante voltarem nomes como o Nuno Infante do Carmo ou a Marta Santos. Até porque a Smooth ultimamente tem resgatado temas que eram habituais na Nostalgia onde estes dois elementos estiveram.
(...)
Esse é, a meu ver, um aspeto positivo do recente ‘refresh’ da estação, a integração de faixas que se ouviam na ‘Nostalgia’. Mas há que ter em conta a principal limitação dessa estação, uma rádio focada no passado. Nesse aspeto esta estação tem uma abordagem holística, já que também se dedica ao que se faz hoje, divulgando, inclusive espetáculos que se realizam no país, dentro do estilo sonoro adotado. Isso é, sem dúvida, uma vantagem significativa.

Relativamente aos radialistas por si mencionados, Sofia Morais está na estação desde o primeiro momento, e bem, Dora Isabel recentemente a dinamizar o período noturno, e o culto Gonçalo Câmara que, concordo consigo, é uma mais-valia acrescida, mostra, aliás, que as novas gerações desempenham muito bem os desafios e estes estão perfeitamente ao seu alcance (o que também se verifica nos media por essa Europa fora). Salvo erro, Gonçalo Câmara tem cerca de 29/30 anos, não mais do que isso.

Por último, reitero que acho um erro a aproximação  do som da ‘Smooth FM’ ao da ‘M80’. Não faz sentido, a ‘Smooth FM’ não é uma rádio de música adolescente, mesmo que tenha sido editada nos anos 80/90 (é uma rádio madura para todas as idades). Não constatei isso no pouco tempo que ouvi hoje. Talvez estejam a testar fórmulas de produto, digamos assim.
Mais uma vez, estamos completamente de acordo. O Gonçalo é de 1989, tem portanto 30 anos acabados de fazer.

E insisto, tirando uma ou outra canção - e neste momento ouço a Smooth muitas horas por dia - não tenho notado aproximação à M80.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #187 em: Dezembro 10, 2019, 11:08:59 am »
Do que vi nas músicas tocadas não teem grande aproximação a M80...

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #188 em: Dezembro 10, 2019, 01:04:48 pm »
Ainda ontem quando cheguei a casa, escolhi a SmoothFM como banda sonora e como sempre nunca desilude. Uma pessoa consegue relaxar e desligar um pouco o stress que é imposto todos os dias. Então em certos momentos acaba por ser mesmo a banda sonora perfeita para tal. Enquanto estiver por cá, serei um ouvinte assiduo da rádio.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #189 em: Dezembro 11, 2019, 06:01:33 pm »
Do que vi da playlist da Smooth existe um ou outra tema transversal a M80 ou a Comercial,caso da Alicia Keys, Michael Bublé ou Sade. Vi que tocam Rod Stewart por exemplo mas são músicas menos conhecidas. Noto que o programa Última Sessão vem buscar algumas músicas aqui a Smooth. No meu ver,e apesar de não ser grande fã da Smoooth, reconheço que é uma lufada de ar fresco no éter.

joao_s

• Hero Member
« Responder #190 em: Dezembro 11, 2019, 07:29:09 pm »
Do que vi da playlist da Smooth existe um ou outra tema transversal a M80 ou a Comercial,caso da Alicia Keys, Michael Bublé ou Sade. Vi que tocam Rod Stewart por exemplo mas são músicas menos conhecidas. Noto que o programa Última Sessão vem buscar algumas músicas aqui a Smooth. No meu ver,e apesar de não ser grande fã da Smoooth, reconheço que é uma lufada de ar fresco no éter.
Há muito que sabemos que a ‘Smooth FM’ não é a sua praia. De facto, não é um produto gizado para todos, mas agrada a muitos. Esse é o toque de “génio”, digamos assim, que pode, inclusive, recuperar ouvintes para os quais a rádio imediata de hoje não lhes diz nada.

O que espero e que não cedam à tentação aligeirar a banda sonora em função de hipotéticas subidas de audiência. Aqueles sucessos instantâneos, consubstanciados em letras escritas em 5 minutos, de sintetizador debaixo do braço, e acordes feitos em meia hora, ou seja, pseudomúsica, que soa a vácuo, feita para as massas, não me parece que tenha lugar numa estação deste calibre.

Ainda ontem estive a ouvir as horas de emissão conduzidas pela radialista Dora Isabel e, devo dizer, gostei bastante. A seleção tinha uma grande inspiração da rádio ‘Nostalgia’ dos anos 90, que captou a atenção de uma camada significativa de público, sobretudo jovem, à época. Muito bem.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #191 em: Dezembro 11, 2019, 08:10:29 pm »
Eu confesso que a Smooth não é muito a minha praia pelo motivo de ainda gostar de ouvir rádio não online.
Se na minha zona tivesse a Smooth FM era bem capaz de ouvir. Eu sei que o futuro é o online,mas eu ainda não aderi muito a isso. Saber escutar via rádio,via FM.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #192 em: Dezembro 13, 2019, 02:29:49 pm »
Hoje, no trabalho, cansado de ouvir os Black Pumas e BJ The Chicago Kid, lá substitui a Antena 3 pela Smooth FM.
E o que vos posso dizer é que esta rádio é um autêntico detox de tudo o que somos ordinariamente bombardeados ao longo do éter.
Que bombom radiofónico. Pouca publicidade, músicas calmas e um cuidado na comunicação por parte dos locutores extraordinário.

Do que ouvi de mais mainstream foi a versão do Something Stupid (But I Love You) da Nicole Kidman com o Robbie Williams, o John Legend e o Michael Bublé, que são artistas de qualidade.
A única coisa que senti falta foi de uma maior interactividade dos locutores e de música portuguesa (e em português), pois também temos artistas de excelência que caberiam na sua playlist.
Desde dos clássicos Jorge Palma, Sérgio Godinho, Dulce Pontes, Diva, Três Tristes Tigres, aos novos nomes como Salvador Sobral, Bruno Pernadas, Márcia, emmy Curl ou Bia Maria.

Sobre a aproximação à M80, não notei nada de mais, podendo uma ou outra música caberem em ambas as playlists.
« Última modificação: Dezembro 13, 2019, 02:33:04 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #193 em: Dezembro 13, 2019, 02:55:02 pm »
A única coisa que senti falta foi de uma maior interactividade dos locutores e de música portuguesa (e em português), pois também temos artistas de excelência que caberiam na sua playlist.
Desde dos clássicos Jorge Palma, Sérgio Godinho, Dulce Pontes, Diva, Três Tristes Tigres, aos novos nomes como Salvador Sobral, Bruno Pernadas, Márcia, emmy Curl ou Bia Maria.

Sobre a aproximação à M80, não notei nada de mais, podendo uma ou outra música caberem em ambas as playlists.
Podes encontrar tudo isso na Rádio Nova. Se concordo que a Nova Era está melhor apenas a emitir a norte, já a Nova com a sua programação atual poderia perfeitamente emitir em Lisboa.
Aliás se é mesmo verdade que a rádio ainda se aguenta apenas porque a SONAE não se importa de ter prejuízos com ela, a publicidade de Lisboa poderia ajudar muito a mudar a situação.

Boxx

• Hero Member
« Responder #194 em: Dezembro 13, 2019, 04:19:18 pm »

Podes encontrar tudo isso na Rádio Nova. Se concordo que a Nova Era está melhor apenas a emitir a norte, já a Nova com a sua programação atual poderia perfeitamente emitir em Lisboa.
Aliás se é mesmo verdade que a rádio ainda se aguenta apenas porque a SONAE não se importa de ter prejuízos com ela, a publicidade de Lisboa poderia ajudar muito a mudar a situação.
e muito mais. A Radio Nova cobre um espectro musical bem mais vasto e interessante. É um produto premium unico.