Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 339387 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #1095 em: Julho 10, 2026, 08:12:37 am »
Com estas dificuldades com os emissores da SMOOTH, é caso para perguntar o que se pretende como futuro para esta rádio com um projeto "diferente" das outras?

pdnf

• Hero Member
« Responder #1096 em: Julho 10, 2026, 11:26:41 pm »
Hoje fiz o percurso desde Viseu (pela A25) até ao Porto (via A1). Não consegui que o sistema RDS fizesse a comutação entre o emissor 92,8 e o do Porto. Falta mesmo uma ligação entre emissores desde Aveiro até aos Carvalhos...Quando uma rádio, que adquiriu alguns emissores, não consegue conectar toda a A1, como principal autoestrada do nosso país, está tudo dito!
Pela A29, a muito custo, faz, pela A1, falha-te à passagem do Continente Bom Dia de Santa Maria de Lamas os 92.8 que acabam, e já em esforço, e 89.5 só entram depois do nó de Grijó, e mesmo assim, ainda a falhar imenso.

Smooth FM Vale de Cambra, 101.0. Qual é a dúvida? Até têm 105.6 autorizados para Aveiro, que nem sei se não estarão, neste momento desligados, tal é a força com que a RCMAFRA e a RRBASTO entram aqui em Gaia, mesmo com as abertas dos últimos dias, parece-me estranho esta nem piar.

Hoje fiz o percurso desde Viseu (pela A25) até ao Porto (via A1). Não consegui que o sistema RDS fizesse a comutação entre o emissor 92,8 e o do Porto. Falta mesmo uma ligação entre emissores desde Aveiro até aos Carvalhos...Quando uma rádio, que adquiriu alguns emissores, não consegue conectar toda a A1, como principal autoestrada do nosso país, está tudo dito!

Pode agradecer quer à baixa de rendimento do emissor de Figueiró dos Vinhos, quer muito sobretudo à decisão desastrosa de terem colocado 89.5 na torre de bombeiros de São Mamede Infesta. Tenho vindo a lutar por vários meios ao longo do tempo contra essa estupidez mas sem qualquer sucesso.

Pela A1, como tentou, a comutação é impossível porque não há sinal a chegar a Santa Maria da Feira em 89.5. Pela A29 ainda é possível, manualmente e mal, ali para os lados de Maceda / Ovar Norte, porque não tem RDS em 89.5 nem em 92.8 e portanto só serve se o seu rádio tiver fixado o RDS para este grupo de emissores e for trocando por forças de sinal, que não são todos os rádios a fazer nem perto.

Esse é o cenário atual: a ligação Centro > Porto não existe. A questão é que mesmo com 105.6 Aveiro (que teoricamente iam ser da Cidade FM e na prática não foram de coisa nenhuma até aqui) ou 101.0 Vale de Cambra (que já hoje são Cidade FM) não daria brilhantemente: é preciso levar o sinal essencialmente até Gaia para essa troca ser possível com segurança, no estado atual de 89.5, e Vale de Cambra fraqueja na A44... e 105.6 não chegam lá sequer em condições mínimas.

Portanto isto só se resolve com solidez quando 89.5 estiverem noutra localização. E a área técnica da BMAP deixar de ser teimosa.

A baixa de rendimento de Figueiró é por demais evidente. Agora até já nem em propagação consegue chegar, é totalmente cilindrada pela Observador de Loures, ou pela portadora sistemática da Rádio Monção. Em comparação aos demais emissores da área, 99.3/103.7; 92.6/104.6; 92.3 e 100.1, sendo a que mais limpa tem a frequência, é, sem dúvida a que pior chega. Atenção, 99.3 Alcanena da Cidade FM dá-me a sensação que depois do temporal nunca mais foram a mesma coisa, agora até já se permitem dividir com Águeda, coisa que nunca me lembro de ver.
Mas eu continuo na minha: a Smooth em Figueiró não sei se é apenas manutenção, ou se até há uns dois anos atrás, não tinha goela demasiado aberta. Nunca foi igual à Lousã, mas não andava lá muito longe, sendo local. Já aqui o escrevi, cheguei a fazer Canelas   Aveiro sem o meu autoradio trocar uma única vez para 89.5.

Valhe-lhes que a TSF também não me parece estar na melhor forma, em comparação, por exemplo, com a CMR, a África ou a própria Smooth em 96.6, mas apanhou coça da Antena 1 do Pico das Éguas uma série de noites na semana passada, que nem foi bom. É certo que a Amália também penou com a rádio Canal, mas não comparemos, uma coisa é umas entradas, outra é ser cilindrada.

100.1 já seriam um bom reforço, mas tendo a concordar, é preciso pensar em mandar para Santa Eufémia. A dificuldade será a Antena 2 de Valença? Só por acaso, é o único emissor de lá, que chega ao Porto todo o ano. Também por aí se vê o bom estado de Matosinhos.

Com estas dificuldades com os emissores da SMOOTH, é caso para perguntar o que se pretende como futuro para esta rádio com um projeto "diferente" das outras?
É uma rádio para cair. Quando alguém quiser as frequências, vendem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1097 em: Julho 11, 2026, 05:10:33 pm »
Ou seja, nunca.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1098 em: Julho 12, 2026, 12:40:29 am »
Ou seja, nunca.
Exatamente. Até a IURD, ao que consta, já está vendedora. A comprar, só se for o homem do Mangustão.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1099 em: Julho 12, 2026, 02:19:20 am »
Ou seja, nunca.

Foi a MCR comprar frequências para depois as andar a deixar assim... enfim.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1100 em: Julho 29, 2026, 09:10:02 pm »
Puxando aqui o tópico para cima só para recordar que passam pouco mais de 4 anos do assassinato a sangue-frio que foi migrarem a torre da frequência de Matosinhos para São Mamede de Infesta, e dando novos detalhes de cobertura que ainda não tinham sido mencionados em 4 anos mas que tive a oportunidade de ver ontem, dado que estive em serviço em áreas em que não temos informação ainda aqui - de madrugada.

Na N14, e sem nunca fixar RT, o sinal da SmoothFM começa a apresentar algumas interferências para norte a escassos kms do Castêlo da Maia. Fixa RDS, e quando aparece tem alguma resiliência, não por aí além, mas tem.  No sentido Castêlo da Maia - Moreira da Maia (variante via Gemunde), o sinal, com um vasto descampado, sem trânsito e sem obstáculos arquitetónicos de maior, ainda assim apresenta uma ou outra interferência em áreas muito localizadas no pólo industrial, voltando a estabilizar à chegada a Moreira da Maia.

Descendo pela N13 em direção à convergência pela N14, é visível que a proximidade ao Rio Leça faz estragos no sinal, evidenciando a sua fragilidade, com alguns momentos de interferências ao longo do percurso, mas chegando a logar Stereo.

Estamos a falar de locais que não ultrapassam os 5km em linha reta de distância ao emissor, áreas em que um emissor deveria absolutamente dominar.

Ou por outras palavras: em cima da desastrosa decisão de gestão que foi colocarem esse emissor onde colocaram, a área técnica da ex-MCR ainda decidiu poupar energia de madrugada num emissor onde não o podem fazer, porque não têm essa margem. Resultado: o cenário que descrevi, quase digno de uma microcobertura. Essencialmente só há sinal decente a essa hora na abordagem a São Mamede de Infesta a partir da Circunvalação e uns kms para lá de São Mamede de Infesta, no centro da Maia. Mais nada.

Estão mais uma vez de parabéns.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1101 em: Agosto 25, 2026, 05:15:00 am »
A abertura da propagação possibilita o que de outra maneira é impossível noutros meses do ano e, ao longo do mês de Agosto, a SmoothFM conseguiu voltar a chegar a Espinho, ainda que em mono cheio de ruído sem RDS e em condições muito débeis e por vezes bastante periclitantes.

Mas, em vez de perder o sinal todo em Arcozelo, mantinha sempre uma réstia de sinal que dava para escutar, muito mal, até chegar a Espinho, salvo os buracos habituais nos emissores a norte na A29.

Fica o registo, que não se deveu a qualquer melhoria do grupo BMAP, mas sim apenas à clemência da Natureza.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1102 em: Setembro 23, 2026, 09:54:24 pm »
Trocar um rádio fez bastante diferença na captação da SmoothFM, mas não é toda a gente que consegue resolver ou pode fazer isso trocando o rádio - e mesmo eu só consegui acertar ao fim de 3 tentativas.

O desafio era simples: o meu rádio anterior, baseado a Silverstone PX4, tinha o tema que em tempos aqui mencionei de se portar bem com sinais fortes, mas abaixo de um certo limiar perder o sinal. Isto, na prática, inviabilizou a escuta da SmoothFM durante meses a fio, que também já não era famosa com o rádio anterior.

De lá para cá, descobri que um outro fator afetava a captação da SmoothFM 89.5 e da M80 em 90.0: interferências electromagnéticas. No caso da Smooth pela proximidade à frequência certa, no caso da M80 por estar na exata frequência com problemas, dava dificuldades de captação relevantes a partir de um certo ponto da geografia.

Aproveitei o facto do meu rádio PX4 ter tido o touch a falhar de vez, fazendo cliques aleatórios e não fixando frequências, para trocar o rádio por algo que procurava que fosse mais competente, e procurar replicar o tão famigerado relatório da ANACOM em que me disseram que estava tudo bem com a SmoothFM em Matosinhos.

A maneira como uma simples frequência de potência intermédia variou na escuta entre 3 rádios aftermarket diferentes, todos da mesma gama de preço, é simplesmente absurda e deve ficar vertida para nota futura. Claro que só foram 3 porque peguei o primeiro, devolvi-o logo a seguir, peguei o segundo e devolvi a seguir, etc.

Temos por isso que:

BELSON BS-264W: tem de facto um Belson (passo a piada), mas a captação é para lá de péssima. Em pleno GaiaShopping no parque exterior, só chegavam as nacionais, e não todas - a Antena 2 não se ouvia bem e não tinha RDS. As locais eram obra de ficção, não havia sequer a SmoothFM. Uma piada em forma de equipamento rádio. 70€ era isto na Worten. 70€. Alguém anda a gozar com as pessoas. Devolvi.

JBL Celebrity 100: tinha esperança na marca JBL, que encontrei na Norauto e está em muitos outros locais. Todos nós aqui sabemos quão bom é o som que vem de algo com essa marca, ou pelo menos quão bom pode ser. O rádio era bem construído, mas tinha 2 problemas - em primeiro lugar aquece muito. Mas muito mesmo, aquece que é uma perfeita estupidez. Em 2o lugar, o som é efetivamente bom, mas a captação, sendo melhor que o Belson, era muito fraca na rejeição de imagem - estações como a SmoothFM estavam pejadas de interferências nos acessos da A1 e na A44 ficavam inaudíveis. A Mega Hits ouvia-se qb na A1, mal na A44. E apesar de ter AF e PTY, não tinha RDS. Um roubo de igreja para os 64.99€ que isso custou. Devolvi.

Caliber RMD057DAB: é a grande surpresa da noite. Um rádio novo, que me saiu a 39.78€ com a promoção que estava em loja na Norauto (apenas loja, não online), e já com suporte a DAB+ além do FM, RDS, AF, PTY, e tudo o resto. Sim, um rádio DAB+ já se arranja a 40€ neste momento (e fora de promoção a 60€). O rádio não tem a melhor qualidade de construção da história, o plástico nota se que é simples, mas os botões são bem construídos e algo tinha que ir no preço em causa. A qualidade de som é decente, inferior ao JBL mas decente e superior ao Belson, mas meus amigos... o que verdadeiramente brilha é a qualidade de captação, que é incrível, porque voltei a conseguir ouvir a SmoothFM e qualquer frequência do lote a caminho do sul de Gaia e daí para diante. A rejeição de imagem é muito bem conseguida, gere muito bem sinais fracos à custa de pior volume, faz trocas de AF precisas mas algo lentas, o RDS entra sempre na 1a oportunidade possível, no geral apanha mais e muito melhor que qualquer um dos outros dois. E foi este que resolveu o tema da SmoothFM, que agora ouço na A29 com a pontual interferência, mas sempre com emissão contínua e ordens de magnitude melhor que antes, e o da M80, que agora entra em Espinho e em estéreo no meu carro com a pontual entrada da Mega por meio segundo. É excelente mesmo.

Posto isto, recomendo vivamente este Caliber que mencionei para quem precise. Não há rádios que operem tão bem no mesmo patamar de preço, nem Pioneer, nem JBL, nada. É preciso ir para cima dos 80/90€ para começar a ter coisas melhores, e mesmo assim não têm DAB+.

Deixo aqui a nota caso alguém possa precisar.

39.78€ na Norauto em loja. Atenção que deve ser o modelo RMD057DAB, há o RMD057 sem DAB mas não deve ser tão bom. Aqui foi o chip mais recente a fazer muito do trabalho. Fica a nota.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #1103 em: Setembro 24, 2026, 04:45:24 pm »
Trocar um rádio fez bastante diferença na captação da SmoothFM, mas não é toda a gente que consegue resolver ou pode fazer isso trocando o rádio - e mesmo eu só consegui acertar ao fim de 3 tentativas.

O desafio era simples: o meu rádio anterior, baseado a Silverstone PX4, tinha o tema que em tempos aqui mencionei de se portar bem com sinais fortes, mas abaixo de um certo limiar perder o sinal. Isto, na prática, inviabilizou a escuta da SmoothFM durante meses a fio, que também já não era famosa com o rádio anterior.

De lá para cá, descobri que um outro fator afetava a captação da SmoothFM 89.5 e da M80 em 90.0: interferências electromagnéticas. No caso da Smooth pela proximidade à frequência certa, no caso da M80 por estar na exata frequência com problemas, dava dificuldades de captação relevantes a partir de um certo ponto da geografia.

Aproveitei o facto do meu rádio PX4 ter tido o touch a falhar de vez, fazendo cliques aleatórios e não fixando frequências, para trocar o rádio por algo que procurava que fosse mais competente, e procurar replicar o tão famigerado relatório da ANACOM em que me disseram que estava tudo bem com a SmoothFM em Matosinhos.

A maneira como uma simples frequência de potência intermédia variou na escuta entre 3 rádios aftermarket diferentes, todos da mesma gama de preço, é simplesmente absurda e deve ficar vertida para nota futura. Claro que só foram 3 porque peguei o primeiro, devolvi-o logo a seguir, peguei o segundo e devolvi a seguir, etc.

Temos por isso que:

BELSON BS-264W: tem de facto um Belson (passo a piada), mas a captação é para lá de péssima. Em pleno GaiaShopping no parque exterior, só chegavam as nacionais, e não todas - a Antena 2 não se ouvia bem e não tinha RDS. As locais eram obra de ficção, não havia sequer a SmoothFM. Uma piada em forma de equipamento rádio. 70€ era isto na Worten. 70€. Alguém anda a gozar com as pessoas. Devolvi.

JBL Celebrity 100: tinha esperança na marca JBL, que encontrei na Norauto e está em muitos outros locais. Todos nós aqui sabemos quão bom é o som que vem de algo com essa marca, ou pelo menos quão bom pode ser. O rádio era bem construído, mas tinha 2 problemas - em primeiro lugar aquece muito. Mas muito mesmo, aquece que é uma perfeita estupidez. Em 2o lugar, o som é efetivamente bom, mas a captação, sendo melhor que o Belson, era muito fraca na rejeição de imagem - estações como a SmoothFM estavam pejadas de interferências nos acessos da A1 e na A44 ficavam inaudíveis. A Mega Hits ouvia-se qb na A1, mal na A44. E apesar de ter AF e PTY, não tinha RDS. Um roubo de igreja para os 64.99€ que isso custou. Devolvi.

Caliber RMD057DAB: é a grande surpresa da noite. Um rádio novo, que me saiu a 39.78€ com a promoção que estava em loja na Norauto (apenas loja, não online), e já com suporte a DAB+ além do FM, RDS, AF, PTY, e tudo o resto. Sim, um rádio DAB+ já se arranja a 40€ neste momento (e fora de promoção a 60€). O rádio não tem a melhor qualidade de construção da história, o plástico nota se que é simples, mas os botões são bem construídos e algo tinha que ir no preço em causa. A qualidade de som é decente, inferior ao JBL mas decente e superior ao Belson, mas meus amigos... o que verdadeiramente brilha é a qualidade de captação, que é incrível, porque voltei a conseguir ouvir a SmoothFM e qualquer frequência do lote a caminho do sul de Gaia e daí para diante. A rejeição de imagem é muito bem conseguida, gere muito bem sinais fracos à custa de pior volume, faz trocas de AF precisas mas algo lentas, o RDS entra sempre na 1a oportunidade possível, no geral apanha mais e muito melhor que qualquer um dos outros dois. E foi este que resolveu o tema da SmoothFM, que agora ouço na A29 com a pontual interferência, mas sempre com emissão contínua e ordens de magnitude melhor que antes, e o da M80, que agora entra em Espinho e em estéreo no meu carro com a pontual entrada da Mega por meio segundo. É excelente mesmo.

Posto isto, recomendo vivamente este Caliber que mencionei para quem precise. Não há rádios que operem tão bem no mesmo patamar de preço, nem Pioneer, nem JBL, nada. É preciso ir para cima dos 80/90€ para começar a ter coisas melhores, e mesmo assim não têm DAB+.

Deixo aqui a nota caso alguém possa precisar.

39.78€ na Norauto em loja. Atenção que deve ser o modelo RMD057DAB, há o RMD057 sem DAB mas não deve ser tão bom. Aqui foi o chip mais recente a fazer muito do trabalho. Fica a nota.

Por acaso tenho esse problema, num dos meus carros. Quando existiu a torre temporária que irradia a M80 em 93,0, ainda conseguia ouvir a Smooth FM em 92,8. Agora com a torre nova, nos 92,8 é um misto de Smooth com M80. Queria saber, da experiencia do rádio, se com o RMD057DAB, consegue separar devidamente as frequências para não ter esse problema? Obrigado

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1104 em: Setembro 25, 2026, 02:49:32 pm »

Por acaso tenho esse problema, num dos meus carros. Quando existiu a torre temporária que irradia a M80 em 93,0, ainda conseguia ouvir a Smooth FM em 92,8. Agora com a torre nova, nos 92,8 é um misto de Smooth com M80. Queria saber, da experiencia do rádio, se com o RMD057DAB, consegue separar devidamente as frequências para não ter esse problema? Obrigado

Testei ali no bandscan que fiz há pouco e não há problemas com separações de 0,2 neste rádio, apenas em 0,1 podem haver interferências, e lida bem com rejeição de imagem. Portanto sim, deve resolver bem. :)

A SmoothFM na sua área não tem já o melhor dos sinais mas 92.8 vão ainda chegando por aí... acho que o pior problema não vai ser a M80 em 93.0, mas a propagação dos sinais vindos de Norte que aparecem pelo Oeste não raras vezes, sobretudo a Mega Hits 92.9 e por vezes até o Observador de Loures... Ele deve aguentar o sinal, mas não se deve ouvir nos 365 dias do ano por este motivo.

De qualquer forma, se não der, tem 14 dias para fazer a troca e devolvem em dinheiro a transação, portanto não se perde nada em experimentar. Os 39.78€ vão até 30/09 (pelo que estava na placa) mas em sistema já não passavam no dia 23, tiveram que fazer o preço manualmente, pelo que não sei se de lá para cá se mantiveram a promoção - mas não há rádio algum com estas prestações a estes preços (40/50€) neste momento, nem mesmo o Pioneer MVH-S120UI que já vi e só com amplificador consegue melhores resultados.
« Última modificação: Setembro 25, 2026, 02:51:44 pm por Memorias da Radio »