Trocar um rádio fez bastante diferença na captação da SmoothFM, mas não é toda a gente que consegue resolver ou pode fazer isso trocando o rádio - e mesmo eu só consegui acertar ao fim de 3 tentativas.
O desafio era simples: o meu rádio anterior, baseado a Silverstone PX4, tinha o tema que em tempos aqui mencionei de se portar bem com sinais fortes, mas abaixo de um certo limiar perder o sinal. Isto, na prática, inviabilizou a escuta da SmoothFM durante meses a fio, que também já não era famosa com o rádio anterior.
De lá para cá, descobri que um outro fator afetava a captação da SmoothFM 89.5 e da M80 em 90.0: interferências electromagnéticas. No caso da Smooth pela proximidade à frequência certa, no caso da M80 por estar na exata frequência com problemas, dava dificuldades de captação relevantes a partir de um certo ponto da geografia.
Aproveitei o facto do meu rádio PX4 ter tido o touch a falhar de vez, fazendo cliques aleatórios e não fixando frequências, para trocar o rádio por algo que procurava que fosse mais competente, e procurar replicar o tão famigerado relatório da ANACOM em que me disseram que estava tudo bem com a SmoothFM em Matosinhos.
A maneira como uma simples frequência de potência intermédia variou na escuta entre 3 rádios aftermarket diferentes, todos da mesma gama de preço, é simplesmente absurda e deve ficar vertida para nota futura. Claro que só foram 3 porque peguei o primeiro, devolvi-o logo a seguir, peguei o segundo e devolvi a seguir, etc.
Temos por isso que:
BELSON BS-264W: tem de facto um Belson (passo a piada), mas a captação é para lá de péssima. Em pleno GaiaShopping no parque exterior, só chegavam as nacionais, e não todas - a Antena 2 não se ouvia bem e não tinha RDS. As locais eram obra de ficção, não havia sequer a SmoothFM. Uma piada em forma de equipamento rádio. 70€ era isto na Worten. 70€. Alguém anda a gozar com as pessoas. Devolvi.
JBL Celebrity 100: tinha esperança na marca JBL, que encontrei na Norauto e está em muitos outros locais. Todos nós aqui sabemos quão bom é o som que vem de algo com essa marca, ou pelo menos quão bom pode ser. O rádio era bem construído, mas tinha 2 problemas - em primeiro lugar aquece muito. Mas muito mesmo, aquece que é uma perfeita estupidez. Em 2o lugar, o som é efetivamente bom, mas a captação, sendo melhor que o Belson, era muito fraca na rejeição de imagem - estações como a SmoothFM estavam pejadas de interferências nos acessos da A1 e na A44 ficavam inaudíveis. A Mega Hits ouvia-se qb na A1, mal na A44. E apesar de ter AF e PTY, não tinha RDS. Um roubo de igreja para os 64.99€ que isso custou. Devolvi.
Caliber RMD057DAB: é a grande surpresa da noite. Um rádio novo, que me saiu a 39.78€ com a promoção que estava em loja na Norauto (apenas loja, não online), e já com suporte a DAB+ além do FM, RDS, AF, PTY, e tudo o resto. Sim, um rádio DAB+ já se arranja a 40€ neste momento (e fora de promoção a 60€). O rádio não tem a melhor qualidade de construção da história, o plástico nota se que é simples, mas os botões são bem construídos e algo tinha que ir no preço em causa. A qualidade de som é decente, inferior ao JBL mas decente e superior ao Belson, mas meus amigos... o que verdadeiramente brilha é a qualidade de captação, que é incrível, porque voltei a conseguir ouvir a SmoothFM e qualquer frequência do lote a caminho do sul de Gaia e daí para diante. A rejeição de imagem é muito bem conseguida, gere muito bem sinais fracos à custa de pior volume, faz trocas de AF precisas mas algo lentas, o RDS entra sempre na 1a oportunidade possível, no geral apanha mais e muito melhor que qualquer um dos outros dois. E foi este que resolveu o tema da SmoothFM, que agora ouço na A29 com a pontual interferência, mas sempre com emissão contínua e ordens de magnitude melhor que antes, e o da M80, que agora entra em Espinho e em estéreo no meu carro com a pontual entrada da Mega por meio segundo. É excelente mesmo.
Posto isto, recomendo vivamente este Caliber que mencionei para quem precise. Não há rádios que operem tão bem no mesmo patamar de preço, nem Pioneer, nem JBL, nada. É preciso ir para cima dos 80/90€ para começar a ter coisas melhores, e mesmo assim não têm DAB+.
Deixo aqui a nota caso alguém possa precisar.
39.78€ na Norauto em loja. Atenção que deve ser o modelo RMD057DAB, há o RMD057 sem DAB mas não deve ser tão bom. Aqui foi o chip mais recente a fazer muito do trabalho. Fica a nota.