Autor Tópico: M80  (Lida 191831 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: M80
« Responder #195 em: Agosto 19, 2023, 04:52:18 pm »
Os de Aveiro todos eles fracos desempenhos...

pdnf

• Hero Member
« Responder #196 em: Agosto 19, 2023, 08:28:55 pm »
94,4 apresentaram sempre esse comportamento. O emissor está num local relativamente baixo, não há milagres. Mais valia instalarem o emissor na Torre Carramona (locais dos estúdios da ex-Moliceiro) e aproveitar o efeito ria/mar como 89,5 até há um ano.

94.4 já chegou mais longe AG, isso posso confirmar sem margem para dúvidas. Os 96.5 da Mega também, mas claro, não há milagres desde que ficou na sandwich Monte da Virgem piorou, e mais ainda com a micro da Fama, da Circunvalção para cima deixou de todo de se ouvir, quando dantes até cobria algumas falhas na zona da Torre do Lidador/Fórum da Maia, por exemplo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #197 em: Agosto 19, 2023, 09:24:31 pm »
94,4 apresentaram sempre esse comportamento. O emissor está num local relativamente baixo, não há milagres. Mais valia instalarem o emissor na Torre Carramona (locais dos estúdios da ex-Moliceiro) e aproveitar o efeito ria/mar como 89,5 até há um ano.

Noto também degradação relativamente a estes aspetos, AG, infelizmente. Para teres uma ideia, na zona de Espinho já há algum tempo que tinha deixado de haver interferência muito relevante dos 94.4, mas agora a situação vai a tal ponto que os 94.4 aparecem menos ainda. Por outro lado, na Feira, onde tens uma zona no centro em que 90.0 e 98.4 não resolvem e tens que ir aos 94.4, agora mal consegues ir, é mesmo no limite.

Por sua vez, a própria Batida apresenta um desempenho abaixo do par para a frequência na zona de Espinho, com um comportamento agora parecido ao que acontecia com 105.8, que por sua vez eles próprios pioraram também.

Não está fácil não...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #198 em: Agosto 20, 2023, 02:18:49 am »
O estado dos 94.4 é outro caso que deve merecer alguma preocupação da Bauer, só começam a ganhar a 90.0 a partir da Torreira, freguesia que é fronteira a São Jacinto, que já é concelho de Aveiro. Chegam a haver entradas da Antena 2 de Monsanto já na Torreira, que obrigam a recorrer aos 90.0 já em grande esforço. Por outro lado, naquele troço entre entre o acesso à A29 e a Semáforo em Arada, onde há aqueles problemas do relógio em 90.0MHz, 94.4 já nem sequer chega, quando dantes iam ajudando a tapar. Já tinha notado isso ao subir a A1, praticamente há comutação direta entre 98.4 e 90.0, 94.4 fazem um nó, entre Águeda e a A25, e não estáveis, quando dantes duravam para lá de Sta Maria da Feira. Se a ideia é tentar que a Batida chegue, têm de afinar melhor a Maia, que eu acho que sofreu alguma intervenção, sinceramente, aqui em Canelas piorou, mas notei mais sinal na Murtosa (claro, pode ser só resultado da M80 mais fraca). Mas correm um grande risco, que é em dias de propagação, verem a Mega de Coimbra e a RFM da Arrábida a entrarem forte na M80, podendo impedir a comutação, sabendo nós que nesta zona 94.4 a M80 perde 95% das vezes para a Antena 2 de Monsanto em dias de propagação.
Esse “estado” dos 94,4 é o mesmo “estado” de sempre. Que tal especular menos?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #199 em: Agosto 20, 2023, 02:27:28 am »
O estado dos 94.4 é outro caso que deve merecer alguma preocupação da Bauer, só começam a ganhar a 90.0 a partir da Torreira, freguesia que é fronteira a São Jacinto, que já é concelho de Aveiro. Chegam a haver entradas da Antena 2 de Monsanto já na Torreira, que obrigam a recorrer aos 90.0 já em grande esforço. Por outro lado, naquele troço entre entre o acesso à A29 e a Semáforo em Arada, onde há aqueles problemas do relógio em 90.0MHz, 94.4 já nem sequer chega, quando dantes iam ajudando a tapar. Já tinha notado isso ao subir a A1, praticamente há comutação direta entre 98.4 e 90.0, 94.4 fazem um nó, entre Águeda e a A25, e não estáveis, quando dantes duravam para lá de Sta Maria da Feira. Se a ideia é tentar que a Batida chegue, têm de afinar melhor a Maia, que eu acho que sofreu alguma intervenção, sinceramente, aqui em Canelas piorou, mas notei mais sinal na Murtosa (claro, pode ser só resultado da M80 mais fraca). Mas correm um grande risco, que é em dias de propagação, verem a Mega de Coimbra e a RFM da Arrábida a entrarem forte na M80, podendo impedir a comutação, sabendo nós que nesta zona 94.4 a M80 perde 95% das vezes para a Antena 2 de Monsanto em dias de propagação.

pdf olha que não. De todo! Posso dar-te um exemplo concreto, a zona da Igreja de Perosinho, em que há entradas fortes da Mega nos 90.0 o autoradio ia buscar sempre 94.4, agora de todo, fica ali pelos 90,0 mesmo a sofrer, ou em dias de propagação, Batalha ou Monsanto. Portanto, não é especulação.  ;)
Havia uma diferença significativa face aos 105.6 e agora não noto substanciais diferenças.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #200 em: Agosto 20, 2023, 02:31:11 am »

pdf olha que não. De todo! Posso dar-te um exemplo concreto, a zona da Igreja de Perosinho, em que há entradas fortes da Mega nos 90.0 o autoradio ia buscar sempre 94.4, agora de todo, fica ali pelos 90,0 mesmo a sofrer, ou em dias de propagação, Batalha ou Monsanto. Portanto, não é especulação.  ;)
Havia uma diferença significativa face aos 105.6 e agora não noto substanciais diferenças.
Dias diferentes, comportamentos diferentes. É a beleza das ondas radioelétricas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #201 em: Agosto 20, 2023, 02:56:34 pm »

Dias diferentes, comportamentos diferentes. É a beleza das ondas radioelétricas.

Certo, mas concordas comigo que existirá um padrão, certo? Por isso é que eu nunca escrevo aqui que me dei conta de uma falha ou alteração logo à primeira vez, mais tenho o cuidado de verificar em dias com meteorologia diferente, e de comparar com outras rádios que saiam do mesmo local ou próximas, e que propaguem da mesma forma, que tenham as mesmas condições técnicas. Não posso dizer que a M80 Valongo está mais fraca porque na quinta-feira levou porrada da Renascença, isso é o efeito das ondas, é uma vez, e num dia em que se notavam os mesmos efeitos noutras estações. Agora, se 365 dias ao ano existia um dado comportamento de um emissor, e de um momento para o outro deixou de haver, não acho que se possa dizer que seja o efeito das ondas. Pode também não ser alterações provocadas por técnicos, óbvio que esses não andam a subir e a descer as torres todos os dias, porém, por muito resistente que seja o material, este está exposto a altas temperaturas, a humidade, a frio... não vai há muito um técnico da RDP explicou isso mesmo no programa da Provedora, existe sempre algum desgaste, por melhor que seja a manutenção. No caso a que aludi, sim, notei isso, e até só escrevi depois de fazer mais uma viagem para sul, e escrevi-o à terceira vez. Dou até o exemplo, era uma frequência que até conseguia sintonizar relativamente bem dentro de casa...
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #202 em: Agosto 20, 2023, 05:26:45 pm »
Parece me que até Viseu está algo pior...
Na A25 o radio vai buscar M80 Manteigas em zona que deveria ser ja dos 95.6,isto na A25 a seguir a.
 Area de Serviço de Mangualde,sentido Viseu Guarda.
Noto que a Bauer deve ter investido tanto no Show Me The Money que a parte técnica deixa a desejar.
Para nao falar bo desconforto em ouvir os 102.8 de Viseu com micro cortes.
E posso acrescentar,para a semana Vilar de Mouros só da nas emissões em cadeia. Nas locais nada...

pdnf

• Hero Member
« Responder #203 em: Agosto 20, 2023, 05:36:09 pm »
Na A25 o radio vai buscar M80 Manteigas em zona que deveria ser ja dos 95.6,isto na A25 a seguir a.
Noto que a Bauer deve ter investido tanto no Show Me The Money que a parte técnica deixa a desejar.
E posso acrescentar,para a semana Vilar de Mouros só da nas emissões em cadeia. Nas locais nada...
O Show Me the Money investimento? Desconfio que deve ser faturar à grande. Quantos milhares de sms não receberão eles?

A questão das locais até compreendo, teriam de deslocalizar os locutores de locais todos, pelo que foi explicado (confesso que não encontro nada na Lei que o indique) as horas locais têm de ter aprovação prévia da ERC, não pode num dado dia, por conveniência, a rádio alterar a programação. Isso é francamente limitativo, mas se assim é, a culpa não será certamente da Bauer.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #204 em: Agosto 20, 2023, 06:15:26 pm »
O Show Me the Money investimento? Desconfio que deve ser faturar à grande. Quantos milhares de sms não receberão eles?

A questão das locais até compreendo, teriam de deslocalizar os locutores de locais todos, pelo que foi explicado (confesso que não encontro nada na Lei que o indique) as horas locais têm de ter aprovação prévia da ERC, não pode num dado dia, por conveniência, a rádio alterar a programação. Isso é francamente limitativo, mas se assim é, a culpa não será certamente da Bauer.

É mais por aqui, é mais uma forma de lucro. É também uma parceria com a NOS, que providencia a campanha de SMS na plataforma deles.

Quanto às locais, creio que só podem interromper a emissão para especiais de informação da emissão em cadeia. De resto nisso o espírito da ERC parece ser de que por exemplo, se há x evento e acontece em emissão local, tem que ir alguém *da própria rádio local em si* cobrir o evento e transmitir na emissão local. Como se fosse uma rádio separada.

Sendo limitativo, tem a sua razão de ser... e lá está. Se a M80 tivesse centros regionais de emissão e produção, isto não era propriamente um problema. Era locutor no estúdio, comentador relevante da região ou deslocalizado de Lx, e um feed na mesa para concerto ou o que fosse, assegurado pelo responsável técnico de Lisboa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #205 em: Agosto 23, 2023, 10:54:30 pm »
A cobertura de Vilar de Mouros está excelente.

Fazendo um paralelo futebolístico, "hoje houve taça!". Isto foi dentro de casa, em Canelas - Gaia, lá fora, está 50%/50%, em linha de vista aos emissores do Mte da Virgem.
« Última modificação: Agosto 23, 2023, 10:57:47 pm por pdnf »
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #206 em: Agosto 23, 2023, 11:35:20 pm »
No fundo são 11 contra 11 e a M80 é comida de cebolada...

Até podem ter esforço, dedicação e devoção, mas falta claramente glória naquele emissor.

Volta e meia há um afundanço no sinal e o veredicto é sempre: "Penálti para a Mega!"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #207 em: Agosto 24, 2023, 12:13:46 pm »
Hoje Viseu na Cidade Fm estava só com ruído.
So cerca das 10 voltou a emissão e os micro cortes continuam

pdnf

• Hero Member
« Responder #208 em: Agosto 24, 2023, 01:02:48 pm »

Até podem ter esforço, dedicação e devoção, mas falta claramente glória naquele emissor.

Volta e meia há um afundanço no sinal e o veredicto é sempre: "Penálti para a Mega!"

Penso que existirão refletores para sul em todos os emissores do concelho do Porto, no da RECORD não sei se também não devido à CFM. Mas a verdade é que o emissor da Rádio Nova, que até é a a que tem uma outra rádio na mesma frequência mais próxima, se aguenta muito melhor. Por exemplo, ontem com Valença a chegar forte, a NOVA não permite entradas da Comercial, até a RFM deixa espaço à Antena 3 em 104.0. Dito isto, começa a ficar reduzido o leque de rádios que nunca vi cair onde não deviam tremer: RR, RFM, SUDOESTE, RADIO 5, NOVA e CIDADE FM. Tudo o resto que é do Porto, já foi ao ar em algum momento.
No caso da M80 não sei se não seria possível passar o emissor para a RETI, mas estou em crer que ajudaria, ou tentar pensar numa deslocalização para 89.9, ficaria mais livre da pressão a sul da Mega e a Norte da RNE-1 com 60Kw em 90.1. A RR do Muro em 89.8 não acho que fosse fazer grandes estragos.
« Última modificação: Agosto 24, 2023, 01:05:55 pm por pdnf »
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #209 em: Agosto 24, 2023, 01:22:24 pm »

Penso que existirão refletores para sul em todos os emissores do concelho do Porto (...)

Só no dos 90,0 MHz.

Penso que não transitou para a torre da RETI por causa disso mesmo - por não poder "entrar" no multiplex de elementos radiantes que já lá estão (sem refletores).