Autor Tópico: M80  (Lida 185585 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: M80
« Responder #210 em: Agosto 24, 2023, 01:33:31 pm »

Só no dos 90,0 MHz.

Penso que não transitou para a torre da RETI por causa disso mesmo - por não poder "entrar" no multiplex de elementos radiantes que já lá estão (sem refletores).

Eu diria que isso é mesmo uma violação grosseira da concorrência, 90.0 ter e 94.8 e 98.9 não serem obrigados a tal, quando até têm rádios para sul. Lá está, o ponto para mim seria mesmo passar para 89.9, a Arrábida já está muito longe. Pode acontecer de ser destornada pela RFM? Poder pode, como acontece com Valongo em 105.8, mas é mais raro, e a potência do Porto é outra. A título de exemplo, ontem à noite a ANTENA 1 de Coimbra estava a chegar com RDS a 94.9, e a coexistir perfeitamente bem com a FESTIVAL em 94.8.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Miguel

• Full Member
« Responder #211 em: Agosto 24, 2023, 01:44:29 pm »
No fundo são 11 contra 11 e a M80 é comida de cebolada...

Até podem ter esforço, dedicação e devoção, mas falta claramente glória naquele emissor.

Volta e meia há um afundanço no sinal e o veredicto é sempre: "Penálti para a Mega!"

Penso que existirão refletores para sul em todos os emissores do concelho do Porto, no da RECORD não sei se também não devido à CFM. Mas a verdade é que o emissor da Rádio Nova, que até é a a que tem uma outra rádio na mesma frequência mais próxima, se aguenta muito melhor. Por exemplo, ontem com Valença a chegar forte, a NOVA não permite entradas da Comercial, até a RFM deixa espaço à Antena 3 em 104.0. Dito isto, começa a ficar reduzido o leque de rádios que nunca vi cair onde não deviam tremer: RR, RFM, SUDOESTE, RADIO 5, NOVA e CIDADE FM. Tudo o resto que é do Porto, já foi ao ar em algum momento.
No caso da M80 não sei se não seria possível passar o emissor para a RETI, mas estou em crer que ajudaria, ou tentar pensar numa deslocalização para 89.9, ficaria mais livre da pressão a sul da Mega e a Norte da RNE-1 com 60Kw em 90.1. A RR do Muro em 89.8 não acho que fosse fazer grandes estragos.
Os 89.8 da RR são do Minheu e não Muro, pq o do Muro são os 103. 4

Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #212 em: Agosto 24, 2023, 01:50:06 pm »
Em relação a refletores,

Penso que isso só aconteceu precisamente por causa dos 90,0 MHz de Coimbra.

Mais: no final dos anos 80, as 5 frequências atribuídas ao Porto não tinham todas a mesma potência.

A saber:

1. Rádio Nova: 5 kW
2. Rádio Press: 2 kW
3. Rádio Activa: 1 kW
4. Rádio Festival: 1 kW
5. Rádio Placard: 1 kW

Ou seja, vemos ali que a frequência que hoje é a atual M80 só tinha 1000 W originalmente!

E mais uma curiosidade! Destas 5, a Rádio Nova (com a melhor frequência) era a única com torre noutro concelho (Vila Nova de Gaia - Monte da Virgem). Todas as outras emitiam a partir do Porto, no topo de prédios (vide a nossa base de dados).

--

EDIT

Como curiosidade, as potências originais também em Lisboa:

1. Correio da Manhã Rádio (101,5): 5 kW
2. TSF (89,5): 2 kW
3. RPL (90,4): 1 kW
4. Rádio Minuto (92,4): 1 kW
5. Rádio Geste (96,6): 1 kW
6. Antena Lisboa (91,6): 1 kW
« Última modificação: Agosto 24, 2023, 02:32:08 pm por AG »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #213 em: Agosto 24, 2023, 03:30:58 pm »
No fundo são 11 contra 11 e a M80 é comida de cebolada...

Até podem ter esforço, dedicação e devoção, mas falta claramente glória naquele emissor.

Volta e meia há um afundanço no sinal e o veredicto é sempre: "Penálti para a Mega!"

Penso que existirão refletores para sul em todos os emissores do concelho do Porto, no da RECORD não sei se também não devido à CFM. Mas a verdade é que o emissor da Rádio Nova, que até é a a que tem uma outra rádio na mesma frequência mais próxima, se aguenta muito melhor. Por exemplo, ontem com Valença a chegar forte, a NOVA não permite entradas da Comercial, até a RFM deixa espaço à Antena 3 em 104.0. Dito isto, começa a ficar reduzido o leque de rádios que nunca vi cair onde não deviam tremer: RR, RFM, SUDOESTE, RADIO 5, NOVA e CIDADE FM. Tudo o resto que é do Porto, já foi ao ar em algum momento.
No caso da M80 não sei se não seria possível passar o emissor para a RETI, mas estou em crer que ajudaria, ou tentar pensar numa deslocalização para 89.9, ficaria mais livre da pressão a sul da Mega e a Norte da RNE-1 com 60Kw em 90.1. A RR do Muro em 89.8 não acho que fosse fazer grandes estragos.
RR no Muro é nos 103,4. 89,8 é no Minhéu.

O pdf já esclareceu a questão dos refletores no caso do Porto, relativamente aos de Gaia não tem a sul. Até porque todos eles estão localizados a norte do concelho (Monte da Virgem). Se tivessem não se ouviria tão bem a Cidade ou a Nova Era tão bem na região de Aveiro, por exemplo. Estaria ao nível dos 102,7 da Sudoeste, que mal se sintoniza.

pdnf

• Hero Member
« Responder #214 em: Agosto 24, 2023, 04:01:04 pm »
Desculpem o lapso, claro que é Minhéu, se fosse Muro era impossível, veja-se o que aconteceu à Rádio 5, e as dificuldades que as de COimbra que partilham a frequência enfrentam às portas do concelho, e até em alguns locais, dentro do mesmo, e falamos de 100km para sul.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #215 em: Agosto 25, 2023, 10:35:29 pm »
M80 Manteigas vs M80 Monsanto.
Curioso,Manteigas não passou a emissão local
Dá a nacional,com rds local...
Não escrevas isso... deixa-os lá fazer a marosca, que eu se fosse diretor da rádio fazia o mesmo!  ::) Mas vão transmitir algum concerto?
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #216 em: Agosto 26, 2023, 09:15:13 am »
Nenhum concerto...
Emissão especial zero

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #217 em: Agosto 31, 2023, 08:22:39 pm »
João Costa e Silva despediu se hoje da M80, onde fazia horas locais.
Mais uma rádio lhe fecha as portas, depois da Cidade FM.
Não o ouvi muito, não posso emitir grandes comentários, mas parece me um rapaz que adora rádio, mas tem pouca sorte neste meio...

pdnf

• Hero Member
« Responder #218 em: Agosto 31, 2023, 09:32:40 pm »
João Costa e Silva despediu se hoje da M80, onde fazia horas locais.
Mais uma rádio lhe fecha as portas, depois da Cidade FM.
Não o ouvi muito, não posso emitir grandes comentários, mas parece me um rapaz que adora rádio, mas tem pouca sorte neste meio...

O João quando anunciou que ia para a M80 frisou logo que seriam 4 meses a cobrir as férias das locais. Só esteve nas locais, portanto, para sul seria muito difícil apanhá-lo, mas quando esteve na de Valongo, chegou a estar a fazer os dois painéis em direto, o que sabemos que é raríssimo de acontecer. É um homem da rádio, esforçado e dedicado, com uma boa locução, acredito que com sorte e no tempo certo, terá pés para outro tipo de rádios.

Permitam-me um offtopic: Aquando do dia da mulher, recordo-me de escutar num noticiário, salvo erro da TSF, um estudo académico que mostrava que a rádio era um de 6 setores de atividade em Portugal onde a desigualdade de oportunidades e salarial existia...em sentido inverso (curiosamente na TV não!). Não me interpretem mal, eu gosto imenso de vozes femininas, simplesmente entendo que hoje é mais fácil a uma mulher vingar no meio do que a um homem, isto por uma simples razão: o digital. Onde é muito mais fácil às mulheres crescerem e trazerem esse público para o éter do que para um homem. Fechando o offtopic...

Não obstante, a Bauer, tem tido um historial de deitar pela janela excepcionais talentos, como sejam as duas Catarinas e o próprio João, que bem que podiam ter ficado no pós-estágio (ainda esta semana temos animadores de nacional a fazer locais). Mais isto é o que temos em Portugal, rádios nacionais que não conseguem acomodar na massa salarial mais 70k/80k ao ano para três animadores...
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #219 em: Setembro 03, 2023, 08:35:29 pm »
M80 Manteigas emissor desligado ja a uns dois dias...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #220 em: Setembro 04, 2023, 12:59:56 pm »
M80 Manteigas já está a funcionar. Provavelmente deveu-se à forte trovoada que se abateu na região e que até provocou graves danos materiais, tal como foi noticiado nos órgãos de comunicação social.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #221 em: Setembro 04, 2023, 02:03:11 pm »
Estranho a playlist da local de Manteigas e a de Viseu.
Sequências diferentes

pdnf

• Hero Member
« Responder #222 em: Setembro 04, 2023, 02:32:00 pm »
M80 Manteigas emissor desligado ja a uns dois dias...

Por curiosidade, com a M80 Manteigas desligada, chega a Popular de Soure aí?
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #223 em: Setembro 04, 2023, 02:56:07 pm »
Chegava qualquer coisa

pdnf

• Hero Member
« Responder #224 em: Outubro 03, 2023, 12:24:10 am »
Parado na entrada do Aeroporto, M80 Vila Real sinal perfeito em 97.4. Agora, não está a funcionar o AF, depois das 23H o RDS alterou de imediato de M80VREAL para M80 e a frequência manteve-se inalterada. Ainda esperei quase um minuto, dada a força do sinal, e Mte da Virgem e mesmo Sta Justa não serem famosos na zona, mas nada. Fui manual aos 90.0, saltou para os 103.8 de Fafe, e depois para os 105.8 de Valongo. Voltei a 97.4 manualmente, e assim deixei ir, AF nada. O sinal aguentou.se bem até ao Norteshopping, a partir da Rotunda AEP em diante, começa a levar com força da RFM de Aveiro e da Radio 3 de Vigo, alternadamente, perdendo-se o sinal totalmente à chegada à VCI, no nó do Parque da Cidade (R. Beato Inácio de Azevedo).
Deviam ligar o AF, particularmente com Fafe, a comutação deve ajudar, mas mesmo com 90.0, por exemplo, na zona dos Carvalhos, que é de sombra e os sinais do Alvão entram perfeitos. UFM substancialmente mais fraca que a M80, a VOZMARAO não tem hipóteses contra a Rádio 5.
Rádio é: