Autor Tópico: Bauer Media Audio Portugal  (Lida 47680 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Bauer Media Audio Portugal
« Responder #150 em: Setembro 23, 2025, 10:29:01 pm »
Estou a ouvir e isto é muito interessante...

Incrível como a RDP da época deixou a Sampaio e Pina neste estado, porque estava anos à espera da privatização. Com alguidares e a chover nos corredores...

A RC e a CMR fundiram-se, então, em 1993.

Interessantíssimo que a nova Comercial Rádio Rock em 97 esteve 3 dias a passar Rolling Stones non-stop... realmente o Montez nunca muda na forma de fazer  ;D O que eu matava por uma gravação disso!

De resto, há aqui uma série de afirmações, especialmente a partir do minuto 15, que pode ser... bastante polémica, até para o que dizemos aqui... mas que estou a aprender imenso estou!
« Última modificação: Setembro 23, 2025, 10:30:46 pm por Memorias da Radio »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #151 em: Setembro 23, 2025, 10:46:27 pm »
Se fossem só as instalações a estarem decrépitas na altura...

Uma parte significativa da rede emissora estava num estado deplorável, ainda me lembro de eles em meados dos anos 90 publicarem anúncios na imprensa escrita a anunciarem as frequências "restauradas" em diversos pontos do país.

Cheguei a presenciar, já um pouco mais tarde, por volta de 2003/4, o estado de quase abandono que mostrava o TX de Bornes (portão e vedação arrombados, mato disperso, etc).

Atento

• Hero Member
« Responder #152 em: Setembro 23, 2025, 10:58:40 pm »

Uma parte significativa da rede emissora estava num estado deplorável, ainda me lembro de eles em meados dos anos 90 publicarem anúncios na imprensa escrita a anunciarem as frequências "restauradas" em diversos pontos do país.

Cheguei a presenciar, já um pouco mais tarde, por volta de 2003/4, o estado de quase abandono que mostrava o TX de Bornes (portão e vedação arrombados, mato disperso, etc).

Estava tudo ao abandono.

No fundo, o que foi privatizado foi o nome e a possibilidade de restaurar uma rede nacional de emissores que na pratica, na altura da privatização,  não existia...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #153 em: Setembro 23, 2025, 11:22:24 pm »
Esta entrevista é deliciosa por vários fatores (cito no tópico respetivo porque muita coisa já cai fora da M80, para podermos falar isto devidamente)...

https://m80.pt/podcasts/a-bolha-da-radio/t1/am-e-fm

Fiquei a saber que o RCP nos moldes feitos (e falhados) não foi culpa direta da MCR, mas de um acionista maioritário, a PRISA... e que basicamente com a perda do balão da PRISA é que o RCP acaba. Lá deu para reabilitar e para os ilibar aos meus olhos de uma culpa que lhes atribuía (e não lhes perdoava) há 14 anos... e também me permitiu perceber uma certa instrumentalização de antena à época que me fora completamente desconhecida. Muito bom.

A Best Rock e os episódios de convulsão, antes e depois, na Comercial e fora dela, são incríveis também... e eu não sabia que tinham tido múltiplos acionistas. Serve para eu perceber quão vistas-curtas era meramente chamar à MCR de Máquinas e Cassetes para Rádios, sem perceber o contexto específico da empresa... Curioso ver um tema que considerei assim durante talvez 15/16 anos subitamente negado, e ainda bem.

Ou seja, os projetos que se falava, a Romântica numa 2ª fase, a Foxx, as voltas... eram uma procura de definição do grupo e de testes a formatos, com base à consultoria que existia. Muito interessante perceber isso. Não acho que isso esgote o espaço para esses formatos, mas esgotou pelo menos no contexto e para o pretendido naquele grupo, ao que pude perceber. Ou seja, dá para perceber com isto que há espaço para outros formatos, de forma diferente, só que de outras formas. Certamente também relacionado ao limite de alvarás que existe.

Mas estou apenas a aflorar a raiz do que este episódio contém... isto é ouro, mesmo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #154 em: Setembro 23, 2025, 11:27:24 pm »
O nome M80 surge de uma maneira... ai jesus........

A ouvir por volta do minuto 50, recomendo vivamente!
« Última modificação: Setembro 23, 2025, 11:28:58 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #155 em: Setembro 24, 2025, 12:05:50 am »

Estava tudo ao abandono.

No fundo, o que foi privatizado foi o nome e a possibilidade de restaurar uma rede nacional de emissores que na pratica, na altura da privatização,  não existia...
E que nunca valiam os 1 milhão de contos (5 milhões de euros, ajustados a 10 milhões de euros com a inflação desde 93 até 2025) pelos quais o Estado vendeu a empresa RC, SA. Segundo relatos da época, os activos da Rádio Comercial valeriam na realidade 1/3 desse valor, ou seja, 300 mil contos.

A verdade é que a Presslivre ficou logo de mãos atadas face ao que teve de pagar pela estação e não pode recuperar a RC. Em 97 venderam a RC à Media Capital, creio que por esses tais 300 mil contos.
« Última modificação: Setembro 24, 2025, 12:08:28 am por AG »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #156 em: Setembro 24, 2025, 12:10:20 am »
O nome M80 surge de uma maneira... ai jesus........

A ouvir por volta do minuto 50, recomendo vivamente!

Corrobora um pouco a ideia que tenho de que a MCR desde da entrada do Pedro Tojal até ao fim do Rádio Clube andou muito à deriva.

Epá, falo por mim. Quero muito mais disto!
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #157 em: Setembro 24, 2025, 12:34:39 am »
Esta entrevista é deliciosa por vários fatores (cito no tópico respetivo porque muita coisa já cai fora da M80, para podermos falar isto devidamente)...

Fiquei a saber que o RCP nos moldes feitos (e falhados) não foi culpa direta da MCR, mas de um acionista maioritário, a PRISA... e que basicamente com a perda do balão da PRISA é que o RCP acaba. Lá deu para reabilitar e para os ilibar aos meus olhos de uma culpa que lhes atribuía (e não lhes perdoava) há 14 anos... e também me permitiu perceber uma certa instrumentalização de antena à época que me fora completamente desconhecida. Muito bom.

A Best Rock e os episódios de convulsão, antes e depois, na Comercial e fora dela, são incríveis também... e eu não sabia que tinham tido múltiplos acionistas. Serve para eu perceber quão vistas-curtas era meramente chamar à MCR de Máquinas e Cassetes para Rádios, sem perceber o contexto específico da empresa... Curioso ver um tema que considerei assim durante talvez 15/16 anos subitamente negado, e ainda bem.

Ou seja, os projetos que se falava, a Romântica numa 2ª fase, a Foxx, as voltas... eram uma procura de definição do grupo e de testes a formatos, com base à consultoria que existia. Muito interessante perceber isso. Não acho que isso esgote o espaço para esses formatos, mas esgotou pelo menos no contexto e para o pretendido naquele grupo, ao que pude perceber. Ou seja, dá para perceber com isto que há espaço para outros formatos, de forma diferente, só que de outras formas. Certamente também relacionado ao limite de alvarás que existe.

Mas estou apenas a aflorar a raiz do que este episódio contém... isto é ouro, mesmo.

Fica provado que nunca viria da cabeça dos administradores portugueses a ideia uma rádio de palavra, ainda para mais da forma como começou o episódio (só não entendi a real razão para a Best Rock ter sido lançada repentinamente como foi). Muito interessante não terem levado à letra tudo aquilo que o consultor disse na altura da Rádio Rock, se assim fosse ainda estariam à sombra da RFM hoje em dia.

Por outro lado, acho que é óbvio se é que ainda existiam dúvidas que o Pedro Ribeiro tem tudo para ser o próximo líder da BAP Portugal. O Miguel Cruz pelas datas estará perto dos 60, não demorará muito a acontecer.

É mesmo delicioso, e ainda só estamos no início!
« Última modificação: Setembro 24, 2025, 12:41:16 am por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #158 em: Setembro 24, 2025, 09:18:14 am »

Fica provado que nunca viria da cabeça dos administradores portugueses a ideia uma rádio de palavra, ainda para mais da forma como começou o episódio (só não entendi a real razão para a Best Rock ter sido lançada repentinamente como foi). Muito interessante não terem levado à letra tudo aquilo que o consultor disse na altura da Rádio Rock, se assim fosse ainda estariam à sombra da RFM hoje em dia.

Por outro lado, acho que é óbvio se é que ainda existiam dúvidas que o Pedro Ribeiro tem tudo para ser o próximo líder da BAP Portugal. O Miguel Cruz pelas datas estará perto dos 60, não demorará muito a acontecer.

Custa a acreditar que o RCP tenha mesmo sido parido a 100% pela PRISA...

Aquilo tinha pouco a ver com a Cadena SER...

É fácil dizer que foi a Prisa, quando os responsáveis da PRISA não vão ouvir este podcast e dificilmente haverá ecos dele em Madrid...

Se o RCP de palavra foi mesmo da responsabilidade da PRISA mais valia terem estado quietos e deixado estar o que estava...

Aquilo era muito mau...

Apesar do Adelino Faria e Aurélio Gomes.
« Última modificação: Setembro 24, 2025, 09:28:13 am por Atento »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #159 em: Setembro 24, 2025, 09:39:14 am »

Isto, ouvindo de fora, creio que com a chegada do Pedro Tojal à MCR, ele quis combater a sua antiga estação (RFM) transformando a Rádio Comercial num produto semelhante.
Como a Rádio Rock era um produto que não lutava pelo lugar cimeiro, mas que tinha uma audiência considerável, alavancado pelo Programa da Manhã (Pedro Ribeiro, Maria de Vasconcelos e Nuno Markl) que lutava com o Acordar Portugal com o Pedro Tojal pela liderança do horário, tendo O Homem Que Mordeu O Cão e Outras Histórias chegado uma notoriedade grande através de um documentário, um livro e uma digressão em teatros transmitida pela TVI, a administração da MCR teve que criar à pressão um subproduto para um parque emissor reduzido que abarcasse essa filosofia de rádio.

De referir que a Best Rock FM conseguiu atingir 2 % de AAV, com apenas 2 emissores. Já a Rádio Comercial do «menos palavra, muito mais música» nunca descolou dos 6 % de AAV, quando a Rádio Rock chegou a roçar os 9 % de AAV quando na mudança em 1997, tinham cerca de 2 % de AAV.

https://www.publico.pt/2000/11/18/jornal/metade-da-audiencia-em-tres-anos-151388

Uma coisa que retive foi a vontade da PRISA em replicar o modelo da Cadena SER em Portugal com a 4.ª vida do Rádio Clube e que essa era a prioridade da MCR, não a Rádio Comercial.
Talvez por isso tenham convidado o jovem veraneante Pedro Ribeiro para director da RC em 2005.

E o resto é história...

PS: Podem e devem rebater estas ideias pois eu era uma criança nestas alturas e isto é uma interpretação minha através de alguns números que vi na NET.

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #160 em: Setembro 24, 2025, 10:09:45 am »
Isso da Comercial ser "rádio rock" é muito relativo, era sobretudo o claim para se distinguir das outras rádios. O formato da rádio era Hot AC (Adult Contemporary), enquanto que a RFM tinha um formato Soft AC.

E no último ano completo de "rádio rock" (2002), artistas como Shakira, Coldplay ou Avril Lavigne eram presenças assíduas na playlist, a mudança para uma rádio com um formato um pouco mais abragente já estava a ser feita, de forma gradual.

O grande erro do Pedro Tojal foi mandar a equipa do Programa da Manhã que estava no pico da popularidade para uma rádio com 2 emissores. Não fez sentido nenhum e tanto assim foi que passados três anos "repôs" o Pedro Ribeiro na RC, pouco antes de ser despedido pela PRISA.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #161 em: Setembro 24, 2025, 10:21:55 am »
P Bigodes faz uma analise certa.

No fundo Tojal, queria combater a RFM com perfil semelhante  e deixou cair o " Radio Rock", o RCP era para enfrentar a RR, muito na onda da musica que a Catolica  passava, a Best Rock para lutar com a Mega, que na altura era " Mega FM, a rádio  do Novo Rock"...
Mas os resultados não foram os pretendidos.
Tojal não durou muito no cargo...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #162 em: Setembro 24, 2025, 02:48:44 pm »
Aquilo sempre foi trocas e balbúrdias.
Só RCP,Comercial e Cidade bem definidas.
A Comercial do Tojal era Menos Palavra e Muito Mais Musica e depois com o Pedro Ribeiro Clássicos e Mais Musica Nova.
Digo esta fase de 2004/2005 era bem interessante.
Parecia um misto de RCP com Cidade.
Gostava imenso.
Scorpions e Coldplay por exemplo.
Nessa altura a RFM era muito a base de clássicos mas sabia bem ouvir uma ou outra.
Atualmente tempos são outros...
Pena a M80 ser pouco abrangente. Podia respostar mais nos anos 80 mas também nos 2000 em músicas que não cabem na Comercial.
Abranger mais playlist. Pensando que não 2015 já se passaram 10 anos e novas décadas vão entrando em modo clássicos.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #163 em: Setembro 24, 2025, 02:50:17 pm »
A Comercial do Tojal era Menos Palavra e Muito Mais Musica e depois com o Pedro Ribeiro Clássicos e Mais Musica Nova.
Gostava imenso.
Nessa altura a RFM era muito a base de clássicos mas sabia bem ouvir uma ou outra.
Pena a M80 ser pouco abrangente. Podia respostar mais nos anos 80 mas também nos 2000 em músicas que não cabem na Comercial.
Abranger mais playlist. Pensando que não 2015 já se passaram 10 anos e novas décadas vão entrando em modo clássicos.

Na minha opinião, a BAUER Portugal nada trouxe de novo ao panorama radiofónico nacional, nem mesmo a melhor tecnologia digital...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #164 em: Setembro 24, 2025, 02:55:07 pm »
Gostava imenso.

Sem dúvida tenho a percepção de que a RFM ainda se manteve na liderança em algumas regiões até já depois da chegada ao 1º lugar da RC à custa de ter alguns clássicos muito bem misturados com música nova, agora como disseram no podcast a ideia foi fazer diferente.
Agora arrisco a dizer que se a Star FM não tivesse corrido tão mal, provavelmente ainda hoje teríamos uma rádio de música dos anos 60, 70 e já a entrar nos 80 a complementar a própria M80 que podia estar com menos pressão e ser mais abrangente.