Autor Tópico: Renascença  (Lida 1090351 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Renascença
« Responder #4080 em: Setembro 25, 2023, 08:28:06 pm »
Navegar á bolina, ao sabor do vento é o que isso é.

E já foi confirmado que vão navegar no clássico na Luz... têm uma sorte que por obra e graça da Liga o jogo é a um ótimo horário para as rádios com muitos a caminho do fim de semana.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4081 em: Setembro 25, 2023, 08:39:00 pm »
Caro Memorias
Em primeiro lugar, parabéns porque o meu caro faz críticas, de quem ouve a rádio e, pode se concordar ou não, mas no caso até concordo 👍.

O cenário tenebroso, foi só num cenário também ele tenebroso, a redação tem 20 a 30 jornalista e situação séria tão crítica que a RR não conseguisse mante la.
Só nesse caso...

Danl

• Hero Member
« Responder #4082 em: Setembro 25, 2023, 09:09:43 pm »

Lhe garanto que o desporto pode acabar, até à informação, mas os espaços relegiosos NAO!

Porque, presumo, que se os espaços religiosos acabassem perderiam o alvará. Porque esse é o pilar que norteia a Emissora Católica Portuguesa desde sempre. E entre a atual RR e uma inovadora Observador, preferiria esta na rede emissora nacional.

Desculpe intrometer-me na conversa.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4083 em: Setembro 25, 2023, 09:17:19 pm »
Não diria que as audiências da RR estejam penduradas numa só pessoa; diria que a Inês Lopes Gonçalves também tem o seu peso, e para os ouvintes mais ligados à rádio a Ana Galvão de facto satisfaz, e satisfaz muito bem. Nas tardes o Daniel Leitão é um contrapeso interessante mas sem grande formato face a um Renato Daniel mais discreto e a uma Filipa Galrão que é a cara principal das tardes e que, por sua vez, interage bem com o Renato. Mas as tardes da RR não conseguiram ir além do que a Comercial faz, isto é, são só relevantes para o auditório que acompanhava já as manhãs ou outros espaços do dia. Em alcance exterior não estão ao nível das da RFM, que conta com o Pedro Fernandes, e creio que isto é de propósito.

Sem a Joana Marques as manhãs cairiam de terceiras para talvez sextas ou sétimas mais ouvidas, mas creio que o impacto nas tardes seria virtualmente nulo a este ponto. A questão é que a Joana Marques anda a ser aproveitada à maluca: já na temporada passada havia 4 passagens da rubrica *por dia*!!! Não sei como está isso agora, mas...
Nas tardes o impacto seria nulo porque poucos a ouvem. Não tenho dúvidas que 80% do auditório disponível está entre a RC e a RFM.

Agora sem Joana Marques nas manhãs a Inês Lopes Gonçalves e a Ana Galvão "podiam fazer o pino" que as audiências iriam cair a pique.

A RR neste momento reduz-se a Joana Marques e nada mais.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4084 em: Setembro 25, 2023, 10:14:32 pm »
Caro Memorias
Em primeiro lugar, parabéns porque o meu caro faz críticas, de quem ouve a rádio e, pode se concordar ou não, mas no caso até concordo 👍.

O cenário tenebroso, foi só num cenário também ele tenebroso, a redação tem 20 a 30 jornalista e situação séria tão crítica que a RR não conseguisse mante la.
Só nesse caso...

Muito obrigado pela apreciação, e fico feliz por concordar!

E ouço, e ouço, mesmo agora insatisfeito com o rumo atual desta vertente do desporto continuo a ouvir... além de já normalmente fazer esse exercício com estações em fases mais difíceis, no caso da RR calha por cima disso que não só ouço há aquele tempo que lhe tinha dito, como ainda atualmente ouço em vários horários. E não ouço 10 minutos, quando ouço é de 1h para cima normalmente, mais em viagens longas como vou ter que fazer na Quinta...

As manhãs têm muito por onde cativar ali, não é só a Joana Marques ao contrário do que se está a dizer aqui, e eu sugiro a quem está a dizer isso que ouça um bom bloco de 1h e depois venha aqui dizer se nota assim tanta diferença na continuidade e se foi subitamente tão mais agradável ou desagradável.

Por exemplo, não há quatro minutos e meio de publicidade duas vezes por hora como na Comercial (essa contagem foi na hora das 08h na semana passada!), é bem menos e é melhor distribuída (talvez uns 5?), entre live-copies na continuidade e publicidade nos últimos 10 da hora; há muito mais e melhor informação, não há um explicador que se veja na Comercial, por exemplo; há um estilo mais sóbrio mas aberto que eu prefiro aquela hora; e há a mestria da Ana Galvão a conduzir as coisas, que conseguiu um objetivo difícil aquando da entrada e que eu não estou a ver ninguém aqui a saber valorizar, mas de que se falou imenso na altura - manteve o estilo dela, manteve um registo menos plástico mas adaptou à forma de fazer rádio da Renascença. Isso foi bem sucedido. Eu ouço-a e parece que estou nos anos 90, no melhor sentido possível desta afirmação, porque na minha opinião isso foi o pico e a coisa desceu desde essa altura.

São manhãs bem arredondadas. A playlist fica disfarçada pelas rubricas e pelo maior peso da informação, e quando aparece nota-se o dedo da Ana nas escolhas, são ótimas seleções dentro do clássico, portanto fica tudo bem; no fundo são boas manhãs. Aí não sinto o problema que acho que existe no resto da emissão, daí também as escolher.

Mesmo as tardes, apesar da ligeira e ocasional disfunção entre Renato e Daniel são bastante boas, a Filipa Galrão é uma ótima comunicadora e na hora das 18h eles brilham bem. Estão bem organizadas também. As rubricas pelo menos são agradáveis na continuidade, pelo menos isso já não é mau de todo. Há mais música e mais cíclica nisso, mas se eu não tiver sido exposto a blocos anteriores de emissão com música é suportável o bastante para não mudar de estação por um bom bocado, pelo menos. Não me deslumbro, mas é um meio da praia razoável entre hits e música que marcou uma geração, podia estar bem melhor como já aqui escrevi, há muito por onde furar, mas não está muito mal no conceito em si.

Por isso é que eu acho que vão subir. Porque se estes dois blocos representam 70% das audiências aos dias úteis e estes são bem organizados, por muito que o resto esteja como está, acho que vai haver uma subida. Não por velinhas, mas pela naturalidade das coisas. O mercado é assim.

Aos fins de semana e depois das 20h sim, há muito trabalho para fazer. Mas nas pontas esse trabalho está feito e bem feito. Tem que se perder umas horas a saber tratar o resto, é como tudo na vida...

Infelizmente voltaram a ter a Miriam Gonçalves a fazer a Tarde 1 no entanto, comunicadora que não chega aos pés da Sônia Santos. Tenho pena de não estar a ser ela a assegurar o painel da tarde. Mas sobre isso já falei.

De resto, continuo a ouvir e assim será. Não era ouvinte nem das manhãs nem das tardes anteriores e sou destas, e aprecio produtos radiofónicos bem arredondados tal como já antes ouvia o RCP pela mesma razão até ao estertor final.

E fiquei mais tranquilo com essas afirmações da informação. Não quereria uma informação na RR ao nível da da RFM por exemplo, ou cortada em horas... se o jornalista souber organizar bem (aqui também vai da competência de cada um) os 3 minutos chegam e sobram, já o era assim há 15 anos ou mais na RFM e isso não mudou nem mudou a forma de fazer informação.
« Última modificação: Setembro 25, 2023, 10:17:51 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #4085 em: Setembro 25, 2023, 11:47:52 pm »
Só acho exagerado apontarem o dedo da culpa do novo rumo da RR à Joana Marques, como vi para trás. Isso, acho excessivo. Não me parece que seja ela que decide a grelha, o que vai ao não ao ar. O Diretor da RR, que acumula informação e programação é jornalista, terá a sensibilidade para tal. Goste-se ou não, o Extremamente Desagradável atrai. Dou um exemplo, hoje sai de casa às 08h, e decidi que ia fazer a viagem na Antena 1. Ouvi o noticiário, mas entre as 08:15 e as 08:30, lá baixei 3 unidades, porque o ED é o ED, e depois voltei à A1. Falaram no Explicador, ora aí está uma rúbrica que cabia muito bem na rádio pública.

O problema da RR, neste momento, passa, sinceramente, pelos fins-de-semana e pela informação que é...pequenina para a qualidade dos jornalistas que aquela casa tem. E diga-se, também o é na RFM, se compararmos até com a Comercial, onde, por exemplo, no sábado à tarde, ouvi o Rùben Mateus a fazer um boletim de 5 minutos, com interação com a Ana do Carmo muito bem feita, a vantagem do direto, obviamente. Mas se repararem, já há um efeito colateral, a Antena 1 nos últimos tempos, não passa o noticiário dos 5 a 7 minutos. Claramente, efeito contágio, e isso é negativo para o auditório, sabendo que a TSF está como está, e a Observador não tem uma rede capaz. As manhãs na RR estão bem, são, para mim, a melhor oferta de longe, tivesse um nadinha mais de informação e uma ou outra rúbrica à la Antena 1 (como por exemplo a de Economia) e ficavam au point. A Ana Galvão como pivot é excelente, a Inês nem tanto, mas como segunda voz, dá muita consistência ao programa. Confesso que gostava de ouvir, como já aconteceu no tempo do Turno da Tarde com o Daniel, a Joana Marques a fazer uma abertura de hora e ligação com a informação. Não esquecer que, apesar de tudo, ela é de comunicação social. De seguida, temos uma Teresa que é brilhante também, está condicionada ao espaço musical, mas se lhe dessem alguns graus de liberdade para replicar um pouco do modelo das manhãs de agosto, acho que não se perderia muito. A meu ver, e apesar de gostar, quer da Sónia Santos, quer da Miriam Gonçalves, que vão alternando no horário pelas razões que sabemos, penso que este será o horário mais problemático da RR, a par das madrugadas, onde me perdoe a Sandra Torres, que tem caminho pela frente, mas estariam bem melhor entregues ao Óscar Daniel, e sim, bem que, nem que fosse uma vez por semana, podiam ser em direto, com participação dos ouvintes notívagos, por exemplo, à sexta-feira.
Sobre desporto...um Porto-Benfica ser remetido para o online, se realmente se confirmarem esses números de 100 pessoas, é somente ridículo. Ou então, de duas uma, e isso também pode ser um ponto que não desprezo: a RR terá vergonha do estado pouco cristão a que chegou o desporto em Portugal, e, por uma questão de opção estará, paulatinamente, a se afastar dele?

Em todo o caso, continuo na minha, há um Estado que tem de ser regulador e, naturalmente, que a Antena 1 tem de ter uma concorrente. É saudável para a democracia, para a própria vitalidade da rádio. Continuam sem me convencer que não conseguiríamos ter 10 redes nacionais ou quase como tem Espanha (saliento o quase, porque sei que não cobrem cada cm do território, aliás, penso que nem a RNE1 o faz). Mas, para mim, há muito caminho a fazer para alargar significativamente a cobertura de 3 rádios, TSF, M80, Observador e para o grupo RDP pensar em ter uma Antena 5, em paralelismo com a Espanhola. A partir daí, Mega, Cidade e Smooth devem reforçar o mais possível. Continuamos a ter uma oferta radiofónica que, na generalidade, é pobre, e locais que acrescentam 0*0/0 na maior parte dos casos e subtraem frequências. E isso, é um problema.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4086 em: Setembro 26, 2023, 12:24:21 am »
Só acho exagerado apontarem o dedo da culpa do novo rumo da RR à Joana Marques, como vi para trás. Isso, acho excessivo. Não me parece que seja ela que decide a grelha, o que vai ao não ao ar. O Diretor da RR, que acumula informação e programação é jornalista, terá a sensibilidade para tal. Goste-se ou não, o Extremamente Desagradável atrai. Dou um exemplo, hoje sai de casa às 08h, e decidi que ia fazer a viagem na Antena 1. Ouvi o noticiário, mas entre as 08:15 e as 08:30, lá baixei 3 unidades, porque o ED é o ED, e depois voltei à A1. Falaram no Explicador, ora aí está uma rúbrica que cabia muito bem na rádio pública.

O problema da RR, neste momento, passa, sinceramente, pelos fins-de-semana e pela informação que é...pequenina para a qualidade dos jornalistas que aquela casa tem. E diga-se, também o é na RFM, se compararmos até com a Comercial, onde, por exemplo, no sábado à tarde, ouvi o Rùben Mateus a fazer um boletim de 5 minutos, com interação com a Ana do Carmo muito bem feita, a vantagem do direto, obviamente. Mas se repararem, já há um efeito colateral, a Antena 1 nos últimos tempos, não passa o noticiário dos 5 a 7 minutos. Claramente, efeito contágio, e isso é negativo para o auditório, sabendo que a TSF está como está, e a Observador não tem uma rede capaz. As manhãs na RR estão bem, são, para mim, a melhor oferta de longe, tivesse um nadinha mais de informação e uma ou outra rúbrica à la Antena 1 (como por exemplo a de Economia) e ficavam au point. A Ana Galvão como pivot é excelente, a Inês nem tanto, mas como segunda voz, dá muita consistência ao programa. Confesso que gostava de ouvir, como já aconteceu no tempo do Turno da Tarde com o Daniel, a Joana Marques a fazer uma abertura de hora e ligação com a informação. Não esquecer que, apesar de tudo, ela é de comunicação social. De seguida, temos uma Teresa que é brilhante também, está condicionada ao espaço musical, mas se lhe dessem alguns graus de liberdade para replicar um pouco do modelo das manhãs de agosto, acho que não se perderia muito. A meu ver, e apesar de gostar, quer da Sónia Santos, quer da Miriam Gonçalves, que vão alternando no horário pelas razões que sabemos, penso que este será o horário mais problemático da RR, a par das madrugadas, onde me perdoe a Sandra Torres, que tem caminho pela frente, mas estariam bem melhor entregues ao Óscar Daniel, e sim, bem que, nem que fosse uma vez por semana, podiam ser em direto, com participação dos ouvintes notívagos, por exemplo, à sexta-feira.
Sobre desporto...um Porto-Benfica ser remetido para o online, se realmente se confirmarem esses números de 100 pessoas, é somente ridículo. Ou então, de duas uma, e isso também pode ser um ponto que não desprezo: a RR terá vergonha do estado pouco cristão a que chegou o desporto em Portugal, e, por uma questão de opção estará, paulatinamente, a se afastar dele?

Em todo o caso, continuo na minha, há um Estado que tem de ser regulador e, naturalmente, que a Antena 1 tem de ter uma concorrente. É saudável para a democracia, para a própria vitalidade da rádio. Continuam sem me convencer que não conseguiríamos ter 10 redes nacionais ou quase como tem Espanha (saliento o quase, porque sei que não cobrem cada cm do território, aliás, penso que nem a RNE1 o faz). Mas, para mim, há muito caminho a fazer para alargar significativamente a cobertura de 3 rádios, TSF, M80, Observador e para o grupo RDP pensar em ter uma Antena 5, em paralelismo com a Espanhola. A partir daí, Mega, Cidade e Smooth devem reforçar o mais possível. Continuamos a ter uma oferta radiofónica que, na generalidade, é pobre, e locais que acrescentam 0*0/0 na maior parte dos casos e subtraem frequências. E isso, é um problema.

Nenhum noticiário da Antena1 está abaixo dos 8 minutos...

Exceções: o que antecede a Antena Aberta e o das 20:00 que antecedia o jogo de Alvalade...

Durante a madrugada é outra conversa...
https://www.rtp.pt/noticias/noticiario-antena1/12h00-edicao-de-rita-soares_a1_1516393

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4087 em: Setembro 26, 2023, 10:02:04 am »
ESGOTADO!
80 euros, caríssimo, um absurdo.
E não é amanhã, nem no Natal, nem no ano Novo. É para Março, 23 de Março!
E é no Salita pequena? É no Altice Arena!
Joana Marques.
É caso notável, de uma figura que episodicamenre passou pela televisão. Ela é, uma figura da rádio. Não há muitas figuras da rádios, que alcançam este impacto, com esta projecção, sem passar pela televisão.

Isto é, sobretudo, a força da RADIO!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4088 em: Setembro 26, 2023, 10:13:07 am »
O Nilton também esgotava salas e era massacrado...

Danl

• Hero Member
« Responder #4089 em: Setembro 26, 2023, 10:40:07 am »
O Nilton também esgotava salas e era massacrado...

E piada 0, acrescento.

Ou o Rocha, com o público a vibrar veementemente batendo palmas apenas e só pelo calão utilizado.

Mas como gostos não se discutem...

SamM

• Hero Member
« Responder #4090 em: Setembro 26, 2023, 10:44:15 am »
ESGOTADO!
80 euros, caríssimo, um absurdo.
E não é amanhã, nem no Natal, nem no ano Novo. É para Março, 23 de Março!
E é no Salita pequena? É no Altice Arena!
Joana Marques.
É caso notável, de uma figura que episodicamenre passou pela televisão. Ela é, uma figura da rádio. Não há muitas figuras da rádios, que alcançam este impacto, com esta projecção, sem passar pela televisão.

Isto é, sobretudo, a força da RADIO!

Eu diria melhor, é a força da RR, da Igreja Católica, da JMJ, do PAPA, da Nova Ordem Mundial...

Até diria mais, com esse dinheiro todo a arrecadar, não dava para tratar com dignidade a dispensa dos profissionais do desporto, que estão a ser encostados?
« Última modificação: Setembro 26, 2023, 10:46:24 am por SamM »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4091 em: Setembro 26, 2023, 10:50:21 am »
Falo de figuras da rádio.
Mas...
Enfim!
Pessoalmente já nem posso escrever nada neste forum...
Repito, enfim, Deus Nosso Senhor nos abençoe a todos, todos, todos...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #4092 em: Setembro 26, 2023, 12:54:27 pm »
Falo de figuras da rádio.
Mas...
Enfim!
Pessoalmente já nem posso escrever nada neste forum...
Repito, enfim, Deus Nosso Senhor nos abençoe a todos, todos, todos...
Poder pode, tem é de se sujeitar ao contraditório.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4093 em: Setembro 26, 2023, 01:18:55 pm »
Os bilhetes de 80€ também já foram? Nossa Senhora...

Bom, é assim, pelo menos 50 mil pessoas ela tem de audiência.  :P

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4094 em: Setembro 26, 2023, 01:31:30 pm »
Caro Pdf, eu nunca me furto a bom debate, até consigo já tive vários, dentro dos limites do respeito e da educação. Eu sou da geração do 25 de Abril, o Despertar das consciências políticas.
Agora falo que uma figura da rádio, esgota bilhetes, que digo que não é muito comum, só talvez o Sala, que esgotava praças e ruas do País às 7 da manhã, mas aí não se pagava nada.
E depois vêm me falar do Fernando Rocha, que também esgota salas.
Mas o Rocha é uma figura da rádio?
E esgota salas a 6 ou 7 meses antes, deles se realizarem ?