Autor Tópico: Renascença  (Lida 1091098 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3375 em: Junho 25, 2023, 09:13:59 pm »
Ora bem, eu sou católico de Missa diária (, logo pela manhã, senão já sei, o dia corre me mal), confissão semanal(apesar de não ter muitos pecados, pelos menos dos mais graves), é pertenço a grupo de minha Paróquia (só não pertenço a mais, por falta de tempo), sou amigo Intimo de dois padres, de um querido  primo meu jesuita, intelectual, e outro, o Padre da minha Paróquia, Vigário geral, muito mais novo de que eu, mas de quem gosto muito de conversar.
Ja tive as minhas crises de fé, na juventude, deixei mesmo de ir à Missa.
Mas voltei e voltei a sério. Mas nessa fase crítica, também dizia que as Missas eram uma seca e eram mesmo...
Portan, se a Joana disse isso, tem que se ver o contexto em que disse isso.
Ainda ela estava na 3,eu escrevi aqui que era uma humorista que eu gostava de ouvir na RR. Nunca lhe ouvi seja o que for contra o ideário católico.
Sobre o facto de existirem poucos Católicos na RR, olhe que não, entre jornalistas e locutores uma parte dela são Católicos assumidos.
Por exemplo, em que altura da sua história a RR teve Missas diárias? Pois, foi com este Bispo, na pandemia, onde ele próprio celebrava essas Missas...
Portanto, a RR não perdeu o seu património cristão. Se o perder, cá estarei eu, para o criticar...

Atento

• Hero Member
« Responder #3376 em: Junho 25, 2023, 09:36:06 pm »
Caro Júlio:
1. A questão da fé ou falta dela dos profissionais da Renascença devia incomoda lo como católico que diz ser e tratando se da Emissora Católica Portuguesa;
2. Sim, faço a mesma pergunta relativamente aos professores da Universidade Católica Portuguesa e a todos os profissionais de todas as instituições da Igreja;
3. Sim, tal pergunta tem mesmo interesse na medida em que não há instituições verdadeiramente católicas sem um número significativo de católicos a trabalharem nelas, algo que é ÓBVIO, não há evangelização sem evangelizadores, que para o serem verdadeiramente têm de primeiro ser eles próprios evangelizados. A propósito, aqui há uns anos numa reunião entre as Comissões das Comunicações Sociais das Conferências Episcopais Portuguesa e Espanhola uma das conclusões a que se chegou foi a necessidade de formação católica para os profissionais (católicos ou não) dos media da Igreja. Na Renascença está se a aplicar isto?
4. Não sou ouvinte da Rádio Maria, nem de rádios católicas desse estilo, com programação exclusivamente piedosa ou devota, nem defendo esse modelo para uma rádio católica: são rádios que acabam por não ser verdadeiramente católicas, universais, na medida em que falam sempre apenas para um auditório muito reduzido e estagnado de católicos praticantes, não conseguindo ou conseguindo muito dificilmente chegar de forma considerável a novos públicos. Ora, isto representa tanto um problema pastoral ou apostólico, quanto um problema financeiro, devido às baixas ou mesmo baixíssimas audiências. Defendo um modelo de rádio católica mais ao estilo da Renascença ou da COPE espanhola, mas não da Renascença da atualidade e de desde há poucos anos;
5. EM MOMENTO ALGUM da minha resposta anterior ou desta leu algum escrito meu a defender que TODOS os profissionais de rádios e outras instituições católicas devem ser católicos, está a inventar;
6. Na Renascença houve, há e muito provavelmente continuará a haver profissionais católicos e não católicos, a questão NÃO É essa. A questão é outra, que é a da Renascença, me parece, não estar a conseguir evitar que uma maioria não católica exista dentro de si e comprometa a sua identidade e missão. O Papa João Paulo II, ao escrever o que escreveu, pretendia precisamente evitar que maiorias não católicas existissem dentro das instituições católicas e hipotecassem o ser e agir católicos dessas instituições;
7. Defende uma Renascença hipócrita e até objeto de gozo por dizer ser uma coisa e depois ser e fazer outra? É que isso é uma realidade, infelizmente, mas parece que tal não incomoda o Júlio. Lamento muito que assim seja.

Caro Atento,
Não tinha conhecimento disso. De qualquer forma, se assim foi, só posso aplaudir de pé a intervenção da Santa Sé na COPE. Mas com isto fiquei sem perceber qual a posição do Júlio em relação à questão da fé.

Posto isto, caro Júlio,
Coloco lhe a seguinte pergunta. Joana Marques, estrela maior da Renascença atualmente mas assumidamente não baptizada catolicamente e com um passado de Extremamente Desagradável na Antena 3 em que disse "Para mim , qualquer missa é uma seca" (isto aconteceu mesmo), deve ter lugar na Emissora Católica Portuguesa? A mim choca me que tenha (talvez já não me devesse chocar). E ao Júlio?

Cumprimentos a ambos.

Aconteceu...

Na altura, essas estrelas estavam protegidas por Rouco Varela...
A principal figura da manhã atacava quase todos os dias o Rei Juan Carlos por aquilo que fez, Zapatero, os bispos da Catalunha, País Basco, Rajoy e abordou abertamente a pedofilia na igreja católica, utilizando uma linguagem fortíssima...

Já sem Rouco Varela não teve quem o defendesse e houve movimentações diplomáticas e não só junto do Vaticano.

Deram-lhe uma frequência em Madrid, conseguindo criar a cadeia de Rádio  Esradio...

Saiu em 2009/2010 da COPE, depois do contrato ter terminado.
« Última modificação: Junho 25, 2023, 09:38:35 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3377 em: Junho 26, 2023, 11:32:33 am »
Ainda a propósito de novas e velhas Renascença, este fim de semana um jantar que reuniu mais de 90 pessoas, entre novos e já retirados profissionais. Gente como o antigo presidente Engelheiro Magalhães Crespo ou o histórico jornalista hoje na A2, Germano Campos.
Outros não estiveram mas mandaram mensagem. Chamou me a atenção a da Maria Flor Pedroso, que esteve menos de 1 ano na RFM, que ao mesmo tempo que estava na rádio, frequentava o curso de sociologia e estava num estágio para animadores e jornalistas da TSF, tudo no mesmo ano. E nesse ano fez o Sonho Americano, com o Nuno Infante do Carmo, um projecto próprio de F é Mistério e fez as férias do NIC no Último Metro e do João Chaves  no Oceano Pacífico.
« Última modificação: Junho 26, 2023, 11:35:03 am por Julio Carvalho »

Boxx

• Hero Member
« Responder #3378 em: Junho 26, 2023, 03:10:35 pm »
lembro-me perfeitamente dela na RFM, assim como outros jornalistas, hoje bem conhecidos como Alberta Marques Fernandes, Augusto Madureira, Raquel Abecassis, Paulo Nogueira, etc

Atento

• Hero Member
« Responder #3379 em: Junho 26, 2023, 03:20:23 pm »
Agora vejam o que existia nesse tempo e aquilo que existe hoje...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3380 em: Junho 26, 2023, 03:36:57 pm »
Nessa altura, qualquer um deles tinha vinte e poucos anos, a idade de muitos dos novos animadores e jornalistas da RR e RFM que o Atento considera paraquedistas, mesmo não tendo a experiência que as de hoje têm, na altura não havia a Mega Hits...

Boxx

• Hero Member
« Responder #3381 em: Junho 26, 2023, 03:50:54 pm »
Agora vejam o que existia nesse tempo e aquilo que existe hoje...

Concordo. No grupo RR todos os conteúdos parecer estar hoje bem piores do que há 30 anos atrás, seja na programação, informação, animação, musica, etc

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3382 em: Junho 26, 2023, 04:27:17 pm »
Em termos de conteúdo sim, quer a RFM, quer Rádio Comercial eram rádios de excelência.

Hoje em dia as rádios de maior audiência nem conteúdos têm, como é o caso da Comercial, RFM ou M80.
Hoje a rádio é assim, as audiências é disto que gostam...
Eu também preferia bem mais, ter a Comercial e RFM de outrora...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3383 em: Junho 27, 2023, 01:43:16 am »
Em termos de conteúdo sim, quer a RFM, quer Rádio Comercial eram rádios de excelência.

Hoje em dia as rádios de maior audiência nem conteúdos têm, como é o caso da Comercial, RFM ou M80.

As pessoas procurarm aquilo que existe para oferecer. Se não há alternativa viável... E sim, as nossas informativas têm muita bicicleta para pedalar para o serem.
Quanto aos nomes, claro que é o que vai acontecer com muitos dos meus contemporâneos, vão ser nomea grandes da comunicação em Portugal, porque talento não falta, falta é espaço para ele brilhar.

No post anterior: omeletes e não omoletes. Óbvio...
« Última modificação: Junho 27, 2023, 01:45:38 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3384 em: Junho 27, 2023, 09:52:57 am »

As pessoas procurarm aquilo que existe para oferecer. Se não há alternativa viável... E sim, as nossas informativas têm muita bicicleta para pedalar para o serem.
Quanto aos nomes, claro que é o que vai acontecer com muitos dos meus contemporâneos, vão ser nomea grandes da comunicação em Portugal, porque talento não falta, falta é espaço para ele brilhar.

No post anterior: omeletes e não omoletes. Óbvio...

As informativas já não vão lá...

A RR já não é...

A Antena1 tem os seus constrangimentos organizacionais burocráticos adensados por uma estrutura bicefala...

A TSF parou no tempo, com menos recursos de qualidade...

Tudo depende da Observador que precisa de uma rede robusta de emissores... sem isso e outros afinamwntos fica a meio da ponte...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3385 em: Junho 27, 2023, 01:21:06 pm »
O espaço de informação das 13h está de "férias de verão" ou morreu no meio da "informação para sentir"?

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3386 em: Junho 27, 2023, 01:51:36 pm »
Entre ontem e hoje a rádio Observador tem esta a citar uma reportagem que ontem a RR emitiu sobre a fraude a que muitos famosos estão a ser vítimas, por aparecerem a fazer publicidade a marcas duvidosas.

Ainda sobre reportagens, curiosa uma, feita a partir de uma aldeia de Seia, pela correspondente da Católica, ode as pessoas da aldeia a dizer que o novo horário do Terço é melhor e dá lhes mais jeito. As 18.30 muitos deles ainda estão na lavoura, ficando sem hipóteses de rezar.
Pelos vistos até nas aldeias a melhor horário para rezar é mesmo às 20.30...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3387 em: Junho 28, 2023, 12:45:15 am »
Entre ontem e hoje a rádio Observador tem esta a citar uma reportagem que ontem a RR emitiu sobre a fraude a que muitos famosos estão a ser vítimas, por aparecerem a fazer publicidade a marcas duvidosas.

Ainda sobre reportagens, curiosa uma, feita a partir de uma aldeia de Seia, pela correspondente da Católica, ode as pessoas da aldeia a dizer que o novo horário do Terço é melhor e dá lhes mais jeito. As 18.30 muitos deles ainda estão na lavoura, ficando sem hipóteses de rezar.
Pelos vistos até nas aldeias a melhor horário para rezar é mesmo às 20.30...

Estive a ler a reportagem da Lapa dos Dinheiros (Seia). Sem.desprimor para a jornalista Liliana Carriço, tenho para mkm que esta é uma reportagem com uma clara orientação, o que não critico, diga-se. Fui um acérrimo dedensor da mudança do horário do terço. Agora, talvez... volto ao ponto, não poderia ser rezado em direto,a partir de uma paróquia noutro ponto do país? Porque não até nas próprias instalações da RR? Há vários páracos, podia até ser uma forma interessante de aproximar colaboradores e público da rádio e da Igreja...

Para o Atento, veja a publicidade gratuita que a RR e a Filipa Galrão fizeram à Antena 1 nas redes sociais. O Fala com Ela "o melhor programa de rádio". Concorrência saudável... 😂😂 Gosto! E não é ironia, é assim mesmo que deve ser, se o vizinho tem qualidade, não há porque negar, há público para todos. A questão para a RR, é porque é que espaços como o tudo o resto não têm lugar em antena. Por acaso até sei a opinião da Filipa, que é divergente da minha, de que o espaço deste registo é no digital, mas tendo a discordar...
« Última modificação: Junho 28, 2023, 12:47:28 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3388 em: Junho 28, 2023, 01:01:46 am »
Desculpar-me-ão o double post, mas o Califórina no Jardins do Marquês em direto com o Paulin(h)o e com a Teresa como repórter... daqui!    ;) Ouvi um pouquinho mesmo, e depois piquei as redes, mas gostei. Gosto imenso de sentir, numa estação com o perfil da RR esse cruzar de gerações. Reparo também que começa a cair o dogma do você, em vários momentos, o que me parece fazer todo o sentido, se estão duas pessoas da mesma geração a conversar. Ser sério não implica ser absolutamente formal,.e escreve isto alguém que o é em excesso no trato profissional.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3389 em: Junho 28, 2023, 10:36:16 am »
Também ouvi a primeira hora e, gostei...

Uma correção, a correspondente na Beira Interior chama se Liliana Carona, ainda uma jovem, que até tem um percurso curioso.
Começou a fazer madrugadas na Sim, mas as saudades da Beira falaram mais alto e a RR propôs lhe um contrato como correspondente de Viseu e tudo à volta.
Ela é directora do jornal da sua terra( Gouveia) é professora universitária da U. Católica de Viseu e cronista do Público.
Ficou conhecida na altura dos incêndios fez uma campanha de ajuda aos bombeiros locais com um calendário com doze pastores da Serra da Estrela, a mostrar o peitoral. Até foi às televisões falar da iniciativa que foi um sucesso...