Autor Tópico: Renascença  (Lida 1091123 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Renascença
« Responder #3360 em: Junho 23, 2023, 12:27:29 am »
Sábado à tarde há remake das Filhas da Pop no Centro Cultural de Belém, no âmbito do dia aberto deste importante espaço cultural do nosso país.
Para quem tiver ficado a perceber o mesmo, Filhas da Pop era o nome da dupla da Filipa e da Teresa nas tardes da Mega, salvo erro terá durado de 2018 até ao final de 2019. Foi com elas que descobri a MegaHits, rádio de que até aí desconhecia por completo a existência.  ;)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3361 em: Junho 24, 2023, 08:17:06 am »
Diferenças...
http://guiadelaradio.com/informacion-analisis-y-entretenimiento-la-apuesta-de-cope-en-un-verano-marcado-por-el-23j

Será que vamos ter mais acompanhamento e debate acerca das JMJ na COPE do que na RR do Auxiliar Aguiar,

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3362 em: Junho 24, 2023, 11:51:38 am »
A RR já tem um Podecast dedicado às Jornadas, da jornalista editora de relegiao Ângela Roque.
Depois, com o aproximar do evento outros programas e debates surgirão.
A RR vai acompanhar a par e passo estas jornadas, com os seus meios e técnicos e humanos, que nesta altura são poucos, ainda por cima no mês de férias de grande parte dos profissionais.
Estou até espectante sobre como a RR vai responder a todas exigências de um evento desta Importância...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3363 em: Junho 24, 2023, 09:46:54 pm »
Estiveram muito bem, as duas mais jovens locutoras da estação, Filipa e Teresa, na emissão especial no CCB.
Emissão leve e divertida, porque cultura não tem que ser uma coisa chata mas tem que se animada, porque é assim que se conquistam jovens para os eventos culturais. É a programação do CCB parece me muito isso, com uma grande piscadela para o Público jovem.

E espero que esta nova Renascença faça mais especiais com emissões ao vivo.

Ps-, o Podecast da RR sobre as Jornadas da Juventude da Ângela Roque chama se " Somar ideias", com conversas interessantes com jovens...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3364 em: Junho 25, 2023, 12:27:20 pm »
É já na próxima Terça, que se inicia o Festival Jardins do Marquês em Oeiras.
A RR é a rádio oficial e vai este ano transmitir alguns concertos e terá emissão ao vivo, assim, o Hotel Califórnia do Paulino irá ser transmitido a partir do recinto, todos os dias.
Ja há vários anos que a RR patrocina o evento, mas é a primeiro ano que há transmissões e programas ao vivo...
Algo que se Saúda...

radio do sul

• Full Member
« Responder #3365 em: Junho 25, 2023, 02:43:14 pm »
"Pequenas Grande Coisas" do próximo domingo, com Dina Isabel de férias, com Óscar Daniel. É a praia do Óscar,claramente, subaproveitado no trânsito e nas madrugadas de fim de semana.

Atento

• Hero Member
« Responder #3366 em: Junho 25, 2023, 02:50:47 pm »
"Pequenas Grande Coisas" do próximo domingo, com Dina Isabel de férias, com Óscar Daniel. É a praia do Óscar,claramente, subaproveitado no trânsito e nas madrugadas de fim de semana.

Tem que se sujeitar a ver algumas paraquedistas sofríveis que ganharam o lugar nesta RR do Auxiliar Aguiar.

Que resista, pois esta "nova" RR do Auxilar Aguiar, quando o novo Cardeal Patriarca assumir definitivamente as funções tem os dias contados.

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3367 em: Junho 25, 2023, 05:14:54 pm »
Sou obrigado a concordar consigo, caro Atento.
E espero que aconteça como diz na sua última frase, embora, ao contrário de si, tenha muitas dúvidas disso.
Nomes como Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves, Joana Marques, Renato Duarte, Filipa Galrao e Daniel Leitão, citando a pergunta de um sacerdote conhecido meu com quem já discuti a fidelidade da Renascença às suas identidade e missão católicas mais que uma vez (e que seria um muito bom nome para suceder a D. Américo Aguiar na presidência do Conselho de Gerência, dada a sua área de estudos anterior e simultânea à Teologia), irão à missa?
Imagine se qualquer um dos nomes que elenquei a apresentar o Pequenas Grandes Coisas... Assustador! Mas são um produto da falácia de D. Américo, e por ventura de outros responsáveis, que uma vez numa entrevista afirmou de viva voz que não relevava para ele quantos profissionais católicos tinha na Renascença, mas que todos fizessem uma leitura crente da vida e do mundo. Isto faz algum sentido??? Não há instituições realmente católicas sem, ao menos, uma maioria de membros católicos. Isto é óbvio, mas mesmo assim João Paulo II fez questão de o escrever em, pelo menos, um dos seus documentos, para que não restassem dúvidas.
Mas na Renascença vem sendo assim, nomes católicos ou são "escondidos", como Dina Isabel, Óscar Daniel e Isabel Pereira, ou vão se embora, como Graça Franco, Raquel Abecassis, Eunice Lourenço ou Filipe d'Avillez. Quem os substitui?...
Nem só de pão vive o Homem, não é assim, caro Júlio Carvalho?
Cumprimentos.
Cumprimentos.

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3368 em: Junho 25, 2023, 05:25:33 pm »
Um acrescento: ""(...) mas que todos (católicos e não católicos) fizessem uma leitura crente (...)."
Assim fica mais clara a estupidez dita.

ToLv

• Hero Member
« Responder #3369 em: Junho 25, 2023, 05:54:34 pm »
Realmente a Renascença vai mal quando vemos que o painel da manhã e da tarde não vai à missa... Por favor, que pensamento tão quadrado. Talvez por ideias como esta é que a atual RR tenha demorado tanto a aparecer e a renovar-se. O rejuvenescimento é bom e saúda-se. Espero que as audiências assim o confirmem nos próximos meses.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3370 em: Junho 25, 2023, 05:56:26 pm »
Eu aceito todas as criticas à Renascença, à sua Playlist, ao tipo de conversas, ao tipo de programas, aos locutores, a tudo!
Agora à Fé ou falta dela dos seus profissionais? Será que faz a mesma pergunta aos professores da U. Católica?
Será que isso tem mesmo interesse? Acho que o meu caro é um potencial ouvinte da rádio Maria, mas primeiro verifique se são todos Católicos praticantes.
Na RR há Católicos e não Católicos, como SEMPRE houve.
Agora se a Ana Galvão pode apresentar o programa da manhã de Domingo? Ela apresenta o programa nos dias Santos da Páscoa?

Quanto ao Atento, ele continua a falar com o Papa e portanto sabe coisas que nós que não  falamos, nem imaginomos.
Ja estou a ver as paraquedista irem para estagiárias de uma rádio local e o Bispo Auxiliar Renex ou relex ou lá que é, a ter que voltar ao Seminário...
Dias terríveis se advinham...

Atento

• Hero Member
« Responder #3371 em: Junho 25, 2023, 06:21:38 pm »
1- Ninguém falou em fé, quando comentei. Em todo caso, já que falam, adianto que a COPE foi intervencionada a partir do Vaticano, em 2009, pelo facto de as duas principais estrelas não serem católicos,  indo, por vezes, contra o ideário da estação. Saíram!!

2- Se a atual programação contribuir para a melhoria dos números da RR, podemos concluir que a empresa que faz o estudo carece de credibilidade.

3- Auxiliar Aguiar NÃO VAI SER Cardeal Patriarca e deixará a presidência do conselho de administração do grupo r/com.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3372 em: Junho 25, 2023, 06:37:55 pm »
1- o meu caro não falou, mas falou o Cristiano e estava a falar para ele.
Não sei dessa história do Vaticano, mas se aconteceu acho muito bem, não se pode estar numa rádio católica e ir contra o seus preceitos.

2- já sei que para si os estudos de audiência são são bons se forem da sua vontade. Nada de novo.

3- o auxiliar se as coisas correrem bem nas Jornadas Mundiais da Juventude, até pode ter muitas hipóteses.
Mas veremos. Mas lhe garanto, se ele sair do Conselho de Gerência será pelo seu pé.
E outro que vier terá que ir pelo mesmo caminho, enquanto não houver mais dinheiro.
A nova RR, é a rádio que o grupo pode ter.. Como a RFM aliás...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3373 em: Junho 25, 2023, 08:00:51 pm »
Ora bem, estudei num Colégio Católico, posso dizer qie tinha um Professor que nos dizia para não irmos para Contabilidade porque Cristo se enforcou num T (Razão Contabilístico). Se me chocava enquanto cristão não católico? Sim, fundamentalmente pela falta de respeito para com a Instituição. Acontece que escuto a RR e não vejo qualquer desrespeito para com os valores cristãos. Continuo a dizer, estes têm de estar presentes de forma transversal na Programação. O que me parece pouco razoável, isso sim, é ver esses apontamentos humanístas mais presentes na RFM, quer no ar quer nas redes do que na RR. Quanto a críticas, isso é o que todos sabemos, ao excesso de música e à falta de uma programação diferenciadora. Estou agora a ouvir a ABC P que está hoje a chegar fortíssima, com um progrma de autor belíssimamente feito, com escolhas musicais que não se ouvem nas nacionais, música de muita qualidade. Onde estão esses temas numa RR? Cada vez que ligo oiço Harry Styles, as It was. Ontem Canárias com a força toda, escolhi a RNE1. Uma excelente reportagem de quase 1h sobre os servíços sectetos israelitas e o seu papel (ou não) na paz mundial. Onde vemos este tipo de conteúdos nas nossas 4 generalistas/informativas? Nunca.
O problema da RR não são os seus profissionais. Disso ninguém tenha dúvidas. Diria que neste momento por lá est pessoas do mais competente que existe. O problema é mesmo o que todos sabemos: não se faz omoletes sem ovos, não obstante achar que se abusa nos minutos de música por hora.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Cristiano Carmo

• Full Member
« Responder #3374 em: Junho 25, 2023, 08:21:47 pm »
Caro Júlio:
1. A questão da fé ou falta dela dos profissionais da Renascença devia incomoda lo como católico que diz ser e tratando se da Emissora Católica Portuguesa;
2. Sim, faço a mesma pergunta relativamente aos professores da Universidade Católica Portuguesa e a todos os profissionais de todas as instituições da Igreja;
3. Sim, tal pergunta tem mesmo interesse na medida em que não há instituições verdadeiramente católicas sem um número significativo de católicos a trabalharem nelas, algo que é ÓBVIO, não há evangelização sem evangelizadores, que para o serem verdadeiramente têm de primeiro ser eles próprios evangelizados. A propósito, aqui há uns anos numa reunião entre as Comissões das Comunicações Sociais das Conferências Episcopais Portuguesa e Espanhola uma das conclusões a que se chegou foi a necessidade de formação católica para os profissionais (católicos ou não) dos media da Igreja. Na Renascença está se a aplicar isto?
4. Não sou ouvinte da Rádio Maria, nem de rádios católicas desse estilo, com programação exclusivamente piedosa ou devota, nem defendo esse modelo para uma rádio católica: são rádios que acabam por não ser verdadeiramente católicas, universais, na medida em que falam sempre apenas para um auditório muito reduzido e estagnado de católicos praticantes, não conseguindo ou conseguindo muito dificilmente chegar de forma considerável a novos públicos. Ora, isto representa tanto um problema pastoral ou apostólico, quanto um problema financeiro, devido às baixas ou mesmo baixíssimas audiências. Defendo um modelo de rádio católica mais ao estilo da Renascença ou da COPE espanhola, mas não da Renascença da atualidade e de desde há poucos anos;
5. EM MOMENTO ALGUM da minha resposta anterior ou desta leu algum escrito meu a defender que TODOS os profissionais de rádios e outras instituições católicas devem ser católicos, está a inventar;
6. Na Renascença houve, há e muito provavelmente continuará a haver profissionais católicos e não católicos, a questão NÃO É essa. A questão é outra, que é a da Renascença, me parece, não estar a conseguir evitar que uma maioria não católica exista dentro de si e comprometa a sua identidade e missão. O Papa João Paulo II, ao escrever o que escreveu, pretendia precisamente evitar que maiorias não católicas existissem dentro das instituições católicas e hipotecassem o ser e agir católicos dessas instituições;
7. Defende uma Renascença hipócrita e até objeto de gozo por dizer ser uma coisa e depois ser e fazer outra? É que isso é uma realidade, infelizmente, mas parece que tal não incomoda o Júlio. Lamento muito que assim seja.

Caro Atento,
Não tinha conhecimento disso. De qualquer forma, se assim foi, só posso aplaudir de pé a intervenção da Santa Sé na COPE. Mas com isto fiquei sem perceber qual a posição do Júlio em relação à questão da fé.

Posto isto, caro Júlio,
Coloco lhe a seguinte pergunta. Joana Marques, estrela maior da Renascença atualmente mas assumidamente não baptizada catolicamente e com um passado de Extremamente Desagradável na Antena 3 em que disse "Para mim , qualquer missa é uma seca" (isto aconteceu mesmo), deve ter lugar na Emissora Católica Portuguesa? A mim choca me que tenha (talvez já não me devesse chocar). E ao Júlio?

Cumprimentos a ambos.