Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 210504 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RTP Antena 2
« Responder #975 em: Julho 02, 2026, 11:05:48 am »
Parece que em Julho não haverá compositor do mês e o horário das Quartas às 16h será preenchido por reposições da 1º temporada dos programas que o Nuno Galopim dedicou a compositores do nosso tempo(programa originalmente emitido aos Sábado ao fim da manhã). Pelo menos 2 vezes por semana, Quartas e Quintas durante o verão, este horário entre as 16h e as 17h, será feito com repetições.

miguelalex23

• Sr. Member
« Responder #976 em: Julho 02, 2026, 01:01:01 pm »
Parece que em Julho não haverá compositor do mês e o horário das Quartas às 16h será preenchido por reposições da 1º temporada dos programas que o Nuno Galopim dedicou a compositores do nosso tempo(programa originalmente emitido aos Sábado ao fim da manhã). Pelo menos 2 vezes por semana, Quartas e Quintas durante o verão, este horário entre as 16h e as 17h, será feito com repetições.
Não vem daí nenhum mal ao mundo.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #977 em: Julho 02, 2026, 01:31:55 pm »
Não vem daí nenhum mal ao mundo.
No Verão não haver compositor do mês, não é o ideal, mas maus não é, já as repetições, especialmente nos dias de semana durante a tarde, é chato.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #978 em: Julho 09, 2026, 06:48:48 pm »
Vão transmitir concertos do Festival de música de Marvão, mas atenção serão em diferido, visto serem gravações do ano passado 2025: https://antena2.rtp.pt/em-antena/mais-concertos/concerto-da-gala-de-abertura-do-festival-de-marvao/

pdnf

• Hero Member
« Responder #979 em: Julho 10, 2026, 11:55:52 pm »
Sim a Rádio Clássica de Espanha também inclui algumas repetições, para que não digam que eu não as vi, mas lá pelo menos esforçam-se por ter alguns programas novos, ou não repetidos, coisa que por cá durante o verão não me parece que aconteça: https://www.rtve.es/rtve/20260629/radio-clasica-comienza-temporada-verano-mas-musica/17135838.shtml
Mas estamos a falar de um campeonato completamente distinto. Basta pensarem, às nossas 15H, a RNE1, ou seja, a Antena 1, retransmite a RNE-CLAS com o programa "Clássicos Populares". Programa muito giro, aproveitando os 92.1 e 90.1 a chegarem aqui a toda a força esta semana, ouvi. Tem imensa participação do auditório, num jogo parecido ao que o Paulo Fragoso faz na RR. Parte engraçada, portugueses da raia a entrarem no ar, uma das senhoras que ouvi, salvo erro de Valença do Minho, mesmo tuguinha, a arranhar o espanholês, falou tanto que os animadores quase que a tiveram de mandar calar. O pessoal de Madrid que diz que não nos entende, deve ter ficado nas horas... Eheheh!

Pergunta óbvia, o que leva as pessoas na raia, a preferirem a RNE-CLAS à Antena 2? Acho que a resposta está acima. Uma, é verdadeiramente uma rádio clássica, tem vida lá dentro, e não é uma rádio de elite, a outra está mais vocacionada para tudo o que a irmã não está. Claramente, sem margem para dúvidas, para mim, a Antena 2 está uns furos abaixo da RNE 2.

Pela minha parte, tenho bem pena que a ideia que andou aí há uns anos, de as rádios espanholas terem emissores no Norte e as nossas na Galiza, não tenha pegado. Num ponto que seria mais para o tópico da 1, ouvir um noticiário de uma e outra, num dia de jogo de Portugal - Espanha... faz-nos parecer mesmo provincianos, em que o mundo gira ao redor de uma bola. Mas, depois, relegamos o desporto para uma periferia manhosa.

« Última modificação: Julho 10, 2026, 11:58:58 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #980 em: Julho 11, 2026, 12:14:50 am »
Sim a Rádio Clássica de Espanha também inclui algumas repetições, para que não digam que eu não as vi, mas lá pelo menos esforçam-se por ter alguns programas novos, ou não repetidos, coisa que por cá durante o verão não me parece que aconteça: https://www.rtve.es/rtve/20260629/radio-clasica-comienza-temporada-verano-mas-musica/17135838.shtml
Mas estamos a falar de um campeonato completamente distinto. Basta pensarem, às nossas 15H, a RNE1, ou seja, a Antena 1, retransmite a RNE-CLAS com o programa "Clássicos Populares". Programa muito giro, aproveitando os 92.1 e 90.1 a chegarem aqui a toda a força esta semana, ouvi. Tem imensa participação do auditório, num jogo parecido ao que o Paulo Fragoso faz na RR. Parte engraçada, portugueses da raia a entrarem no ar, uma das senhoras que ouvi, salvo erro de Valença do Minho, mesmo tuguinha, a arranhar o espanholês, falou tanto que os animadores quase que a tiveram de mandar calar. O pessoal de Madrid que diz que não nos entende, deve ter ficado nas horas... Eheheh!

Pergunta óbvia, o que leva as pessoas na raia, a preferirem a RNE-CLAS à Antena 2? Acho que a resposta está acima. Uma, é verdadeiramente uma rádio clássica, tem vida lá dentro, e não é uma rádio de elite, a outra está mais vocacionada para tudo o que a irmã não está. Claramente, sem margem para dúvidas, para mim, a Antena 2 está uns furos abaixo da RNE 2.

Pela minha parte, tenho bem pena que a ideia que andou aí há uns anos, de as rádios espanholas terem emissores no Norte e as nossas na Galiza, não tenha pegado. Num ponto que seria mais para o tópico da 1, ouvir um noticiário de uma e outra, num dia de jogo de Portugal - Espanha... faz-nos parecer mesmo provincianos, em que o mundo gira ao redor de uma bola. Mas, depois, relegamos o desporto para uma periferia manhosa.
Eu já dei por mim este Verão a ouvir pela net, ou em zona alta na Beira Baixa, o Clássicos Populares e depois ainda a ficar um bocado com a playlist que estão a usar de verão, porque era boa e menos palavrosa.
« Última modificação: Julho 11, 2026, 12:17:41 am por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #981 em: Julho 13, 2026, 09:51:18 am »
Este ano, enquanto o programa A Ronda da Noite estiver de férias, o espaço Jazz a 2 passa a ser transmitido às 23h e não às 20h. Já o horário das 20h, será preenchido com especiais(concertos, etc, que ao que me parece alguns serão repetições)e claro, por algumas transmissões em directo, dos famosos concertos Proms em Inglaterra.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #982 em: Julho 14, 2026, 09:51:31 pm »
Ao que parece este ano vão transmitir mais concertos Proms que o habitual, serão ao que parece 50, o primeiro dia 17 de Julho pelas 18h.45. Vão também dia 20 de Julho fazer um debate sobre os mesmos, pelas 19h.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #983 em: Julho 15, 2026, 11:23:29 am »
Ao que parece este ano vão transmitir mais concertos Proms que o habitual, serão ao que parece 50, o primeiro dia 17 de Julho pelas 18h.45. Vão também dia 20 de Julho fazer um debate sobre os mesmos, pelas 19h.
Serão ao todo transmitidos 49 concertos de 17 de Julho a 18 de Setembro, quase todos os dias terão concertos, exceto o primeiro fim-de-semana, todos os Domingos(menos o de 6 de Setembro que terá concerto pelas 21h) e também de 23 a 29 de Julho de não haverá. A primeira segunda feira 20 de Julho, terá pelas 19h um debate sobre os Proms e os concertos transmitidos aos Sábados, serão transmitidos pelas 16h e não pelas 19h, que será o horário de todos os outros:  https://antena2.rtp.pt/em-antena/proms/bbc-proms-na-rtp-antena-2/
« Última modificação: Julho 15, 2026, 11:32:44 am por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #984 em: Julho 17, 2026, 02:06:14 pm »
Nos dias 23 e 24 de Julho, não serão transmitidos Proms, mas teremos em substituição o Prémio Jovens Músicos  dia 23 às 18h.30 e dia 24 das 14h às 16h e das 18h às 21h.
« Última modificação: Julho 17, 2026, 02:09:40 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #985 em: Julho 25, 2026, 07:36:39 pm »
Custa-me muito vir para aqui escrever isto, mas este verão a Antena 2 serve apenas para os concertos, uns ao vivo, outros gravados(principalmente os Prom´s, os Prémio Jovens Músicos e os de Marvão de 2025), no resto está  quase sem interesse nenhum e a não puxar ouvir. Repetindo, não tem nada que ver, por exemplo com a congênere espanhola que que tem, do pouco que tenho ouvida, uma muito boa playlist nos dias de semana e até um ou outro programa não repetido, coisa que também tem tido.