Sim a Rádio Clássica de Espanha também inclui algumas repetições, para que não digam que eu não as vi, mas lá pelo menos esforçam-se por ter alguns programas novos, ou não repetidos, coisa que por cá durante o verão não me parece que aconteça: https://www.rtve.es/rtve/20260629/radio-clasica-comienza-temporada-verano-mas-musica/17135838.shtml
Mas estamos a falar de um campeonato completamente distinto. Basta pensarem, às nossas 15H, a RNE1, ou seja, a Antena 1, retransmite a RNE-CLAS com o programa "Clássicos Populares". Programa muito giro, aproveitando os 92.1 e 90.1 a chegarem aqui a toda a força esta semana, ouvi. Tem imensa participação do auditório, num jogo parecido ao que o Paulo Fragoso faz na RR. Parte engraçada, portugueses da raia a entrarem no ar, uma das senhoras que ouvi, salvo erro de Valença do Minho, mesmo tuguinha, a arranhar o espanholês, falou tanto que os animadores quase que a tiveram de mandar calar. O pessoal de Madrid que diz que não nos entende, deve ter ficado nas horas... Eheheh!
Pergunta óbvia, o que leva as pessoas na raia, a preferirem a RNE-CLAS à Antena 2? Acho que a resposta está acima. Uma, é verdadeiramente uma rádio clássica, tem vida lá dentro, e não é uma rádio de elite, a outra está mais vocacionada para tudo o que a irmã não está. Claramente, sem margem para dúvidas, para mim, a Antena 2 está uns furos abaixo da RNE 2.
Pela minha parte, tenho bem pena que a ideia que andou aí há uns anos, de as rádios espanholas terem emissores no Norte e as nossas na Galiza, não tenha pegado. Num ponto que seria mais para o tópico da 1, ouvir um noticiário de uma e outra, num dia de jogo de Portugal - Espanha... faz-nos parecer mesmo provincianos, em que o mundo gira ao redor de uma bola. Mas, depois, relegamos o desporto para uma periferia manhosa.