Custa-me muito vir para aqui escrever isto, mas este verão a Antena 2 serve apenas para os concertos, uns ao vivo, outros gravados(principalmente os Prom´s, os Prémio Jovens Músicos e os de Marvão de 2025), no resto está quase sem interesse nenhum e a não puxar ouvir. Repetindo, não tem nada que ver, por exemplo com a congênere espanhola que que tem, do pouco que tenho ouvida, uma muito boa playlist nos dias de semana e até um ou outro programa não repetido, coisa que também tem tido.
Exagero seu. Continuam a haver vários motivos de interesse na Antena 2 além dessas transmissões que vale a pena descobrir, mesmo na época baixa. Alguns até em repetições - um deles descobri por acaso: A Taça de Cerejas, um especial de Ricardo Saló repescado ao Verão de 2019 sobre a música surgida nos EUA durante a Grande Depressão. Em reposição de Sábado para Domingo às 0h, a fazer as férias do seu A Fuga da Arte, também muito bom mas mais poético.
https://antena2.rtp.pt/programa/a-taca-de-cerejas/
Programas repetidos mais antigos de à 1 ano e tal 2, 3, 4 ou mais anos, como esse de que falas, sim concordo que faça sentido repetir e até os ouvi-a, como ouvi alguns dos antigos Caleidoscópios no ano passado, que fizeram as férias do Ronda da Noite do Luís Caetano. Já repetir programas, como é o caso do das Cartas de Compositores, o GPS, ou Os Compositores do Nosso Tempo, em que alguns deles nem 6 meses têm e na altura até passaram mais que uma vez(madrugadas por exemplo), isso para mim não faz sentido, ainda para mais em horário longe das madrugadas.
Não tinha dito, mas dou os parabéns à opção de terem passado o Jazz a Dois para as 23h, tapando as férias do Ronda da Noite, porque assim nunca vai ficar por transmitir por causa dos Prom´s, mesmo que transmitam alguns repetidos.
Pois, eu com o ouvinte habitual de alguns programas da Antena 2 ("Gravidade Zero", "Argonauta", por exemplo) considero que antes de colocarem as repetições estivais no ar, não custava nada passarem no início e no final dos mesmos uma indicação de que são isso mesmo, repetições e não episódios novos. Nem todos os ouvintes vão, de imediato, verificar a programação no site, pelos mais diversos motivos. Bem vistas as coisas, trata-se de respeito pelo ouvinte, ainda para mais numa rádio pública.
A Rádio Clássica espanhola este verão, sempre que é uma repetição avisa, já apanhei algumas ao Fim-de-semana e ao fim da noite. As repetições lá acontecem nos dias de semana mais à noite( 22h, 23h, 00h, madrugadas)e ao Fim-de-semana, ai já em alguns horários durante o dia. Já por cá, há pelo menos duas à tarde em dia de semana.