Autor Tópico: RTP Antena 2  (Lida 210486 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RTP Antena 2
« Responder #960 em: Junho 07, 2026, 07:48:55 pm »
Não tivesse eu por acaso o rádio ligado e hoje não teria ouvido o excelente programa, um dos melhores da Antena2, Notas à Margem, isto porque existiu uma troca de horários das 16h às 18h, o habitual das 17h passou às 16h e o mensal Sala Escura, que era às 16h às 17h. Não sei o que se terá passado, mas imagino, que tenha sido o próprio PC, que saltou um programa e depois para corrigir e não ter uma branca resolveram trocar, é o mal de ter um dia cheio de programas gravados.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #961 em: Junho 20, 2026, 11:37:36 am »
Não sei se apenas eu reparei, mas em Viseu os emissores passíveis de captação da RTP Antena 2 estão a emitir com o sistema RT (Radio Text) ativo que mostra mensagens de texto, como o título da música atual, nome do artista ou informações da rádio. É realmente, e finalmente, um grande passo de melhoria desta estação de rádio. Parabéns aos técnicos e outros, que propiciam esta preciosa informação ao ouvinte!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #962 em: Junho 20, 2026, 03:06:57 pm »
Não sei se apenas eu reparei, mas em Viseu os emissores passíveis de captação da RTP Antena 2 estão a emitir com o sistema RT (Radio Text) ativo que mostra mensagens de texto, como o título da música atual, nome do artista ou informações da rádio. É realmente, e finalmente, um grande passo de melhoria desta estação de rádio. Parabéns aos técnicos e outros, que propiciam esta preciosa informação ao ouvinte!
Com uns 10 anos de atraso ou mais, mas mais vale tarde que nunca.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #963 em: Junho 20, 2026, 03:10:27 pm »
Uns 20.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #964 em: Junho 20, 2026, 03:52:10 pm »
Testei há pouco nos 89.3 MHz (Lousã) e nada, ou seja, continuava a mensagem habitual, "Antena 2, a arte que toca".

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #965 em: Junho 20, 2026, 04:24:10 pm »
Testei há pouco nos 89.3 MHz (Lousã) e nada, ou seja, continuava a mensagem habitual, "Antena 2, a arte que toca".

Testei, de novo, mesmo agora...

No ar o programa "A Força das Coisas" do Luís Caetano e o RT indica "A Força das Coisas".

Parece que está a funcionar nos 89.3 Mhz...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #966 em: Junho 20, 2026, 05:38:37 pm »

Vai ser é giríssimo ver as informações quando passarem música clássica, dado que há composições cujo título de artista e título de música são um comboio de mercadorias e não vão caber em ecrã algum inteiras.  :D

De resto: finalmente!
« Última modificação: Junho 20, 2026, 05:40:09 pm por Memorias da Radio »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #967 em: Junho 20, 2026, 06:38:44 pm »

Vai ser é giríssimo ver as informações quando passarem música clássica, dado que há composições cujo título de artista e título de música são um comboio de mercadorias e não vão caber em ecrã algum inteiras.  :D

Algo me diz que colocarão só, no RT, o nome do programa que estiver no ar,; pelo menos, nos gravados, acredito sinceramente que façam isso.

Na emissão de continuidade, aguardemos para ver, mas, honestamente, acredito que não passem disso (indicar, apenas, o nome dos espaços que estiverem no ar)...

No entanto, sim, já é um grande avanço.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #968 em: Junho 21, 2026, 12:44:39 pm »
Temos que valorizar o facto da evolução tecnológica, quanto ao Radio Text da RTP Antena 2. Hoje ouvi o programa GPS - muito bom!
Agora estou a ouvir Coyote na RTP Antena 3 e cada vez julgo mais que esta rádio é muito melhor que a RFM e Comercial. A nossa RTP apenas "peca" pela não adesão às emissões em digital hertziano.

pdnf

• Hero Member
« Responder #969 em: Junho 25, 2026, 11:01:42 pm »

Algo me diz que colocarão só, no RT, o nome do programa que estiver no ar,; pelo menos, nos gravados, acredito sinceramente que façam isso.

Na emissão de continuidade, aguardemos para ver, mas, honestamente, acredito que não passem disso (indicar, apenas, o nome dos espaços que estiverem no ar)...

No entanto, sim, já é um grande avanço.
Não tenho vindo muito ao fórum, pensava eu que vinha aqui dar uma novidade fresca, mas não, já tem uns dias.
Em todo o caso, convém ressalvar que os 94.6 do Muro continuam fixos em "Antena 2, a Arte que Toca". Nos demais emissores captados, Monte da Virgem, Lousã e Marão, vai alternando entre "A Arte que Toca" e "Grande Auditório - Complemento", que é o programa que vai tocando.

Portanto, fica patente, se dúvidas ainda existissem, que o RT tem de ser ajustado emissor a emissor.

Em relação ao comboio de mercadorias, é verdade, mas também é possível abreviar. Nada que não se resolva. O Reis referiu no programa da Provedora que o objetivo é ter mesmo o nome das obras, mas acredito que só no horário de playlist, porque nos demais, o Dalet deve ler o ficheiro como um único áudio. Pelo menos, nas demais antenas costuma ser assim.

Mas já é um grande avanço e, mais do que isso, é um sinal de reinvestimento na Antena 2, canal que, apesar de tudo, vai dando prova do seu valor.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

SamM

• Hero Member
« Responder #970 em: Junho 26, 2026, 09:28:11 am »
Ontem tive conhecimento que "ao fim de 20 anos, foi suspenso o programa do concerto Antena 2. A criação musical e as temporadas clássicas desapareceram da produção das rádios públicas".

Se isto se confirmar, estamos perante um atentado ao serviço público de radiodifusão e nesse sentido, aguardam-se explicações claras sobre a decisão em causa. Tudo isto nos faz pensar sobre o caminho que a Rádio Pública tem pela frente.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #971 em: Junho 26, 2026, 11:07:58 am »
Ontem tive conhecimento que "ao fim de 20 anos, foi suspenso o programa do concerto Antena 2. A criação musical e as temporadas clássicas desapareceram da produção das rádios públicas".

Se isto se confirmar, estamos perante um atentado ao serviço público de radiodifusão e nesse sentido, aguardam-se explicações claras sobre a decisão em causa. Tudo isto nos faz pensar sobre o caminho que a Rádio Pública tem pela frente.

Será obra do "novo responsável"? Agora que não pode tornar a Antena 1 numa filial da Eurovisão, virou-se para outras aventuras...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #972 em: Junho 28, 2026, 02:26:50 pm »
Enquanto por exemplo em Espanha, para evitar muitas repetições no verão, a partir de 1 de Julho, se aposta mais na chamada playlist de verão, já que os programas habituais vão de férias, por aqui iremos mesmo nas repetições. O excelente GPS vai de férias, passaremos a ter repetições dele no mesmo horário, assim como de outros programas de Domingo, o programa das cartas de escritores passa a repetir Sábados ao meio dia e Quintas ás 16h passam a repetir, o programa já emitido, dedicado a Banda Sonoras rejeitadas. Desculpem, mas o ser Verão, não deve ser desculpa para se colocar no ar, sem ser madrugada, tanta repetição, devia haver algum respeito pelo ouvintes, no mínimo deviam fazer como vão fazer em Espanha.

Entretanto Julho irá ainda começar com emissões dedicadas a Prokofiev.
« Última modificação: Junho 28, 2026, 02:31:42 pm por tuscano332 »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #973 em: Junho 29, 2026, 12:04:37 pm »

Bom assunto para colocar à consideração da provedora do ouvinte, que não tem ajudado muito os ouvintes, sejamos claros...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #974 em: Julho 01, 2026, 02:41:20 pm »
Enquanto por exemplo em Espanha, para evitar muitas repetições no verão, a partir de 1 de Julho, se aposta mais na chamada playlist de verão, já que os programas habituais vão de férias, por aqui iremos mesmo nas repetições. O excelente GPS vai de férias, passaremos a ter repetições dele no mesmo horário, assim como de outros programas de Domingo, o programa das cartas de escritores passa a repetir Sábados ao meio dia e Quintas ás 16h passam a repetir, o programa já emitido, dedicado a Banda Sonoras rejeitadas. Desculpem, mas o ser Verão, não deve ser desculpa para se colocar no ar, sem ser madrugada, tanta repetição, devia haver algum respeito pelo ouvintes, no mínimo deviam fazer como vão fazer em Espanha.

Entretanto Julho irá ainda começar com emissões dedicadas a Prokofiev.
Sim a Rádio Clássica de Espanha também inclui algumas repetições, para que não digam que eu não as vi, mas lá pelo menos esforçam-se por ter alguns programas novos, ou não repetidos, coisa que por cá durante o verão não me parece que aconteça: https://www.rtve.es/rtve/20260629/radio-clasica-comienza-temporada-verano-mas-musica/17135838.shtml