Autor Tópico: TSF  (Lida 796554 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2475 em: Janeiro 07, 2024, 12:32:13 am »
Fafe nega...

https://eco.sapo.pt/2024/01/06/ceo-da-global-media-nega-ligacao-de-daniel-dantas-ao-fundo-que-controla-o-grupo/amp/

Interessante ele próprio afirmar que chama aos 4 responsáveis "a casta do Global Media". De resto, a notícia é uma mão cheia de quase nada tal não é a quantidade de La Palisse que circula nela.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #2476 em: Janeiro 07, 2024, 07:32:34 am »

Não, acho é que foi a própria Fátima Valente a lançar o indicativo de fecho no Dalet... talvez mesmo pela tosse de quem lá estava.

Nota como ela quase que começa a rir no final do noticiário (sorri com a voz). Deve ter sido o clássico engasganço com água...

Eu também reparei nisso mas achei que fosse produto da minha imaginação. Não me pareceu o animador, que logo de seguida estava 5 estrelas. Na TSF quem controla a mesa não é quem está a fazer emissão? Têm apoio técnico como na Antena 1?
A norte, posso garantir que é o técnico que controla a mesa.
Em Lisboa não sei, mas é provável que não seja diferente do norte.

Porque razão as pessoas do SUL chama "Norte" a tudo? Norte pode ser Bragança, Chaves, Braga, Porto numa área de 23 mil Km2. È impressionante como as pessoas do Sul em vez de dizerem os nomes dos concelhos/cidades usam o chavão " Norte" para tudo. A TSF não está numa cidade chamada "Norte" mas sim no Porto. Da mesma maneira que referiu Lisboa e não Centro ou Sul.
Meu caro, eu vivi 3 anos no Porto, e quase 1 ano em Mirandela.
Essa história das "pessoas do sul", pode colar com quem quiser, menos comigo.
As pessoas que trabalham nos estúdios das rádios nacionais ou das televisões no Porto, ou em Vila Nova de Gaia, não gostam de ser associados às cidades, até porque muitos dos que trabalham, não são portuenses, nem gaienses.
Daí ter utilizado o termo "norte".
Cheguei a ser corrigido nesse sentido, por grandes nomes da comunicação social portuguesa do norte, daí preferir utilizar o termo da região, ao invés do termo da cidade ou da área metropolitana.
Cumprimentos, e não pare com essas afirmações regionalistas bacocas, sem sentido, que até trazem algum entretenimento para o fórum.

Não se trata de gostos ou não. Trata-se de coerência. Se identificou a TSF na cidade de "Lisboa" também o deve fazer quanto à TSF na cidade do Porto e não Norte. Mas como você bem sabe, a SUL ninguém identifica os concelhos ou cidades e usa o chavão " Norte " para tudo, fui ao Norte, o Norte. os que não gostam de chamar Porto mas sim Norte sofrem de algum problema mental.
O Algarve vai de Sagres a Vila Real de Santo António por litoral, mas as pessoas do norte não dizem que vão de férias para Albufeira, Armação de Pêra, ou Portimão. Para a cagança, fica-lhes melhor dizer que vêm de férias para o Algarve. Isto é mais uma não conversa de regionalismos bacocos, meu caro.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2477 em: Janeiro 07, 2024, 03:53:31 pm »
Entrevista de 6 paginas no Público de hoje ao Fernando Alves. Título: A TSF foi tomada por um grupo de pessoas que não é fiável."
Na ultima página, a diretora adjunta do Público assina uma crónica com o título "Nacionalize-se o JN, o DN, a TSF Já!".
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2478 em: Janeiro 07, 2024, 04:25:12 pm »
Entrevista de 6 paginas no Público de hoje ao Fernando Alves. Título: A TSF foi tomada por um grupo de pessoas que não é fiável."
Na ultima página, a diretora adjunta do Público assina uma crónica com o título "Nacionalize-se o JN, o DN, a TSF Já!".

https://www.publico.pt/2024/01/07/sociedade/entrevista/fernando-alves-tsf-tomada-grupo-gente-nao-fiavel-2075795?fbclid=IwAR2caRvn3xTqKkdcidtQOKCmMOjMY-GzmKgKzXyBjfNQh5efHUELvML1jmU

Só um país de cretinos com gente que fez e continua a fazer mal à RTP Rádio e à rádio em geral  é que vai deixar arrastar esta agonia...

Há gente que fez muito mal ao serviço público e à rádio em geral. Essa gente devia moralmente estar atrás das grades. Alguns continuam à solta e a violar a rádio.

O Grupo RTP tem muita culpa, ao dar gás ao nocivo duopólio,  fruto de uma Antena 3 ao abandono tomada por um grupo de indivíduos que fazem o jogo do adversário e acantonam-se em chavões que não estão em nenhum documento orientador.

Mais...o abandono da rtp3 tv, dando palco ao duopólio sicn/cnnp e ao telelixo cmtv, vai custar muito caro. A nossa democracia vai sofrer, ou melhor já vai sofrendo...

CULPA DO GRUPO RTP!
« Última modificação: Janeiro 07, 2024, 04:26:53 pm por Atento »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2479 em: Janeiro 07, 2024, 09:52:50 pm »

Vale muito a pena ler essa entrevista que poderei dizer que é sobre uma vida de cinco décadas dedicada à rádio.
O Mestre Fernando Alves é um dos últimos moicanos que nutre e não se cansa de exprimir «a paixão da rádio».
Além disso, é um retrato sociológico de várias épocas da nossa história recente.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #2480 em: Janeiro 07, 2024, 11:08:53 pm »

Vale muito a pena ler essa entrevista que poderei dizer que é sobre uma vida de cinco décadas dedicada à rádio.
O Mestre Fernando Alves é um dos últimos moicanos que nutre e não se cansa de exprimir «a paixão da rádio».
Além disso, é um retrato sociológico de várias épocas da nossa história recente.

A TSF levou um golpe duro quando o Oliveira, que medrou à nossa custa via também rtp, se tornou acionista maioritário...depois o controlo socrático deu um golpe duro no coração da TSF.
Ver rondar Fafe é sempre muito preocupante...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2481 em: Janeiro 07, 2024, 11:37:35 pm »

A TSF levou um golpe duro quando o Oliveira, que medrou à nossa custa via também rtp, se tornou acionista maioritário...depois o controlo socrático deu um golpe duro no coração da TSF.

O início da Sport TV, com recursos da RTP e muita coisa nesse tempo (Oliverdesportos) é, no mínimo, um caso de estudo (para que eu ou este fórum sejam vítimas de algumas represálias).

Vale a pena escutar a participação do Fernando Correia para o quadragésimo aniversário da Rádio Comercial. Ele conta como foi afastado da TSF pelo Oliveira.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2482 em: Janeiro 08, 2024, 10:32:04 am »

Verdade, a partir dessa altura fui-me desligando da TSF e deixei de ser leitor do Diário de Notícias.

Embora o início do declínio da rádio é logo em 2003 quando contratam o Rangel para consultor, e ele lança uma grelha com excentricidades como o "Fórum Mulher" e uma playlist que parecia réplica da RFM e da RC daquele tempo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2483 em: Janeiro 08, 2024, 12:22:38 pm »

Embora o início do declínio da rádio é logo em 2003 quando contratam o Rangel para consultor, e ele lança uma grelha com excentricidades como o "Fórum Mulher" e uma playlist que parecia réplica da RFM e da RC daquele tempo.

Excentricidade para a época, sem dúvida, hoje não sei se até não seria algo de muito interessante, uma oferta mais vocacionada para o público feminino, com um nome forte. Agora, se é na TSF, uma rádio fundamentalmente escutada por senhores de meia idade que ela deve surgir? Provavelmente seria um flop.

Sobre a entrevista do Fernando Alves, para além de se poder dizer que a vida daquele homem quase que dava um filme, ficaram-me alguns pontos curiosos:
- A plasticidade do meio hoje: as vozes todas iguais;
- Uma rádio em Luanda, nos anos 70 com 400 (!) estúdios - imagino que o número peque por exagero, mesmo assim...
- Aquele espírito de "dormir na redação", dar o corpo pela rádio: não é o que se deseja no século XXI, mas um reacender da chama em doses proporcionais, seria muito bom para o meio;
- Os Sinais sempre em gravado, mesmo que no abismo, e a escolha aleatória da trilha. Diga-se que, tal como a Bárbara Reis, pensava que seriam em direto, pelo menos há uns bons anos, na minha adolescência, em que ouvia a rubrica diariamente, assim pensava.
- Curioso que a TSF nos tempos áureos não ter muito mais recursos humanos do que os que tem hoje. É certo que não existia o digital a consumir recursos, mas ainda assim... para reflexão.
- E uma nota pessoal: aquele início da TSF, com vozes vindas de todo o lado, de certa forma, com as devidas distâncias temporais e de contexto político, económico e social, lembram-me um pouco o vigor que a Observador veio trazer ao meio.
« Última modificação: Janeiro 08, 2024, 12:24:44 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2484 em: Janeiro 08, 2024, 04:51:45 pm »

Excentricidade para a época, sem dúvida, hoje não sei se até não seria algo de muito interessante, uma oferta mais vocacionada para o público feminino, com um nome forte. Agora, se é na TSF, uma rádio fundamentalmente escutada por senhores de meia idade que ela deve surgir? Provavelmente seria um flop.

Sobre a entrevista do Fernando Alves, para além de se poder dizer que a vida daquele homem quase que dava um filme, ficaram-me alguns pontos curiosos:
- A plasticidade do meio hoje: as vozes todas iguais;
- Uma rádio em Luanda, nos anos 70 com 400 (!) estúdios - imagino que o número peque por exagero, mesmo assim...
- Aquele espírito de "dormir na redação", dar o corpo pela rádio: não é o que se deseja no século XXI, mas um reacender da chama em doses proporcionais, seria muito bom para o meio;
- Os Sinais sempre em gravado, mesmo que no abismo, e a escolha aleatória da trilha. Diga-se que, tal como a Bárbara Reis, pensava que seriam em direto, pelo menos há uns bons anos, na minha adolescência, em que ouvia a rubrica diariamente, assim pensava.
- Curioso que a TSF nos tempos áureos não ter muito mais recursos humanos do que os que tem hoje. É certo que não existia o digital a consumir recursos, mas ainda assim... para reflexão.
- E uma nota pessoal: aquele início da TSF, com vozes vindas de todo o lado, de certa forma, com as devidas distâncias temporais e de contexto político, económico e social, lembram-me um pouco o vigor que a Observador veio trazer ao meio.

E sobre a situação da TSF e de outros órgãos de comunicação social, o Fernando Alves também abordou o facto de grandes grupos económicos, que comprar OCS, se queixarem que não é um modelo de negócio rentável, mas que não deixam de os comprar e, nessa altura, a tendência é sempre emagrecer as redacções e poder veicular ou condicionar certas notícias.

Aborda também as acções de propaganda, por meio de grandes marcas, as quais estão travestidas em espaços jornalísticos.
É um mal necessário para que os OCS privados tenham liquidez, contudo, e em especial na rádio, é muito difícil destrinçar o que é publicidade paga do que é realmente notícia relevante.
Segundo ele, estes factos não acontecem na RTP porque somos nós a pagá-la e a questão do financiamento publicitário não se levanta.

Ora numa era em que a desinformação é regra através das redes sociais e de alguns actores com palco na comunicação social, é imperativo que haja um jornalismo sério, independente e imparcial, algo que, segundo as palavras do Mestre (as quais concordo), está num risco profundo e possivelmente sem retorno.

A T S F faz falta!

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2485 em: Janeiro 08, 2024, 06:05:02 pm »
O Fernandes Andes tem muita razão, mas também era importante ouvi-lo sobre um possível futuro da TSF num país com uma informação tão alarmista (não confundir com sensacionalismo).
Nos comentários nas redes sociais a esta crise da TSF, e longe de serem apenas os "trolls" do costume, toda a gente diz que estava demasiado agarrada ao poder político. Uns acusam à esquerda, outros à direita.

Quando isto acontece mais numa rádio privada do que na do Estado...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2486 em: Janeiro 08, 2024, 06:53:25 pm »
O Fernandes Andes tem muita razão, mas também era importante ouvi-lo sobre um possível futuro da TSF num país com uma informação tão alarmista (não confundir com sensacionalismo).
Nos comentários nas redes sociais a esta crise da TSF, e longe de serem apenas os "trolls" do costume, toda a gente diz que estava demasiado agarrada ao poder político. Uns acusam à esquerda, outros à direita.

Quando isto acontece mais numa rádio privada do que na do Estado...

Não é por acaso que digo que o que mais gosto de T S F é a música.
Eu sei que é um «mau» motivo para a escutar mas, para o meu gosto, a T S F é a estação que apanho no auto-rádio que passa a melhor música, sobretudo no horário nocturno.
Adoro o facto de uma rádio de playlist me fazer ir ao SoundHound descobrir, mais que uma vez, uma canção.
As outras são tão previsíveis.

Tirando a música, o que me agarra à T S F é o Estado do Sítio, os noticiários à meia-hora, as investigações (cada vez menos), o desporto, os Sinais e, aos Domingos à noite, já piquei o «Princípio da Incerteza».

Quanto ao facto de estar agarrada ao poder político: o que me afasta da T S F são os múltiplos espaços de debate e de paineleiros políticos, de todos os quadrantes. É uma linguagem, que reconheço que seja importante para a sua sobrevivência, vocacionada para empresas.
Não gosto do facto dos animadores não se apresentarem em antena. Não peço que sejam parvamente felizes e amigáveis como a maioria dos programas da manhã das rádios musicais, nem que me tratem por tu.
Mas gosto de sentir que falam comigo, comunicam comigo.

A T S F é uma rádio extremamente formal. Tal como a Antena 1, tem que usar melhor o digital. É certo que, por exemplo, no Radio Garden é a estação portuguesa mais ouvida. Mas precisa de usar o digital como a Rádio Observador, que é a melhor rádio de palavra a fazê-lo.

Por fim, sobre a cor política da estação:
A T S F foi fundada por gente assumidamente de Esquerda, num tempo em que sê-lo, para além de ser aceitável, em certos aspectos, era bem visto pela sociedade.
Não creio que tenha uma linha editorial que privilegie alguma geometria em particular, mas é inegável que alguns dos seus quadros são de Esquerda, tal como os da Rádio Observador são de Direita.
Contudo (e vou ser fortemente criticado), um Fórum é, por exemplo, mais isento que um Contra-corrente.
« Última modificação: Janeiro 08, 2024, 06:58:00 pm por O Bigode do Sala »

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2487 em: Janeiro 08, 2024, 09:06:00 pm »
A TSF parou no tempo.

É ridículo os radialistas não se apresentarem em antena e não terem horários "minimamente" fixos.

No digital, sendo uma rádio de informação tem a obrigação de fazer muito mais, sobretudo na chamada "Visual Radio". Mais uma vez, a "concorrente de direita" faz muito mais.

Ao nível do tratamento da informação é obviamente mais equilibrada que a Observador, mas lá está, cristalizou. Até a Antena 1 tem mais dinâmica e é menos formal, o que é incrível pois estamos a falar de uma rádio pública.

Só no desporto é que acho que a TSF está muito bem dadas as circunstâncias. Nos últimos anos foi das poucas coisas onde a estação soube melhorar.

Mas eu percebo-te, OBDS, porque ouves a TSF por causa da playlist. É que de facto é a única rádio (junto com alguma coisa da Observador) que tem uma playlist com bom gosto e variada. E com o fim das rúbricas chatas e sem interesse, até eu tenho ouvido mais a TSF.
« Última modificação: Janeiro 08, 2024, 09:08:58 pm por AG »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2488 em: Janeiro 08, 2024, 09:16:21 pm »

Quanto ao facto de estar agarrada ao poder político: o que me afasta da T S F são os múltiplos espaços de debate e de paineleiros políticos, de todos os quadrantes. É uma linguagem, que reconheço que seja importante para a sua sobrevivência, vocacionada para empresas.
Não gosto do facto dos animadores não se apresentarem em antena. Não peço que sejam parvamente felizes e amigáveis como a maioria dos programas da manhã das rádios musicais, nem que me tratem por tu.
Mas gosto de sentir que falam comigo, comunicam comigo.

A T S F é uma rádio extremamente formal. Tal como a Antena 1, tem que usar melhor o digital. É certo que, por exemplo, no Radio Garden é a estação portuguesa mais ouvida. Mas precisa de usar o digital como a Rádio Observador, que é a melhor rádio de palavra a fazê-lo.

Por fim, sobre a cor política da estação:
A T S F foi fundada por gente assumidamente de Esquerda, num tempo em que sê-lo, para além de ser aceitável, em certos aspectos, era bem visto pela sociedade.
Não creio que tenha uma linha editorial que privilegie alguma geometria em particular, mas é inegável que alguns dos seus quadros são de Esquerda, tal como os da Rádio Observador são de Direita.
Contudo (e vou ser fortemente criticado), um Fórum é, por exemplo, mais isento que um Contra-corrente.

Antes de tudo peço desculpa pelo meu comentário à pressa :)
Em relação ao primeiro parágrafo parece que a bolha está a começar a rebentar... e não vai ser nada bonito. Em fim de semana de congresso do PS onde os comentadeiros e comentadores se revezam SIC N e CNN bateram mínimos de meses.

De resto, acho que o espelho da TSF atual é aquele "E assim se faz Portugal": não é humor, não é uma crónica como o "Sinais"... está ali no meio do nada.
É realmente uma tragédia a Maria Rueff não se aventurar pelo argumento e ter de fazer figurinhas tristes nas novelas da TVI enquanto na rádio roda 180º e faz uma crónica que podia estar na Antena 2.

Em relação ao desporto, o JR Pateiro faz autênticos milagres. Imagino o quão se deve estar a sentir impotente neste momento.

De resto concordo com o AG.
Entretanto mais um capítulo triste: o site da TSF tem um design novo... mas à custa da perda do arquivo, pelo menos para já.
« Última modificação: Janeiro 08, 2024, 09:19:17 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2489 em: Janeiro 08, 2024, 10:22:15 pm »
Aconteceu a mesma coisa ao do DN, mas o arquivo depois regressou. Provavelmente teremos que ter paciência e aguardar porque eles andam a mudar estruturas de links em bloco...

Site quase decalcado do novo do DN, em www.dn.pt. Notoriamente mais simplificado e mais vazio, mas ao mesmo tempo mais acessível de navegação. Claramente uma casa a mudar.

Atenção à mudança de responsável técnico pelos emissores, que passou a ser Alberto Santos.