Eu sou tendencialmente liberal na Economia, e não me chocaria uma nacionalização da TSF. Infelizmente, quando o setor privado do país não tem capacidade para assegurar o mínimo dos mínimos, cabe ao Estado esse papel, até os liberais o reconhecem. E o mínimo é não deixar morrer uma rádio de informação, deixando esse papel único nas mãos de 4 emissores para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto. É conviver mal com o facto do maior distrito do país, em área, já não ter, à data de hoje, um único emissor informativo. Se o mercado português se precisa de desenvolver? Absolutamente. Mas cuidado com o mercado, falam na Bauer que tem 5 rádios no portfólio, mas todas musicais, uma delas há 6 meses sem operar sequer um serviço simples como o RDS. É um grupo destes que querem a operar a TSF? A R/Com poderia ser uma solução, mas sabemos que a situação está francamente má para as bandas da Buraca.
Neste momento, se a Observador não quiser pegar na TSF, ou a Impresa, as duas soluções que para mim seriam as melhores e que assegurariam adequadamente o pluralismo, a TSF deve ser sim nacionalizada. Se depois se integra no grupo RDP, ficando com uma posição similar à RNE 5, ou o Estado adquire com o intuito de vender posteriormente, isso é uma coisa a discutir depois. Diria que só a IL discordaria da opção, lamento, mas é uma minoria da representação parlamentar em Portugal. As reticências que tenho sobre a RTP Rádios, já as expressei no post acima, mas continuo a achar que se integrarem a TSF e privatizarem a Antena 3, não me chocaria, se não tiverem melhor solução a dar àquela rede. E sim, é mais fácil vender uma rede musical. A rede da TSF não deve, em nenhuma circunstância ser vendida com a premissa de que vamos ter mais uma rádio com "a melhor música, nos próximos 45 minutos sem parar".
Ainda temos sempre a Cofina e uma CMTV em versão rádio, que também penso que deve ser evitada a todo o custo. Evidentemente que este é um fórum de rádio, não de política, mas no tocante ao quarteto, a fronteira com a política é sempre bastante ténue.