Autor Tópico: TSF  (Lida 788283 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: TSF
« Responder #2220 em: Dezembro 01, 2023, 06:19:58 pm »
A única opção realista é a Impresa adquirir a TSF. O resto é pura especulação.

E se a RTP quiser uma rádio de informação para cobrir o território português que utilize a rede da actual Antena 3, passando a programação actual para a rede FM da RDP África, eventualmente com mais emissores.

Não sei se seria o melhor a Impresa adquirir a TSF, com aquilo que andam a fazer com a SIC e o "Espesso", mas tenho as minhas dúvidas que isso venha a acontecer. Não há nem sinal de tal movimentação neste momento. E se não acontecer, alguém vai ter que se chegar à frente, porque a TSF cair é algo de um desastre para a democracia que detemos - se há rádio simbólica da livre iniciativa e da liberdade é a TSF.

Num advento em que basicamente já só está a Rádio Observador e a alguma extensão a Antena 1, isto é significativo.

Quanto à rede de informação na rede da Antena 3... acho difícil.

Estou totalmente de acordo com esta mensagens do AG.
Isto de querer concentrar tudo no Estado é até sinal de menoridade e atraso de um País.
Por outro lado perigoso, numa altura que estes partidos repulsivos populistas estão a crescer em todo o mundo...
E logo a área da comunicação social que é sempre tão apetecível para se controlar por estes sectores.
A Impresa parece me ser, nesta altura a melhor hipótese para ficar com a TSF.
Tem provas dadas de uma empresa independente e de qualidade, mesmo com muitos defeitos.

O precedente existe. Ou não foi a Rádio Comercial (salvo as devidas distâncias de projeto e tempo) integrada na RDP?

Isto não é qualquer Romântica FM a sofrer aos caídos. É uma rádio que fatura 5 milhões de euros por ano, com uma rede de ligações no setor privado invejável, e uma rede nacional. Traz um acrescentado a qualquer grupo que fique com ela e lhe trate a sua condição económica.

Se a Bauer não fosse tão plástica ou a R/Com estivesse melhor de saúde financeira, até podia ser um conceito. Mas por várias razões, muitos dos incumbentes não podem ir a jogo. Só a RTP, a Impresa, ou a solução que agora se está a tentar, por fora.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2221 em: Dezembro 01, 2023, 06:32:46 pm »
O estado ficou com o RCP ( depois transformado) em Comercial), depois do 25 de Abril, numa altura de nacionalizações gerais de vários sectores e da comunicação social também, como por exemplo jornais ( que eram as redes sociais da altura).
Quando a situação política em Portugal se normalizou, depois dos tempos conturbados da revolução, tudo se normalizou e a Comercial foi de novo privatizada.
São situações diferentes.

Eu lembro me bem como os governos sempre tentaram controlar a rádio e televisão pública...
Se eu defendo um serviço público com o máximo de 3 rádios com rede nacional, também acho  muito importante, mesmo fundamental, existir um serviço privado forte e plural de comunicação social, como existe na televisão...

Atento

• Hero Member
« Responder #2222 em: Dezembro 01, 2023, 06:37:17 pm »
Estou totalmente de acordo com esta mensagens do AG.
Isto de querer concentrar tudo no Estado é até sinal de menoridade e atraso de um País.
Por outro lado perigoso, numa altura que estes partidos repulsivos populistas estão a crescer em todo o mundo...
E logo a área da comunicação social que é sempre tão apetecível para se controlar por estes sectores.
A Impresa parece me ser, nesta altura a melhor hipótese para ficar com a TSF.
Tem provas dadas de uma empresa independente e de qualidade, mesmo com muitos defeitos.

A Impresa não tem dinheiro para isto...

O patriarca Balsemão já fica satisfeito se o herdeiro e afins mantiverem o grupo como está...

O homem dos barcos se quiser, mas também não se chega à frente...

Vai ser o governo liderado por Montenegro  (mais provável) ou de PNS a desencalhar a situação...

E ambos ficariam facilmente com a parte da Lusa e da TSF, assumindo as dívidas...para que alguém pegue no JN e DN e o Ferreira dos barcos pofia fazer esse esforço calculado com os quilómetros a zero..., isto é,  sem as dívidas...

Atento

• Hero Member
« Responder #2223 em: Dezembro 01, 2023, 06:41:32 pm »
O estado ficou com o RCP ( depois transformado) em Comercial), depois do 25 de Abril, numa altura de nacionalizações gerais de vários sectores e da comunicação social também, como por exemplo jornais ( que eram as redes sociais da altura).
Quando a situação política em Portugal se normalizou, depois dos tempos conturbados da revolução, tudo se normalizou e a Comercial foi de novo privatizada.
São situações diferentes.

Eu lembro me bem como os governos sempre tentaram controlar a rádio e televisão pública...
Se eu defendo um serviço público com o máximo de 3 rádios com rede nacional, também acho  muito importante, mesmo fundamental, existir um serviço privado forte e plural de comunicação social, como existe na televisão...

Os países com democracias mais robustas são aqueles que têm mais canais de rádio e de televisão de serviço público.

Em Portugal, temos muitas tvs, mas temos sobretudo circo e agendas ocultas ou mais ou menos visíveis...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2224 em: Dezembro 01, 2023, 06:56:28 pm »
Eu sou tendencialmente liberal na Economia, e não me chocaria uma nacionalização da TSF. Infelizmente, quando o setor privado do país não tem capacidade para assegurar o mínimo dos mínimos, cabe ao Estado esse papel, até os liberais o reconhecem. E o mínimo é não deixar morrer uma rádio de informação, deixando esse papel único nas mãos de 4 emissores para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto. É conviver mal com o facto do maior distrito do país, em área, já não ter, à data de hoje, um único emissor informativo. Se o mercado português se precisa de desenvolver? Absolutamente. Mas cuidado com o mercado, falam na Bauer que tem 5 rádios no portfólio, mas todas musicais, uma delas há 6 meses sem operar sequer um serviço simples como o RDS. É um grupo destes que querem a operar a TSF? A R/Com poderia ser uma solução, mas sabemos que a situação está francamente má para as bandas da Buraca.
Neste momento, se a Observador não quiser pegar na TSF, ou a Impresa, as duas soluções que para mim seriam as melhores e que assegurariam adequadamente o pluralismo, a TSF deve ser sim nacionalizada. Se depois se integra no grupo RDP, ficando com uma posição similar à RNE 5, ou o Estado adquire com o intuito de vender posteriormente, isso é uma coisa a discutir depois. Diria que só a IL discordaria da opção, lamento, mas é uma minoria da representação parlamentar em Portugal. As reticências que tenho sobre a RTP Rádios, já as expressei no post acima, mas continuo a achar que se integrarem a TSF e privatizarem a Antena 3, não me chocaria, se não tiverem melhor solução a dar àquela rede. E sim, é mais fácil vender uma rede musical. A rede da TSF não deve, em nenhuma circunstância ser vendida com a premissa de que vamos ter mais uma rádio com "a melhor música, nos próximos 45 minutos sem parar".
Ainda temos sempre a Cofina e uma CMTV em versão rádio, que também penso que deve ser evitada a todo o custo. Evidentemente que este é um fórum de rádio, não de política, mas no tocante ao quarteto, a fronteira com a política é sempre bastante ténue.
« Última modificação: Dezembro 01, 2023, 07:01:38 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2225 em: Dezembro 01, 2023, 07:08:50 pm »
A única opção realista é a Impresa adquirir a TSF. O resto é pura especulação.

Ou a Bauer, acabando de vez com a parvoíce das redes "regionais".

Aí já sabíamos o que ia acontecer...

M80 nacional...

TSF com sobras locais...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2226 em: Dezembro 01, 2023, 07:20:49 pm »
Eu sou tendencialmente liberal na Economia, e não me chocaria uma nacionalização da TSF. Infelizmente, quando o setor privado do país não tem capacidade para assegurar o mínimo dos mínimos, cabe ao Estado esse papel, até os liberais o reconhecem. E o mínimo é não deixar morrer uma rádio de informação, deixando esse papel único nas mãos de 4 emissores para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto. É conviver mal com o facto do maior distrito do país, em área, já não ter, à data de hoje, um único emissor informativo. Se o mercado português se precisa de desenvolver? Absolutamente. Mas cuidado com o mercado, falam na Bauer que tem 5 rádios no portfólio, mas todas musicais, uma delas há 6 meses sem operar sequer um serviço simples como o RDS. É um grupo destes que querem a operar a TSF? A R/Com poderia ser uma solução, mas sabemos que a situação está francamente má para as bandas da Buraca.
Neste momento, se a Observador não quiser pegar na TSF, ou a Impresa, as duas soluções que para mim seriam as melhores e que assegurariam adequadamente o pluralismo, a TSF deve ser sim nacionalizada. Se depois se integra no grupo RDP, ficando com uma posição similar à RNE 5, ou o Estado adquire com o intuito de vender posteriormente, isso é uma coisa a discutir depois. Diria que só a IL discordaria da opção, lamento, mas é uma minoria da representação parlamentar em Portugal. As reticências que tenho sobre a RTP Rádios, já as expressei no post acima, mas continuo a achar que se integrarem a TSF e privatizarem a Antena 3, não me chocaria, se não tiverem melhor solução a dar àquela rede. E sim, é mais fácil vender uma rede musical. A rede da TSF não deve, em nenhuma circunstância ser vendida com a premissa de que vamos ter mais uma rádio com "a melhor música, nos próximos 45 minutos sem parar".
Ainda temos sempre a Cofina e uma CMTV em versão rádio, que também penso que deve ser evitada a todo o custo. Evidentemente que este é um fórum de rádio, não de política, mas no tocante ao quarteto, a fronteira com a política é sempre bastante ténue.

A mim sinceramente não me chocaria também, tendo virtualmente a mesma posição que tu em termos de economia. Acho é que deveria ser o último cenário. Agora, a situação atual é mesmo dramática: os bancos terem fechado a torneira do crédito e estarem dependentes de um investidor estrangeiro anunciado 3 semanas antes que nem sequer soube fazer as coisas direito em termos de... transferências?

Tenho mesmo muita pena que o grupo R/com não possa ir a jogo. Acho que colmatavam de forma interessante o que se perdeu na Renascença, ao mesmo tempo que introduziam uma rádio com um estilo completamente diferente de música e informação, mas não de locução, porque a do grupo já foi assim há 30 anos.

A antiga MCR não merece ter uma TSF depois do caminho que deram a uma marca como o Rádio Clube Português. As formas de fazer rádio são tão distintas que é mais provável que a TSF perdesse a sua identidade e cedesse ao estilo feito na Bauer que qualquer outra coisa. Não tenho tanto esse medo com o grupo R/com, a avaliar pelo precedente da Ana Galvão e da Joana Marques vindas da Antena 3, e menos ainda com o grupo RTP.

Espero sinceramente que na próxima semana todos os trabalhadores recebam e em condições. Mentalmente é difícil encarar uma situação destas assim, num meio que já está como está.

Atento

• Hero Member
« Responder #2227 em: Dezembro 01, 2023, 07:48:01 pm »
Para a saúde da nossa democracia  e também para a saúde mental dos portugueses e para que setores privados encostados ao estado não decidam impingir fulano ou beltrano pata liderar o país é importante:

1- Desvitalizar fortemente a tvi e a cmtv;

2- Reformar, reestruturar e dotar o Grupo RTP de mecanismos que continuem a defender o grupo de intervenções políticas espurias (os que o fizerem, caso pertençam ao governo devem ser imediatamente demitidos)...

A) RTP 1 com a programação atual, reforço da informação e programas com nuances mais populares, sem cair no mau gosto;

B) RTP 2 com séries estrangeiras,  reforço da informação,  recuperando o espírito combatitivo do outrora jornal das 9, apostar na informação regional e com autores dessa região,  havendo desdobramentos  a partir do Porto, Coimbra, Lisboa e Faro, aproximando-se da tsf nacionalizada l, criando uma marca de informação regional como a France 3 e  a France Blue vão fazer através da marca "ICI";

C)RTP Memória descontinuada,  aparecendo no seu lugar a RTP Arte/Cultura;

D) Criação,  para os mais jovens, da RTP Zig/Zag;

E) Reforço da RTP3 como a grande âncora de um canal de notícias a nivel nacional e da CPLP, servindo-se em determinados períodos da RTP I e África

Rádio

Antena 1 - reforço do atual modelo e acabar com alguns desvarios que cataloguei como diálogos no manicómio;

Antena 2 - reforçar e desenvolver o modelo atual com a ambição de chegar a mais gente sobretudo aos não convertidos; deve manter uma estreita relação com a RTP Arte;

Antena3 - alargar,  oxigenar, abrir armários, retirar o canal do nicho de lamacenta sala umbilical de muros altos e feios...

TSF/Antena4 - rádio de informação,  com desdobramentos regionais para informação local a determinadas horas, a partir do Porto, Coimbra, Lisboa e Faro, em estreita relação com a rtp2.

Repito: os países com democracias robustas são aqueles que têm fortes canais de serviço público de rádio e televisão,  liderando, na maior parte dos casos, as audiências.

NÃO ESQUECER EVIDENTEMENTE O DIGITAL.
« Última modificação: Dezembro 01, 2023, 07:52:23 pm por Atento »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2228 em: Dezembro 01, 2023, 07:49:03 pm »
Possível rede de emissores da TSF hipoteticamente nacionalizada:
- actual rede regional Norte
- 89,5 Lisboa
- 105,4 Évora
- 101,6 Faro
- 89,3 Serra de Grândola
- 94,8 Tróia
- 102,9 Fóia (Monchique)
- 88,7 Beja
- 88,9 Portalegre
- 100,2 Elvas
- 90,1 Montargil
- 94,0 Janas (Sintra)
- 104,8 Maunça
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2229 em: Dezembro 02, 2023, 03:11:31 pm »
Nacionalizar a TSF? Alguma vez isso é possível? Mais juízo na sala por favor.
Nem mais.

Eu acho boa solução.

- 89,5 Lisboa
- 105,4 Évora
- 101,6 Faro
- 89,3 Serra de Grândola
- 94,8 Tróia
- 102,9 Fóia (Monchique)
- 88,7 Beja
- 88,9 Portalegre
- 100,2 Elvas
- 90,1 Montargil
- 94,0 Janas (Sintra)
- 104,8 Maunça

Seria o ideal para um canal de notícias da RTP Rádio, mas optava por colocar os 105,4 MHz no Mendro e assim evitar ter dois emissores (Évora e Beja).
« Última modificação: Dezembro 02, 2023, 03:14:13 pm por pdf »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2230 em: Dezembro 02, 2023, 04:56:41 pm »
Nem mais.

Eu acho boa solução.

- 89,5 Lisboa
- 105,4 Évora
- 101,6 Faro
- 89,3 Serra de Grândola
- 94,8 Tróia
- 102,9 Fóia (Monchique)
- 88,7 Beja
- 88,9 Portalegre
- 100,2 Elvas
- 90,1 Montargil
- 94,0 Janas (Sintra)
- 104,8 Maunça

Seria o ideal para um canal de notícias da RTP Rádio, mas optava por colocar os 105,4 MHz no Mendro e assim evitar ter dois emissores (Évora e Beja).

Teoricamente, seria possível colocar o emissor no Mendro, a operar nos 105,4 MHz. Na prática, receio que tivesse de ser sujeito a restrições de azimute para evitar a interferência sobre as rádios espanholas. Mas acrescento um emissor de complemento ao Mendro: Serra de Ossa, porventura nos 93,4 MHz ou 107,7 MHz.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2231 em: Dezembro 02, 2023, 05:26:59 pm »
Nem mais.

Eu acho boa solução.

- 89,5 Lisboa
- 105,4 Évora
- 101,6 Faro
- 89,3 Serra de Grândola
- 94,8 Tróia
- 102,9 Fóia (Monchique)
- 88,7 Beja
- 88,9 Portalegre
- 100,2 Elvas
- 90,1 Montargil
- 94,0 Janas (Sintra)
- 104,8 Maunça

E eu colocaria um emissor na Arrábida em vez de Tróia, ou em alternativa, um emissor na Banática pelo motivo que já falámos aqui muitas vezes.

Mas insisto, pessoalmente prefiro que a Antena 3 se converta numa rádio de notícias em vez de ficar com uma rádio com passivo astronómico e editorialmente nas lonas. Iria sim trazer os melhores profissionais, muito embora a RTP Rádio tenha já uma equipa de excelência.

Atento

• Hero Member
« Responder #2232 em: Dezembro 02, 2023, 06:23:42 pm »
Nem mais.

Eu acho boa solução.

- 89,5 Lisboa
- 105,4 Évora
- 101,6 Faro
- 89,3 Serra de Grândola
- 94,8 Tróia
- 102,9 Fóia (Monchique)
- 88,7 Beja
- 88,9 Portalegre
- 100,2 Elvas
- 90,1 Montargil
- 94,0 Janas (Sintra)
- 104,8 Maunça

E eu colocaria um emissor na Arrábida em vez de Tróia, ou em alternativa, um emissor na Banática pelo motivo que já falámos aqui muitas vezes.

Mas insisto, pessoalmente prefiro que a Antena 3 se converta numa rádio de notícias em vez de ficar com uma rádio com passivo astronómico e editorialmente nas lonas. Iria sim trazer os melhores profissionais, muito embora a RTP Rádio tenha já uma equipa de excelência.

AG, a 3 tem de se libertar...

Recupero o que escrevi: "Antena3 - alargar,  oxigenar, abrir armários, retirar o canal do nicho de lamacenta sala umbilical de muros altos e feios..."

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2233 em: Dezembro 02, 2023, 07:04:58 pm »
... e quem mais neste fórum escreveria prosa como "oxigenar, abrir armários, retirar o canal do nicho de lamacenta sala umbilical de muros altos e feios"?

O Atento é a Fertagus do lirismo...

- 89,5 Lisboa
- 105,4 Évora
- 101,6 Faro
- 89,3 Serra de Grândola
- 94,8 Tróia
- 102,9 Fóia (Monchique)
- 88,7 Beja
- 88,9 Portalegre
- 100,2 Elvas
- 90,1 Montargil
- 94,0 Janas (Sintra)
- 104,8 Maunça

Seria uma rede excelente. Poderia ser necessária uma micro nalguns pontos, por exemplo para os lados de Tavira/VRSA/Castro Marim, mas de resto... rede muito interessante.

Nunca disse que queria uma TSF nacionalizada com o passivo... a GMG tem outras revistas (irrelevantes para a RTP, naturalmente), e entre mortos e feridos que fizessem o rateio entre os acionistas privados pelo resto do capital em dívida e vinha para o Estado limpinha.

Editorialmente poderia beneficiar de um conjunto de sinergias notável com a RTP e de uma certa seletividade nesse processo para preservar a marca.

Atento

• Hero Member
« Responder #2234 em: Dezembro 05, 2023, 01:57:53 pm »