Autor Tópico: Mega Hits  (Lida 588689 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Mega Hits
« Responder #1800 em: Novembro 06, 2023, 11:15:30 pm »
Não me lembro de rádios controladas por igrejas (excluindo a Católica) tenham abdicado de frequências, mas... aguardemos para ver. Não quero entrar em especulação mas uma rádio que me parece meio ao abandono e que poderia ser uma opção interessante é a Vila de Rei FM em 103,2.

O que me parece pouco provável é que Vila de Rei é dos municípios mais envelhecidos do país, e com 0.5Kw tenho algumas dúvidas que chegue em condições devidas à A1, à A8 então será para esquecer.
Da última vez que piquei a Canção Nova, naqueles dias de muito calor em outubro, estranhei o rumo muito "Pentecostal" da estação, confesso, para uma rádio controlada pela Igreja Católica. Até para os protestantes moderados, como por exemplo os Batistas ou os Presbiterianos, aquilo era um bocadinho too much. Depois disso, quando fiz o bandscan no Oriente, em Lisboa, apanhei um peditório aos ouvintes para despesas de funcionamento da estação. Finalmente, a Igreja não abdicaria da frequência. Subindo-se no organograma, o patrão é o mesmo, ainda que seja pelo conceito de Beneficiário Efetivo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1801 em: Novembro 06, 2023, 11:35:09 pm »
Sobre emissões locais: a M80 quando tinha o José Araújo a fazer emissões locais no Porto tinha resultados interessantes no Grande Porto. Quando acabaram com elas em 2012, desceram os resultados. Com todo o respeito pelo trabalho dos estagiários, quando se quer "apanhar moscas com vinagre" é o que acontece. E o mesmo digo para a publicidade local, podiam aproveitar melhor esse factor: na M80 e na Cidade ainda há alguma coisa, mas parece-me mal explorado.

Nunca me esqueci daquela queda de 1,3% no Bareme quando a M80 decidiu abolir as emissões locais. E isto numa altura em que faziam 5.x%. Se fosse hoje, pelo efeito de polarização, representava ainda mais. E isto eram com umas emissões que eram playlist, sem grande coisa distintiva além do resto. Com um pouco mais de investimento acho que seria bastante melhor.

A publicidade local, salvo Viseu e Redondo na Cidade FM, tenho a mesma opinião que tens, bastante mal explorada. É literalmente um spot por bloco, ora Multiopticas, ora questões de câmaras ou alguma marca que queira anunciar para x região (na M80 é por região), mas mesmo em termos de preços não é competitivo. Em tempos essa tabela vi-a publicada... é dececionante de ler. E piorou, que antigamente na M80 dava para filtrar por região de emissão, depois passou a ser só um genérico Norte/Centro/Sul e depois limitaram a Norte (até Leiria) e Sul (RRS).

Claro que assim, não há milagres.

Memórias, eu sei que tem Montejunto em 96.4 M80 mas posso-te garantir, porque

Meu deus, nove linhas completas sem parágrafos nem nada... mucho texto.

Quanto ao resto: o facto de ser ou ter sido pontualmente possível num rádio de topo com uma excelente antena e amplificador não o faz possível para a generalidade das pessoas e, em termos práticos, a escuta dos 96.5 é mesmo basicamente impossível. Além disso a A13 não é de todo a mais usada das opções.

Também não consigo colher da opinião em como a Canção Nova abdicaria da frequência, mais depressa outras estações o fariam. Mas acho que saberemos sobre isto em breve, quer quanto à Mega, quer quanto à Observador...
« Última modificação: Novembro 06, 2023, 11:38:42 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1802 em: Novembro 06, 2023, 11:53:41 pm »

Memórias, eu sei que tem Montejunto em 96.4 M80 mas posso-te garantir, porque

Meu deus, nove linhas completas sem parágrafos nem nada... mucho texto.

Quanto ao resto: o facto de ser ou ter sido pontualmente possível num rádio de topo com uma excelente antena e amplificador não o faz possível para a generalidade das pessoas e, em termos práticos, a escuta dos 96.5 é mesmo basicamente impossível. Além disso a A13 não é de todo a mais usada das opções.

Também não consigo colher da opinião em como a Canção Nova abdicaria da frequência, mais depressa outras estações o fariam. Mas acho que saberemos sobre isto em breve, quer quanto à Mega, quer quanto à Observador...

É um defeito que tenho, sou muito analítico...deem-me papel, ou neste caso html, que eu vou em frente à velocidade do alfa, porque demoro mesmo pouco...  ;D ;D Mas também tens umas 5, está em metade.
Admito que sim, mas a maioria dos rádios dos carros de 2014 para lá cá já têm uma qualidade muito, mas muito aceitável. Nos mais velhos... bom agora não posso testar, paz à sua alma, o meu outro com 30 anos morreu!  :'(  ;D
Eu disse nó da A13, mas queria escrever A23 (embora salvo erro o sinal refira A23/A13). Faço sempre confusão com as duas. Tenho um trauma com a A23, porque baixei um valor na nota final de Geografia por ter errado uma pergunta sobre o traçado desta no Exame Nacional.  ;D ;D
Sim, em breve há-de entrar o pedido na ERC, se é que já não entrou, e a deliberação há-de sair.

Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #1803 em: Novembro 07, 2023, 12:48:31 am »
Quem fará a emissão local?

É uma boa altura para repensarem os painéis com tanta gente que pouco acrescenta estando a partilhar microfones. A Mega tem animadores de sobra para fazer a programação regular, a local de Sintra e agora Viseu, sem perder qualidade. A mania de quererem que todos os animadores falem em sincronização entre si nas horas de programa local é que deve ser desgastante para quem tem de acompanhar os tempos da emissão nacional... Ainda hoje ouvi a Madalena Costa (Sintra) a correr contra o tempo num take em que, online, ouvia a Pilar a falar o mesmo (pouco) tempo, mas tranquilamente. Era hora de acabar com isso. Assumam realmente que aquelas horas são locais e separem totalmente os fluxos. Como faz a concorrência?

Pergunto como farão no Top 10 as 10...
Metem encapuçado na local?

Este fim-de-semana, já ouvi o Diogo fazer o Top 10 as 10 aqui nos 88.0 Sintra, quando costuma fazê-lo a Madalena Costa. Não comparei com o online, mas houve momentos em que falava para Sintra sobre Sintra. Pode ser já um sinal do que aí vem...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1804 em: Novembro 07, 2023, 11:55:23 am »
Quem fará a emissão local?

É uma boa altura para repensarem os painéis com tanta gente que pouco acrescenta estando a partilhar microfones. A Mega tem animadores de sobra para fazer a programação regular, a local de Sintra e agora Viseu, sem perder qualidade. A mania de quererem que todos os animadores falem em sincronização entre si nas horas de programa local é que deve ser desgastante para quem tem de acompanhar os tempos da emissão nacional... Ainda hoje ouvi a Madalena Costa (Sintra) a correr contra o tempo num take em que, online, ouvia a Pilar a falar o mesmo (pouco) tempo, mas tranquilamente. Era hora de acabar com isso. Assumam realmente que aquelas horas são locais e separem totalmente os fluxos. Como faz a concorrência?

Pergunto como farão no Top 10 as 10...
Metem encapuçado na local?

Este fim-de-semana, já ouvi o Diogo fazer o Top 10 as 10 aqui nos 88.0 Sintra, quando costuma fazê-lo a Madalena Costa. Não comparei com o online, mas houve momentos em que falava para Sintra sobre Sintra. Pode ser já um sinal do que aí vem...

A ERC já disse que aceita que seja o mesmo animador a fazer nacional e local ao mesmo tempo, mas que não é o desejável. Pode ter-se tratado de alguma indisponibilidade temporária da Madalena, seja por férias ou outro motivo qualquer. Veremos! Para já Sintra, convinha porem pelo menos a emitir com a mesma pujança da RFM ou da RR, até porque é uma frequência muito difícil, apanha de sul com a Fóia, de Norte com a Lousã. Sim, deve ser desgastante, acredito, e no caso da Madalena que tem tendência a falar muito pausadamente e de uma forma elaborada, ainda deve ser mais complicado. A concorrência anda com atraso ou adiantada face à nacional, pelo menos olhando para o que acontece com a Cidade Vale de Cambra. O sistema da Mega em teoria é melhor, permite a comutação manual sempre, mas para quem conduz a emissão é pesado, sim.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1805 em: Novembro 07, 2023, 12:17:10 pm »
(...) Mas certo é que são os 96.5 Aveiro que também matam a Mega para Norte via A28, por curioso que possa parecer, de Viana até ao topo da Serra de Arga, são a frequência escolhida, com uma ou outra pincelada de Santa Justa, só quando se começa a descer para Cerveira é que a poderosa prima espanhola, a CAD-100 fixa. A orografia faz algumas coisas improváveis se tornarem possíveis.

Hum?

Normalmente deixo passar este tipo de coisas porque são fenómenos altamente localizados e esporádicos, mas aqui digo que é praticamente impossível e fantasioso.

Vila Praia de Âncora é a minha "segunda terra" desde a infância e como devem compreender faço a A28 muitas vezes, praticamente desde que foi inaugurada neste troço, se a memória não me falha em 2006. Isso já me deu tempo para uns 1000 bandscans.

Embora seja fácil ir buscar frequências de Aveiro se as condições de propagação o permitirem, nesta subida temos pressão da CAD-100 (mesmo na encosta sul) como da... Rádio Valdevez, que tem o emissor praticamente em linha de vista, a este.

A frequência para a Mega nesta subida é... BRAGA. Que está a curta distância e com campo desimpedido quando se começa a subir. Not rocket science.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1806 em: Novembro 07, 2023, 12:21:20 pm »
Com pena deixarei de ouvir o Diogo Pires.
O Girls Night out como funciona em local?

pdnf

• Hero Member
« Responder #1807 em: Novembro 07, 2023, 01:17:42 pm »
(...) Mas certo é que são os 96.5 Aveiro que também matam a Mega para Norte via A28, por curioso que possa parecer, de Viana até ao topo da Serra de Arga, são a frequência escolhida, com uma ou outra pincelada de Santa Justa, só quando se começa a descer para Cerveira é que a poderosa prima espanhola, a CAD-100 fixa. A orografia faz algumas coisas improváveis se tornarem possíveis.

Hum?

Normalmente deixo passar este tipo de coisas porque são fenómenos altamente localizados e esporádicos, mas aqui digo que é praticamente impossível e fantasioso.

Vila Praia de Âncora é a minha "segunda terra" desde a infância e como devem compreender faço a A28 muitas vezes, praticamente desde que foi inaugurada neste troço, se a memória não me falha em 2006. Isso já me deu tempo para uns 1000 bandscans.

Embora seja fácil ir buscar frequências de Aveiro se as condições de propagação o permitirem, nesta subida temos pressão da CAD-100 (mesmo na encosta sul) como da... Rádio Valdevez, que tem o emissor praticamente em linha de vista, a este.

A frequência para a Mega nesta subida é... BRAGA. Que está a curta distância e com campo desimpedido quando se começa a subir. Not rocket science.

Vou ver se encontro o vídeo no meu disco rígido... acho que registei. Mas aqui admito que possa ser propagação, porque as duas últimas vezes que fiz a A28 foi no Verão de 2021. QUando vou para Norte prefiro a A3. Nesta sim, morre por Braga, aí confirmo, assim como já cheguei a apanhar do outro lado da fronteira num dia bastante chuvoso e frio de junho. Mas até me lembro, por causa de um elemento distintivo da paisagem, onde é que Braga me morreu, na curva das eólicas:

https://www.google.com/maps/@41.7452339,-8.7989884,3a,75y,343.5h,111.02t/data=!3m6!1e1!3m4!1sZ37nltZMptwbLAmwvl9zgA!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu

Nessa altura, andava praticamente sempre pela Mega, e recordo-me também que depois de passar o nó de Cerveira, troquei já para a Los40 99.4. Aliás, depois no sentido Cerveira-Porto, perdi justamente a Los40 no mesmo local, e foi onde me entrou a Mega de Aveiro até as torres, são o fim de Viana, salvo erro. Das torres para Baixo, sim é Braga.

Mas sim, dou de barato que, como foi no verão, possa ter sido propagação.

Vou deixar aqui o que escrevi na altura. Dou nota que uns posts mais abaixo dou nota de dificuldades de Braga no Porto, recordo-me agora, estiveram uns meses mais fracos, que mal conseguia ouvir no interior na zona do HSJ. Se foi por isso? Não sei...

Noutro post, sobre a minha passagem pelo Minho, e o desempenho da Mega Hits na A28/EN13: bem mais fraco do que o que seria de esperar. Os 92.9 metem muito sinal a sul de Braga, mas bem mais fraco a Norte.

Senão vejamos, 90.6 até Modivas, entre Modivas e o Mindelo entram os 92.9, que fraquejam novamente a partir daí e até ao nó da Povoa, fazendo entrar os 90.6, mas com sinal fraco embora escutável. A partir do nó da Póvoa em diante, entram sempre os 92.9, com algum sinal mais fraco e um pouco de ruído entre Esposende e Casstelo de Neiva, mas a perder o sinal, só por breves instantes no início da descida da serra. Começam a fraquejar a partir de Viana do Castelo, sendo que no centro da cidade o sinal é realemente fraco, com muito estático à mistura. Começando a subir a Serra de Arga... bom aqui é que entra a parte engraçada. Mal sais de Viana do Castelo, na separação com a A27, migra novamente para os 90.6 até ao nó do Outeiro (junto à imponente torre eólica), que se escutam razoavelmetne bem, mas nessa zona entram bem os sinais de Santa Justa, a prova é que os 105.3 são também a escolha da TSF. A partir do Outeiro, sinto a trocar, com uma qualidade de escuta melhor, pensei eu que para os 92.9. Só que não! Quando olhei para o autoradio fiquei boquiaberto: eis que os 96.5 de Aveiro fazem cerca de 5km na A28 até ao nó de Ancora, com excelente qualidade de sinal. São nada mais nada menos do que 130 Km em linha reta.
O mais engraçado é que os 96.5 mal metem sinal em Gaia. Ajudará parte deles serem feitos sobre o mar? lembro-me de ler algures sobre um fenómeno similar para os 89.5 da Smooth de Matosinhos.

Do nó de Âncora para a frente, as portuguesas morrem muito, sempre aos saltinhos, então as Antenas é uma tristeza! É nessa zona que entram e morrem os sinais portugueses em direção a norte, e os espanhóis em direção a sul. Voltando à Mega, fui puicando se a apanhava em alguma frequência a partir daí e nada. Só do lado espanhol, na estrada para O Tomiño, quem vira na Ponte à direita, é que os 92.9 voltam a ser escutados, e a entrar até com RDS. Mas no alto da Serra, junto ao Cervo não se escutam. Este fenómeno das ondas... é simplesmente engraçadíssimo!

Em suma, os 92.9 nem por sombras cumprem a norte o que se prevê no FMScan.

Já agora, os 92.9 não são da R/Com, correto? É frequência alugada. Alguém confirma? É que até chegou a estar aberto um processo de contraordenação na ERC por retransmissão integral da Mega, no ano de 2009. Depois disso, não surge qualquer documento mais sobre essa frequ~encia, pressumo que tenha resultado da mudança da lei e da criação dos serviços de programas.

Edit: Saliento que na altura a FAMA tinha a micro em 96.4 e não sei se a Rádio Valdevez estaria nas melhores condições. Salvo erro, até andou um período em que nem o RDS operava. Mas mesmo agora, em comparação com outras da região, ainda me parece um emissor com um desempenho um tanto ou nada fraco.
« Última modificação: Novembro 07, 2023, 01:23:22 pm por pdnf »
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1808 em: Novembro 07, 2023, 09:53:42 pm »
Alias,em local durante a semana apanha se 1 hora de cada painel.
Da Pilar,Diogo e Girls Night Out

pdnf

• Hero Member
« Responder #1809 em: Novembro 12, 2023, 12:47:29 am »
Já andava para escrever isto aqui há algum tempo, mas vai-me passando. Há um aspeto que me tem deixado um tanto ou nada incomodado na Mega, que são umas frasesitas que vão passando no RadioText.

"AMOR É... PARTILHARES A PASSWORD."; "AMOR É... DEIXARES DE VER O DERBY".

Ora bem, frases aparentemente inofensivas, mas que não sei até que ponto não são quase uma promoção de uma certa cultura de @ B U S O.
O caso da primeira, vi ontem, pareceu-me mesmo...surreal! Amor é justamente o contrário: confiança. Mesmo quando depois o tempo te faz descobrir que foste enganado, não interessa, o normal é quando se ama ser-se tapado. Amar não é ser o SIS (quem não souber o que é, google it).
No que respeita à segunda fala, pressupõe-se para os rapazes, mas seria o mesmo se aparecesse "AMAR é...deixares de ir ao shopping com as amigas". Ora vamos lá ver (usando o chavão do António Costa), amar não é afastar o parceiro ou a parceira de atividades que lhe sejam prazerosas, ou de terem amigos fora da relação. Acredito, genuinamente, que estas frases não têm esse intuito, não obstante, a interpretação que pode ser dada a estas mensagens, pode até cair num tipo de discurso que urge ser combatido. Poderão dizer que o RT não interessa para nada, mas a ERC inclusive, aprova a questão do RT justamente por causa das mensagens.

É só uma opinião, suscetível de natural contraditório.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1810 em: Novembro 12, 2023, 10:41:19 am »
A Mega neste momento é tão genuína como a cara da Lili Caneças, conseguiram o que queriam.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #1811 em: Novembro 12, 2023, 11:12:24 am »
Já andava para escrever isto aqui há algum tempo, mas vai-me passando. Há um aspeto que me tem deixado um tanto ou nada incomodado na Mega, que são umas frasesitas que vão passando no RadioText.

"AMOR É... PARTILHARES A PASSWORD."; "AMOR É... DEIXARES DE VER O DERBY".

Ora bem, frases aparentemente inofensivas, mas que não sei até que ponto não são quase uma promoção de uma certa cultura de @ B U S O.
O caso da primeira, vi ontem, pareceu-me mesmo...surreal! Amor é justamente o contrário: confiança. Mesmo quando depois o tempo te faz descobrir que foste enganado, não interessa, o normal é quando se ama ser-se tapado. Amar não é ser o SIS (quem não souber o que é, google it).
No que respeita à segunda fala, pressupõe-se para os rapazes, mas seria o mesmo se aparecesse "AMAR é...deixares de ir ao shopping com as amigas". Ora vamos lá ver (usando o chavão do António Costa), amar não é afastar o parceiro ou a parceira de atividades que lhe sejam prazerosas, ou de terem amigos fora da relação. Acredito, genuinamente, que estas frases não têm esse intuito, não obstante, a interpretação que pode ser dada a estas mensagens, pode até cair num tipo de discurso que urge ser combatido. Poderão dizer que o RT não interessa para nada, mas a ERC inclusive, aprova a questão do RT justamente por causa das mensagens.

É só uma opinião, suscetível de natural contraditório.

Por onde ando o RT está encravado. As mensagens rodam entre si mas o nome da música é sempre o mesmo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1812 em: Novembro 15, 2023, 04:58:44 pm »
Hoje ouvi praticamente todo o painel do Diogo Pires, precisava de uma rádio de som ambiente para me concentrar num trabalho importante.

Ainda assim, três notas que retive:

1. Há estreia de uma nova rubrica nas bosses da noite: Spice Girls!  ;D A primeira sortuda será a Ana Marta Ferreira.
2. O Gilmário Vemba estará amanhã no Snooze.
3. Amanhã o Diogo Pires será orador na WebSummit. A sério que é o chefe que o tem de o substituir? Nenhuma das meninas das locais o pode fazer? O Nélson durante a semana deveria ser mesmo o último dos recursos.
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1813 em: Novembro 15, 2023, 10:30:56 pm »
Acho que esfriou a emissão local para Viseu...
Pela data da deliberação quase 1 mês se passou e nada.
Algo me diz que estão pendentes de terceiros.
Se conseguirem frequência para Leiria tudo bem,senão acho que ainda vai haver volt atrás...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1814 em: Novembro 16, 2023, 12:55:24 am »
Acho que esfriou a emissão local para Viseu...
Pela data da deliberação quase 1 mês se passou e nada.
Algo me diz que estão pendentes de terceiros.
Se conseguirem frequência para Leiria tudo bem,senão acho que ainda vai haver volt atrás...

Não sei se este caso é comparável ao a AGORA que é NUNCA. Marcha atrás aqui, parece-me mais difícil.

Ah, encontrei esta deliberação interessante:
https://www.erc.pt/document.php?id=YTUyMTA4YmMtZGFjZi00NzExLWI0ZWEtNzZkNGQ4YWEzNzAw

Aveiro, Gondomar e Sintra já são temáticas musicais. Curioso que em Gondomar e Aveiro passam a ser todas temáticas musicais... parece que este lapso da ERC foi mesmo conveniente, e agora que o mal está feito...Mas é engraçado, aqui foi a ERC a perguntar à Mega: "V.Exas importam-se que vos reclassifique, porque fizemos piiiii, e deixamo-vos, com o nosso beneplácito, incumprir a lei?".
 ;D ;D
Rádio é: