Na MCR, em 2017 (a última informação que tenho disponÃvel) rondavam os 1000€ lÃquidos para os efetivos. Isto sendo que há de haver vários casos na Cidade FM abaixo disso (a rondar os 700/800, ou mesmo 0 no caso dos estagiários de fim de semana), e na SmoothFM é possÃvel que seja uma fração disso ou apenas o salário mÃnimo, dado a emissão ser gravada atualmente.
Isto sempre mais bónus (entenda-se, anúncios, eventos patrocinados, etc).
Pode haver casos na M80 e na Comercial acima disso, vejo várias exceções a acontecer na equipa da manhã, no João Vaz e na Vanda Miranda, gente com muitos anos de casa, etc.
Bate certo com o que referes... Na R/Com agora já não estavam a pagar os bónus por publicidade, faz parte de uma adenda, desde que a publicidade só passe nas 3 estações deles. Se for para fora, aà já é pago à parte, mas tambem é uma coisa mÃnima, a rondar os 200€ por locução.
Não me acredito que para lá das jovens os salários sejam tão baixos. Pedro Fernandes, Vasco Palmeirim, José Coimbra, Carla Rocha, Vanda Miranda, Ana Galvão, Fragoso, etc., já deverão estar próximos de valores a rondar os 3/4k, mas isso é o normal e desejável, que exista progressão salarial com a idade e a experiência. Por isso é que as rádios jovens são, provavelmente, um dos produtos mais baratos de Comunicação Social em Portugal.
Também tinha essa informação, que se for pub para dentro da casa esses valores não são pagos (deve ser a maneira de eles compensarem ao anunciante). Isto, note-se, quando a tabela de publicidade sindicada são 500€ para este serviço... Os 250€ que tinha informação são brutos e antes de descontos. LÃquidos devem ir lá dar aos 200€, sim...
Curioso como uma mesma locução é paga:
250€ nas rádios do grupo R/Com (a MCR é pior que isto, RDP não sei)...
2,5€-5€ nas rádios locais.
Aqui há uns anos tive um certo "senhor" da zona oeste que me dizia, quando estudei o meio, "não cobres abaixo de 12,5€ por spot às locais e um x de avenças que senão eu vou atrás de ti". Passado uns tempos descobri que ele cobrava 5€ e as avenças ao preço da uva mijona

Lembrei-me agora dessa história!
Quanto a esses nomes, pelo tempo de carreira não creio que cheguem aos 4000€, mas na casa dos 2/2.5 devem andar seguramente. Mas são grandes grandes nomes, atenção... referências no meio.