Não é zona que frequente muito, mas na área de Ramalde, junto à A28, a comutação entre os 107.2 e os 101.0 é deveras exagerada. Com o carro desligado, no parque do Pingo Doce de Ramalde, num espaço de 2 minutos, ele comutou-me 7 vezes.
Qualquer das frequências se escuta aceitavelmente. Dei umas voltas pelo Porto e o cenário não é muito diferente, progredindo para poente, não obstante, à medida que se segue para Norte, os 101.0 vão ficando mais fortes por comparação aos 107.2 que saem do Monte da Virgem, o que é realmente estanho.
Pode parecer surpreendente, mas temos de ter em conta a orografia. Em dias limpos, quando se transita de Leça para o Porto pela A28, é possÃvel ver o maciço da Serra da Freita entre o nó de Sendim até quase Francos - ele aparece lá ao fundo. Da mesma forma que é visÃvel a partir de muitos locais da cidade do Porto.
O mesmo acontece no cimo da Serra da Freita, ao lado do emissor dos 101,0 MHz - grande parte da cidade do Porto é visÃvel a olho nu (também em dias limpos).
Moro num sÃtio junto ao mar, ou seja, de baixa altitude. Com a aplicação PeakFinder, no telhado do meu prédio, consigo ver 5/6 picos. 5 deles estão onde? Precisamente na Serra da Freita, sendo um deles o Pico do Gralheiro a mais de 1000 metros de altitude, a cerca de 50 km em linha reta de minha casa). Isso explica a boa prestação desse emissor. A tÃtulo de curiosidade, o sexto pico é precisamente "Santo OvÃdio", ou, se quiserem, o alto do Monte da Virgem.

Se não fosse a RR em Braga a fazer-lhe "sombra", terÃamos uma bomba aqui, ainda mais do que já é.