Autor Tópico: Cidade FM  (Lida 341684 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: Cidade FM
« Responder #360 em: Junho 01, 2021, 10:51:28 pm »
A Cidade FM já foi muito mais feita a norte do que é hoje. Por isso não me espanta tal.
Nunca vi nada dessa estação feito a Norte. Estarei errado?

ouvinte

• Hero Member
« Responder #361 em: Junho 01, 2021, 11:06:20 pm »
Pontualmente e utilizando os estúdios da R.Comercial

pdnf

• Hero Member
« Responder #362 em: Junho 02, 2021, 01:15:59 pm »
A Cidade FM já foi muito mais feita a norte do que é hoje. Por isso não me espanta tal.
Nunca vi nada dessa estação feito a Norte. Estarei errado?

Que me tenha dado conta não, mas também confesso que durante muitos anos andei um bocado desligado das lides da rádio. Mas ontem a Tecas partilhou no IG que fazia 6 anos de Cidade FM e que, curiosidade, tinha começado justamente no Porto. Já estive numa conferência com a Laura e ela sempre fez de Lisboa, não faria sentido se existisse emissão no Norte.

A grande questãop, que se aplica à Cidade como às demais rádios é se não faria sentido estender as emissões a outras regiões do país. Hoje em dia, como a Pandemia bem provou, bem que podias ter um animador em Lisboa, outro no Porto e outro em Coimbra. Ganhava-se em diversidade cultural e não sei até que ponto não seria a forma de acabar com as supostas emissões locais "made in Lisbon".
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #363 em: Julho 04, 2021, 01:23:11 pm »
Alguém sabe quem tem feito as locais da Cidade?
Hoje na de Viseu ouvi uma voz nova,mas que não se identifica...

pdnf

• Hero Member
« Responder #364 em: Julho 04, 2021, 11:51:08 pm »
Alguém sabe quem tem feito as locais da Cidade?
Hoje na de Viseu ouvi uma voz nova,mas que não se identifica...

Deverá ser alguém que está a fazer a licença da Miss Engenheira Yolanda Vedeta Tati! (Nada contra a colega, que corra tudo bem com o bebé, mas sinto-a pouco comprometida com a rádio e muito com outros compromissos profissionais)

O Gonçalo Roque está na nacional, portanto, alguma estagiária estará a fazer as horas locais. Pode ser que seja boa e fique. Por aquelas bandas, talento não abunda! E acho que estamos todos um bocadinho cansados de Instagrammers a brincar aos locutores. Com isto não digo que não existam excelentes passagens de IG para locutor...mas também o inverso!
« Última modificação: Julho 04, 2021, 11:53:44 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #365 em: Julho 13, 2021, 12:15:15 pm »
Três emissores da Cidade FM a chegar na zona de Avelar: 99.3 Alcanena (sinal razoável com zonas de sombra), 99.7 Penacova (excelente) e surpresa das surpresas, 102.8 Mundão (sinal já algo fraco). Excelente optimização da rede!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #366 em: Julho 14, 2021, 11:38:31 am »
Não sei se foi por ler aqui da sua pronúncia nortenha, mas hoje a muito promissora locutora Laura Ferreira  falava disso, mas fala que não é só ela, apresentando outros exemplos de profissionais da televisão do norte, também com pronúncia da região.

Mas quando se é bom, como é o seu caso, não será a sua pronúncia que travara a sua carreira...

pdnf

• Hero Member
« Responder #367 em: Julho 14, 2021, 03:02:01 pm »
Não sei se foi por ler aqui da sua pronúncia nortenha, mas hoje a muito promissora locutora Laura Ferreira  falava disso, mas fala que não é só ela, apresentando outros exemplos de profissionais da televisão do norte, também com pronúncia da região.

Mas quando se é bom, como é o seu caso, não será a sua pronúncia que travara a sua carreira...

Falou no ar ou referes-te ao reels que publicou no Instagram? Se for as personalidades que pôs no reels, entendo que nenhuma delas é uma figura de topo nas lides audiovisuais portuguesas. A Isabel Silva está desempregada, o Rúben Rua, vindo de um BigBrother desta vida, está na TVI por "amizade" com a dona. O Fernando Rocha se não fosse do Porto e disesse asneiras, que carreira não teria e o marido da Laura também foi corrido da Cidade.

Honestamente, não gostaria que isso ocorresse com a Larua, que é um diamante em bruto, mas coloca-se a jeito quando se sai em direto com um "fui apanhar a vácina ontem". Já vi por mais do que uma vez a darem gozo por essa expressão muito típica da inbicta. Eu sou do Porto, gosto como falamos aqui, eu próprio tenho imenso sotaque, mas os manda-chuvas de Lisboa não gramam muito essa pastilha.

Será que a malta das nacionais vê aqui estes bate-papos (com exceção de um da A3, que já vi aí vários colegas a mencionarem que responde em direto!)?
É que quando vi o reels da Laura lembrei-me mesmo da conversa que está algures acima!
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #368 em: Julho 14, 2021, 05:22:59 pm »
Sim, falo nos tais reels do Instagram.

Não so o pessoal da 3 que por aqui anda, há mais gentes, de outros lados, muita atenta ao que aqui se escreve...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #369 em: Julho 15, 2021, 07:45:17 pm »

Falou no ar ou referes-te ao reels que publicou no Instagram? Se for as personalidades que pôs no reels, entendo que nenhuma delas é uma figura de topo nas lides audiovisuais portuguesas. A Isabel Silva está desempregada, o Rúben Rua, vindo de um BigBrother desta vida, está na TVI por "amizade" com a dona. O Fernando Rocha se não fosse do Porto e disesse asneiras, que carreira não teria e o marido da Laura também foi corrido da Cidade.

Honestamente, não gostaria que isso ocorresse com a Larua, que é um diamante em bruto, mas coloca-se a jeito quando se sai em direto com um "fui apanhar a vácina ontem". Já vi por mais do que uma vez a darem gozo por essa expressão muito típica da inbicta. Eu sou do Porto, gosto como falamos aqui, eu próprio tenho imenso sotaque, mas os manda-chuvas de Lisboa não gramam muito essa pastilha.

Será que a malta das nacionais vê aqui estes bate-papos (com exceção de um da A3, que já vi aí vários colegas a mencionarem que responde em direto!)?
É que quando vi o reels da Laura lembrei-me mesmo da conversa que está algures acima!

Vamos ver se não terá problemas em chegar à Comercial, porque por falta de qualidade não pode ser... O último caso que houve, a Marta Santos com a sua voz única, tinha de disfarçar muito o seu sotaque.
E concordo, neste momento o único apresentador das privadas tirando os nomes referidos é o rapaz do Somos Portugal que começou a carreira no Porto Canal. De resto, apenas temos jornalistas e os projetos da RTP Porto. Já quando passamos à internet, estes problemas não parecem existir quando temos uma Catarina Moreira no Maluco Beleza com uma pronúncia carregadíssima de Guimarães e ninguém tem problemas com isso.
« Última modificação: Julho 15, 2021, 07:51:16 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #370 em: Julho 16, 2021, 01:14:18 am »

Vamos ver se não terá problemas em chegar à Comercial, porque por falta de qualidade não pode ser... O último caso que houve, a Marta Santos com a sua voz única, tinha de disfarçar muito o seu sotaque.
E concordo, neste momento o único apresentador das privadas tirando os nomes referidos é o rapaz do Somos Portugal que começou a carreira no Porto Canal. De resto, apenas temos jornalistas e os projetos da RTP Porto. Já quando passamos à internet, estes problemas não parecem existir quando temos uma Catarina Moreira no Maluco Beleza com uma pronúncia carregadíssima de Guimarães e ninguém tem problemas com isso.

Temo bem que venha a ter. Mesmo na RTP Porto, uma Sónia e um Jorge não têm quase sotaque e são do Porto.
Quanto à Catarina Moreira, ela é que é muito relax com essas cenas, mas já tive oportunidade de falar com ela sobre o que ambicionava em termos profissionais e confidenciou que tem tido imensa dificuldade na rádio e na TV por causa do sotaque em conseguir chegar lá.
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #371 em: Julho 26, 2021, 04:15:19 pm »
Não é zona que frequente muito, mas na área de Ramalde, junto à A28, a comutação entre os 107.2 e os 101.0 é deveras exagerada. Com o carro desligado, no parque do Pingo Doce de Ramalde, num espaço de 2 minutos, ele comutou-me 7 vezes.  ;D ;D Qualquer das frequências se escuta aceitavelmente. Dei umas voltas pelo Porto e o cenário não é muito diferente, progredindo para poente, não obstante, à medida que se segue para Norte, os 101.0 vão ficando mais fortes por comparação aos 107.2 que saem do Monte da Virgem, o que é realmente estanho.
Rádio é:

pdf

• Visitante
« Responder #372 em: Julho 26, 2021, 05:43:48 pm »
Não é zona que frequente muito, mas na área de Ramalde, junto à A28, a comutação entre os 107.2 e os 101.0 é deveras exagerada. Com o carro desligado, no parque do Pingo Doce de Ramalde, num espaço de 2 minutos, ele comutou-me 7 vezes.  ;D ;D Qualquer das frequências se escuta aceitavelmente. Dei umas voltas pelo Porto e o cenário não é muito diferente, progredindo para poente, não obstante, à medida que se segue para Norte, os 101.0 vão ficando mais fortes por comparação aos 107.2 que saem do Monte da Virgem, o que é realmente estanho.

Pode parecer surpreendente, mas temos de ter em conta a orografia. Em dias limpos, quando se transita de Leça para o Porto pela A28, é possível ver o maciço da Serra da Freita entre o nó de Sendim até quase Francos - ele aparece lá ao fundo. Da mesma forma que é visível a partir de muitos locais da cidade do Porto.

O mesmo acontece no cimo da Serra da Freita, ao lado do emissor dos 101,0 MHz - grande parte da cidade do Porto é visível a olho nu (também em dias limpos).

Moro num sítio junto ao mar, ou seja, de baixa altitude. Com a aplicação PeakFinder, no telhado do meu prédio, consigo ver 5/6 picos. 5 deles estão onde? Precisamente na Serra da Freita, sendo um deles o Pico do Gralheiro a mais de 1000 metros de altitude, a cerca de 50 km em linha reta de minha casa). Isso explica a boa prestação desse emissor. A título de curiosidade, o sexto pico é precisamente "Santo Ovídio", ou, se quiserem, o alto do Monte da Virgem. :)

Se não fosse a RR em Braga a fazer-lhe "sombra", teríamos uma bomba aqui, ainda mais do que já é.
« Última modificação: Julho 26, 2021, 05:45:56 pm por pdf »

pdnf

• Hero Member
« Responder #373 em: Julho 26, 2021, 06:33:12 pm »

Pode parecer surpreendente, mas temos de ter em conta a orografia. Em dias limpos, quando se transita de Leça para o Porto pela A28, é possível ver o maciço da Serra da Freita entre o nó de Sendim até quase Francos - ele aparece lá ao fundo. Da mesma forma que é visível a partir de muitos locais da cidade do Porto.

O mesmo acontece no cimo da Serra da Freita, ao lado do emissor dos 101,0 MHz - grande parte da cidade do Porto é visível a olho nu (também em dias limpos).

Moro num sítio junto ao mar, ou seja, de baixa altitude. Com a aplicação PeakFinder, no telhado do meu prédio, consigo ver 5/6 picos. 5 deles estão onde? Precisamente na Serra da Freita, sendo um deles o Pico do Gralheiro a mais de 1000 metros de altitude, a cerca de 50 km em linha reta de minha casa). Isso explica a boa prestação desse emissor. A título de curiosidade, o sexto pico é precisamente "Santo Ovídio", ou, se quiserem, o alto do Monte da Virgem. :)

Se não fosse a RR em Braga a fazer-lhe "sombra", teríamos uma bomba aqui, ainda mais do que já é.

Esclarecido. Era uma questão de tentarem alterar a frequência, mas assim de repente, não vejo grandes possibilidades. Talvez os 104.3, já estaria a 0.2 da RFM e a 0.1 da própria Cidade de Vila Verde e dos 104.4 da M80 de Manteigas, que se tocam somente nas bordas, e ainda diferem 0.1.

Todavia, na AMP, sinto que seja mais a Renascença a levar com entradas da Cidade do que o inverso. Mas sim, deveriam ser duas frequências a espaçar. Estive, de facto, a analisar o FMSCAN e a frequência em 107.2 tem menor alcance e, de certa forma, torna-se redundante, pois onde os 101.0 não entram, entram os 104.4. Não seria de, pelo menos trocar, e por as horas locais nos 107.2?
Rádio é:

estvmkt

• Hero Member
« Responder #374 em: Julho 26, 2021, 07:07:49 pm »
Eu acho que a emissão local deveria ser na de Amares...
Mas isto é minha opinião.
Em Mangualde os 101.0 muito bons mesmo,e não tem linha de vista para a Freita (tem sim para a Arada).
PDF,na A25 ou em Sever do Vouga vê se a Freita?