Autor Tópico: TSF - rede de emissores  (Lida 61389 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: TSF - rede de emissores
« Responder #90 em: Novembro 01, 2022, 06:27:53 pm »
"TSF, a paixão da rádio no silêncio da portadora". (ironia)
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #91 em: Novembro 01, 2022, 10:15:20 pm »
Não queria ser esta pessoa, mas cá estou eu a dar outra vez as notícias do costume:

106,5 em portadora.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

22:15 mantem-se, assim como Braga 106.9. Neste momento, supomos que há quase 6 horas que no Minho não se escuta em devidas condições a Rede Regional Norte, porque Santa Justa não chegará, conjuntamente com as micros e Minhéu, para cobrir todas as falhas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #92 em: Novembro 01, 2022, 11:39:02 pm »
Não queria ser esta pessoa, mas cá estou eu a dar outra vez as notícias do costume:

106,5 em portadora.

22:15 mantem-se, assim como Braga 106.9. Neste momento, supomos que há quase 6 horas que no Minho não se escuta em devidas condições a Rede Regional Norte, porque Santa Justa não chegará, conjuntamente com as micros e Minhéu, para cobrir todas as falhas.

O resultado disso será o seguinte:

Esposende deve conseguir-se ouvir entre fraca a razoável em 105.3 (Santa Justa) e na zona mais difícil na A28  em 107.6 (Marão), admito que com sinal fraco.

Barcelos terá zonas inteiras, largas, sem qualquer escuta. Onde existir, será Santa Justa apenas e o nível de sinal está longe de famoso. O terreno é muito rugoso, e na própria cidade há zonas de não se ouvir em 105.3. Na A7, quando a fiz, era comutação constante. Será para esquecer.

Póvoa de Lanhoso, os municípios fronteiriços a Vila Real, e Guimarães, terão que sintonizar o Marão, com várias falhas deficientemente supridas por Santa Justa, o Minhéu podendo ir dar também um beijinho. São os menos afetados na contenda.

Em Famalicão, a sintonia já podia ser feita em 105.3 no centro, como terceira escolha, mas fora disso em zonas como Nine há algumas zonas de sombra que serão deficientemente supridas com o Marão.

Braga, Vila Verde, partes de Barcelos, todo o distrito de Viana fora da micro e da de Valença, várias e vastas zonas da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, partes da Trofa, partes de Santo Tirso e Lousada, todas estas estão afetadas pela inexistência dos emissores do Muro porque não terão sinal.

Em Braga, a zona de Ferreiros pode receber em 105.3; Av João XXIII em 107.6; mas fora disso todo o concelho estará muito, muito  mal.

A TSF, mais uma vez e pelo segundo ano consecutivo, a começar uma época de Inverno com uma manutenção ao nível da Rádio Comercial dos anos 90 nos emissores minhotos. E suspeito que pouco faltará para começarmos a ver o Marão ou até Minhéu a começar a cair.
« Última modificação: Novembro 01, 2022, 11:40:33 pm por Memorias da Radio »

pdf

• Visitante
« Responder #93 em: Novembro 02, 2022, 01:01:50 pm »
A situação mantém-se.

Marão é a próxima peça a cair. Deixem começar a nevar…

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #94 em: Novembro 02, 2022, 01:51:18 pm »
A situação mantém-se.

Marão é a próxima peça a cair. Deixem começar a nevar…

Nessa altura quase todo o Minho vai estar às escuras. Agora já está muito mal iluminado…

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #95 em: Novembro 03, 2022, 03:59:33 am »
Neste tópico onde tão mal se tem falado das frequências da TSF (justamente), dou desde a semana passada a ouvir quase em perfeitas condições  o emissor de Bornes 103,2 no centro de Salamanca. Na verdade consegue entrar em condições satisfatórias até La Orbada na A-62( 30kms de Salamanca). É um feito, provavelmente terá sido alvo de intervenção pois até esta zona chegava apenas o emissor da RFM 101,1 nas mesmas condições embora com emissões em frequências adjacentes.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #96 em: Dezembro 23, 2022, 11:24:44 pm »
Monsanto não é a zona ideal para emissores de Lisboa.
Já me apercebi disso...
A Banatica talvez seja a melhor.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #97 em: Dezembro 24, 2022, 01:00:05 am »
A TSF em Lisboa até tem zonas da região da capital  onde é pior escutada seguramente que a Rádio Observador, por causa de só ter os 89.5 Monsanto e muito muito raramente os 107.4 da Lousã.

Sintra, Cascais, baixa de Lisboa, Odivelas… Ficava aqui o resto da noite a escrever exemplos de sítios onde dois emissores são melhores que um em Monsanto da TSF. Ainda por cima volta e meia tem havido problemas de som nos 89.5 de Lisboa…

Aqui é um caso clássico: o Norte tem que acordar para a vida e deixar de conservar o que não tem lógica de conservar, e este caso é flagrante. Não há 1 minuto de locução de continuidade no Porto da TSF há oito anos, oito…
Era a Rádio Nova ter ganho o concurso para a regional norte em 1990 e a história talvez tivesse sido outra - embora à época a TSF e a Nova fossem rádios "cooperantes" entre si. Mas enfim, será um problema a montante: na falta de interesse da massa crítica do Norte no meio radiofónico. Mas é um outro tema que não interessa aflorar aqui.

Quanto à cobertura da Observador/TSF em Lisboa tens razão. Falta um emissor na margem sul à TSF que faça o mesmo que os 98,7 fazem. Se realmente quisessem investir a sério na rádio, a solução é flagrante: 96,2 da defunta Estádio.

Sim, Monsanto é o melhor sítio para ter um emissor em Lisboa, mas não resolve tudo, apenas uns 80%: é sempre preciso um emissor na Margem Sul que resolva as falhas na zona ribeirinha e Cascais. Depois outro em Sintra que resolva as falhas que existem nesse município. Prova disto são as rádios nacionais terem todas (excepto a RC na margem sul) terem emissores nestas três zonas.
« Última modificação: Dezembro 24, 2022, 01:01:39 am por AG »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #98 em: Dezembro 24, 2022, 02:30:05 am »
A TSF em Lisboa até tem zonas da região da capital  onde é pior escutada seguramente que a Rádio Observador, por causa de só ter os 89.5 Monsanto e muito muito raramente os 107.4 da Lousã.

Sintra, Cascais, baixa de Lisboa, Odivelas… Ficava aqui o resto da noite a escrever exemplos de sítios onde dois emissores são melhores que um em Monsanto da TSF. Ainda por cima volta e meia tem havido problemas de som nos 89.5 de Lisboa…

Aqui é um caso clássico: o Norte tem que acordar para a vida e deixar de conservar o que não tem lógica de conservar, e este caso é flagrante. Não há 1 minuto de locução de continuidade no Porto da TSF há oito anos, oito…
Era a Rádio Nova ter ganho o concurso para a regional norte em 1990 e a história talvez tivesse sido outra - embora à época a TSF e a Nova fossem rádios "cooperantes" entre si. Mas enfim, será um problema a montante: na falta de interesse da massa crítica do Norte no meio radiofónico. Mas é um outro tema que não interessa aflorar aqui.

Quanto à cobertura da Observador/TSF em Lisboa tens razão. Falta um emissor na margem sul à TSF que faça o mesmo que os 98,7 fazem. Se realmente quisessem investir a sério na rádio, a solução é flagrante: 96,2 da defunta Estádio.

Sim, Monsanto é o melhor sítio para ter um emissor em Lisboa, mas não resolve tudo, apenas uns 80%: é sempre preciso um emissor na Margem Sul que resolva as falhas na zona ribeirinha e Cascais. Depois outro em Sintra que resolva as falhas que existem nesse município. Prova disto são as rádios nacionais terem todas (excepto a RC na margem sul) terem emissores nestas três zonas.

O Barreiro pode ser considerado um concelho limítrofe de Lisboa (ainda que estejam separados pelo rio), por isso desconfio que a ERC não estivesse disposta a autorizar uma TSF Barreiro... Mas acredito que fosse possível uma solução menos boa e sem precisar de aprovação da ERC: a TSF tentar junto da ANACOM que a entidade reguladora do espectro autorizasse a instalação de uma microcobertura para a zona ribeirinha. Talvez a ANACOM permitisse tal emissor na Banática ou na Trafaria. Claro que 50W não faziam milagres, mas com uma boa linha de vista para a outra margem do Tejo, conseguiam oferecer uma cobertura interessante...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #99 em: Dezembro 24, 2022, 10:38:28 am »
Mas para não autorizar essa situação para a TSF também não podia ter autorizado 96.6 + 103.0 para a Smooth, 91.6 + 106.2 para a Cidade…

Acho também difícil uma micro em Almada, muito difícil. Mais depressa a via instalada ali para os lados de Belém/Ajuda assim mais direcional, que tem vista rio e ainda é região de Lisboa. Penso que não há micros fora do concelho do alvará também… alguém confirma?

Eu às vezes fico a pensar até que ponto não seria melhor os emissores das nacionais irem até para a Trafaria em vez de para Monsanto, as elevações de terreno sendo parecidas e tirando-se do caminho duas zonas de sombra + reforço na linha de Cascais… mas isto sou eu a pensar alto…

Atento

• Hero Member
« Responder #100 em: Dezembro 24, 2022, 11:08:55 am »
Daqui por meia dúzia de anos a questão do FM não se vai discutir...
Por quase toda a Europa já se aborda a descontinuidade das emissões em  FM...

pdf

• Visitante
« Responder #101 em: Dezembro 24, 2022, 11:39:44 am »
Mas para não autorizar essa situação para a TSF também não podia ter autorizado 96.6 + 103.0 para a Smooth, 91.6 + 106.2 para a Cidade…

Acho também difícil uma micro em Almada, muito difícil. Mais depressa a via instalada ali para os lados de Belém/Ajuda assim mais direcional, que tem vista rio e ainda é região de Lisboa. Penso que não há micros fora do concelho do alvará também… alguém confirma?

Eu às vezes fico a pensar até que ponto não seria melhor os emissores das nacionais irem até para a Trafaria em vez de para Monsanto, as elevações de terreno sendo parecidas e tirando-se do caminho duas zonas de sombra + reforço na linha de Cascais… mas isto sou eu a pensar alto…
A Salesiana tem uma micro para Alijó no concelho de Sabrosa. Monte de São Domingos, 50W.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #102 em: Dezembro 24, 2022, 07:04:46 pm »
Mas ainda assim duvido muito que isso fosse permitido na área de Lisboa. Isto embora tenham 2 frequências disponíveis: 88.4 e 104.8 (esta segunda sujeitíssima a ser comida de cebolada pela RFM no Verão com uma potência tão fraca).

E a lógica de uma micro é melhorar sinal no concelho de emissão. Aqui não se trata de inexistência de sinal numa dada área, trata-se de multipath de sinal, a força de sinal tecnicamente existe, só não se espalha é bem.

Tenho muitas dúvidas. Até porque para essa exceção ser pedida *quantas* rádios locais de Lisboa abririam portas a isso ser pedido? A SBSR podia pedir também (os 90.4 são Monsanto), as outras da MCR igualmente mandando o alvará das ribeirinhas para outro projeto qualquer e depois como era que não há frequências? Se um quer e se abre via a tal todos podem pedir…

… por isso é que acho inviável. E claro que além disso faltava ainda Sintra. Não querendo ser bota-abaixista. As pessoas da Lousã por exemplo têm total direito a ter uma micro na zona deles de rádios nacionais pela mesma exata razão de Monsanto (emissor nas cabeças deles) e ela não chega lá porquê?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #103 em: Dezembro 27, 2022, 05:03:49 pm »
Emissor da Lousã (107,4 MHz) continua com aquele ruído de fundo estático de há meses a esta parte. É só o emissor mais importante da rede da TSF.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #104 em: Dezembro 27, 2022, 06:08:36 pm »
Emissor da Lousã (107,4 MHz) continua com aquele ruído de fundo estático de há meses a esta parte. É só o emissor mais importante da rede da TSF.

Sem ele ficam sem sinal Coimbra, várias zonas de Aveiro, Viseu, partes de Castelo Branco, Leiria, Santarém e ainda há problemas na ligação Lisboa - Évora.