E é importante salientar que a Observador cresce com 4 emissores periféricos. Não tenho dúvidas que se tivessem antenas mais centrais a percentagem seria mais elevada.
Exatamente, em Lisboa não sei como funciona, mas no Porto, no sentido sul norte, onde o trânsito começa a parar (a partir de Santo Ovídeo na A1 e na A20 a partir do nó da EN222) a escuta é muito difícil porque há interferências da Antena 2 nos 88.1 e 98.4 tem dificuldades principalmente quando a Antena 1 do Montejunto se lembra de dar um salto cá acima, o que não é incomum, mesmo nestes meses mais frios. Claro que a TSF mesmo com os medíocres 105.3 que já deviam estar ontem no Monte da Virgem e as dificuldades dos 106.5 do Muro que começam a ser usuais, tem emissores equivalentes aos das nacionais, dominará na região. É uma luta de David contra Golias. Em Lisboa, a situação é diferente, é local contra local e 2 contra 1, a Observador é normal que leve vantagem. Para além disso, a Observador tem um estilo que eu gosto, mas admito que assenta mais na política de corredor do poder...que se passa fundamentalmente em Lisboa. Por isso, é normal essa diferença de consumos, também por aspectos não técnicos. A TSF, mal ou bem, diz mais ao "país real", mesmo sendo vergonhoso não ter locução no Porto e ser detentora da RRN.
Quanto à micro na margem sul... o Memórias aflorou bem o problema: há frequências livres para ter micros para Smooth, Cidade, SBSR, Mega e África? É que daqui a pouco começa a ficar como Espanha, tudo em cima uns dos outros. Mas que Monsanto tem problemas na zona Ribeirinha, isso é inegável, mesmo num bom autorádio. Ao passar a Pte 25 de Abril no Verão, na RFM foi buscar a Serra da Ossa...
Destaque positivo desta vaga para mim é sem dúvida a Antena 3 que está muito mais aberta do que há uns tempos a esta parte. Eu próprio tenho escutado algumas tardes, a playlist está melhor, sem dúvida, equilibrando melhor o peso entre a Alternativa e a Pop. Apostarem em mais um ou dois nomes bons como fizeram com a Inês Henriques e há potencial para subir aos 4%.
Destaque negativo: Antena 2, sem margem para dúvida e diria que a Mega, que continua a estar na iminência de ser ultrapassada... pela moribunda TSF. Se não é para soar alarmes....

O que será? Ver a Cidade a quase 2% de distância já não é suficiente?
Smooth FM de certeza a pagar a asneira de terem passado o emissor para S. Mamede no Porto, deixando a rádio demasiadamente desconfortável para ser audível em muitas zonas da AMP. Perdeu muito em Gaia, o terceiro município do país, mas também na zona nobre do munícipio do alvará. Mesmo na Maia não é maravilhosa. Acredito que o tombo será de certeza por aí, porque o produto está inegavelmente melhor, com mais horas de locução e uma playlist diferenciadora. Claro que temos, tal como com a Antena 2, o problema da falta de cultura musical... não ajuda.
Deve estar a haver um pico de desgaste nas Manhãs da Comercial (ainda ontem no Futebol é o Momento da Sport TV+ o Diogo Batáguas revelou uma grande química com o Pedro Ribeiro, agora com o fim do Relatório DB seria uma aposta óbvia) mas a RFM também não se pode ficar muito a rir, este Wi-Fi versão matinal tem o problema de se alguém não gostar de certo convidado afasta-se do programa nesse dia - como aconteceria em qualquer rádio. Mas são boas notícias, não vão pensar que são donas do meio.
Excelentes notícias para o meio e para as próprias rádios, que as obriga a mexer. A Comercial há muito que as manhãs estão desgastadas, a Vera Fernandes para mim está desenquadrada. Quanto ao Café da Manhã não pensemos que também está isento de problemas. Para além do que referiste, mas isso é um risco que se tem de correr e a meu ver bem, tendo mais palavra (mas ter bons convidados também ajuda e se calhar tentar arriscar em nomes mais fora do baralho não seria mau), continua a não me conseguir atrair por forma a que o troque pelo o que sai para o ar do estúdio azul na porta ao lado. Haverá também algum desgaste da equipa, não é só trocar de horário. Por vezes é bom baralhar e dar de novo, sem pôr em causa as inegáveis qualidades de qualquer um dos elementos da equipa atual, porque têm muita. Falta humor também nesta nova versão do programa, e se calhar nem precisavam de ir muito longe para o encontrarem...