Autor Tópico: RES.FM - 107,9 MHz Alpiarça  (Lida 17583 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RES.FM - 107,9 MHz Alpiarça
« Responder #30 em: Dezembro 21, 2022, 06:31:01 pm »
Mas pergunte ao Júlio Isidro, por exemplo, o que acha de uma rádio sem locução? Olhe que ele responde-lhe, eu já tive essas experiência e ele foi muito solícito a responder.

Agora, o que seria da rica história da rádio, se está não tivesse locução?

Enfim...

Depois as redes sociais, o grande cancro da actualidade, por exemplo, a minha fiilha  mais nova, tem o tal Tic toc, Instagram e sei lá mais o quê. Filma tudo, especialmente comida. É universitária, felizmente com boas notas, mas por estar nesse Tic toc e Instagram é menos capaz do que outros? Será que nunca vai conseguir emprego, senão à custa de ser muito instagravel?

Será que o pessoal da rádio dos anos 60, 70 e 80, não estaria também nessas redes sociais, se elas nessa altura existissem?

Pessoalmente nem sei o que é o Tic toc....

pdf

• Visitante
« Responder #31 em: Dezembro 21, 2022, 07:42:58 pm »
Meu Deus.

Vamos então fazer um exercício simples: o R4 prefere ouvir uma rádio com péssimo conteúdo mas com locução, ou uma rádio com música de excelência mas sem locução? Escusa de responder, é retórica. Já sei qual é a resposta.

Mas é aqui que quero chegar e repito, porque está complicado compreender: obviamente que prefiro rádio com palavra, mas dispenso-a se o conteúdo musical for o de uma RFM. Acho que não é difícil de perceber.

Aprenda um bocadinho, seja menos conservador. As estações da SomaFM, por exemplo, não têm locução e lá ouvimos coisas que não se apanham nos Spotifys desta vida. https://en.wikipedia.org/wiki/SomaFM

Pelos vistos não contam como rádios... é isso?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #32 em: Dezembro 21, 2022, 08:22:11 pm »
É isso...

Para mim, repito, rádio sem locução não é rádio, nem nada que se aparente. Veja que rádios ou programas ficaram para a história, sem locução?

Falou na Smooth, veja lá se eles agora não têm locução até à meia noite, incluindo fins de semana.

Agora, respondendo à questão, prefiro rádios de companhia, com bons conteúdos ( e não só musicais) e bons profissionais, na locução, na técnica, com bons e completos blocos noticiosos.

Esse é meu modelo de rádio, e foi com esses programas que se fez a história da rádio,....

Quanto a aprender, estou sempre disposto e aprendo todos os dias, sem conservadorismos de espécie nenhuma, sempre com a mente bem aberta...

joao_s

• Hero Member
« Responder #33 em: Dezembro 22, 2022, 10:39:33 pm »
“R4”, então, para si, ouvir rádio é uma perda de tempo? cf. citação seguinte:

Eu já disse aqui uma vez ao João S, que ouço, como sempre ouvi, as rádios que entendo, sem ter que dar satisfações a ninguém. É cada um ' perde tempo", da maneira que entende...

E depois que mal têm os locutores das rádios que referiu? Não tem a experiência dos mais velhos? Pois não.
(...)
Claro que ninguém tem nada a ver com aquilo que escolhe ouvir, até podem ser rádios marroquinas, porque não? Agora, que não se ajustam ao seu perfil, isso não resta a mínima dúvida. Mas, isso é consigo. Para mim, quando ouço o que quero, rádio não é perda de tempo.

A escola faz-se com os mais velhos que têm experiência. Não é atirar com os miúdos para canto, sem experiência. Não é assim que se evolui, se encontra um estilo e se aprende a arte de uma profissão. ERROR!

(...)
Agora, respondendo à questão, prefiro rádios de companhia, com bons conteúdos ( e não só musicais) e bons profissionais, na locução, na técnica, com bons e completos blocos noticiosos.

Esse é meu modelo de rádio, e foi com esses programas que se fez a história da rádio,....
(...)
Precisamente o oposto das estações de rádio que por aqui tanto defende. Duas são uma seca para os adultos, outra trata as crianças como analfabetas, um produto muito limitado e pequenino, diria, não acrescenta nada, não faz falta nenhuma.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #34 em: Dezembro 22, 2022, 11:19:16 pm »
O meu caro, já está a falar naquilo que não sabe, os miúdos da Mega e já agora os da Cidade, estão vários meses a estagiar e os seus mentores são aqueles mais experientes, ja com muitos anos de casa...

Eu não acho que ouvir rádio seja perda de tempo, apenas fui acusado de perder tempo a ouvir certas rádios.
Quanto ao meu perfil, o meu caro conhece - me pessoalmente, para saber dos meu perfil?

Eu aqui respeito todos o que escutam todas as rádios, sejam elas quais forem e não defendo rádios específicas, já elogiei e critiquei todas as rádios, quando gosto defendo, quando não gosto crítico e por vezes de forma bem vincada.

Não tenho é preconceitos, de rádios para crianças ou rádios para adultos. Por acaso uma rádio que eu ouvia muito quando foi criada, foi a Rádio Sim, a tal rádio dos seniorese só não continuei a ouvir porque a estação foi, paulatinamente perdendo identidade.

Por isso, agrade a gregos ou desagrado a troianos, vou continuar ouvir as rádios que entender, marroquinas incluídas..

joao_s

• Hero Member
« Responder #35 em: Dezembro 26, 2022, 02:06:50 pm »
O meu caro, já está a falar naquilo que não sabe, os miúdos da Mega e já agora os da Cidade, estão vários meses a estagiar e os seus mentores são aqueles mais experientes, ja com muitos anos de casa...

Eu não acho que ouvir rádio seja perda de tempo, apenas fui acusado de perder tempo a ouvir certas rádios.
Quanto ao meu perfil, o meu caro conhece - me pessoalmente, para saber dos meu perfil?

Eu aqui respeito todos o que escutam todas as rádios, sejam elas quais forem e não defendo rádios específicas, já elogiei e critiquei todas as rádios, quando gosto defendo, quando não gosto crítico e por vezes de forma bem vincada.

Não tenho é preconceitos, de rádios para crianças ou rádios para adultos. Por acaso uma rádio que eu ouvia muito quando foi criada, foi a Rádio Sim, a tal rádio dos seniorese só não continuei a ouvir porque a estação foi, paulatinamente perdendo identidade.

Por isso, agrade a gregos ou desagrado a troianos, vou continuar ouvir as rádios que entender, marroquinas incluídas..

Bem, “R4”, apenas participo neste fórum como ouvinte. Nunca pertenci a qualquer estrutura ou organização de radiodifusão, ao contrário do caro participante. Mas, não sejamos ingénuos. Desde quando uma estrutura profissional coloca no ar um animador sem prática de comunicação via microfone, sem conhecimentos básicos dos equipamentos e funcionamento de estúdio de rádio, sem supervisão dos pares, em suma, sem formação ou qualquer tipo de rede? Isso aconteceu no tempo das piratas, e mesmo assim, nalguns casos, deram cartas à rádio que se faz hoje, alguma, completamente artificial, plástica, formatada, sem chama, uma jukebox com ou sem locução. Tem as jukeboxes automatizadas e as jukeboxes com locução, no entanto, a qualidade do produto com locução às vezes é de tal forma fraca, que uma jukebox sem locução, mas com critérios de seleção é preferível.

Obviamente, não foi o aspeto da supervisão a que me referi anteriormente. Independentemente da tipologia de rádio, a melhor escola acontece quando coabitam na grelha de programas e em antena as gerações mais novas com as mais velhas e experientes. Os programas podem ser intercalados ou realizados em conjunto, mas verifica-se a transferência de adquiridos. Essas são as melhores práticas que se verificam nos operadores de radiodifusão europeus, não são criados guetos que redundam em produtos infantilizados e sem substância.

Não sou eu que defino perfis abstratos, foi a organização que tanto defende que os criou. Durante anos, ouvimos que o produto de rádio X se destinava aos quadros médios e superiores, etc. Portanto, o caro “R4” não está no perfil dessa estação, ou se preferir no target, oiça ou não, diga o que disser. É assim.

A rádio ou outro qualquer meio de mass media pode influenciar gostos, sonhos, interesses do público, nomeadamente se for jovem. Depende do conteúdo, alinhamento e discurso. Diz o ditado, “o sonho comanda a vida”. Quantas crianças e jovens da década de 70 quiseram ser cientistas, informáticos, profissionais da eletrónica, por influência da cultura disseminada nesta década, com o filme “Star Wars” como auge, em que tanto se falava na inteligência artificial, robótica, teletrabalho, comunicações de todo o tipo, com beeps digitais à mistura…

---/---

Alguns temas que se ouvia quando tinha 7/8 anos, em 1978. Não são representativos da década, mas sim uma amostra aleatória:

_KRAFTWERK : Die Roboter [1978] /Na rádio portuguesa rodou a versão inglesa/ >> _Vangelis : Blade Runner Love Theme [1982] /Música eletrónica como genérico de um programa de culto da rádio em Portugal

_SUZI 4 : She's In Love With You [1978] /Rock para crianças e adolescentes

_LA BIONDA : One For You, One For Me [1978] /na década de 70, disco, na década de 90, techno/  >> _2 Unlimited : No Limit [1993]

NOTA: alguns clips reportam-se a excertos de programas dos operadores públicos alemães ZDF e ARD (WDR é associada da ARD), assim como do operador público holandês.

pdnf

• Hero Member
« Responder #36 em: Dezembro 26, 2022, 02:49:14 pm »

Obviamente, não foi o aspeto da supervisão a que me referi anteriormente. Independentemente da tipologia de rádio, a melhor escola acontece quando coabitam na grelha de programas e em antena as gerações mais novas com as mais velhas e experientes. Os programas podem ser intercalados ou realizados em conjunto, mas verifica-se a transferência de adquiridos. Essas são as melhores práticas que se verificam nos operadores de radiodifusão europeus, não são criados guetos que redundam em produtos infantilizados e sem substância.

Aqui estou em absoluto acordo com o João. Não discordando da existência de rádios vocacionadas aos jovens, que naturalmente fossem mais fundo nos assuntos abordados, discordo, isso sim, e em absoluto que alguém que tenha entre 20 e 35 anos tenha de ser enfiado num gueto. No mundo ideal, diria que até poderiam fazer locução nas rádios jovens e depois produção nas irmãs mais velhas, aliás, como ocorre por exemplo no grupo COPE espanhol, onde as meninas da Mega de lá são produtoras da Cadena 100 e da COPE, ou no grupo Los 40, onde se passa exatamente o mesmo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #37 em: Dezembro 26, 2022, 03:40:12 pm »
Não vou andar aqui a discutir culpas, obviamente. Os miúdos têm de fazer pela vida e existe um público-alvo. Só que é bas-fond.

Isto era só para responder à provocação do Zeca (sempre com o mesmo tom inflamado e negativo, mas já devíamos estar habituados e não cair nas armadilhas) e corroborada pelo R4. Acho apenas irónico, porque as "rádios de eleição" destes dois utilizadores acabem por ser precisamente exemplos daquilo que tanto criticam, e que embora a espaços tenham locução, esta acrescenta absolutamente zero ao produto em questão.

Depois é irónico ir ver o que uma Jornal FM de Paredes, por exemplo, está a dar a esta hora... ou às outras todas...

Obviamente que prefiro boa locução e boa música. Mas uma rádio com boa música e sem locução será sempre melhor do que uma rádio com locução boa e mau conteúdo! Não é menos rádio por causa disso, é precisamente o contrário. A 105,4 de Cascais não tem quase locução nenhuma (ou nenhuma mesmo) e é bem mais agradável de se ouvir do que grande parte das "vizinhas" (e eu nem gosto muito de rock!). Agora imaginem uma rádio com má locução e má música...

Enfim, e são estas discussões que me lembram por que motivo me limito a discutir aspetos técnicos.

A Rádio Jornal de Paredes tem locução desde as 8 da manhã às 23 horas. Podemos discutir o tipo de musica mas locução tem, em direto e com informação local pelo meio. Há que ser honestos.

pdf

• Visitante
« Responder #38 em: Dezembro 26, 2022, 04:08:28 pm »
Não vou andar aqui a discutir culpas, obviamente. Os miúdos têm de fazer pela vida e existe um público-alvo. Só que é bas-fond.

Isto era só para responder à provocação do Zeca (sempre com o mesmo tom inflamado e negativo, mas já devíamos estar habituados e não cair nas armadilhas) e corroborada pelo R4. Acho apenas irónico, porque as "rádios de eleição" destes dois utilizadores acabem por ser precisamente exemplos daquilo que tanto criticam, e que embora a espaços tenham locução, esta acrescenta absolutamente zero ao produto em questão.

Depois é irónico ir ver o que uma Jornal FM de Paredes, por exemplo, está a dar a esta hora... ou às outras todas...

Obviamente que prefiro boa locução e boa música. Mas uma rádio com boa música e sem locução será sempre melhor do que uma rádio com locução boa e mau conteúdo! Não é menos rádio por causa disso, é precisamente o contrário. A 105,4 de Cascais não tem quase locução nenhuma (ou nenhuma mesmo) e é bem mais agradável de se ouvir do que grande parte das "vizinhas" (e eu nem gosto muito de rock!). Agora imaginem uma rádio com má locução e má música...

Enfim, e são estas discussões que me lembram por que motivo me limito a discutir aspetos técnicos.

A Rádio Jornal de Paredes tem locução desde as 8 da manhã às 23 horas. Podemos discutir o tipo de musica mas locução tem, em direto e com informação local pelo meio. Há que ser honestos.

E sou honesto. É curioso que quando a pico nunca apanho locução. Pode dizer-me ao certo os horários? É que nem interrompem a música ao topo da hora - aparece um sinal horário estilo Renascença dos anos 80/90 e a música continua. Que horário fazem os locutores? O site tem lá uma galeria com uns tantos, mas nenhum tem informação, nem horário, nem programas...

Acho que quem podia ser honesto era o Zeca e assumir que a Jornal FM é apenas uma jukebox glorificada. Até o título do stream é, neste momento, "JORNAL FM - DAQUI A NADA MAIS MÚSICA!!!". E ainda vem questionar a honestidade dos outros?

EDIT: para não me chamar desonesto outra vez, digo que apanhei um locutor a anunciar "duas horas só de música"... afinal tem locução... uau, aqui tenho de dar a mão à palmatória, eu estava errado! Mas... lança "duas horas sem parar"...

Zeca, desista...
« Última modificação: Dezembro 26, 2022, 04:11:18 pm por pdf »

pdf

• Visitante
« Responder #39 em: Dezembro 26, 2022, 04:14:57 pm »
Mais um jingle a dizer "uma rádio cheia de música - Jornal FM". Fantástico.

Se eles próprios não o escondem, por que razão o Zeca toma tanto as dores da rádio? Ainda por cima música de qualidade questionável, como uma versão manhosa que agora estou a ouvir que vai buscar samples à A Girl Like You do Edwyn Collins... inenarrável.

Mas lá está: há quem se contente com qualquer coisa, desde que os sacanas de Lesboa não lhe ponham as patinhas em cima.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #40 em: Dezembro 26, 2022, 05:00:59 pm »
A Jornal FM tem locução das 8 às 23h mas o que o Zeca não está a dizer é que a locução é incrivelmente espartilhada. Tem em continuo das 08h às 10h e das 17/18h (já não sei bem) até as 19/20h. Depois disso pode-se passar 1 hora ou duas sem que não haja qualquer locução ou notícias, mas como aparece lá o take já podem dizer que tem locução continuada. É um truque.

A playlist da Jornal FM é boa para uma generalista mas demasiado 80s e muitas vezes acontece o que o pdf descreveu = convite a desligar. Mas a informação é boa.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #41 em: Dezembro 26, 2022, 05:03:16 pm »
Caro João é não só, eu não trabalho, nem nunca trabalhei em nenhuma estrutura de rádio.
Participo neste fórum, como mero ouvinte.
Este é um esclarecimento que eu espero não ter que dar novamente.

Esta geração está mais bem preparada que a antiga. Quando comecei a ouvir rádio havia a figura do realizador, que tratavam da parte técnica.
Hoje os estúdios, são gigantes computadores com imensos botões, onde o locutor está sozinho.

Depois o caro é educado, senão fosse escrevia assim" este R4, é um velho, Armado em jovem, que nem percebe o quão rediculo é ouvir rádios para crianças, completamente infantelizadas".
Pronto, só que eu quando ouço uma rádio, não estou com esses preconceitos, ouço porque me apetece, sem ter que ter esses esreritipos de perfis ou targets...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #42 em: Dezembro 26, 2022, 05:17:09 pm »
Estou totalmente de acordo com o R4 e até digo mais: segmentar rádios por tipo de conteúdo com base a serem ouvidas ou não é um pouco absurdo, uma pessoa pode ouvir somente para perceber o que lá passa, ou não?

Eu ouço a Regional de Arouca, a Renascença (a primeira rádio que me lembro de ouvir em criança, mercê dos 105.8 de Palmela, e uma ligação eterna já com 23 anos), e a Antena 3. O que é que isso diz de mim?

Nada.

Ouço música desde a década de 50 até à atualidade, seja francófona, italiana, anglo-saxónica, portuguesa ou brasileira, qualquer que seja o estilo, embora prefira música mais fora da caixa, mais alternativa, entre rock tipicamente britânico e coisas mais conceptuais/eletrónicas.

Uma pessoa não se tem que segmentar na escuta pelo gosto, pode ouvir o que bem lhe apeteça e até aprender e gostar a partir daí. Agora há dias faleceu a Claudisabel por exemplo e eu conhecia duas músicas dela, uma das quais eu ouvi, e a seguir passado um bocadinho virei para rock da vaga de Manchester dos late 70s e aí estive, durante largos minutos.

Mas depois à noite sou perfeitamente capaz de submergir com um bom Argonauta na Antena 2.

Por colocarmos as pessoas em caixinhas é que isto chegou ao que chegou. Deixar as pessoas ser livres, o ouvido não escolhe por nós! Cultura não é arregimentar, é termos noção do que existe e a partir daí saber perceber com cabeça. Assim temos mais mundo.
« Última modificação: Dezembro 26, 2022, 05:18:53 pm por Memorias da Radio »

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #43 em: Dezembro 26, 2022, 07:32:55 pm »

E sou honesto. É curioso que quando a pico nunca apanho locução. Pode dizer-me ao certo os horários? É que nem interrompem a música ao topo da hora - aparece um sinal horário estilo Renascença dos anos 80/90 e a música continua. Que horário fazem os locutores? O site tem lá uma galeria com uns tantos, mas nenhum tem informação, nem horário, nem programas...

Acho que quem podia ser honesto era o Zeca e assumir que a Jornal FM é apenas uma jukebox glorificada. Até o título do stream é, neste momento, "JORNAL FM - DAQUI A NADA MAIS MÚSICA!!!". E ainda vem questionar a honestidade dos outros?

EDIT: para não me chamar desonesto outra vez, digo que apanhei um locutor a anunciar "duas horas só de música"... afinal tem locução... uau, aqui tenho de dar a mão à palmatória, eu estava errado! Mas... lança "duas horas sem parar"...

Zeca, desista...

(8h às 12h locução e informação.
12h/14 Playlits dos anos 80, sem locução.
14h/20h com locução e informação.
20h/22h Play list sem locução anos 80.
22h/00h Cristiano Barros locução.
Depois das 22h entra em locução o Cristiano Barros.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #44 em: Abril 05, 2025, 10:04:21 pm »
Não se dá nada pelo emissor da RES.FM em zona de planalto (Alpiarça), mas a verdade é que tem um comportamento muito mas mesmo muito bom para apenas 500W!

À passagem pela zona de Alcanhões na A1, experimentei ir para a RES.FM. Ia a ouvir a TSF em 107.4, estava próxima, siga. Não só ouvi uma seleção musical ótima (do Top RES FM), que facilmente podia ser uma Mix ou direcionada a qualquer coisa da Linha, como a locução era até bastante boa (se a espaços com uns pequenos trejeitos que eu dispensaria, mas ok, adequado para a zona).

Pois não é que o raio do emissor se aguenta até à entrada da A23 razoável, segue depois forte com pequenas zonas de sombra até à ligação com a A13, e depois ainda se aguenta por uma série inacreditável de km's ora bem, ora Mono com ruído mas ainda bem razoável, até à zona de Arega?!? 80 km's por estrada de Alpiarça, 80!

E só não chega mais longe porque a certa altura a RUC começa a querer entrar e fica uma guerra entre duas frequências em que nenhuma se capta bem a 100% durante quase 4 km's, parece que cede à RUC em Maçãs de Dona Maria e depois ainda volta a aparecer para dar um beijinho! É inacreditável!