Autor Tópico: RES.FM - 107,9 MHz Alpiarça  (Lida 17591 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: RES.FM - 107,9 MHz Alpiarça
« Responder #15 em: Dezembro 21, 2022, 12:11:20 am »
André, a ‘RES FM’, 107.9, emite a partir do concelho de Alpiarça, mas a emissão é totalmente estruturada a partir de Santarém. Trata-se de uma rádio de música eletrónica & dance music. Conheço pessoalmente o responsável pela identidade da emissora & programação, aliás fomos colegas de escola, temos a mesma idade, e posso referir que a entrega, motivação, entusiasmo pelo que faz é total. Também é DJ e formador na área. Pessoa de múltiplos talentos na área dos media. Sim, põe os miúdos a fazer rádio e incute-lhes o gosto pela área e não só, da Multimédia em geral (áudio/sonoplastia, vídeo, imagem estática & vetorial, desenvolvimento web, etc.). É estimado e respeitado por toda a gente.
Fico bastante satisfeito por ter tido conhecimento disso.

A RES FM, mau grado não ter locução, é uma das melhores rádios locais do país. Sempre que passo pela região de Santarém sintonizo a rádio, para além de ouvir online com alguma regularidade.

Que falta faz uma rádio como a RES nas AM Porto e de Lisboa!

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #16 em: Dezembro 21, 2022, 12:44:29 am »
André, a ‘RES FM’, 107.9, emite a partir do concelho de Alpiarça, mas a emissão é totalmente estruturada a partir de Santarém. Trata-se de uma rádio de música eletrónica & dance music. Conheço pessoalmente o responsável pela identidade da emissora & programação, aliás fomos colegas de escola, temos a mesma idade, e posso referir que a entrega, motivação, entusiasmo pelo que faz é total. Também é DJ e formador na área. Pessoa de múltiplos talentos na área dos media. Sim, põe os miúdos a fazer rádio e incute-lhes o gosto pela área e não só, da Multimédia em geral (áudio/sonoplastia, vídeo, imagem estática & vetorial, desenvolvimento web, etc.). É estimado e respeitado por toda a gente.

A RES FM, mau grado não ter locução, é uma das melhores rádios locais do país. Sempre que passo pela região de Santarém sintonizo a rádio, para além de ouvir online com alguma regularidade.

Há uns anos, os 107,9 eram audíveis em certas zonas de Lisboa. Claro que não nas melhores condições, mas ouvia-se num 3° ou num 4° andar na zona do Saldanha. Obviamente que não há milagres, mas se o emissor estiver bem afinado, a RES FM consegue uma cobertura "jeitosa".
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #17 em: Dezembro 21, 2022, 10:03:37 am »

Não tem locução e é uma das melhores rádios do país?
Rádio sem locução não é rádio. È uma outra coisa qualquer, menos rádio.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #18 em: Dezembro 21, 2022, 10:37:55 am »
Tem Toda a razão o Zeca.

Aqui no fórum ainda há quem confunda boa seleção musical/ boa rádio.

Rádio sem locução não é rádio, por muito boa que seja a música que passa...

pdf

• Visitante
« Responder #19 em: Dezembro 21, 2022, 10:40:27 am »

Não tem locução e é uma das melhores rádios do país?
Rádio sem locução não é rádio. È uma outra coisa qualquer, menos rádio.

Qual é o mal de não ter locução? Ter locução às vezes para quê, para dizer horas e temperaturas?

Rádio sem locução é rádio sim senhor. Para mim é mais rádio uma que passe boa música e não tenha locução do que as xaropadas que vocês ouvem, tipo RFM, Mega e afins. Juizinho. Essas têm "locução" e é o que se vê.

pdf

• Visitante
« Responder #20 em: Dezembro 21, 2022, 10:45:24 am »
Ah não, vocês adoram locução a dizer que o cantor x famoso postou um vídeo no TikTok ou que a socialite y mudou de penteado. Espetacular.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #21 em: Dezembro 21, 2022, 10:48:58 am »
Quem lhe, podia  responder a essa questão são os velhos profissionais de rádio, de João Paulo Dinis, Júlio Isidro, António Sala e outros.

Eles, melhor que eu, respondiam - lhe,....

Sendo assim, qualquer um fazia uma rádio, bastava apenas escolher umas músicas a preceito...

pdnf

• Hero Member
« Responder #22 em: Dezembro 21, 2022, 10:58:47 am »
No meio estará a virtude. Rádio sem locução, para mim é um Spotify Fm. Porém... a verdade é que ter locução apenas para "encher" pneus, para isso realmente por vezes não vale a pena, como acontece em muitas rádios de grande dimensão. É necessário, isso sim, apostar em locução de qualidade, com boa animação em antena, criando conexão com o ouvinte. Não obstante, há dias em que admito que sintonizo a Vodafone FM por ser justamente múscia non stop.  ;)
No caso de uma local, admito que possa fazer sentido a não existência de locução, para poupar uns trocos, se calhar doutro modo nem existia ainda.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #23 em: Dezembro 21, 2022, 11:02:28 am »
Quem lhe, podia  responder a essa questão são os velhos profissionais de rádio, de João Paulo Dinis, Júlio Isidro, António Sala e outros.

Sendo assim, qualquer um fazia uma rádio, bastava apenas escolher umas músicas a preceito...

Pois respondiam, porque esses são profissionais de rádio, não é aqueles mirins que o R4 perde horas e horas a ouvir quando nem sequer é o target deles!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #24 em: Dezembro 21, 2022, 11:13:04 am »
Eu já disse aqui uma vez ao João S, que ouço, como sempre ouvi, as rádios que entendo, sem ter que dar satisfações a ninguém. É cada um ' perde tempo", da maneira que entende...

E depois que mal têm os locutores das rádios que referiu? Não tem a experiência dos mais velhos? Pois não.

Mas eu também ouvi, por exemplo o começo do Julio Isidro, e ao princípio nem era nada de especial, por exemplo, não tinha a voz que outros desse tempo tinham.
Mas foi evoluindo, até se tornar no locutor de referência que foi...

pdnf

• Hero Member
« Responder #25 em: Dezembro 21, 2022, 11:15:26 am »

Pois respondiam, porque esses são profissionais de rádio, não é aqueles mirins que o R4 perde horas e horas a ouvir quando nem sequer é o target deles!

Pedro, mas a verdade é que esses Senhores da rádio um dia também foram jovens e muito ousados face à época em que estavam. Eu penso que o problema de muita da malta mais jovem não é tanto o querer ou não fazer coisas boas e diferentes em rádio. Está sim, nas oportunidades que lhes são dadas e no que precisam de fazer para lá chegar, nomeadamente serem mini-estrelas nas redes sociais. Inverteu-se toda a lógica. Culpa de quem? Más direções. Nas mais miúdas e também nas mais graúdas, por vezes.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #26 em: Dezembro 21, 2022, 11:37:11 am »

Pedro, mas a verdade é que esses Senhores da rádio um dia também foram jovens e muito ousados face à época em que estavam. Eu penso que o problema de muita da malta mais jovem não é tanto o querer ou não fazer coisas boas e diferentes em rádio. Está sim, nas oportunidades que lhes são dadas e no que precisam de fazer para lá chegar, nomeadamente serem mini-estrelas nas redes sociais. Inverteu-se toda a lógica. Culpa de quem? Más direções. Nas mais miúdas e também nas mais graúdas, por vezes.

Claro, por isso é que há uma diferença tão evidente entre um André Santos da 3 e qualquer um da Mega...

pdf

• Visitante
« Responder #27 em: Dezembro 21, 2022, 12:20:26 pm »
Eu já disse aqui uma vez ao João S, que ouço, como sempre ouvi, as rádios que entendo, sem ter que dar satisfações a ninguém. É cada um ' perde tempo", da maneira que entende...

E depois que mal têm os locutores das rádios que referiu? Não tem a experiência dos mais velhos? Pois não.

Mas eu também ouvi, por exemplo o começo do Julio Isidro, e ao princípio nem era nada de especial, por exemplo, não tinha a voz que outros desse tempo tinham.

Mas eu não pedi satisfações... acho estranho, apenas isso. Acho um subproduto, para mim ninguém com os canais auditivos intactos aguenta aquilo mais do que 10 segundos. Mas lá está, são gostos.

E não estamos a falar de experiência mas sim de valor e mérito. O Nuno Santos aos vintes já dirigia uma rádio que se tornou referência. Na Cidade na Mega temos instagrammers e tiktokers a caminho dos 30 que nunca fizeram nada que se aproveite. Dizer isto não é cinismo nem injustiça, é apenas bater de cara com a realidade. Não querendo ser Velho do Restelo, acho que toda a gente concorda que a barra está muito baixa. Não há a exigência e a arte de fazer muito com pouco que havia outrora.

Vamos ver quantos destes figurões que hoje se riem histericamente ao microfone enquanto lançam mais uns Farrukos e afins vão ser relevantes no meio rádio daqui a uns anos.

Se num lado temos instagrammers que lançam revistas e clubes de futebol falhados, maluquinhos do Forex e das bitcoins e noutro lado temos uma rádio com boa música e pouca ou nenhuma locução, adivinhem qual é a mais agradável.
« Última modificação: Dezembro 21, 2022, 12:22:38 pm por pdf »

pdnf

• Hero Member
« Responder #28 em: Dezembro 21, 2022, 12:37:15 pm »

Mas eu não pedi satisfações... acho estranho, apenas isso. Acho um subproduto, para mim ninguém com os canais auditivos intactos aguenta aquilo mais do que 10 segundos. Mas lá está, são gostos.

E não estamos a falar de experiência mas sim de valor e mérito. O Nuno Santos aos vintes já dirigia uma rádio que se tornou referência. Na Cidade na Mega temos instagrammers e tiktokers a caminho dos 30 que nunca fizeram nada que se aproveite. Dizer isto não é cinismo nem injustiça, é apenas bater de cara com a realidade. Não querendo ser Velho do Restelo, acho que toda a gente concorda que a barra está muito baixa. Não há a exigência e a arte de fazer muito com pouco que havia outrora.

Vamos ver quantos destes figurões que hoje se riem histericamente ao microfone enquanto lançam mais uns Farrukos e afins vão ser relevantes no meio rádio daqui a uns anos.

Se num lado temos instagrammers que lançam revistas e clubes de futebol falhados, maluquinhos do Forex e das bitcoins e noutro lado temos uma rádio com boa música e pouca ou nenhuma locução, adivinhem qual é a mais agradável.

Mas de quem é a culpa? Da malta que está a caminho dos 30 e que muitos se tiveram de render a essa realidade para não se verem ultrapassados por quem, isso sim, nunca fez nada na vida, ou das respetivas direções, que preferem apostar em Pantenes e Forexes? É que quem baixou a barra não foi quem lá está, e alguns têm talento, mas sim de quem acha que o que rende audiência é ter figurões desse calibre. 

Quanto às playlists, aí terás toda a razão, poder-se-ia fazer muito mais do que Farrukos e Malvadões... mas como dizia o outro, "é disso que o meu povo gosta!". Há uma tremenda falta de cultura musical em Portugal, desde os géneros mais erudtios (o que explica também em larga medida as vergonhosas audiências da Antena 2 ou da Smooth), mas também em géneros mais modernos que fujam do pop.
« Última modificação: Dezembro 21, 2022, 12:40:45 pm por pdnf »
Rádio é:

pdf

• Visitante
« Responder #29 em: Dezembro 21, 2022, 03:23:02 pm »
Não vou andar aqui a discutir culpas, obviamente. Os miúdos têm de fazer pela vida e existe um público-alvo. Só que é bas-fond.

Isto era só para responder à provocação do Zeca (sempre com o mesmo tom inflamado e negativo, mas já devíamos estar habituados e não cair nas armadilhas) e corroborada pelo R4. Acho apenas irónico, porque as "rádios de eleição" destes dois utilizadores acabem por ser precisamente exemplos daquilo que tanto criticam, e que embora a espaços tenham locução, esta acrescenta absolutamente zero ao produto em questão.

Depois é irónico ir ver o que uma Jornal FM de Paredes, por exemplo, está a dar a esta hora... ou às outras todas...

Obviamente que prefiro boa locução e boa música. Mas uma rádio com boa música e sem locução será sempre melhor do que uma rádio com locução boa e mau conteúdo! Não é menos rádio por causa disso, é precisamente o contrário. A 105,4 de Cascais não tem quase locução nenhuma (ou nenhuma mesmo) e é bem mais agradável de se ouvir do que grande parte das "vizinhas" (e eu nem gosto muito de rock!). Agora imaginem uma rádio com má locução e má música...

Enfim, e são estas discussões que me lembram por que motivo me limito a discutir aspetos técnicos.