Autor Tópico: Lei da Rádio  (Lida 40058 vezes)

brodcastfm

• Sr. Member
Re: Lei da Rádio
« Responder #60 em: Março 18, 2022, 05:11:47 pm »
Mas não estamos em França estamos em Portugal e em Portugal temos 6 rádios nacionais (RR, RFM, Comercial, Antena 1, 2 e 3, 2 regionais (TSF e M80) e as restantes são Rádios Locais e para isso é que foram licenciadas. O resto são projectos que contornaram a lei e passaram a fazer das rádios locais transmissores ilegais, muitas vezes sem cumprir o que a lei obriga e onde a fiscalização não atua.
« Última modificação: Março 18, 2022, 05:17:24 pm por brodcastfm »

Atento

• Hero Member
« Responder #61 em: Março 18, 2022, 05:19:52 pm »
Mas não estamos em França estamos em Portugal e em Portugal temos 6 rádios nacionais (RR, RFM, Comercial, Antena 1, 2 e 3, 2 regionais (TSF e M80) e as restantes são Rádios Locais e para isso é que foram licenciadas. O resto são projectos que contornaram a lei e passaram a fazer das rádios locais transmissores ilegais, muitas vezes sem cumprir o que a lei obriga e onde a fiscalização não atua.

A maioria das rádios locais portuguesas não serve para nada.

Apenas ocupa espaço.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #62 em: Março 18, 2022, 05:20:59 pm »

Apenas ocupa espaço.
Descordo consigo. Pode dar exemplos? Mas respeito a sua opinião.

pdf

• Visitante
« Responder #63 em: Março 18, 2022, 05:24:49 pm »
São precisos mais emissores?...
Na minha óptica apenas acrescentaria dois: no Minho e na zona Centro, de forma a fazer o eixo "A2-A1-A3" de forma quase perfeita.

Eu até sugeria mais que dois, para aí uns 10. Fecha-se mais umas rádios locais e coloca-se a debitar mais esta Rádio de um grupo, desde a capital do Império.

Sim.

pdf

• Visitante
« Responder #64 em: Março 18, 2022, 05:25:25 pm »

Apenas ocupa espaço.

Nada mais que a verdade. A maior parte são gira-discos a querer imitar as nacionais.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #65 em: Março 18, 2022, 05:35:28 pm »

Apenas ocupa espaço.

Nada mais que a verdade. A maior parte são gira-discos a querer imitar as nacionais.
São opiniões mas continuo a acreditar nos trabalho que muitas rádios fazem para o desenvolvimento das suas regiões.

Atento

• Hero Member
« Responder #66 em: Março 18, 2022, 05:39:57 pm »

Apenas ocupa espaço.

São opiniões mas continuo a acreditar nos trabalho que muitas rádios fazem para o desenvolvimento das suas regiões.

Algumas.

A maioria não.

Devemos partir para as rádios regionais ou distritais  que promovam e valorizem as regiões, dando espaço às vozes e iniciativas das regiões para as quais emitem.

Salvo algumas excepções não é isso que acontece.

pdf

• Visitante
« Responder #67 em: Março 18, 2022, 05:45:06 pm »

Apenas ocupa espaço.

Também não é uma inverdade. Ainda hoje vinha a ouvir a Rádio Valdevez que tem um programa chamado "Trocas & Baldrocas" (sim, é mesmo assim) onde os ouvintes podem anunciar serviços e bens que queiram prestar/vender. A locutora elencava a venda de máquinas agrícolas, mobiliário e até um quadro da Última Ceia... obviamente não vamos comparar uma Rádio Valdevez, que presta um papel louvável, a uma Rádio 5 à deriva e a passar programas de seitas religiosas...

pdnf

• Hero Member
« Responder #68 em: Março 18, 2022, 08:37:29 pm »

Todos os canais da Rádio France transmitem a partir de Paris.

O que importa é a riqueza dos conteúdos.

Que os conteúdos importam, disso não tenho dúvidas. Mas aí dou razão ao Zeca, o facto de não existir diversificação geográfica só faz uma única coisa: todas as pessoas que gravitam à volta do meio, sejam colaboradores da rádio, a opinion makers, acabando nos artistas vão ter a sua visão nacional enviesada pela perspectiva regional. Ora, uma rádio nacional não é uma rádio de Lisboa. Como já disse, redação principal em Lisboa pela proximidade ao poder político, mas tem de existir uma presença forte noutras regiões, permitindo uma visão global do país e tornar o meio acessível. E repito, não vejo como possa isso custar (muito) mais dinheiro ou gerar quebras de produtividade que resultem em diminuição da qualidade.

Mas até por isso, não acha que uma rádio "local" restrita à dimensão concelhia, porque se passarmos para os municípios vizinhos a escuta muitas vezes já é difícil, não teria muito mais pujança e força se tivesse dimensão regional. Fora das Áreas Metropolitanas, quantas pessoas tem um concelho, 15k, 10k, por vezes menos que 5k? Fará sentido mantermos essa realidade. 1989 já foi há mais de 30 anos, as coisas não ficam iguais para todo o sempre.

Também não é uma inverdade. Ainda hoje vinha a ouvir a Rádio Valdevez que tem um programa chamado "Trocas & Baldrocas" (sim, é mesmo assim) onde os ouvintes podem anunciar serviços e bens que queiram prestar/vender. A locutora elencava a venda de máquinas agrícolas, mobiliário e até um quadro da Última Ceia... obviamente não vamos comparar uma Rádio Valdevez, que presta um papel louvável, a uma Rádio 5 à deriva e a passar programas de seitas religiosas...

Certo, a Valdevez não sendo uma rádio excecional, diria que está na tipologia "popular" tem alguns programas que são úteis para uma camada da população mais idosa. Há um em que cheguei a parar dois ou três sábados de tarde que também me parecia muito útil, punha pessoas emigrantes em contacto na rádio com pessoas da terra que já não se viam há anos. Mas mesmo programas desse tipo, não seriam mais úteis numa rádio regional, do que num emissor local que se escuta aos soluços?

Não tenhamos vistas curtas. Um emissor local, por muito bom que seja, é quase o equivalente a uma microcobertura de uma rádio nacional/regional. Por outro lado, e isto é deveras importante, o mercado evoluiu. Se em 1989 não existiam mais rádios com potencial "expansionista" hoje isso não é assim, e como em qualquer setor de atividade, é importante que as empresas cresçam e ganhem escala, até para permitir outro mercado para os profissionais e garantir qualidade aos ouvintes.
« Última modificação: Março 18, 2022, 08:40:43 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #69 em: Março 18, 2022, 08:52:16 pm »
Eu tenho a minha opinião e não vou escrever mais aqui sobre este assunto. Na minha opinião valorizo muito o trabalho das rádios locais e elas são essenciais. Se outros não acham e acham que devem ser retransmissores pois tenho que respeitar e pronto.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #70 em: Março 18, 2022, 09:32:12 pm »
Mais uma vez, o problema reside não no facto de ser de Lisboa ou de Bruxelas. Sou o primeiro a defender que a RDP e também a R/Com e MCR, mais a mais a TSF por ordem de razão, tinham todas e totais condições para terem emissão a sair do Porto, Coimbra e mesmo de outros locais do país. O mesmo poderia e deveria fazer a Observador, se se quer afirmar como uma rádio verdadeiramente nacional.
Agora, isso é certo, projetos de informação em rádios locais, esqueçam. Nenhuma tem escala para isso, veja-se o que aconteceu com a Nova, que até tem um jornal a sustentar por trás. Por outro lado, as rádios locais pouco emprego criam, e a qualidade, essa nem ve-la. A maioria delas limitam-se a passar música horas e horas a fio, e a uns discos pedidos.
Querem informação regional de qualidade? Todos queremos. Faça-se o seguinte: altere-se a Lei da Rádio, abra-se concurso para novos alvarás e deixe-se crescer rádios com vocação nacional, apresentando-lhes um caderno de encargos devidamente estruturado em matéria de representação regional e limpe-se o éter de projetos medíocres e criem-se rádios regionais fortes.
Aí sim, criamos emprego e valor para as regiões. Entre o que temos que é nada, e um bom produto informativo, acho que ficamos todos a ganhar. E como já tive oportunidade de provar, este modelo nem para a região de Lisboa, muitas vezes confundida com o país, é bom.

Todos os canais da Rádio France transmitem a partir de Paris.

O que importa é a riqueza dos conteúdos.
Estamos a falar de rádios locais.
A cegueira pelo centralismo que nem lhe permite ver isso.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #71 em: Março 18, 2022, 09:38:54 pm »
Vamos fazer de conta que cada um de nós aqui no forum é uma rádio local.

Para alguns regionalista da Estremadura que aqui pulam, os restantes perdiam o direito de aqui falar e pela nossa boca iam eles falar. È o que acontece com os emissores locais.
O sonho de alguns é isto acontecer.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #72 em: Março 18, 2022, 10:15:40 pm »
Eu tenho a minha opinião e não vou escrever mais aqui sobre este assunto. Na minha opinião valorizo muito o trabalho das rádios locais e elas são essenciais. Se outros não acham e acham que devem ser retransmissores pois tenho que respeitar e pronto.
Se há rádios locais sem qualidade nem servem minimamente as populações então não devem emitir. Se ao menos retransmitirem uma rádio com qualidade é uma solução menos má que não emitir de todo.

Na minha óptica eu prefiro umas 100 rádios com alcance regional/distrital com qualidade a 200 locais más em 300 e tal licenças, que foi o que aconteceu com a lei de 88.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #73 em: Março 18, 2022, 10:21:15 pm »
Percebo que esta ideia de rádios locais para o Observador, seja apenas um exercício de perceber o quanto poderia ajudar o projeto a crescer e algumas áreas de cobertura que poderia ter. Mas podem juntar ao tema os 94,8 que era ou é da Golo FM, que está calada à 2/3 meses.

Aqui na minha região (Oeste), não faz falta nenhuma Rádio Observador e nem vejo potencial para falar verdade. Temos 3 de cariz noticiosa (Antena 1, RR e TSF) com cobertura muito boa em todas. Um exemplo, que com a chegada da Mega, pensava que fosse mais reunido com a Cidade FM, sendo que esta continua a ser a preferida dos jovens. Acrescentou pouco ou nada!

As rádios locais daqui na globalidade, comprem aquilo para a qual transmitem, servir as gentes do concelho. Não tem locução 24h/24h porque o dinheiro não é muito e os que animam as estações são pessoas sem custos, com o "bicho" e que sabem o que as pessoas querem ouvir. Os discos pedidos, são o facebook dos mais idosos, são a companhia deles e todos por lá vamos passar. É um produto sempre rentável.

Aliás, nem sei até que ponto, a compra dos 93,7 do Observador, não teve dedo/ajuda nossa...

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #74 em: Março 18, 2022, 10:25:04 pm »
Se há rádios locais sem qualidade nem servem minimamente as populações então não devem emitir. Se ao menos retransmitirem uma rádio com qualidade é uma solução menos má que não emitir de todo.

Na minha óptica eu prefiro umas 100 rádios com alcance regional/distrital com qualidade a 200 locais más em 300 e tal licenças, que foi o que aconteceu com a lei de 88.
Mas no FM nunca vai ter apenas rádios regionais/distritais isso só poderá vir a ser possível com o DAB.

Mas parece que isso ainda vai demorar muito a não ser que exista uma imposição como o TDT.

A ANACOM já tem as regiões definidas, que já tive oportunidade de as ver,  mas falta o resto... Segundo a ANACOM o FM está para durar em Portugal.
« Última modificação: Março 18, 2022, 10:30:46 pm por brodcastfm »