Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 516489 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Bareme Rádio
« Responder #855 em: Março 17, 2022, 10:32:05 am »
Mais informação na Nova parece-me bem, ainda por cima quando o acionista principal é o mesmo do jornal Público. Não custava nada darem um ou outro podcast. Já futebol não concordo, altera sempre a grelha com jogos à sexta ou à segunda mesmo que não quisessem transmitir os jogos europeus.

Sobre a análise à SBSR estou completamente de acordo.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #856 em: Março 17, 2022, 03:45:33 pm »
Qual é a brilhante sugestão que tens para a rádio Nova? Regresso ao formato inicial? Quem financia?

Uma rádio do Porto e para o Porto no FM não pode ter uma audiência de 0,3%.
A playlist claramente mostra ser o grande obstáculo e torna-la mais ecletica, sem cair no populismo.
Não podemos ter grandes vozes sem audiência.
Uma frequência quase fantasma apenas porque tem que se limitar a passar musicas de um segmento, só por masoquismo.
Espero que esse masoquismo não leve ao fecho da rádio e a sua ocupação lisboeta.

Mas então vamos deixar a Nova existir só porque sim? Só porque é do Porto? Se decidirem ocupar a frequência com a Radar, eu dou-lhe já as boas vindas...

Por esse ponto de vista, porque raio temos de ter nas frequências em Portugal rádio portuguesas? Que venham rádios espanholas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #857 em: Março 17, 2022, 03:57:00 pm »
Qual é a brilhante sugestão que tens para a rádio Nova? Regresso ao formato inicial? Quem financia?

A playlist claramente mostra ser o grande obstáculo e torna-la mais ecletica, sem cair no populismo.
Uma frequência quase fantasma apenas porque tem que se limitar a passar musicas de um segmento, só por masoquismo.
Espero que esse masoquismo não leve ao fecho da rádio e a sua ocupação lisboeta.

Mas então vamos deixar a Nova existir só porque sim? Só porque é do Porto? Se decidirem ocupar a frequência com a Radar, eu dou-lhe já as boas vindas...

Por esse ponto de vista, porque raio temos de ter nas frequências em Portugal rádio portuguesas? Que venham rádios espanholas.

Lembro-me de há uns anos o Governo da Galiza ter pretensões a que até ao Porto se escutassem as rádios espanholas dos grupos nacionais e a Rádio Galega e do lado de lá até Santiago as nossas. Aliás, no Verão quando detetei uns misteriosos 98.0 da Antena 1 do lado Espanhol até me cheguei a questionar se não seria já uma espécie de piloto dessa ideia.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Visitante
« Responder #858 em: Março 17, 2022, 05:04:57 pm »

Não me importava nada de ter rádios espanholas a dar nas seguintes frequências do grande Porto:

88,4
88,6
89,0
95,5

Sempre era melhor do que as coisas que se ouvem por lá agora.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boxx

• Hero Member
« Responder #859 em: Março 17, 2022, 07:53:09 pm »
Boa análise aos produtos SBSR e Nova. Neste último, percebo a sua ideia para futebol ao fim de semana. No meu caso , isso significaria mudança imediata de posto.

Obrigado!

Também para mim, mas não me impede de ver que poderia ser um caminho interessante quanto a grelha e à parte comercial; tenho ainda bem presente que se escreveu aqui que “o que dava audiência à Rádio 5 eram os relatos”. Com jeitinho ainda se ia buscar algum patrocinador das duas equipas e ficava interessante. Na Observador e na Golo FM não ganham ao mês, ganham ao relato salvo erro, pelo que nem me parece caro de implementar.
Era diferente o caso dos relatos na radio 5, pois tirando isso era e é uma rádio fantasma.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #860 em: Março 17, 2022, 10:17:04 pm »
Observador com 2,1% em Lisboa (metade do valor da TSF) e 1,3% no Porto.
https://observador.pt/2022/03/17/radio-observador-bate-recordes-de-audiencias/
« Última modificação: Março 17, 2022, 10:19:07 pm por radiokilledtheMTVstar »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #861 em: Março 17, 2022, 10:57:53 pm »
Os "malditos" 93,7 da Amadora finalmente a terem sucesso radiofónico!

MPFM

• Full Member
« Responder #862 em: Março 17, 2022, 11:15:38 pm »
São precisos mais emissores?...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #863 em: Março 17, 2022, 11:34:21 pm »
Na minha óptica apenas acrescentaria dois: no Minho e na zona Centro, de forma a fazer o eixo "A2-A1-A3" de forma quase perfeita.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #864 em: Março 18, 2022, 04:02:14 am »

2,1% em Lisboa é bom para uma informativa mas é o score máximo que se tem podido almejar para locais - a Amália e a Orbital são as duas anteriores referências que chegaram aos 2%. Para lá disso - e há sinal para tal - tem margem para evoluir.

1,3% no Porto é bastante bom considerando que é garantido por dois emissores a 20/30kms do Porto e que há falhas na baixa! Interessante já.

Lá está - mais emissores, pelo menos no litoral, permitem passar de 1% e ir rumo aos 2%. Para mim, zona centro e no Barlavento algarvio é praticamente obrigatório. (sem querer obviamente discriminar o Sotavento, simplesmente tem menos gente e não tem Albufeira)
« Última modificação: Março 18, 2022, 04:09:32 am por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #865 em: Março 18, 2022, 08:00:40 am »

2,1% em Lisboa é bom para uma informativa mas é o score máximo que se tem podido almejar para locais - a Amália e a Orbital são as duas anteriores referências que chegaram aos 2%. Para lá disso - e há sinal para tal - tem margem para evoluir.

1,3% no Porto é bastante bom considerando que é garantido por dois emissores a 20/30kms do Porto e que há falhas na baixa! Interessante já.

Lá está - mais emissores, pelo menos no litoral, permitem passar de 1% e ir rumo aos 2%. Para mim, zona centro e no Barlavento algarvio é praticamente obrigatório. (sem querer obviamente discriminar o Sotavento, simplesmente tem menos gente e não tem Albufeira)

Em Lisboa já tem mais do que a moribunda Antena 3 paga por todos nós (é por isso que ainda brincam com esse brinquedo cada vez mais questionável)...

No Porto, não deve faltar muito para ultrapassar essa 3 sustentada por todos os portugueses para satifazer o umbigo de poucos...

Atento

• Hero Member
« Responder #866 em: Março 18, 2022, 08:04:22 am »

É bom para uma informativa...

O preconceito...

Só em Portugal é que temos o patético duopolio das rádios musicais...

A culpa é nossa a vários níveis...

Até no financiamento que fazemos das rádios publicas portuguesas...

São nossas não são dos galopins, Alneidas, Reis ou outras figurinhas.
Elaa têm de seguir critérios rigorosos, como acontece nos operadores públicos europeus de referência.

Têm de ter ouvintes.

Não podem ser rádios fantasma...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #867 em: Março 18, 2022, 09:48:58 am »

Em Lisboa já tem mais do que a moribunda Antena 3 paga por todos nós (é por isso que ainda brincam com esse brinquedo cada vez mais questionável)...

No Porto, não deve faltar muito para ultrapassar essa 3 sustentada por todos os portugueses para satifazer o umbigo de poucos...

Na última vaga tinha apenas 1% no Porto, por isso se desceu a nível nacional é mais que provável que já tenha ultrapassado.
E como fonte de música alternativa, porque também deve ter um pouco de peso no resultado da Observador mesmo sendo informativa, e a Vodafone se suicidou pelo caminho, a 3 já só está mesmo à frente da SBSR como era desejo de muitos lá dentro... 
Em Lisboa com a Radar a começar a recuperar não deve demorar muito para acontecer o mesmo.
No Minho e no Interior a TSF parece ter muita influência...
Mas está tudo bem...
« Última modificação: Março 18, 2022, 10:08:14 am por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #868 em: Março 18, 2022, 10:20:08 am »

É bom para uma informativa...

O preconceito...

Só em Portugal é que temos o patético duopolio das rádios musicais...

A culpa é nossa a vários níveis...

Até no financiamento que fazemos das rádios publicas portuguesas...

São nossas não são dos galopins, Alneidas, Reis ou outras figurinhas.
Elaa têm de seguir critérios rigorosos, como acontece nos operadores públicos europeus de referência.

Têm de ter ouvintes.

Não podem ser rádios fantasma...

Corretíssimo. Mas o povo português é muito pouco ou mesmo nada exigente com os decisores políticos. Todos falam mal dos ordenados milionários da RTP, mas alguém faz alguma coisa contra eles, a não ser mandar umas larachas no Facebook? Isso entronca em muitas outras questões, que extravasam o panorâma audiovisual e que se prende com a forma como são utilizados os nossos impostos. E não, o dinheiro dos portugueses não é do PS, do PSD ou de qualquer outro partido. É para serem utilizados com conta, peso e medida.

Os "malditos" 93,7 da Amadora finalmente a terem sucesso radiofónico!

Atenção que divide com os 98.7 do Seixal, é 1,05% para cada um, assim como no Porto é 0,65% para 88.1 e 98.4. Mesmo assim, é muito bom, e, como referiu o Memórias, a cobertura no Porto é fraca, tem zonas como a A20 em que se torna quase insuportável ouvir a rádio, ruído seja num seja noutro.

Na minha óptica apenas acrescentaria dois: no Minho e na zona Centro, de forma a fazer o eixo "A2-A1-A3" de forma quase perfeita.

Os 98,4 cobrem bem Braga, pelo que já foi aqui esclarecido e a Viana confirmo que chegam pois eu próprio testei. O que fica por cobrir é mesmo o Alto Minho (Valença, Cerveira e Caminha). Portanto, sobram dois emissores, porque é meu entender que uma rádio deste tipo não funciona com 8 horas de emissão local, portanto, o limite serão os seis emissores. Diria que as melhores soluções seriam dois emissores, um para a zona de Coimbra, outro para a região do Oeste.
Por ordem do que me parece mais eficaz:
Coimbra: a Beira Litoral, Soure (coma microcobertura reativada), Foz do Mondego, Cardal ou RCP-92.6 (esta última tem o problema da Antena 2, que se pusser o emissor de Gaia a 100%, deve ser dizimada).
Oeste: Benedita ou Cister, Hiper, Alenquer, RLO.

PS: A CISTER não está no FMSCAN.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #869 em: Março 21, 2022, 10:38:25 pm »
Como as coisas são difrentes em França no grupo público.

Os responsáveis têm orgulho e não o escondem.

Por cá...o mais fácil: serviço público não luta pelas audiências.  Confesso que é um argumento que serve para justificar toda a inércia,  irresponsabilidade e falta de ambição de muita gente que orienta e gere as várias antenas da Rádio Pública Portuguesa.

https://www.radiofrance.com/professionnels/regie-publicitaire/actualite/les-audiences-novembre-decembre-2021