Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 526086 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Bareme Rádio
« Responder #840 em: Março 15, 2022, 11:01:35 am »
 Seria importante e interessante apresentar os números também nos diversos horários.

É isso que acontece lá fora.

Por cá,  ainda que os haja, não são do conhecimento do público em geral.

Deveriam ser.

Enfim...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #841 em: Março 15, 2022, 07:49:12 pm »
Segundo o CEO da MCR no Linkedin o consumo de rádio voltou a bater um recorde: 61,2% de AAV.
Cada vez acho mais que a Media Capital se vai arrepender a longo prazo da venda das rádios por muito que fosse irrecusável para já...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #842 em: Março 15, 2022, 08:28:59 pm »
O Zeca vai já dizer que este resultado dá Obs.  está gravemente falseado.

E é  esta é , a  grande novidade, Observador a entrar para o top 10.

Depois a RR a dar já sinais de desgaste, a Cidade a cimentar se à frente da A1( pela terceira vaga consecutiva) e a Mega a afastar se da TSF e a A3, mesmo que ligeiramente, mas desce..
Nem preciso, tal a desgraça do resultado: 0,8% ?
Quatro emissores, contratações, site, publicidade, painéis para 0,8% ?
Nem vale a pena dizer que há gramas a mais.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #843 em: Março 15, 2022, 08:54:19 pm »
Vodafone Fm, SBSR, Meo:
Podem devolver os emissores às localidades.
Ninguém as ouve e por isso ninguém vai sentir a falta delas no Grande Porto.

Rádio Nova: Por favor, alterem o formato pois vai acabar por se eclipsar e o Porto perde a sua única verdadeira rádio.

Rádio Nova Era:
Tão mal aproveitada com dois emissores. Como é possível estar tão longe de uma Cidade com pessoas de valor lá dentro. O Artur Jorge sair da Nova Era e colocarem o rapaz numa festival é claramente um erro de casting, pois um musico de Rock Progressivo jamais se enquadra numa Festival, mas pelo menos mantinha a chama na Nova Era onde podia ser uma aposta para 3 horas bem aproveitadas do Flashback

Festival: Desde a saída do Manuel Monteiro e com a venda da rádio pelo Srº Neves ao Montez foi descer, descer e tem como destino o desaparecimento. O Montez o verdadeiro coveiro da rádio no Porto, destruindo frequências como a RC de Matosinhos e levando ao quase desaparecimento das duas que possui.
RC e RFM, não ouço.
Observador: Vamos todos fazer de conta que 0,8% é espetacular. Podemos sorrir todos.
Antena 3: O fim está perto.
RDP Africa: No Porto é uma lança no deserto pois ninguém ouve aquilo.
« Última modificação: Março 15, 2022, 08:58:05 pm por Zeca 2021 »

Boxx

• Hero Member
« Responder #844 em: Março 15, 2022, 09:10:55 pm »
Qual é a brilhante sugestão que tens para a rádio Nova? Regresso ao formato inicial? Quem financia?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #845 em: Março 16, 2022, 01:30:02 am »
Dados do Bareme completos:
https://www.marktest.com/wap/private/images/news2022/1293/Bareme.pdf

Meo Sudoeste tem um bom resultado, aposto que em Lisboa é das mais ouvidas. Não raras vezes é a rádio que apanho sintonizada nos Ubers. No Porto duvido mais.

Destaque para o desaparecimento da Vodafone, que surpresa, hein...

Também maus resultados para a SBSR que não sobe mesmo com o "suicídio" da rádio alternativa da MCR.

A Nova com um resultado fraquinho. Pessoalmente não consigo gostar daquela playlist.

Das rádios jovens, a Nova Era vai resistindo bem e destaque para a 935 do Minho. A inenarrável CAPSAO com um resultado muito positivo.

As rádios de Álvaro Covões também estão bem. Vamos ver se a Radar agora com o Pedro Moreira Dias consegue subir mais, tem todas as condições para isso.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #846 em: Março 16, 2022, 09:59:10 am »
Gostava de saber algumas rádios: Boa Nova, Arganil, Pampilhosa 97.8, Imagem e Mundial Fm.
Como se comportam nas suas zonas.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #847 em: Março 16, 2022, 10:30:46 am »
Qual é a brilhante sugestão que tens para a rádio Nova? Regresso ao formato inicial? Quem financia?

Uma rádio do Porto e para o Porto no FM não pode ter uma audiência de 0,3%.
A playlist claramente mostra ser o grande obstáculo e torna-la mais ecletica, sem cair no populismo.
Não podemos ter grandes vozes sem audiência.
Uma frequência quase fantasma apenas porque tem que se limitar a passar musicas de um segmento, só por masoquismo.
Espero que esse masoquismo não leve ao fecho da rádio e a sua ocupação lisboeta.

pdf

• Visitante
« Responder #848 em: Março 16, 2022, 10:54:30 am »

A playlist claramente mostra ser o grande obstáculo e torna-la mais ecletica, sem cair no populismo.
Uma frequência quase fantasma apenas porque tem que se limitar a passar musicas de um segmento, só por masoquismo.
Espero que esse masoquismo não leve ao fecho da rádio e a sua ocupação lisboeta.

Mas então vamos deixar a Nova existir só porque sim? Só porque é do Porto? Se decidirem ocupar a frequência com a Radar, eu dou-lhe já as boas vindas...

pdnf

• Hero Member
« Responder #849 em: Março 16, 2022, 03:36:16 pm »
Gostava de saber algumas rádios: Boa Nova, Arganil, Pampilhosa 97.8, Imagem e Mundial Fm.
Como se comportam nas suas zonas.

Só deves conseguir saber no estudo na versão paga, isto se a Marktest fizer sequer inquéritos fora do eixo Lisboa-Setúbal, Porto-Braga. As rádios que referes estão na região centro, muito menos populosa, ainda que sejam muito ouvidas nos concelhos do alvará e arredores, em termos nacionais são completamente esmagadas.

Nem preciso, tal a desgraça do resultado: 0,8% ?
Quatro emissores, contratações, site, publicidade, painéis para 0,8% ?
Nem vale a pena dizer que há gramas a mais.

Se os inquéritos forem nacionais, não podemos dizer que sejam uma desgraça. Se refletirem só Lisboa e Porto, aí poderás ter alguma razão, face ao comportamento das concorrentes. Mesmo assim, até subiu...

Dados do Bareme completos:
https://www.marktest.com/wap/private/images/news2022/1293/Bareme.pdf

Meo Sudoeste tem um bom resultado, aposto que em Lisboa é das mais ouvidas. Não raras vezes é a rádio que apanho sintonizada nos Ubers. No Porto duvido mais.

Destaque para o desaparecimento da Vodafone, que surpresa, hein...

Também maus resultados para a SBSR que não sobe mesmo com o "suicídio" da rádio alternativa da MCR.

A Nova com um resultado fraquinho. Pessoalmente não consigo gostar daquela playlist.

Das rádios jovens, a Nova Era vai resistindo bem e destaque para a 935 do Minho. A inenarrável CAPSAO com um resultado muito positivo.

As rádios de Álvaro Covões também estão bem. Vamos ver se a Radar agora com o Pedro Moreira Dias consegue subir mais, tem todas as condições para isso.

A MEO SW tem o problema de quase não ser publicitada a Norte. Penso que exista algum receio de canibalizar a Nova Era, em lugar da concorrência. A frequência também está muito pressionada, a sul pela Cidade FM de Viseu, a norte pela RFM do Minhéu. Recordo-me de num bandscan há uns tempos atrás pensar que 102.7 estavam a entrar muito fortes em 102.6 e afinal não. Estavam era a passar a mesma música e estavam mesmo sincronizadas... coincidências! Ainda assim, acho-a ligeiramente melhor que a da MegaHits, no próprio concelho de Gondomar.

VODAFONE/ANTENA 3/SBSR são rádios que não pegam, nem em Lisboa, nem no Porto. No caso da Vodafone, que ouço mais, por culpa própria deles. É inadmissível dizerem que a emissão termina às 14:00h. Quem ouve rádio não quer um spotify sem possibilidade de escolher a playlist. A 3 e a SBSR não me enchem as medidas. Pelo que me parece, a Radar e a Oxigénio entram um pouco no mercado e parecem-me, pelo que vou ouvindo de toda a gente, melhor solução. Ligo com isto à questão da Rádio Nova. Contrariamente, ao que aqui se diz, eu não acho a Rádio Nova um mau produto, pelo contrário, e do que vou procurando, não acho má a playlist até. É, isso sim, como a Antena 2 ou a Smooth, um produto premium, de nicho, que penso que até pegaria bem na capital. Agora, precisava de ir um pouquinho mais além do que só música. O modelo original é caro, mas dar mais tempo de antena à palavra, com as forças vivas da região, era capaz de não ser mal pensado. Tenho de perder a resistência em ouvir rádio online e começar a ver o que se faz pela Região de Lisboa.

Fora de Porto e Lisboa, alguma rádio que se diga que valha mesmo a pena escutar?

Quanto a CAPSAO e a Nov3Cinco parecem-me, muito a mesma coisa... uma espécie de azeite virgem extra disfarçadas de rádios jovens.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Boxx

• Hero Member
« Responder #850 em: Março 16, 2022, 04:24:12 pm »

Já tentaram abrir e não funcionou. Para mim é um produto de excelência, único em Portugal.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #851 em: Março 16, 2022, 06:51:08 pm »
Já tentaram abrir e não funcionou. Para mim é um produto de excelência, único em Portugal.

Sem dúvida. Junta o melhor de uma playlist da Smooth FM, de uma rádio alternativa e até parte de rádio jovem numa só estação. Se está (muito pouco) atrás da Marginal no Bareme é porque para além desta ser da AML tem a vantagem da projeção nos operadores de cabo.

Só é pena que o player no site tenha deixado de mostrar as músicas que passam, a pensar na quantidade de música que já perdi a oportunidade de guardar porque não posso andar propriamente andar de Shazam em punho no trabalho...
« Última modificação: Março 16, 2022, 07:15:18 pm por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #852 em: Março 17, 2022, 03:55:51 am »
Atenção que estes números são nacionais e não dizem nada por região.

Isto sendo dito: surpresa total aparecer la a Capsao e nem estamos na época dos emigrantes.
A Rádio Nova com 0,3% de resch semanal é bastante fraco, mas no Porto deve ter feito entre 0,8 e 1,2% de AAV.
A Marginal ter mais que a Nova não é surpreendente: o produto da Nova é mais exigente que o da Marginal, mais facilitista e direcionado ao easy listening que o porta-aviões musical que é a Nova, e conheço gente que ouve a Marginal no Porto (!). Além disso também tem os operadores de cabo a contar bastante para esse alcance adicional de talvez  20 mil ouvintes à semana.

Mal mesmo? A VodafoneFM, que nem AAV tem marcada e está agora reduzida a escassos 1,2% de reach semanal e uma locutora - faz lembrar a Best Rock no último estertor… mudança completamente falhada. Quando fechar ganha a Antena 3 e já deve ir com isso para os 2%.

A SBSR não capitaliza em lado nenhum e tem um auditório algo fixo mas muito de nicho. A única rádio rock que emite em Lisboa e Porto (com muita coisa alternativa pelo meio) está a resistir mas… tem um problema de direção claríssimo a certas horas. Eu ouço às vezes o período 17/19 da emissão e a inúmeras alturas acho igual ao que a XFM fazia. Não há medo de arriscar, e tão depressa vai uma de rock indie bem sólido como vai alguma coisa mais industrial, como a seguir se passa para Beach House ou alguma coisa de electrónica mais obscura. Completamente suicida na orientação atual da rádio portuguesa, mas necessário.

. É um produto que é feito para expandir artisticamente as mentes de quem ouve e não é definitivamente para todos. O output é ainda mais de nicho que a Antena 2. Portanto a SBSR não é deste campeonato, está a fazer a sua própria corrida. Já era altura de parar de se comparar sob o termo umbrella “alternativo”, porque isto que a SBSR faz anda muito mais próximo do que a RUC ou a Rádio Zero fazem por exemplo, só é mais profissional/polido e fechado.

Quanto à Rádio Nova fazer outra playlist musical, é um tiro no pé monumental com a qualidade que existe por ali. O que eu acho que faz falta, isso sim, é uma componente que está muito fraca na emissão da Nova e fazia sentido: relatos do Porto e do Boavista, e mais informação desportiva no regresso a casa incluindo a 2a e a AF Porto. Conseguiria atrair uma outra franja de ouvintes aos fins de semana que podia beneficiar na única rádio generalista do Porto, e pelos vistos coisas de desporto dá para arranjar patrocínio bom. Na Nova tem o bónus de apanhar classes que nunca seriam possíveis de cobrir se isso ocorresse na Festival, logo pode ser mais dinheiro em caixa. Outra ideia relevante seria gravar os informativos das 21 às 00h, e ter um programa de debate municipal para o Grande Porto a emitir no fim de semana.

Podia ser também mais experimental na faixa horária 05/07: a música que passa puxa menos a essa hora. Faltam também programas musicais mais especializados de internacional que poderiam ser um acrescentado na hora 10/13 para acrescentar prestígio.
« Última modificação: Março 17, 2022, 04:03:59 am por Memorias da Radio »

Boxx

• Hero Member
« Responder #853 em: Março 17, 2022, 07:32:37 am »
Boa análise aos produtos SBSR e Nova. Neste último, percebo a sua ideia para futebol ao fim de semana. No meu caso , isso significaria mudança imediata de posto.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #854 em: Março 17, 2022, 10:29:51 am »
Boa análise aos produtos SBSR e Nova. Neste último, percebo a sua ideia para futebol ao fim de semana. No meu caso , isso significaria mudança imediata de posto.

Obrigado!

Também para mim, mas não me impede de ver que poderia ser um caminho interessante quanto a grelha e à parte comercial; tenho ainda bem presente que se escreveu aqui que “o que dava audiência à Rádio 5 eram os relatos”. Com jeitinho ainda se ia buscar algum patrocinador das duas equipas e ficava interessante. Na Observador e na Golo FM não ganham ao mês, ganham ao relato salvo erro, pelo que nem me parece caro de implementar.