Gostava de saber algumas rádios: Boa Nova, Arganil, Pampilhosa 97.8, Imagem e Mundial Fm.
Como se comportam nas suas zonas.
Só deves conseguir saber no estudo na versão paga, isto se a Marktest fizer sequer inquéritos fora do eixo Lisboa-Setúbal, Porto-Braga. As rádios que referes estão na região centro, muito menos populosa, ainda que sejam muito ouvidas nos concelhos do alvará e arredores, em termos nacionais são completamente esmagadas.
Nem preciso, tal a desgraça do resultado: 0,8% ?
Quatro emissores, contratações, site, publicidade, painéis para 0,8% ?
Nem vale a pena dizer que há gramas a mais.
Se os inquéritos forem nacionais, não podemos dizer que sejam uma desgraça. Se refletirem só Lisboa e Porto, aí poderás ter alguma razão, face ao comportamento das concorrentes. Mesmo assim, até subiu...
Dados do Bareme completos:
https://www.marktest.com/wap/private/images/news2022/1293/Bareme.pdf
Meo Sudoeste tem um bom resultado, aposto que em Lisboa é das mais ouvidas. Não raras vezes é a rádio que apanho sintonizada nos Ubers. No Porto duvido mais.
Destaque para o desaparecimento da Vodafone, que surpresa, hein...
Também maus resultados para a SBSR que não sobe mesmo com o "suicídio" da rádio alternativa da MCR.
A Nova com um resultado fraquinho. Pessoalmente não consigo gostar daquela playlist.
Das rádios jovens, a Nova Era vai resistindo bem e destaque para a 935 do Minho. A inenarrável CAPSAO com um resultado muito positivo.
As rádios de Álvaro Covões também estão bem. Vamos ver se a Radar agora com o Pedro Moreira Dias consegue subir mais, tem todas as condições para isso.
A MEO SW tem o problema de quase não ser publicitada a Norte. Penso que exista algum receio de canibalizar a Nova Era, em lugar da concorrência. A frequência também está muito pressionada, a sul pela Cidade FM de Viseu, a norte pela RFM do Minhéu. Recordo-me de num bandscan há uns tempos atrás pensar que 102.7 estavam a entrar muito fortes em 102.6 e afinal não. Estavam era a passar a mesma música e estavam mesmo sincronizadas... coincidências! Ainda assim, acho-a ligeiramente melhor que a da MegaHits, no próprio concelho de Gondomar.
VODAFONE/ANTENA 3/SBSR são rádios que não pegam, nem em Lisboa, nem no Porto. No caso da Vodafone, que ouço mais, por culpa própria deles. É inadmissível dizerem que a emissão termina às 14:00h. Quem ouve rádio não quer um spotify sem possibilidade de escolher a playlist. A 3 e a SBSR não me enchem as medidas. Pelo que me parece, a Radar e a Oxigénio entram um pouco no mercado e parecem-me, pelo que vou ouvindo de toda a gente, melhor solução. Ligo com isto à questão da Rádio Nova. Contrariamente, ao que aqui se diz, eu não acho a Rádio Nova um mau produto, pelo contrário, e do que vou procurando, não acho má a playlist até. É, isso sim, como a Antena 2 ou a Smooth, um produto premium, de nicho, que penso que até pegaria bem na capital. Agora, precisava de ir um pouquinho mais além do que só música. O modelo original é caro, mas dar mais tempo de antena à palavra, com as forças vivas da região, era capaz de não ser mal pensado. Tenho de perder a resistência em ouvir rádio online e começar a ver o que se faz pela Região de Lisboa.
Fora de Porto e Lisboa, alguma rádio que se diga que valha mesmo a pena escutar?
Quanto a CAPSAO e a Nov3Cinco parecem-me, muito a mesma coisa... uma espécie de azeite virgem extra disfarçadas de rádios jovens.