Observador com 2,1% em Lisboa (metade do valor da TSF) e 1,3% no Porto.
https://observador.pt/2022/03/17/radio-observador-bate-recordes-de-audiencias/
2,1% em Lisboa é bom para uma informativa mas é o score máximo que se tem podido almejar para locais - a Amália e a Orbital são as duas anteriores referências que chegaram aos 2%. Para lá disso - e há sinal para tal - tem margem para evoluir.
1,3% no Porto é bastante bom considerando que é garantido por dois emissores a 20/30kms do Porto e que há falhas na baixa! Interessante já.
Lá está - mais emissores, pelo menos no litoral, permitem passar de 1% e ir rumo aos 2%. Para mim, zona centro e no Barlavento algarvio é praticamente obrigatório. (sem querer obviamente discriminar o Sotavento, simplesmente tem menos gente e não tem Albufeira)
É bom para uma informativa...
O preconceito...
Só em Portugal é que temos o patético duopolio das rádios musicais...
A culpa é nossa a vários níveis...
Até no financiamento que fazemos das rádios publicas portuguesas...
São nossas não são dos galopins, Alneidas, Reis ou outras figurinhas.
Elaa têm de seguir critérios rigorosos, como acontece nos operadores públicos europeus de referência.
Têm de ter ouvintes.
Não podem ser rádios fantasma...
Corretíssimo. Mas o povo português é muito pouco ou mesmo nada exigente com os decisores políticos. Todos falam mal dos ordenados milionários da RTP, mas alguém faz alguma coisa contra eles, a não ser mandar umas larachas no Facebook? Isso entronca em muitas outras questões, que extravasam o panorâma audiovisual e que se prende com a forma como são utilizados os nossos impostos. E não, o dinheiro dos portugueses não é do PS, do PSD ou de qualquer outro partido. É para serem utilizados com conta, peso e medida.
Observador com 2,1% em Lisboa (metade do valor da TSF) e 1,3% no Porto.
https://observador.pt/2022/03/17/radio-observador-bate-recordes-de-audiencias/
Os "malditos" 93,7 da Amadora finalmente a terem sucesso radiofónico!
Atenção que divide com os 98.7 do Seixal, é 1,05% para cada um, assim como no Porto é 0,65% para 88.1 e 98.4. Mesmo assim, é muito bom, e, como referiu o Memórias, a cobertura no Porto é fraca, tem zonas como a A20 em que se torna quase insuportável ouvir a rádio, ruído seja num seja noutro.
São precisos mais emissores?...
Na minha óptica apenas acrescentaria dois: no Minho e na zona Centro, de forma a fazer o eixo "A2-A1-A3" de forma quase perfeita.
Os 98,4 cobrem bem Braga, pelo que já foi aqui esclarecido e a Viana confirmo que chegam pois eu próprio testei. O que fica por cobrir é mesmo o Alto Minho (Valença, Cerveira e Caminha). Portanto, sobram dois emissores, porque é meu entender que uma rádio deste tipo não funciona com 8 horas de emissão local, portanto, o limite serão os seis emissores. Diria que as melhores soluções seriam dois emissores, um para a zona de Coimbra, outro para a região do Oeste.
Por ordem do que me parece mais eficaz:
Coimbra: a Beira Litoral, Soure (coma microcobertura reativada), Foz do Mondego, Cardal ou RCP-92.6 (esta última tem o problema da Antena 2, que se pusser o emissor de Gaia a 100%, deve ser dizimada).
Oeste: Benedita ou Cister, Hiper, Alenquer, RLO.
PS: A CISTER não está no FMSCAN.