Sem dúvida.
Sou crítico?
Sou.
Critico colegas publicamente?
Não.
Não gosto que o façam comigo, não vou fazer com os outros.
Posto isto, as minhas sinceras condolências à Carina.
Nelson, concordo q.b. contigo. Sendo tu do meio, percebo, até porque vais trocando opiniões com as pessoas. Sendo nós apenas ouvintes, escrevermos uma opinião, desde que o seja com respeito e cordialidade, visando a melhoria do meio, não vejo que seja errado. Reparem, seja na política ou no futebol, por exemplo, a própria comunicação social enche páginas e tempo em antena a fazer o que nós aqui fazemos, de forma bem mais cordial, ou seja, comentar.
Por exemplo, escrevi agora no tópico da Antena 3, algo que nos últimos dias me apercebi e que, na minha modesta opinião, enquanto ouvinte, tem potencial para ser melhorado.
Como já aqui escrevi, penso que a crítica, per si, não é negativa, mesmo quando se menciona que há um aspeto que possa melhorar. Todos nós, nos nossos empregos, recebemos elogios e críticas, mesmo quem, como eu, está num escritório. O ponto é a forma como se escreve. Já disse pessoalmente a alguém, o facto de dizer que para mim, X pode melhorar em Y, ou que Z ainda tem potencial para chegar ao nível de Z, não é atacar alguém pessoalmente. A quem disse isto, até foi a alguém com quem simpatizo bastante, mas que, para mim, não está na nata dos profissionais. Acho que não nos podemos levar tão a sério, nem nós foristas, nem quem nos lê. Uma coisa tenho a certeza, estamos aqui todos pela mesma razão: gostamos muito de rádio e queremos sempre vê-la mais forte.
Há, de facto, esse esquecimento de que se fala de pessoas e não autómatos e penso que nessa parte se pode e deve melhorar. É uma sede desequilibrada, e desproporcionada, pela espuma do dia e das "trocas", como se isto fosse o Jet7 da RTP1, quando é um meio pequeníssimo. É defeito de ponto de vista. Não faz qualquer sentido e eu pessoalmente tendo a afastar-me dessas discussões que enchem páginas e páginas com verbos de encher que nada acrescentam, é uma discussão que não me interessa. Aqui, é uma crítica que considero justa.
Sim, quando se bate em demasia num mesmo ponto, entendo que tens razão. Mas, também é verdade que, falo por mim, mas parece-me que a maioria de nós o faz pelo mesmo motivo, quando referimos algo, não é com maledicência, é mesmo com o objetivo de dizer à pessoa "em minha opinião, tens potencial para progredir". Quando se elogia, também se o faz com o mesmo objetivo, "melhora, continua no bom caminho". Quem nos lê aqui, não deve levar demasiadamente a sério o que aqui escrevemos. Não porque não sejamos sérios, mas porque uma pessoa não representa o Universo do auditório. Isto vale para o locutor, mas também para os diretores, responsáveis de playlist, técnicos de emissores, etc. Claro que, obviamente, os primeiros estão mais expostos.
O Jet7 não existe, pelo menos para mim. Para mim, somos todos pessoas, sejamos mais ou menos conhecidos. Nunca valorizei mais ninguém por estar num lugar mais ao menos exposto. Cheguei a dizê-lo a alguém, não te trato de maneira melhor ou pior só por seres da rádio, ou se estivesses na caixa do hipermercado. Dito isto, quando sabemos que há mudanças, obviamente que me parece plausível que "os treinadores de bancada" possam propor mudanças no onze. Se quem manda as acha bem, ótimo. Se as acha parvas, ótimo também. O ponto é, como em tudo na vida, a dose. Tudo o que é demais é erro. Já agora, curiosamente, muito do que nós aqui escrevemos, já tive oportunidade de escutar em off, que é interessante e aproveitado. Aliás, muitas pessoas depois dizem-no internamente.
Já agora, não me estou a referir ao caso particular da Antena 1, mas no geral... pior que uma crítica de um fórum, são os colegas que atiram outros para cima do comboio. Sim, acontece, infelizmente.
Vou fazer um aviso público ao Atento - mais um - neste fórum.
Se eu o apanhar após o regresso da Carina a aproveitar-se para falar de como ela faz ou não faz em antena, logo a seguir a ela regressar (pelo menos na semana a seguir), isso para mim vão ser consideradas práticas predatórias e vai haver consequências, como já houve em Agosto e continuará a haver até que alguém se mexa. Tem que haver respeito e humanidade pelas pessoas e eu não vou tolerar nem admitir que haja um aproveitamento prático de qualquer regresso à antena pelo menos na primeira semana a seguir, seria um desrespeito total por quem trabalha.
Em qualquer rádio e com qualquer locutor, atenção, não apenas na Antena 1.
Memórias, uma semana? Pelo menos um mês. Perder alguém, não passa numa semana. Os tempos de luto que são dados no CT são absurdos. Claro que é nosso dever (fórum) estarmos caladinhos nos próximos tempos.