Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1198467 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #8190 em: Setembro 25, 2025, 11:09:00 am »
Parece-me que tem havido pequenas alterações face à playlist - agora da responsabilidade de Ricardo Soares...

Hoje no programa da manhã já ouvi...

Diogo Piçarra

E

Os Dama com Buba Espinho...

Lose Control de Teddy Swims também para a lista. Olhei bem, pensei que tinha andado demais com o rádio e estava a apanhar a Mega de Aveiro.

DAMA com Buba Espinho já passava.
Agora Diogo Piçarra e Teddy Swims é novidade.

Não concordo com estas escolhas na playlist, até porque sempre assumi aqui que o Galopim tinha concedido dignidade musical à Antena 1, que se reflectia nas audiências.

Mas pronto, é a minha opinião e vale o que vale.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8191 em: Setembro 25, 2025, 11:17:47 am »
Concordo.
Se querem passar musicas mais comerciais, escolham o melhor e não o " emtulho"...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8192 em: Setembro 25, 2025, 01:45:54 pm »
A playlist está mais moderna, ainda os passa, mas está com menos clássicos e em parte a piscar mais o olho a rádios como a Comercial e a RFM, ainda que a palavra tenha aumentado antena.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8193 em: Setembro 25, 2025, 07:38:17 pm »
Noto também, como vós, essa aproximação a uma abordagem mais comercial na playlist da Antena 1.

Rádios

• Full Member
« Responder #8194 em: Setembro 25, 2025, 07:46:34 pm »
Também tenho notado uma playlist mais "moderna", o Galopim teve o cuidado de ter uma playlist menos comercial.Entendo que esta alteração musical possa ser uma forma de cativar uma audiência mais jovem, é um ponto arriscado é verdade, mas vamos ver no resultado das próximas audiências.Para ser uma rádio de palavra, teriam que mexer no digital , penso o ponto mais fraco da Antena 1.Como sou ouvinte assíduo da BBC 2, poderia ser um modelo a adaptar, mas não tou a ver a A1 a colocar ouvintes em direto, que é uma lacuna, que acho elevada como locutor de radio agora no off. As rádios em Portugal preferem passar as mensagens de áudio do WhatsApp.

Atento

• Hero Member
« Responder #8195 em: Setembro 25, 2025, 10:19:01 pm »
Também tenho notado uma playlist mais "moderna", o Galopim teve o cuidado de ter uma playlist menos comercial.Entendo que esta alteração musical possa ser uma forma de cativar uma audiência mais jovem, é um ponto arriscado é verdade, mas vamos ver no resultado das próximas audiências.Para ser uma rádio de palavra, teriam que mexer no digital , penso o ponto mais fraco da Antena 1.Como sou ouvinte assíduo da BBC 2, poderia ser um modelo a adaptar, mas não tou a ver a A1 a colocar ouvintes em direto, que é uma lacuna, que acho elevada como locutor de radio agora no off. As rádios em Portugal preferem passar as mensagens de áudio do WhatsApp.

Tem de acelerar muito no digital...

Com.os recursos humanos que tem é uma vergonha estar atrás da Observador nesta matéria.

Já não falo da France Inter...

Comparativamente com a irmã francesa, na matéria do digital, a Antena1 está na idade da pedra...

pdnf

• Hero Member
« Responder #8196 em: Setembro 26, 2025, 12:12:07 am »
As rádios em Portugal preferem passar as mensagens de áudio do WhatsApp.
Já não é mau. É uma forma muito eficaz de fidelizar o auditório e criar relação. Pela minha parte, até prefiro, escrevo e mando uns bitates sobre o tema que está em debate. Pela minha parte, fui para o ar duas vezes, uma na Mega e outra na Observador, jurei que nunca mais, para não convidar ninguém a mudar de posto emissor. Ehehe.
Fora a brincadeira, sim, faz sentido ter esses espaços com ouvintes. São a essência da rádio. Não é a música.

Já agora, não sei se passou por aqui,  mas é costume a Antena 1 relatar o Braga? Ontem estava a fazê-lo. Muito bem!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8197 em: Setembro 26, 2025, 12:42:31 am »

Já agora, não sei se passou por aqui,  mas é costume a Antena 1 relatar o Braga? Ontem estava a fazê-lo. Muito bem!

Na Europa sim. Deveria ser no campeonato nacional, mas esse pelouro está entregue (e bem) à TSF.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8198 em: Setembro 26, 2025, 09:21:36 am »
Já não é mau. É uma forma muito eficaz de fidelizar o auditório e criar relação. Pela minha parte, até prefiro, escrevo e mando uns bitates sobre o tema que está em debate. Pela minha parte, fui para o ar duas vezes, uma na Mega e outra na Observador, jurei que nunca mais, para não convidar ninguém a mudar de posto emissor. Ehehe.
Fora a brincadeira, sim, faz sentido ter esses espaços com ouvintes. São a essência da rádio. Não é a música.

Claro que sim.
Nas competições europeias, fazem todos, e só não vão a todos, quando há limitações nos recursos humanos (mas fazem, ainda que de estúdio, como na época passada no Bétis vs Vitória em Sevilha)

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8199 em: Setembro 26, 2025, 10:17:22 am »
Como não encontrei nenhum tópico da Antena 1 Açores, deixem-me saudar e parabenizar o trabalho efetuado pela RTP Açores, e pela Antena 1 Açores, durante a madrugada de hoje, com o Especial de Informação dedicado ao furacão Gabrielle.
De duas em duas horas, a RTP Açores emitia um especial de informação, e nas horas em que a RTP Açores não emitia um especial de informação, era a Antena 1 Açores a fazê-lo.
Estiveram em direto das 9 ilhas, com os correspondentes que têm em todas elas.
Especiais de informação que passavam em simultâneo na RTP Açores e na Antena 1 Açores, e claro, nas ilhas mais pequenas em que só há um correspondente para a TV e para a rádio, houve pessoal a entrar em direto de hora a hora.
Vou fazer uma provocação:
Que no continente aprendam o que são sinergias de verdade, com este excelente exemplo dos Açores.
Uma saudação a todos os profissionais, e a dois amigos que já não os vejo há algum tempo (também fazem relatos nos Açores) e que estiveram a madrugada toda a acompanhar a cobertura do furacão.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #8200 em: Setembro 26, 2025, 11:42:41 am »
Como não encontrei nenhum tópico da Antena 1 Açores, deixem-me saudar e parabenizar o trabalho efetuado pela RTP Açores, e pela Antena 1 Açores, durante a madrugada de hoje, com o Especial de Informação dedicado ao furacão Gabrielle.
De duas em duas horas, a RTP Açores emitia um especial de informação, e nas horas em que a RTP Açores não emitia um especial de informação, era a Antena 1 Açores a fazê-lo.
Especiais de informação que passavam em simultâneo na RTP Açores e na Antena 1 Açores, e claro, nas ilhas mais pequenas em que só há um correspondente para a TV e para a rádio, houve pessoal a entrar em direto de hora a hora.
Que no continente aprendam o que são sinergias de verdade, com este excelente exemplo dos Açores.
Uma saudação a todos os profissionais, e a dois amigos que já não os vejo há algum tempo (também fazem relatos nos Açores) e que estiveram a madrugada toda a acompanhar a cobertura do furacão.

Ouvi esta manhã uma pequena parte da emissão on-line.

Estão, efectivamente, de parabéns!

Isto é verdadeiramente serviço público regional, excelente forma de partilha de recursos, quer humanos quer materiais.

E sempre tendo em atenção que a Antena 1 Açores é a única rádio que chega a todas as ilhas, para além das emissões nacionais das Antenas 2 é 3. Seguramente, mesmo desconhecendo a eventual existência ou não de estudos de audiência rádio nas ilhas de bruma, a Antena 1 Açores será a rádio mais escutada a nível regional.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8201 em: Setembro 26, 2025, 12:30:41 pm »
As transmissões do Festival Caixa Alfama começam à 20h, mas apenas na Internet até às 23h e a partir dai já na rádio, devido ao jogo do Benfica contra o Gil Vicente.

Atento

• Hero Member
« Responder #8202 em: Setembro 26, 2025, 12:34:45 pm »
As transmissões do Festival Caixa Alfama começam à 20h, mas apenas na Internet até às 23h e a partir dai já na rádio, devido ao jogo do Benfica contra o Gil Vicente.

E faz sentido, numa rádio como a Antena1.

A prioridade deve ser a informação e o desporto.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #8203 em: Setembro 26, 2025, 01:37:08 pm »
Neste caso não me chocava se essas 3 horas fossem para a Antena 2, penso que já passaram fado em alguns momentos.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #8204 em: Setembro 26, 2025, 01:53:28 pm »

Um grande exemplo que foi dado até à Lisboa, onde os senhores estão todos sentados nas cadeiras.
Faria sentido que o simultâneo fosse também na RTP 3 mas já sei, e é público, que a malta da RTP Lisboa acha a malta da RTP Açores muito saloia.