Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1198446 vezes)

nelsonsoares

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 840
Re: RTP Antena 1
« Responder #8205 em: Setembro 26, 2025, 02:24:02 pm »
Como não encontrei nenhum tópico da Antena 1 Açores, deixem-me saudar e parabenizar o trabalho efetuado pela RTP Açores, e pela Antena 1 Açores, durante a madrugada de hoje, com o Especial de Informação dedicado ao furacão Gabrielle.
De duas em duas horas, a RTP Açores emitia um especial de informação, e nas horas em que a RTP Açores não emitia um especial de informação, era a Antena 1 Açores a fazê-lo.
Estiveram em direto das 9 ilhas, com os correspondentes que têm em todas elas.
Especiais de informação que passavam em simultâneo na RTP Açores e na Antena 1 Açores, e claro, nas ilhas mais pequenas em que só há um correspondente para a TV e para a rádio, houve pessoal a entrar em direto de hora a hora.
Vou fazer uma provocação:
Que no continente aprendam o que são sinergias de verdade, com este excelente exemplo dos Açores.
Uma saudação a todos os profissionais, e a dois amigos que já não os vejo há algum tempo (também fazem relatos nos Açores) e que estiveram a madrugada toda a acompanhar a cobertura do furacão.

Um grande exemplo que foi dado até à Lisboa, onde os senhores estão todos sentados nas cadeiras.
Faria sentido que o simultâneo fosse também na RTP 3 mas já sei, e é público, que a malta da RTP Lisboa acha a malta da RTP Açores muito saloia.
A RTP 3 entrou em simultâneo à 1h da manhã (hora do continente) e às 5h da manhã também de cá, com a RTP Açores

ouvinte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 735
Re: RTP Antena 1
« Responder #8206 em: Setembro 26, 2025, 02:27:17 pm »
Como não encontrei nenhum tópico da Antena 1 Açores, deixem-me saudar e parabenizar o trabalho efetuado pela RTP Açores, e pela Antena 1 Açores, durante a madrugada de hoje, com o Especial de Informação dedicado ao furacão Gabrielle.
De duas em duas horas, a RTP Açores emitia um especial de informação, e nas horas em que a RTP Açores não emitia um especial de informação, era a Antena 1 Açores a fazê-lo.
Estiveram em direto das 9 ilhas, com os correspondentes que têm em todas elas.
Especiais de informação que passavam em simultâneo na RTP Açores e na Antena 1 Açores, e claro, nas ilhas mais pequenas em que só há um correspondente para a TV e para a rádio, houve pessoal a entrar em direto de hora a hora.
Vou fazer uma provocação:
Que no continente aprendam o que são sinergias de verdade, com este excelente exemplo dos Açores.
Uma saudação a todos os profissionais, e a dois amigos que já não os vejo há algum tempo (também fazem relatos nos Açores) e que estiveram a madrugada toda a acompanhar a cobertura do furacão.

Um grande exemplo que foi dado até à Lisboa, onde os senhores estão todos sentados nas cadeiras.
Faria sentido que o simultâneo fosse também na RTP 3 mas já sei, e é público, que a malta da RTP Lisboa acha a malta da RTP Açores muito saloia.
A RTP 3 entrou em simultâneo à 1h da manhã (hora do continente) e às 5h da manhã também de cá, com a RTP Açores
Quando há situações extremas de mau tempo e incêndios no continente, fazem pontos de situação hora a hora na 3. Aqui era só replicar o modelo e "dar a antena" aos colegas dos Açores.

nelsonsoares

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 840
Re: RTP Antena 1
« Responder #8207 em: Setembro 26, 2025, 02:32:51 pm »
Como não encontrei nenhum tópico da Antena 1 Açores, deixem-me saudar e parabenizar o trabalho efetuado pela RTP Açores, e pela Antena 1 Açores, durante a madrugada de hoje, com o Especial de Informação dedicado ao furacão Gabrielle.
De duas em duas horas, a RTP Açores emitia um especial de informação, e nas horas em que a RTP Açores não emitia um especial de informação, era a Antena 1 Açores a fazê-lo.
Estiveram em direto das 9 ilhas, com os correspondentes que têm em todas elas.
Especiais de informação que passavam em simultâneo na RTP Açores e na Antena 1 Açores, e claro, nas ilhas mais pequenas em que só há um correspondente para a TV e para a rádio, houve pessoal a entrar em direto de hora a hora.
Vou fazer uma provocação:
Que no continente aprendam o que são sinergias de verdade, com este excelente exemplo dos Açores.
Uma saudação a todos os profissionais, e a dois amigos que já não os vejo há algum tempo (também fazem relatos nos Açores) e que estiveram a madrugada toda a acompanhar a cobertura do furacão.

Um grande exemplo que foi dado até à Lisboa, onde os senhores estão todos sentados nas cadeiras.
Faria sentido que o simultâneo fosse também na RTP 3 mas já sei, e é público, que a malta da RTP Lisboa acha a malta da RTP Açores muito saloia.
A RTP 3 entrou em simultâneo à 1h da manhã (hora do continente) e às 5h da manhã também de cá, com a RTP Açores
Quando há situações extremas de mau tempo e incêndios no continente, fazem pontos de situação hora a hora na 3. Aqui era só replicar o modelo e "dar a antena" aos colegas dos Açores.
Se formos analisar bem, e tendo em conta que às 2h, às 4h e às 6h era a Antena 1 Açores que emitia o especial de informação em simultâneo com a RTP Açores (esses especiais eram filmados do estúdio da Antena 1 Açores, e com os repórteres a entrarem sem imagem, só áudio), a RTP 3 só não passou o especial de informação da RTP Açores às 3h.
Às 7h da manhã, já estava no ar o Bom Dia Portugal, em simultâneo com a RTP 1, e por isso, já não justificava o simultâneo com a televisão pública dos Açores (e que esteve muito bem, não tivesse infraestruturas técnicas para isso, aliás, até bem melhores que as infraestruturas técnicas da RTP Madeira).

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4919
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 1
« Responder #8208 em: Setembro 26, 2025, 02:56:40 pm »
Como não encontrei nenhum tópico da Antena 1 Açores, deixem-me saudar e parabenizar o trabalho efetuado pela RTP Açores, e pela Antena 1 Açores, durante a madrugada de hoje, com o Especial de Informação dedicado ao furacão Gabrielle.
De duas em duas horas, a RTP Açores emitia um especial de informação, e nas horas em que a RTP Açores não emitia um especial de informação, era a Antena 1 Açores a fazê-lo.
Estiveram em direto das 9 ilhas, com os correspondentes que têm em todas elas.
Especiais de informação que passavam em simultâneo na RTP Açores e na Antena 1 Açores, e claro, nas ilhas mais pequenas em que só há um correspondente para a TV e para a rádio, houve pessoal a entrar em direto de hora a hora.
Vou fazer uma provocação:
Que no continente aprendam o que são sinergias de verdade, com este excelente exemplo dos Açores.
Uma saudação a todos os profissionais, e a dois amigos que já não os vejo há algum tempo (também fazem relatos nos Açores) e que estiveram a madrugada toda a acompanhar a cobertura do furacão.

Um grande exemplo que foi dado até à Lisboa, onde os senhores estão todos sentados nas cadeiras.
Faria sentido que o simultâneo fosse também na RTP 3 mas já sei, e é público, que a malta da RTP Lisboa acha a malta da RTP Açores muito saloia.

Ainda houve simultâneo na RTP3, mas pelo que percebi apenas até às 2h.
De resto concordo, na Antena 1 nacional isto seria um 31 para algumas mentalidades.
« Última modificação: Setembro 26, 2025, 03:01:43 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8098
Re: RTP Antena 1
« Responder #8209 em: Setembro 26, 2025, 05:02:39 pm »
E sempre tendo em atenção que a Antena 1 Açores é a única rádio que chega a todas as ilhas, para além das emissões nacionais das Antenas 2 é 3. Seguramente, mesmo desconhecendo a eventual existência ou não de estudos de audiência rádio nas ilhas de bruma, a Antena 1 Açores será a rádio mais escutada a nível regional.
Choca-me profundamente que com o espectro que os Açores e a Madeira têm, não exista possibilidade de ouvir em FM a Antena 1 nacional 24/7, tendo a Antena 1 Madeira e Antena 1 Açores emissores próprios, para transmitir a sua emissão sem essa questão dos simultâneos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Radiofilo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 974
Re: RTP Antena 1
« Responder #8210 em: Setembro 26, 2025, 05:18:07 pm »
E sempre tendo em atenção que a Antena 1 Açores é a única rádio que chega a todas as ilhas, para além das emissões nacionais das Antenas 2 é 3. Seguramente, mesmo desconhecendo a eventual existência ou não de estudos de audiência rádio nas ilhas de bruma, a Antena 1 Açores será a rádio mais escutada a nível regional.
Choca-me profundamente que com o espectro que os Açores e a Madeira têm, não exista possibilidade de ouvir em FM a Antena 1 nacional 24/7, tendo a Antena 1 Madeira e Antena 1 Açores emissores próprios, para transmitir a sua emissão sem essa questão dos simultâneos.

Mas, é curioso, já coloquei a questão das audiências regionais (se existem estudos ou não) diversas vezes, inclusivé aqui, e nunca obtive esclarecimentos cabais sobre o assunto.

Embora, como admito acima, acredito piamente que a Antena 1 Açores seja, possivelmente, a estação mais ouvida nos Açores, bem como na Madeira apostaria, quiçá, na Antena 3 local, tendo em conta o carácter geral da sua playlist, muito mais comercial do que na irmã continental.


pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8098
Re: RTP Antena 1
« Responder #8212 em: Setembro 26, 2025, 11:27:06 pm »
Autárquicas

Ponto de situação

https://antena1.rtp.pt/politica-sociedade/a-antena-1-nas-autarquicas-de-2025/?fbclid=IwdGRzaANDwGpjbGNrA0PAFmV4dG4DYWVtAjExAAEeuIlWrPm-kLtRWT7sz50mlEheKODV91boUIQHAto6xrl-za9YtKNksiwVaWM_aem_Cd7-G9A5xX1NqL1PJGrBkA

Acho muito pouco, mas, é em altura de autárquicas, onde mais se sente a ausência das antenas regionais. Admito que se existissem meios no terreno, poderia perfeitamente justificar desdobramentos excecionalmente, sendo certo que 87.9, dado que cobre uma área vastíssima, praticamente a solo, seria sempre um caso muito bicudo de solucionar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1443
Re: RTP Antena 1
« Responder #8213 em: Setembro 27, 2025, 03:06:01 am »
Fernando Eurico com uma publicação muito triste nas redes sociais.
Algo vai mal no Desporto da Antena 1.

https://www.facebook.com/share/p/1FGN8tLjMg/
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8097
Re: RTP Antena 1
« Responder #8214 em: Setembro 27, 2025, 05:05:55 am »
Autárquicas

Ponto de situação

https://antena1.rtp.pt/politica-sociedade/a-antena-1-nas-autarquicas-de-2025/?fbclid=IwdGRzaANDwGpjbGNrA0PAFmV4dG4DYWVtAjExAAEeuIlWrPm-kLtRWT7sz50mlEheKODV91boUIQHAto6xrl-za9YtKNksiwVaWM_aem_Cd7-G9A5xX1NqL1PJGrBkA

Acho muito pouco, mas, é em altura de autárquicas, onde mais se sente a ausência das antenas regionais. Admito que se existissem meios no terreno, poderia perfeitamente justificar desdobramentos excecionalmente, sendo certo que 87.9, dado que cobre uma área vastíssima, praticamente a solo, seria sempre um caso muito bicudo de solucionar.


Obviamente que é pouco.

A Observador com muito menos está a fazer muito mais.

Galego e equipa ou acordam ou começam a ter os patins calçados como teve Teixeira e a equipa na RTP TV...

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4919
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 1
« Responder #8215 em: Setembro 27, 2025, 10:10:41 am »
Fernando Eurico com uma publicação muito triste nas redes sociais.
Algo vai mal no Desporto da Antena 1.

https://www.facebook.com/share/p/1FGN8tLjMg/

Muito enigmático...

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8097
Re: RTP Antena 1
« Responder #8216 em: Setembro 27, 2025, 10:34:00 am »
Fernando Eurico com uma publicação muito triste nas redes sociais.
Algo vai mal no Desporto da Antena 1.

https://www.facebook.com/share/p/1FGN8tLjMg/

Muito enigmático...

Às vezes também lhe sobe a temperatura...

A quem é que não sobe?

Já apagou...

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2141
Re: RTP Antena 1
« Responder #8217 em: Setembro 28, 2025, 12:55:32 am »
Eu sei que foi por causa do Caixa Alfama ter sido cancelado por culpa do mau tempo, mas não ficou bem ouvir o Pedro Costa dizer, até para a semana antes da 1h da madrugada, valia mais terem colocado uma emissão repetida, se é que esta hora não foi repetida.

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2141
Re: RTP Antena 1
« Responder #8218 em: Setembro 28, 2025, 01:15:16 am »
Eu sei que foi por causa do Caixa Alfama ter sido cancelado por culpa do mau tempo, mas não ficou bem ouvir o Pedro Costa dizer, até para a semana antes da 1h da madrugada, valia mais terem colocado uma emissão repetida, se é que esta hora não foi repetida.
Felizmente a hora do Costa a Costa emitida entre 00h a 1h, que devia ter sido emitida na hora seguinte, não deve ter sido repetida, visto que, entre a 1h e as 2h da manhã, optaram por repor os especiais do Gobern dedicados ao Bryan de Ferry, que recentemente fez 80 anos.

Radiofilo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 974
Re: RTP Antena 1
« Responder #8219 em: Setembro 28, 2025, 01:30:11 am »
Eu sei que foi por causa do Caixa Alfama ter sido cancelado por culpa do mau tempo, mas não ficou bem ouvir o Pedro Costa dizer, até para a semana antes da 1h da madrugada, valia mais terem colocado uma emissão repetida, se é que esta hora não foi repetida.
Felizmente a hora do Costa a Costa emitida entre 00h a 1h, que devia ter sido emitida na hora seguinte, não deve ter sido repetida, visto que, entre a 1h e as 2h da manhã, optaram por repor os especiais do Gobern dedicados ao Bryan de Ferry, que recentemente fez 80 anos.

Confesso que não sabia do cancelamento dos concertos de hoje do Caixa Alfama.

Ouvi a primeira (e única) hora do Costa a Costa (que selecção musical absolutamente irrepreensível a de hoje!) e fiquei surpreendido pelo facto de a transmitirem logo após o noticiário da meia noite.

Em relação a hora 1h/2h, acho que optaram bem em colocarem no ar o especial do João Gobern sobre os 80 anos do velho Bryan Ferry, que ainda não tinha tido oportunidade de escutar. Está a ser excelente!