Como não encontrei nenhum tópico da Antena 1 Açores, deixem-me saudar e parabenizar o trabalho efetuado pela RTP Açores, e pela Antena 1 Açores, durante a madrugada de hoje, com o Especial de Informação dedicado ao furacão Gabrielle.
De duas em duas horas, a RTP Açores emitia um especial de informação, e nas horas em que a RTP Açores não emitia um especial de informação, era a Antena 1 Açores a fazê-lo.
Estiveram em direto das 9 ilhas, com os correspondentes que têm em todas elas.
Especiais de informação que passavam em simultâneo na RTP Açores e na Antena 1 Açores, e claro, nas ilhas mais pequenas em que só há um correspondente para a TV e para a rádio, houve pessoal a entrar em direto de hora a hora.
Vou fazer uma provocação:
Que no continente aprendam o que são sinergias de verdade, com este excelente exemplo dos Açores.
Uma saudação a todos os profissionais, e a dois amigos que já não os vejo há algum tempo (também fazem relatos nos Açores) e que estiveram a madrugada toda a acompanhar a cobertura do furacão.
Um grande exemplo que foi dado até à Lisboa, onde os senhores estão todos sentados nas cadeiras.
Faria sentido que o simultâneo fosse também na RTP 3 mas já sei, e é público, que a malta da RTP Lisboa acha a malta da RTP Açores muito saloia.
A RTP 3 entrou em simultâneo à 1h da manhã (hora do continente) e às 5h da manhã também de cá, com a RTP Açores
Quando há situações extremas de mau tempo e incêndios no continente, fazem pontos de situação hora a hora na 3. Aqui era só replicar o modelo e "dar a antena" aos colegas dos Açores.
Se formos analisar bem, e tendo em conta que às 2h, às 4h e às 6h era a Antena 1 Açores que emitia o especial de informação em simultâneo com a RTP Açores (esses especiais eram filmados do estúdio da Antena 1 Açores, e com os repórteres a entrarem sem imagem, só áudio), a RTP 3 só não passou o especial de informação da RTP Açores às 3h.
Às 7h da manhã, já estava no ar o Bom Dia Portugal, em simultâneo com a RTP 1, e por isso, já não justificava o simultâneo com a televisão pública dos Açores (e que esteve muito bem, não tivesse infraestruturas técnicas para isso, aliás, até bem melhores que as infraestruturas técnicas da RTP Madeira).