Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1198577 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #8145 em: Setembro 17, 2025, 05:47:05 pm »
Obviamente que o direto deve ter total prioridade sobre tudo. Não havendo um canal de notícias no portefólio da rádio, naturalmente  que a antena 1 tem de assumir esse papel.

Na RTP Notícias também já se notam melhorias sob o comando de Vítor Gonçalves, ao lançar para os diretos jornalistas da velha guarda e outros mais novos que dominam o direto. Acresce ainda que foi a RTP a dar como certo José Mourinho no SLB.

Atento

• Hero Member
« Responder #8146 em: Setembro 17, 2025, 05:54:43 pm »
Hoje continua Miguel Freitas na Tarde.

Diferença substancial para melhor...

Na anten1, não tem de inventar: os melhores devem estar nos horários de máxima audiência.

Se x é melhor que Y, deve ser X a assumir. Mas na empresa há o A e o B que estão mais talhados para o horário da tarde...

Logo deve ser um deles a assumir o horário.

Não há que inventar e andar com rodeios serôdios que só  prejudicam a performance da emissora...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8147 em: Setembro 17, 2025, 10:44:32 pm »

Diferença substancial para melhor...

Na anten1, não tem de inventar: os melhores devem estar nos horários de máxima audiência.

Se x é melhor que Y, deve ser X a assumir. Mas na empresa há o A e o B que estão mais talhados para o horário da tarde...

Logo deve ser um deles a assumir o horário.

Não há que inventar e andar com rodeios serôdios que só  prejudicam a performance da emissora...
O Miguel Freitas, para mim, é um injustiçado na Antena 1.

Deve ser, a par da Noémia Gonçalves, o único que já limpou todos os horários, inclusive o difícil espaço do José Candeias. E sempre com qualidade superlativa, além de ser das melhores vozes da rádio portuguesa.

Aliás, a determinada altura, chegou a fazer madrugadas na Antena 3, tendo assumido as manhãs quando o Diogo Beja sai inesperadamente.

Merece mais!

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8148 em: Setembro 17, 2025, 10:56:25 pm »
Sim, fem boa voz, mas dá  pouca emoção  é  fertinho de mais, não sai do que tem que fazer, ou seja muito monocórdico.
Lembra me muito um locutor da RR, o Antonio Freire, tambem excelente  voz, mas....
E ambos, não vão fazer grande história..

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8149 em: Setembro 17, 2025, 11:26:21 pm »
Sim, fem boa voz, mas dá  pouca emoção  é  fertinho de mais, não sai do que tem que fazer, ou seja muito monocórdico.
Lembra me muito um locutor da RR, o Antonio Freire, tambem excelente  voz, mas....
E ambos, não vão fazer grande história..

Mas merecia um painel fixo, nem que seja ao fim-de-semana.
Repare-se que deve ser dos únicos que não tem um espaço só seu.
Hoje até gostei de o ouvir no Programa da Tarde.

Quando ao António Freire... Desconheço, pois não tenho nenhuma memória dele. :)
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radio do sul

• Full Member
« Responder #8150 em: Setembro 17, 2025, 11:44:02 pm »
António Freire substituiu António Sala no Despertar. Saiu da RR já na presente década. E concordo boa voz, mas pouca emoção.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8151 em: Setembro 18, 2025, 12:37:52 am »
Mais um dia sem entrevista no espaco da Filomena Crespo.
Transito, temperaturas, rubricas e música
A ideia das conversas foi abandonada ou é só num dia da semana específico?...

Deve ser mais espartilhado na emissão, optaram por não fazer talvez 2h seguidas com palavra no bloco da tarde...

Todos os outros, ainda que dois deles, O Verdes Anos e o Agente Provocador, façam grande parte do programa com música, têm convidados.

Nem sempre o Agente Provocador tem convidados e já ouvi uma edição recente em que não os teve. Até escrevi sobre ela aqui.
Sim o Agente Provocador nem sempre tem convidados, e até o Verdes Anos teve emissões sem convidado, mas muitas vezes têm.
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 12:39:30 am por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8152 em: Setembro 18, 2025, 12:47:54 am »
O programa Old Friends passou para Sextas às 23h, os programas que o Nuno Galopim fazia neste horário terminaram, inclusive as excelentes conversas com o João Lopes.

Conclusão programas 100% de música ou quase, entre as 23h e a 1h da madrugada na Antena1 só, Quinta Para Sexta às ooh o Gira Discos, Sábados 23h A Hora das Cigarras e às 00h o Costa a Costa e Domingos 23h o espaço de música de cinema De Olhos Bem Fechados e às 00h o espaço de fados e afins O Alma Lusa, que por vezes tem convidados. Não sou totalmente contra, pois no total acabou por desparecer apenas 1h onde entrou o espaço de debate  politico Geometria Variável, mas continuo na mesma a achar que debates Sextas às 00h não é o melhor horário, mas como disse, é o que é.

Programas 100% de música fixo, ou seja que passa mesmo todas as semanas, só existe mais um O Bairro Latino, depois à 2 dependentes do futebol A Volta do Groove e o programa do Augusto Fernandes. Todos os outros, ainda que dois deles, O Verdes Anos e o Agente Provocador, façam grande parte do programa com música, têm convidados.
Faltou mencionar Uma Noite em Forma de Assim, que a maioria das vezes na 2ª não tem convidados, mas já teve, por exemplo uma conversa sobre o Parque Maier que durou as 2h.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8153 em: Setembro 18, 2025, 01:00:14 am »
A Carina está doente (imagino que não esteja de férias ao fim de uma semana) ou já decidiram mudar, ao cabo de 5 dias? Se foi isso, é a chamada chicotada psicológica. A confirmar-se, deve ser a mais rápida da história da rádio em Portugal, e alguém, que não será evidentemente a Carina, tem de assumir a responsabilidade pela curta duração do espaço.

Já agora, porque motivo não fica em podcast, no RTP Play, a totalidade do programa? Fazem-no na 3, com mais música, e não conseguem na 1? Há algo de errado.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

mestre

• Newbie
  • *
« Responder #8154 em: Setembro 18, 2025, 09:06:50 am »
A Carina está doente (imagino que não esteja de férias ao fim de uma semana) ou já decidiram mudar, ao cabo de 5 dias? Se foi isso, é a chamada chicotada psicológica. A confirmar-se, deve ser a mais rápida da história da rádio em Portugal, e alguém, que não será evidentemente a Carina, tem de assumir a responsabilidade pela curta duração do espaço.

Já agora, porque motivo não fica em podcast, no RTP Play, a totalidade do programa? Fazem-no na 3, com mais música, e não conseguem na 1? Há algo de errado.

Vocês conseguem tirar a pessoa mais calma do sério. Enquanto vocês não meterem na cabeça que estão aqui a falar sobre seres humanos, pessoas e não máquinas falantes sobre as quais se acham no direito de falar, este fórum será sempre e somente isso: um veículo de maledicência.

À Carina morreu-lhe família. E vocês não são obrigados a saber, mas ao menos tenham noção antes de vaticinar o fim de um programa que acabou de começar e no qual ela está a fazer um excelente trabalho. Todos sabem disso nos corredores da rádio, menos vocês. Deve querer dizer alguma coisa.

Fala-vos um colega de profissão que já começa a ficar cansado disto. E o meu discurso é válido em defesa da Carina, tal como é válido para todos os meus colegas que aqui vejo serem dissecados e maltratados. Somos todos pessoas, gente. Mais empatia,npor favor.

Chill Guy

• Newbie
  • *
« Responder #8155 em: Setembro 18, 2025, 09:40:45 am »

Vocês conseguem tirar a pessoa mais calma do sério. Enquanto vocês não meterem na cabeça que estão aqui a falar sobre seres humanos, pessoas e não máquinas falantes sobre as quais se acham no direito de falar, este fórum será sempre e somente isso: um veículo de maledicência.

À Carina morreu-lhe família. E vocês não são obrigados a saber, mas ao menos tenham noção antes de vaticinar o fim de um programa que acabou de começar e no qual ela está a fazer um excelente trabalho. Todos sabem disso nos corredores da rádio, menos vocês. Deve querer dizer alguma coisa.

Fala-vos um colega de profissão que já começa a ficar cansado disto. E o meu discurso é válido em defesa da Carina, tal como é válido para todos os meus colegas que aqui vejo serem dissecados e maltratados. Somos todos pessoas, gente. Mais empatia, por favor.

Totalmente de acordo.

Talvez seja necessário lembrar que os profissionais de qualquer estação não trabalham em função de um fórum, trabalham para todos os potenciais ouvintes.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8156 em: Setembro 18, 2025, 10:33:31 am »
Os pêsames à Carina, quando voltar, a coisa vai correr melhor, ela ainda mal se inteirou das coisas, ainda nem fez muitos dias no horário, é normal ter nervos nos primeiros dias, não querer errar e por isso seguir muito mais à risca o plano gizado.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8157 em: Setembro 18, 2025, 10:49:59 am »
Acho que aqui ninguém  faltou ao respeito  à. Carina.
Critica e ainda por cima sustentada , não é falta de empatia, pelo contrário,  ate pode ser motivante para se fazer melhor.
Já agora aproveito  para dar os pêsames,  a dor é  sempre imensa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8158 em: Setembro 18, 2025, 10:57:20 am »

Fala-vos um colega de profissão que já começa a ficar cansado disto. E o meu discurso é válido em defesa da Carina, tal como é válido para todos os meus colegas que aqui vejo serem dissecados e maltratados. Somos todos pessoas, gente. Mais empatia, por favor.
Essa crítica para mim não é de todo válida, fui o primeiro a dizer acima, pode ler, que estavam a crucifica-la em praça pública sem razão. Mais, no próprio post acima, disse que, salvo se ela estivesse doente ou algo como o que aconteceu, que por acaso pensei, mas não escrevi por razões óbvias, é que seria motivo de crítica. Deixo aqui, evidentemente, os meus sentimentos, pelo momento de luto, que, como é óbvio, não tem de ser do conhecimento do público, estou plenamente de acordo consigo.

Resumindo, está esclarecido, e nem precisava de dizer o motivo. Imagino que o Miguel Soares deva ter referido no início da emissão de segunda-feira que a Carina estaria ausente alguns dias, ou coisa parecida. Também por isso referi que o programa não estava no RTP Play, o que por acaso acho que seria pertinente.

Finalmente, não seria a primeira vez, e refiro-me ao conjunto das estações, que programas duram muito pouco. Ainda recentemente, alguém durou numas manhãs pouco mais de um mês. Precisamente, quando me referi à "chicotada psicológica", usando uma metáfora do futebol, era para criticar essa decisão, caso ela tivesse sido tomada... por uma semana de emissão. Era absurdo, naturalmente, e por isso referi que, se fosse o caso, alguém deveria ser responsabilizado, precisamente por ser despropositada tal decisão. Em todo o caso, está esclarecido, infelizmente (e digo-o porque alguém partiu), não foi o caso.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #8159 em: Setembro 18, 2025, 10:58:41 am »
E quem trabalha no grupo RTP não tem que ficar melindrado, pois por aqui a análise até é branda comparada com a que é feita nesses países europeus à volta dos serviços públicos.
Aliás,  os próprios grupos têm equipas para ver isso, seguindo critérios rigorosos e as decisões tomadas têm em conta os ouvintes no seu todo e não pequenas fatias, por vezes, umbilicais...

E têm em conta a melhoria dos resultados em termos de audiência e relevância...

Até digo mais: não fosse este fórum e outras entidades, que não a Desprovedora,  o serviço público estava à merce de determinadas personagens que achariam que teriam carta branca para tudo e mais alguma coisa.

Os bons profissionais e programas também são por aqui elogiados.

E as boas decisões,  evidentemente!

O que é bom é bom.

O que é mau é mau.

Misturar as coisas é que não é etico e sério.
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 11:03:50 am por Atento »