Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1198571 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: RTP Antena 1
« Responder #8160 em: Setembro 18, 2025, 12:30:06 pm »
Voltando um pouco atrás e aproveitando para dar os pêsames à Carina Jorge, talvez num país onde há radialistas que desaparecem a uma sexta-feira e já não aparecem na segunda-feira não fícariamos com a "pulga atrás da orelha" a tentar justificar estes casos.
Como foi bem dito, bastaria o Miguel Freitas neste caso ter avisado do afastamento temporário no início da semana e o assunto ficava por aqui. É algo a melhorar na rádio pública e privada.
« Última modificação: Setembro 18, 2025, 12:35:05 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #8161 em: Setembro 18, 2025, 12:45:58 pm »
Voltando um pouco atrás e aproveitando para dar os pêsames à Carina Jorge, talvez num país onde há radialistas que desaparecem a uma sexta-feira e já não aparecem na segunda-feira não fícariamos com a "pulga atrás da orelha" a tentar justificar estes casos.
Como foi bem dito, bastaria o Miguel Freitas neste caso ter avisado do afastamento temporário no início da semana e o assunto ficava por aqui. É algo a melhorar na rádio pública e privada.

Obviamente!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #8162 em: Setembro 18, 2025, 12:51:56 pm »
Peço desculpa pela gafe, já não fui a tempo do edit: talvez num país onde não houvessem radialistas que desaparecem a uma sexta-feira e já não aparecem na segunda-feira não fícariamos com a "pulga atrás da orelha" a tentar justificar estes casos.

Para finalizar, a única vez que vi isto acontecer na TV foi com a Cristina Ferreira na SIC que deu no que deu.
Na rádio já aconteceu variadíssimas vezes, sem qualquer razão justificável.

Atento

• Hero Member
« Responder #8163 em: Setembro 18, 2025, 01:14:43 pm »
Hoje por volta das 13:13 no noticiário de Moreno ouviam-se com alguma insistência marteladas...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8164 em: Setembro 18, 2025, 01:18:27 pm »
Hoje continua Miguel Freitas na Tarde.
A Carina está doente (imagino que não esteja de férias ao fim de uma semana) ou já decidiram mudar, ao cabo de 5 dias? Se foi isso, é a chamada chicotada psicológica. A confirmar-se, deve ser a mais rápida da história da rádio em Portugal, e alguém, que não será evidentemente a Carina, tem de assumir a responsabilidade pela curta duração do espaço.

Já agora, porque motivo não fica em podcast, no RTP Play, a totalidade do programa? Fazem-no na 3, com mais música, e não conseguem na 1? Há algo de errado.

Vocês conseguem tirar a pessoa mais calma do sério. Enquanto vocês não meterem na cabeça que estão aqui a falar sobre seres humanos, pessoas e não máquinas falantes sobre as quais se acham no direito de falar, este fórum será sempre e somente isso: um veículo de maledicência.

À Carina morreu-lhe família. E vocês não são obrigados a saber, mas ao menos tenham noção antes de vaticinar o fim de um programa que acabou de começar e no qual ela está a fazer um excelente trabalho. Todos sabem disso nos corredores da rádio, menos vocês. Deve querer dizer alguma coisa.

Fala-vos um colega de profissão que já começa a ficar cansado disto. E o meu discurso é válido em defesa da Carina, tal como é válido para todos os meus colegas que aqui vejo serem dissecados e maltratados. Somos todos pessoas, gente. Mais empatia,npor favor.
Sem dúvida.
Sou crítico?
Sou.
Critico colegas publicamente?
Não.
Não gosto que o façam comigo, não vou fazer com os outros.
Posto isto, as minhas sinceras condolências à Carina.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #8165 em: Setembro 18, 2025, 01:19:25 pm »
Hoje por volta das 13:13 no noticiário de Moreno ouviam-se com alguma insistência marteladas...

De tempos a tempos lá reaparecem essas marteladas...

Há alguns dias surgiram durante um informativo de trânsito.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8166 em: Setembro 18, 2025, 02:45:53 pm »
A Carina está doente (imagino que não esteja de férias ao fim de uma semana) ou já decidiram mudar, ao cabo de 5 dias? Se foi isso, é a chamada chicotada psicológica. A confirmar-se, deve ser a mais rápida da história da rádio em Portugal, e alguém, que não será evidentemente a Carina, tem de assumir a responsabilidade pela curta duração do espaço.

Já agora, porque motivo não fica em podcast, no RTP Play, a totalidade do programa? Fazem-no na 3, com mais música, e não conseguem na 1? Há algo de errado.

Vocês conseguem tirar a pessoa mais calma do sério. Enquanto vocês não meterem na cabeça que estão aqui a falar sobre seres humanos, pessoas e não máquinas falantes sobre as quais se acham no direito de falar, este fórum será sempre e somente isso: um veículo de maledicência.

À Carina morreu-lhe família. E vocês não são obrigados a saber, mas ao menos tenham noção antes de vaticinar o fim de um programa que acabou de começar e no qual ela está a fazer um excelente trabalho. Todos sabem disso nos corredores da rádio, menos vocês. Deve querer dizer alguma coisa.

Fala-vos um colega de profissão que já começa a ficar cansado disto. E o meu discurso é válido em defesa da Carina, tal como é válido para todos os meus colegas que aqui vejo serem dissecados e maltratados. Somos todos pessoas, gente. Mais empatia,npor favor.

Obrigado pelas palavras, mestre.
As minhas sinceras condolências à Carina Jorge e à família.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8167 em: Setembro 18, 2025, 03:03:05 pm »

Se não se importar, consegue dissertar mais um bocadinho sobre o porquê de considerar este fórum esse veículo de maledicência, por favor?

Há membros que abusam nos descritivos de pessoas, o Atento (e mais 1/2) tem sido dos piores neste quadrante e eu tenho feito o favor de estar em cima do tema - e não sou pago para isso - quando é importante estar. Mas devia ser a moderação a fazê-lo, e não eu, que sou um mero utilizador. Agora, daí a ser um fórum inteiro... isto já foi melhor, mas...

Há, de facto, esse esquecimento de que se fala de pessoas e não autómatos e penso que nessa parte se pode e deve melhorar. É uma sede desequilibrada, e desproporcionada, pela espuma do dia e das "trocas", como se isto fosse o Jet7 da RTP1, quando é um meio pequeníssimo. É defeito de ponto de vista. Não faz qualquer sentido e eu pessoalmente tendo a afastar-me dessas discussões que enchem páginas e páginas com verbos de encher que nada acrescentam, é uma discussão que não me interessa. Aqui, é uma crítica que considero justa.

Agora, este fórum na sua maioria não é composto de profissionais, é um fórum de ouvintes. Convém ter isso em mente quando se lê, e relativizar.
Eu ainda trago 1/2 elementos diferentes aqui mas qualquer dia deixo isto e fica só de leitura, como em certas redes sociais já faço. Não fui o único a veicular já esta ideia.

Percebo que tenha ficado frustrado e que tenha desabafado aqui. Não podendo falar por ninguém, nem representar ninguém além de mim - lamento pelo tema.

--------------------

Os meus pêsames à Carina Jorge pela partida.

Que descanse e se cuide bem neste período, a tentar fazer outras coisas também. Nesta altura é importante não dar demasiada relevância ao mundo à nossa volta, estamos sempre mais sensíveis. Não há nada que seja importante neste momento. Importa sim é fazermos o nosso luto, com calma. Connosco. Com tempo... tudo se faz.

--------------------

Vou fazer um aviso público ao Atento - mais um - neste fórum.

Se eu o apanhar após o regresso da Carina a aproveitar-se para falar de como ela faz ou não faz em antena, logo a seguir a ela regressar (pelo menos na semana a seguir), isso para mim vão ser consideradas práticas predatórias e vai haver consequências, como já houve em Agosto e continuará a haver até que alguém se mexa. Tem que haver respeito e humanidade pelas pessoas e eu não vou tolerar nem admitir que haja um aproveitamento prático de qualquer regresso à antena pelo menos na primeira semana a seguir, seria um desrespeito total por quem trabalha.

Em qualquer rádio e com qualquer locutor, atenção, não apenas na Antena 1.

Atento

• Hero Member
« Responder #8168 em: Setembro 18, 2025, 04:17:31 pm »

Se não se importar, consegue dissertar mais um bocadinho sobre o porquê de considerar este fórum esse veículo de maledicência, por favor?

Há membros que abusam nos descritivos de pessoas, o Atento (e mais 1/2) tem sido dos piores neste quadrante e eu tenho feito o favor de estar em cima do tema - e não sou pago para isso - quando é importante estar. Mas devia ser a moderação a fazê-lo, e não eu, que sou um mero utilizador. Agora, daí a ser um fórum inteiro... isto já foi melhor, mas...

Há, de facto, esse esquecimento de que se fala de pessoas e não autómatos e penso que nessa parte se pode e deve melhorar. É uma sede desequilibrada, e desproporcionada, pela espuma do dia e das "trocas", como se isto fosse o Jet7 da RTP1, quando é um meio pequeníssimo. É defeito de ponto de vista. Não faz qualquer sentido e eu pessoalmente tendo a afastar-me dessas discussões que enchem páginas e páginas com verbos de encher que nada acrescentam, é uma discussão que não me interessa. Aqui, é uma crítica que considero justa.

Agora, este fórum na sua maioria não é composto de profissionais, é um fórum de ouvintes. Convém ter isso em mente quando se lê, e relativizar.
Eu ainda trago 1/2 elementos diferentes aqui mas qualquer dia deixo isto e fica só de leitura, como em certas redes sociais já faço. Não fui o único a veicular já esta ideia.

Percebo que tenha ficado frustrado e que tenha desabafado aqui. Não podendo falar por ninguém, nem representar ninguém além de mim - lamento pelo tema.

--------------------

Os meus pêsames à Carina Jorge pela partida.

Que descanse e se cuide bem neste período, a tentar fazer outras coisas também. Nesta altura é importante não dar demasiada relevância ao mundo à nossa volta, estamos sempre mais sensíveis. Não há nada que seja importante neste momento. Importa sim é fazermos o nosso luto, com calma. Connosco. Com tempo... tudo se faz.

--------------------

Se eu o apanhar após o regresso da Carina a aproveitar-se para falar de como ela faz ou não faz em antena, logo a seguir a ela regressar (pelo menos na semana a seguir), isso para mim vão ser consideradas práticas predatórias e vai haver consequências, como já houve em Agosto e continuará a haver até que alguém se mexa. Tem que haver respeito e humanidade pelas pessoas e eu não vou tolerar nem admitir que haja um aproveitamento prático de qualquer regresso à antena pelo menos na primeira semana a seguir, seria um desrespeito total por quem trabalha.

Tem de ler com mais atenção aquilo que escrevo.

Ainda bem que há pessoas que defendem  o Serviço Público de Média em Portugal, com veemência.

Se assim não fosse determinadas personagens, incluindo decisores políticos,  já o tinham transformado num serviço de uma república bananeira.
Felizmente isso não vai acontecer.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8169 em: Setembro 18, 2025, 04:41:27 pm »
Sem dúvida.
Sou crítico?
Sou.
Critico colegas publicamente?
Não.
Não gosto que o façam comigo, não vou fazer com os outros.
Posto isto, as minhas sinceras condolências à Carina.
Nelson, concordo q.b. contigo. Sendo tu do meio, percebo, até porque vais trocando opiniões com as pessoas. Sendo nós apenas ouvintes, escrevermos uma opinião, desde que o seja com respeito e cordialidade, visando a melhoria do meio, não vejo que seja errado. Reparem, seja na política ou no futebol, por exemplo, a própria comunicação social enche páginas e tempo em antena a fazer o que nós aqui fazemos, de forma bem mais cordial, ou seja, comentar.

Por exemplo, escrevi agora no tópico da Antena 3, algo que nos últimos dias me apercebi e que, na minha modesta opinião, enquanto ouvinte, tem potencial para ser melhorado.

Como já aqui escrevi, penso que a crítica, per si, não é negativa, mesmo quando se menciona que há um aspeto que possa melhorar. Todos nós, nos nossos empregos, recebemos elogios e críticas, mesmo quem, como eu, está num escritório. O ponto é a forma como se escreve. Já disse pessoalmente a alguém, o facto de dizer que para mim, X pode melhorar em Y, ou que Z ainda tem potencial para chegar ao nível de Z, não é atacar alguém pessoalmente. A quem disse isto, até foi a alguém com quem simpatizo bastante, mas que, para mim, não está na nata dos profissionais. Acho que não nos podemos levar tão a sério, nem nós foristas, nem quem nos lê. Uma coisa tenho a certeza, estamos aqui todos pela mesma razão: gostamos muito de rádio e queremos sempre vê-la mais forte.

Sim, quando se bate em demasia num mesmo ponto, entendo que tens razão. Mas, também é verdade que, falo por mim, mas parece-me que a maioria de nós o faz pelo mesmo motivo, quando referimos algo, não é com maledicência, é mesmo com o objetivo de dizer à pessoa "em minha opinião, tens potencial para progredir". Quando se elogia, também se o faz com o mesmo objetivo, "melhora, continua no bom caminho". Quem nos lê aqui, não deve levar demasiadamente a sério o que aqui escrevemos. Não porque não sejamos sérios, mas porque uma pessoa não representa o Universo do auditório. Isto vale para o locutor, mas também para os diretores, responsáveis de playlist, técnicos de emissores, etc. Claro que, obviamente, os primeiros estão mais expostos.

O Jet7 não existe, pelo menos para mim. Para mim, somos todos pessoas, sejamos mais ou menos conhecidos. Nunca valorizei mais ninguém por estar num lugar mais ao menos exposto. Cheguei a dizê-lo a alguém, não te trato de maneira melhor ou pior só por seres da rádio, ou se estivesses na caixa do hipermercado. Dito isto, quando sabemos que há mudanças, obviamente que me parece plausível que "os treinadores de bancada" possam propor mudanças no onze. Se quem manda as acha bem, ótimo. Se as acha parvas, ótimo também.  O ponto é, como em tudo na vida, a dose. Tudo o que é demais é erro. Já agora, curiosamente, muito do que nós aqui escrevemos, já tive oportunidade de escutar em off, que é interessante e aproveitado. Aliás, muitas pessoas depois dizem-no internamente.

Já agora, não me estou a referir ao caso particular da Antena 1, mas no geral... pior que uma crítica de um fórum, são os colegas que atiram outros para cima do comboio. Sim, acontece, infelizmente.

Memórias, uma semana? Pelo menos um mês. Perder alguém, não passa numa semana. Os tempos de luto que são dados no CT são absurdos. Claro que é nosso dever (fórum) estarmos caladinhos nos próximos tempos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #8170 em: Setembro 18, 2025, 07:36:42 pm »

Toda a razão.

Eu, como administrador, vou começar a andar mais atento.

Toca-se com muita leviandade aqui em nomes que acima de tudo são seres humanos.

Sei que há graus de exigência e continuarei a privilegiar a liberdade de expressão, mas há aqui coisas a roçar a obsessão. E não é só um utilizador.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8171 em: Setembro 19, 2025, 03:33:52 pm »
Alguém ouviu o programa da Provedora hoje?
Opiniões?

Temas abordados:
Tarde Desportiva da Antena 1
Noticiários da Antena 2

Atento

• Hero Member
« Responder #8172 em: Setembro 19, 2025, 05:27:20 pm »
Alguém ouviu o programa da Provedora hoje?
Opiniões?

Temas abordados:
Tarde Desportiva da Antena 1
Noticiários da Antena 2

Não ouvi.

Espero que não tenham voltado os ataques ao desporto.  Se voltaram é um ataque gratuito e sem qualquer nexo.

Vou-me conter por aqui.
« Última modificação: Setembro 19, 2025, 05:29:11 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #8173 em: Setembro 20, 2025, 04:28:21 pm »
Hoje no AFS-SLB vamos ter como comentador António Tadeia. Creio que Tadeia,  Rui Malheiro e o regresso de Álvaro Braga Junior (que por estes dias andou pelos estúdios de Gaia) eram uma clara mais valia, juntando-se a Luís Cristóvão,  Matilde Fidalgo, Pedro Henriques e Nuno Coelho.

Penso que nos jogos deviam estar dois comentadores a analisar o jogo, privilegiando mais diversidade e riqueza analítica.

Alguém ouviu o programa da Desprovedora?

Se sim podem resumir as principais linhas orientadoras.?

Não queria torturar os meus ouvidos com evidentes vieses ideológicos...

Ficaria muito admirado se dissesse que recebeu elogios acerca da Tarde Desportiva e ela própria elogiasse o desporto e as horas dedicadas pela Antena1 ao mesmo.
« Última modificação: Setembro 20, 2025, 04:29:54 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8174 em: Setembro 20, 2025, 05:06:12 pm »
Hoje no AFS-SLB vamos ter como comentador António Tadeia. Creio que Tadeia,  Rui Malheiro e o regresso de Álvaro Braga Junior (que por estes dias andou pelos estúdios de Gaia) eram uma clara mais valia, juntando-se a Luís Cristóvão,  Matilde Fidalgo, Pedro Henriques e Nuno Coelho.

Penso que nos jogos deviam estar dois comentadores a analisar o jogo, privilegiando mais diversidade e riqueza analítica.

Alguém ouviu o programa da Desprovedora?

Se sim podem resumir as principais linhas orientadoras.?

Não queria torturar os meus ouvidos com evidentes vieses ideológicos...

Ficaria muito admirado se dissesse que recebeu elogios acerca da Tarde Desportiva e ela própria elogiasse o desporto e as horas dedicadas pela Antena1 ao mesmo.

Ouvi agora. Em notas muito gerais:

- parece que a Tarde Desportiva não é para acabar. Mário Galego afirma que em Agosto houve algumas "debilidades de horário" por parte de quem faz os jogos (não estava disponível). Na 1ª jornada não houve relatos de ninguém na 1ª ou 2ª liga. Na 2ª jornada só houve 1 partida no horário da Tarde Desportiva, e justifica que não haja Tarde dado que teria 2h30 de janela com equipas que normalmente só dão informações (por comparação aos 3 grandes) e seria forçado. A referência parecem ser os 3 grandes no critério editorial para o futebol, de facto.

- a Tarde Desportiva é justificada pela Provedora como sendo «algumas horas de palavra, que necessitam de diversidade de competições». Jornalistas, locutores e técnicos são necessários.

- Mário Galego afirma que vai haver mais modalidades e mais atividades, também em linha com o contrato de concessão. Entram na lista o desporto universitário, o escolar, o desporto para deficientes, como exemplos. Vai haver mais para além do futebol e afirma que tem que haver mais para além do futebol. Não vai haver aumento do número de horas de desporto em antena.

- Aparentemente elogia-se o facto de terem havido 3 noticiários na Antena 2 em Agosto e de ter havido noticiários na Antena 3, dado que se conseguiu manter o número de pessoas [percebe-se que será uma questão de orçamentação e de pessoal afeto a cada estação pelo orçamento alocado, mas também de opções de programação]. A equipa da editoria de cultura assegura isto na A2 e são 4 pessoas, duas das quais fazem noticiários, e em férias ou folgas, entram as outras duas ou a redação geral da Antena 1; na Antena 3 nem sequer há uma equipa deste género, são apenas duas pessoas (dois jornalistas isolados) e quando há gente de férias vão à redação. Ou seja, a Antena 2 ainda tem algo de um departamento dedicado para informação mas a Antena 3 não o tem e segue um modelo mais próximo das privadas.

- A Provedora denunciou que por duas vezes em Agosto, dois dos noticiários previstos não foram emitidos, incluindo um áudio... embaraçoso, em que uma via é baixada a meio da trilha de notícias, silêncio em antena e entra música na Antena 2. Estes temas foram causados porque a pessoas escalada para fazer esse bloco não estava lá à hora prevista, num caso, e noutro caso por falha de organização de horários do departamento de programação que acabou por deixar esse bloco informativo no vazio.

- É criticado o facto de não ter havido uma desculpa/justifcação em antena, e Mário Galego pede desculpa pelo tema, assegurando que refletirá na nota. A Provedora completa criticando isto mesmo.

Acabei entretanto foi de me aperceber que quem estava a fazer informação na semana em que estreou o Logo se Vê com a Teresa Oliveira foi... a própria Provedora do Ouvinte, Ana Isabel Reis (!). Só porque identifiquei a voz. Ou seja, o cumprir calendário foi mesmo cumprir calendário. Devem ter estado apertados na RTP para irem logo à antena com alguém mais fora da redação... ou isso ou alguém falhou à última hora.

Parece haver uma organização de grelhas, e de gastos, consonante à audiência que existe em cada canal, ou seja, a Antena 1 leva a fatia maior das três e os outros dois são considerados canais mais complementares, de menor audiência, e levam menos. E de vez em quando vai-se pondo mais um bocadinho para momentos de alteração ou de rentrée. Complicado...
« Última modificação: Setembro 20, 2025, 05:08:50 pm por Memorias da Radio »