Eu defendo uma Antena 3 musical, com música que as rádios comerciais não passam, por causa da pressão audiências, mas com conteúdos, nomeadamente universitários. Podiam recriar o que nos idos anos oitenta a Renascença fez, com um programa diário, com uma parceria com a Universidade Técnica, que falava de e para universitários e que lançou vozes que mais tarde foram locutores de relevo na RR e Rfm, como José Relvas, LuÃs Loureiro, Alexandre Hipoliti, entre outros, isto numa rádio que nem tinha muitos ouvintes universitários, mas que foi uma pedrada no charco...
No caso da três podia fazer parcerias com várias universidades, de todo o paÃs...
É isso mesmo. Só acho que um programa diário poderia não ter conteúdo suficiente e funcionaria melhor o modelo do DomÃnio Público (rubrica de seg. a sex. + programa ao sábado), e apostar forte no podcast e nas redes sociais.
O passo a seguir para o pessoal que singrasse (caso a direcçãozinha deixasse, claro...) seria começar a fazer os horários de madrugada e de fim de semana para dar tempo e espaço para crescerem e se adaptarem, e depois à semana o horário 20-22 e por aà adiante.
Muito obrigado por essa recordação R4. Como é possÃvel regredir tanto... tudo bem que a rádio era muito mais relevante nessa altura, mas não havia o medo (quase fobia) de arriscar em pessoas novas como há hoje excepto na Mega e na Cidade... E a RR não era uma rádio qualquer, era lÃder absoluta!
É por isso é que a rádio há de ser sempre só um hobby para quem está nas universitárias ou um sonho quase impossÃvel para quem está nos cursos de comunicação, essas portas não existem e arranjar colocação é como encontrar a agulha no palheiro. É muito triste.
E posso acrescentar mais um caso, ouvi o Pedro Moreira Dias da Vodafone dizer há uns tempos que começou na Radar num programa em conjunto com uma fac. de Lisboa e que se não fosse isso nunca sonharia em fazer rádio...
Ao ler isto ainda fiquei com um maior sentimento de revolta face a este estado de coisas, principalmente à palhaçada que se passa na 3 há anos...
Neste momento um projeto como este também seria uma pedrada no charco com youtubers, estagiários quase escravos e o caso da Mega que só vai buscar gente aos cursos da Católica de Lisboa...