Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 536215 vezes)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Comercial
« Responder #2625 em: Setembro 25, 2025, 06:15:52 pm »
O Hélder Tavares já perdeu a liberdade no programa que tinha ao sábado à tarde na RFM? Quando começou passava muito soul...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
O Virose, o Girl Math e o Brunch: R.I.P. Voltamos à playlist nos sábados e domingos.
Enfim... Nem a 6 meses chegaram, certo?
Mas a Comercial desde há uns 5 anos para cá tirando o Fast Forward não se pode dizer que é muito melhor.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2626 em: Setembro 25, 2025, 07:01:08 pm »
O Hélder Tavares já perdeu a liberdade no programa que tinha ao sábado à tarde na RFM? Quando começou passava muito soul...

O Virose, o Girl Math e o Brunch: R.I.P. Voltamos à playlist nos sábados e domingos.
Mas a Comercial desde há uns 5 anos para cá tirando o Fast Forward não se pode dizer que é muito melhor.

Do que tenho visto (ouvido) os programas de autor da Comercial misturam uma quota-parte da playlist corrente com musica específica para o programa, nunca muito muito fora, sim, mas até consegue dar um resultado razoável, sem ser demasiado segmentado.

No Enquanto Houver Estrada para Andar do Pedro Ribeiro (que passa a um horário meio ermo) alguma da música portuguesa que lá passa não é habitual na Comercial, por exemplo. Claro, não é como nas Antenas, seria o ideal,  mas para uma generalista e para o que era a Comercial que nem isso tinha anos a fio até podia ser um pouco pior...

A propósito disso sabes do que tenho saudades? Do PRIMO (Programa Realmente Incrível Mas Obtuso). Isso era um bom programa. E podiam também regressar com o Concerto Mais Pequeno do Mundo

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2627 em: Setembro 25, 2025, 08:32:09 pm »

Do que tenho visto (ouvido) os programas de autor da Comercial misturam uma quota-parte da playlist corrente com musica específica para o programa, nunca muito muito fora, sim, mas até consegue dar um resultado razoável, sem ser demasiado segmentado.

No Enquanto Houver Estrada para Andar do Pedro Ribeiro (que passa a um horário meio ermo) alguma da música portuguesa que lá passa não é habitual na Comercial, por exemplo. Claro, não é como nas Antenas, seria o ideal,  mas para uma generalista e para o que era a Comercial que nem isso tinha anos a fio até podia ser um pouco pior...

A propósito disso sabes do que tenho saudades? Do PRIMO (Programa Realmente Incrível Mas Obtuso). Isso era um bom programa. E podiam também regressar com o Concerto Mais Pequeno do Mundo
PRIMO sucessor do PAI (Programa Absolutamente Incrível) apresentado pelo Diogo Beja e o então recém-regressado à RC Nuno Markl, cuja fórmula foi inspirada no saudoso Nuno e Nando que passava aos fins-de-semana com o Markl e o Fernando Alvim na Antena 3.

O Concerto Mais Pequeno do Mundo era incrível.

A determinada altura, o Pedro Ribeiro arriscou  nos programas de autor.
Lembro-me do Água e Sal do João Vaz e do Feitiço da Lua com a Marta Santos, directamente do Porto.

Creio que a segmentação no online permite, aos poucos, este regresso e é uma forma da RC captar novos públicos.

A RFM nesse aspecto tem menos oferta.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 25, 2025, 08:36:05 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2628 em: Setembro 25, 2025, 09:55:45 pm »
Nestas rádios,  na verdade, o publico não  quer saber destes programas de autor.
Já foram tantos e nenhum vinga...
Porquê?
É ouvir o podcast " bolha da Rádio ".
Quem quer saber sobre as dinâmicas da radio privada, está lá tudo...
O que mais me chanou a atenção  foi o que disse o Pedro Ribeiro " temos que entender que na radio não importa o que cada um de nós, gosta, o que  interessa é o que o publico gosta.".
A lógica do sucesso de rádios como a Comercial,  é este...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2629 em: Setembro 25, 2025, 10:07:53 pm »
Nestas rádios,  na verdade, o publico não  quer saber destes programas de autor.
Porquê?
O que mais me chanou a atenção  foi o que disse o Pedro Ribeiro " temos que entender que na radio não importa o que cada um de nós, gosta, o que  interessa é o que o publico gosta.".
Infelizmente, o caro R4 tem muita razão naquilo que escreve.

A diferença está num aumento da abrangência de gostos musicais, graças a uma nova geração que já nasceu com internet e que teve a música ao poder de uma vidraça quase sempre garantida, sem descorar aqueles que não se rendem aos mesmos 40 temas.

São tempos desafiantes para a rádio musical.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2630 em: Setembro 25, 2025, 11:08:25 pm »
Porquê?

Em teoria concordo com o que é dito pelo PR, na prática (falando sem ter acessos a audiências de programas por horários, claro) a Comercial não deixou de ser líder nem a RFM desceu quando tiveram mais programas fora de playlist que agora. Não acho que sejam absolutamente decisivas para os resultados finais, isto visto de fora.
Pensava sinceramente que seria uma questão de poupança não existirem mais programas fora de playlist nas 2 "da frente", mas agora fica provado que não pelo menos na RC.
« Última modificação: Setembro 25, 2025, 11:15:12 pm por radiokilledtheMTVstar »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2631 em: Setembro 25, 2025, 11:18:00 pm »
Pois, ficam em horarios de fim de semana, muitas vezes noturnos.  Não  fazem descer audiências,  nem acrescentam.
E duram pouco.por alguma razão  é...

Por  isso a importância do Serviço Publico.
Pir exemplo a Antena 1 ou 3, podem e devem passar musica comercial e não estar sempre metida em guetos.
Mas fazer uma escolha do melhor e não do pior.
Ate me arrepiei quando li que a 1 agora passa o Diogo Picarra. Estejam atentos ao primarismo das letras...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2632 em: Setembro 26, 2025, 12:02:47 am »
Aqui, desculpem, mas continuo a achar que é essencialmente uma questão de deixa andar, porque é mais fácil por a cassete a tocar, além de que, obviamente, é um modelo que sai mais barato. Tentem provar-me por a+b+c que as pessoas querem ouvir a Chamada Não Atendida da Bárbara Tinoco 300x por dia, bem como que mudam de posto se tiveres um noticiário de mais de 10 segundos. Isto é uma opção de quem programa, ponto final, paragrafo, porque é o mais barato.

Aliás, se as pessoas quisessem assim tanto a Spotify FM, nas horas de ponta, as rádios davam-lhe isso e pronto. A Metropolitana seria líder de audiências, exceto no horário da Legião da Boa Vontade.  ;D

Não me atirem areia para os olhos. Fazer rádio de palavra dá trabalho, custa dinheiro e não é para todos. Mas também há quem a queira fazer e não possa. Aliás, isto teria de ser um problema genético que afetasse este retângulo de Valença do Minho a Vila Real de Santo António, só gostarmos de música fácil, e sentirmos arrepios na espinha cada vez que alguém diga mais que três palavras seguidas (exceto se for para anunciar o Show Me the fucking mala). Sem cair na forma extremada do Atento, para quem ninguém tem qualidade, a verdade é que caímos num caminho de facilitismo do qual, quanto mais percorremos, mais difícil fica sair, e mais limita as capacidades de progressão de carreira de quem é realmente excelente.

Ninguém está a dizer que a Comercial e a RFM têm de ser rádios de palavra. O modelo que têm é necessário, com melhoramentos que as farão ganhar audiência, não perder. E não, isto não é conversa da bolha. Por vezes, acho é que programadores e gestores, meteram-se numa bolha da qual não conseguem ver mais além, prejudicando auditório, anunciantes e locutores.

Agora, dizermos que ter um programa de autor ao fim-de-semana vai fazer dano às audiências e aos anunciantes... brincamos? Há falta de gestão nas rádios, e, já agora, de quem tenha disposição para arriscar, do lado do capital. Nesse aspeto, cheers à Observador, porque mesmo sendo um projeto político, e não apenas de comunicação social, podia arriscar muitíssimo menos do que o que faz, tendo os mesmíssimos resultados, ou até porventura melhores, do ponto de vista da "doutrinação".
« Última modificação: Setembro 26, 2025, 12:06:27 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2633 em: Setembro 26, 2025, 07:47:22 pm »

Também eu... e penso que terminou muito antes do Vasco começar a ser regular na TV se isso fosse um impedimento.
Lá saberão as razões.

De resto subscrevo o pdnf.
« Última modificação: Setembro 26, 2025, 07:52:24 pm por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2634 em: Setembro 27, 2025, 07:35:09 am »
O Hits In The Night se arriscar um pouco como ontem excelente...
Gostei imenso também de ouvir o Top 2000 e que.
Da para arriscar um pouco.
Isso e excelente.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2635 em: Setembro 27, 2025, 09:29:57 pm »
Cada surpresa no Hits In The Night.
Lady Gaga e Beyoncé,Telephone,Sean Paul Get Busy.
Só surpresas.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #2636 em: Setembro 27, 2025, 11:38:04 pm »
E ontem o "Belo Par de Jarras" foi muito mais musical que o que estava à espera, mas também com algumas "surpresas".

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #2637 em: Setembro 28, 2025, 12:53:32 am »
Cada surpresa no Hits In The Night.
Lady Gaga e Beyoncé,Telephone,Sean Paul Get Busy.
Só surpresas.

Concordo. Este final de tarde ouvi Rihanna e Drake em Whats My Name, tema que não ouvia na rádio talvez desde 2011.

Destaque também para Pitbull com I Know You Want Me, Robin Schulz com Prayer In C e LMFAO com Party Rock Anthem.

A Comercial sem ''baladas'' é tão agradável....

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2638 em: Setembro 28, 2025, 04:09:46 pm »
Dois dias.
Bem top...
Gostei de ouvir o fator surpresa em rádio.

hugors

• Full Member
« Responder #2639 em: Setembro 28, 2025, 09:04:17 pm »

Sobre o novo programa do Pedro Andrade, o “Hits in the Night” é uma desilusão. Pensei que fossem passar apenas hits dos últimos anos mas sem os da atual playlist. Estava enganado, talvez metade das músicas que passa são as mesmas que repetem 300 vezes por dia. Podiam fazer um programa diferente com hits de há 20, 10 ou 5 anos, mas não…