Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 613680 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #1845 em: Setembro 28, 2023, 07:14:20 pm »
Deve ter sido aquela quebra da COVID e agora a crise de 22/23. Mas sim, se a líder não tem dinheiro para isto, algo vai bastante mal.
Devem estar com as mesmas receitas que tinham em 2010 ou mesmo 2011. O problema é a inflação que houve desde aí.

Ou seja, significa que em termos reais, baixaram, teriam de ter aumentado os preços, para gerar mais rendimento e consequentemente, aumentar as despesas, nomeadamente os custos com pessoal, que são o ativo mais valioso.

Sendo assim há um problema transversal que vai atingir qualquer dia as musicais...

Mataram as locomotivas (leia-se as generalistas)que são as que contam para a faturação e as musicais mais dia menos dia terão a sua hora.

O grupo rtp é claramente responsável por esta calamidade (frase para provocar o debate e levar a pensar...).

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1846 em: Setembro 28, 2023, 07:26:51 pm »
Pedro Ribeiro

https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/a-radio-lider-em-portugal-nao-vive-a-sombra-dos-louros-conquistados-vamos-a-procura-do-futuro-e-queremos-fazer-parte-dele/

"Quando conseguimos identificar aqueles quatro e, depois, juntar o Ricardo Araújo Pereira aquilo levantou voo. Chegámos a ter nas manhãs, na mesma manhã todos os dias, Ricardo Araújo Pereira e Cesar Mourão. O luxo que era. Hoje, olhando em retrospetiva, pensei: o que os outros tinham no ar? Podiam desligar. Nem nós imaginámos na altura que era tão Champions League. Hoje em dia, não havia orçamento que pagasse um deles, quanto mais os dois."

Portanto, nos tempos da Troika, havia mais dinheiro do que hoje que são líderes. Alguma coisa de grave se está a passar no mercado de rádio.
E ainda os contratos chorudos que a SIC ofereceu precisamente aos dois...
Mas eu acredito que a bolha em que a TV ainda vive vai rebentar mais dia menos dia, aliás aa CNN é líder nos canais informativos e já houve vários afastamentos.

Por outro lado,  é preocupante o Pedro Ribeiro afirmar isto agora para quem pensava que a Bauer podia investir a sério para os recuperar...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 28, 2023, 07:30:39 pm por radiokilledtheMTVstar »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1847 em: Setembro 28, 2023, 10:47:56 pm »
Boa noite, caros camaradas de fórum!

Há pouco, o algoritmo do YouTube levou-me a um vídeo com o genérico do Telejornal da RTP, emitido a 24 de Novembro de 1993.

Nele, está contida a menção que, além das RTP Internacional, RTP Açores e RTP Madeira, o TJ do Canal 1 da RTP também estava a ser transmitido pela Rádio Comercial.

Posto isto, suscitaram-me três dúvidas:

1.º É certo que a TVI emitia a RFM nas suas notas técnicas até 1997 (já pós-venda à Média Capital). Contudo, era normal a rádio transmitir programas de televisão?
https://www.dailymotion.com/video/x68f9v4

2.º Os simultâneos Canal 1 da RTP e Rádio Comercial duraram, aproximadamente, quanto tempo?

3.º Creio que a 24 de Novembro de 1993, a Rádio Comercial já tinha sido privatizada. É normal a televisão pública fornecer as suas emissões a uma entidade privada, principalmente quando a RTP e a RDP eram entidades distintas?

Deixo-vos aqui o respectivo genérico:
https://youtu.be/9OagrXdelIg?si=pv4NdsidbV4vZ5aQ

Também deixo, em jeito de complemento, dois artefactos do acervo RTP Arquivos:

1.º Reportagem sobre a privatização da RDP Rádio Comercial:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/privatizacao-da-radio-comercial-2/

2.º Junho de 1993 - Reportagem da muito jovem Sandra Sousa, sobre o despedimento colectivo e perspectiva de alienação da Rádio Comercial Norte, por parte do empresário Rui Barbosa:
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/situacao-na-radio-comercial-norte/

Saudações bigodeanas! 😎

PS: Caro Zeca,
Sobre o último vídeo... sim, é uma pulhice o que se fez aos funcionários da RC-Norte.
« Última modificação: Setembro 28, 2023, 10:56:07 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1848 em: Setembro 29, 2023, 11:10:28 am »
Ouvir Falar, o novo Podecast da Comercial, com Mafalda Castro e Rui Simões.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1849 em: Setembro 29, 2023, 02:51:28 pm »

Não sei porque não passaram para lá simplesmente o Bate Pé, que é um sucesso tremendo, embora admita que já não ouça há pelo menos um ano.  ;D ;D
Mas cheguei aqui a dizer, que para mim, teria sido uma fórmula interessante até para o FM, Mafalda e Rui. Aqueles dois têm química, e isso passa para este lado.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1850 em: Setembro 29, 2023, 03:03:13 pm »

Não sei porque não passaram para lá simplesmente o Bate Pé, que é um sucesso tremendo, embora admita que já não ouça há pelo menos um ano.  ;D ;D
Mas cheguei aqui a dizer, que para mim, teria sido uma fórmula interessante até para o FM, Mafalda e Rui. Aqueles dois têm química, e isso passa para este lado.

Provavelmente questões de direitos e royalities que a RC não quereria ter de pagar.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1851 em: Outubro 03, 2023, 11:41:29 am »
Hoje a emissão de manhã, foi em casa de Rui Veloso.
Primeiro estranhei que o Rui só estivesse na emissão por volta das 8.20, quando começaram os tramados problemas técnicos.
Por volta das 9.25, o Pedro desesperado diz" não dá mais, vamos passar para a Sampaio e Pina com o Pedro Andrade".
Mas já antes, o Rui cantou uma vez, na segunda teve que cantar logo a seguir quando não estava previsto. Um cabo, disseram eles...
Emissão muito acidentada.

Entretanto, acho a Marta Campos ainda muuto fraquinha, muito esforçada, mas a mim, não me convence, pelo menos para já...

pdnf

• Hero Member
« Responder #1852 em: Outubro 03, 2023, 04:32:50 pm »
Divulgado há instantes para os munícipes de Vila Nova de Gaia:

A gravação do podcast da Rádio Comercial «Chaise Longue (Não é Divã)», apresentado por Joana Azevedo, ocorrerá no próximo dia 11 de outubro (quarta-feira), pelas 21h00, no Auditório Municipal de Gaia.
A entrada é gratuita, mas limitada à capacidade do espaço, pelo que os interessados em assistir a este momento deverão enviar email até ao dia 6 de outubro, às 20 horas, para: bilheteira.amg@cm-gaia.pt.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #1853 em: Outubro 06, 2023, 03:23:20 am »
Quando Vasco Palmeirim era concorrente...

https://youtu.be/UiSyfFEZF-M?si=3J6V0A7h5DdIA2yV

pdnf

• Hero Member
« Responder #1854 em: Outubro 07, 2023, 08:47:24 pm »
Há transmissão do concerto do Miguel Araújo e do António Zambujo logo mais a partir das 21:30, na antena da Rádio Comercial.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1855 em: Outubro 07, 2023, 10:57:30 pm »
Hoje a emissão de manhã, foi em casa de Rui Veloso.
Primeiro estranhei que o Rui só estivesse na emissão por volta das 8.20, quando começaram os tramados problemas técnicos.
Por volta das 9.25, o Pedro desesperado diz" não dá mais, vamos passar para a Sampaio e Pina com o Pedro Andrade".
Mas já antes, o Rui cantou uma vez, na segunda teve que cantar logo a seguir quando não estava previsto. Um cabo, disseram eles...
Emissão muito acidentada.

Entretanto, acho a Marta Campos ainda muuto fraquinha, muito esforçada, mas a mim, não me convence, pelo menos para já...

Mas nem o Pedro Ribeiro estava desesperado (até fez uma piada, "macho com macho", teve a sua graça), nem a emissão foi assim tão acidentada, nem a coisa foi assim tão grave. Loooonge disso, longe de dramático. Até foi bem limpa, bem bem agradável, um concerto e tanto. Já houve tão pior em tanto sítio...

Várias notas que acho que tenho a fazer aqui, tendo ouvido:

- A continuidade com mesas e tudo segue da Sampaio e Pina, eles lá só têm micros e o ecrã em remoto. O som estava com um delay de talvez 300-500ms, que não é grande coisa numa emissão TV, mas numa emissão rádio estava a levar a atropelos mamúticos do Pedro Ribeiro quando ele falava, piorados pela questão de quem estava na mesa não ter às vezes a noção de que tinha que baixar a trilha *antes*. Não sei quem é que lança, mas definitivamente alguém devia afinar os atrasos dos equipamentos para os remotos ou deixar o Pedro sair a seco uns milésimos... Nesse aspeto a R/Com é diferente porque coloca o controlo todo por via remota na continuidade.

- O Rui Veloso não esteve em antena antes das 08h35, mas o som a início estava perfeito. Há pequenos problemas isso sim às 08h47, quando uma música começa em baixo quase 30 segundos e a seguir sobem do nada e aquilo distorce... Mas dá-me a ideia que se ele não estava antes das 08h35, foi porque não quis apenas, porque apareceu com uma voz (e um humor) que eu diria quase de cama, e para mais o estúdio sendo na casa dele...

- Os primeiros problemas mais "a sério" são às 09h09 quando a emissão fica a seco cinco segundos, claramente de uma forma que eles não queriam, sendo que até acho que avançaram com o bloco de publicidade antes... e depois às 09h17 há ali uma indireta com uma ficha descarnada. Mas o som até está muito bom, fora ouvir-se uma questão qualquer nos graves que é esquisito, e algum ruído branco de fundo normalíssimo com tanto micro ligado, típico de alguns transportes em analógico...

Às 09h21 é que o Pedro Ribeiro diz que pisaram (o que sabemos 5 min depois que é) uma ficha elétrica descarnada, um técnico deles, o Alex... acontece aos melhores, quem nunca. ;D Mas voltaram às 09h30 com a emissão em direto, foi só para o tirar dali e assegurar que estava tudo bem. E daí para diante seguiu limpo.

A emissão está aqui caso dúvidas houvesse: https://radiocomercial.pt/podcasts/ouvir-manhas-da-comercial/t2022/ouvir-manhas-da-comercial-03out2023#play

Quanto à Marta Campos, salvo a pronúncia meio esquisita de Avril Lavigne, está a fazer uma ótima evolução e parece agora uma Joana Azevedo, só que com noção de timings e alturas onde falar e, honestamente, um pouco mais agradável e com menos subtexto...
« Última modificação: Outubro 07, 2023, 11:06:16 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1857 em: Outubro 13, 2023, 06:16:14 pm »
https://magg.sapo.pt/televisao/artigos/pedro-ribeiro-e-diretor-da-comercial-ha-18-anos-gosto-de-fazer-televisao-mas-e-um-toca-e-foge?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR3rt45zGAXe3SU_d0qjUi54UfqgA4jgdPPuzzCQBopW_GvhQ0AwBFypKYw#Echobox=1697105883-1

Não estamos a falhar num maior protecionismo às rádios locais, que estão a desaparecer ou a serem agregadas em grupos.
Há rádios a mais para o tamanho do País. Depois, houve uma aposta feita ao contrário. Houve muitas rádios locais que foram usadas para caciques locais para propaganda da sua bandeira política. Agora, as rádios locais que apostaram em ser rádio de companhia e de proximidade, essas continuam a existir e há mercado para elas. Não há mercado para 300 estações de rádio. Isso é impossível.

Destaco esta passagem. Subscrevo a 100%, assino por baixo.
De resto, excelente entrevista, com uma ou outra picardia à RFM escusada, e um advérbio na questão da esposa que me levanta algumas reservas de que seja possível ser-se totalmente independente "já". E, neste ponto, salvaguardo, eu acho mesmo que é impossível sê-lo, com total franqueza.
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #1858 em: Outubro 13, 2023, 06:32:03 pm »
https://magg.sapo.pt/televisao/artigos/pedro-ribeiro-e-diretor-da-comercial-ha-18-anos-gosto-de-fazer-televisao-mas-e-um-toca-e-foge?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR3rt45zGAXe3SU_d0qjUi54UfqgA4jgdPPuzzCQBopW_GvhQ0AwBFypKYw#Echobox=1697105883-1

Não estamos a falhar num maior protecionismo às rádios locais, que estão a desaparecer ou a serem agregadas em grupos.
Há rádios a mais para o tamanho do País. Depois, houve uma aposta feita ao contrário. Houve muitas rádios locais que foram usadas para caciques locais para propaganda da sua bandeira política. Agora, as rádios locais que apostaram em ser rádio de companhia e de proximidade, essas continuam a existir e há mercado para elas. Não há mercado para 300 estações de rádio. Isso é impossível.

Destaco esta passagem. Subscrevo a 100%, assino por baixo.
De resto, excelente entrevista, com uma ou outra picardia à RFM escusada, e um advérbio na questão da esposa que me levanta algumas reservas de que seja possível ser-se totalmente independente "já". E, neste ponto, salvaguardo, eu acho mesmo que é impossível sê-lo, com total franqueza.

Afinal, os tipos da RDP cristalizada que andaram por aqui e noutros locais a tentarem denegrir o que dizemos  têm que meter a viola no saco e fazer uma dancinha com o Mafama e outros saltitantes cantantes que até partem telemóveis.

Pedro Ribeiro disse o óbvio que tem sido dito aqui com expressões e qualificações similares.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1859 em: Outubro 31, 2023, 11:35:16 am »
A Comercial vai transmitir o concerto dos Quatro e Meia a partir do Altoce Arena no próximo sábado, dia 04/06, com o João Paulo e a Ana Isabel.
Rádio é: