Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 613683 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #1830 em: Setembro 12, 2023, 11:20:57 am »
Refere-se ao DAB+? Isso sim era de interesse apostar, quando já é uma aposta ganha na generalidade da Europa.
Agora podcasts, web cassetes etc.. acho que já temos de sobra

Correto, e admito que quando li as palavras do Pedro Ribeiro, acho que na cabeça dele deve estar a questão do DAB também.

[quote author=ToLv link=topic=331.msg40756#msg40756 date=1694468563
Dizer que estas novidades souberam a pouco ou foram muito superficiais é não estar mesmo a ver o paradigma por onde a comercial está a querer entrar e o quão pioneiros estão (a tentar) ser. O refresh aconteceu e está para acontecer daqui para a frente - e não apenas no FM. Isso é bastante evidente: é no mercado áudio (+ digital) em Portugal. Apontar apenas a “novos horários” é apenas querer ver a coisa pela rama.

Mas a questão dos podcasts não é de somenos. Podcast é palavra. Palavra sobre vários temas. Enquanto que na concorrência se entende que o lugar deles é numa plataforma, e que a rede nacional de emissores (ou locais associadas) é para debitar essencialmente música, a Comercial está a trilhar a estrada na direção inversa. É um passo pequenino? É! Não vamos negar. Mas é um começo, qualquer mudança não se faz da noite para o dia. E a rádio em Portugal está a chegar tarde ao fenómeno e ao poder da palavra. É confortável ficar descansando à sombra das audiências, mas as empresas que subsistem são as que sabem antecipar mudanças. É um princípio básico de Estratégia Empresarial. Falaram acima da "entrada de uma miúda" como sendo a grande mudança. A Marta hoje tem 28 anos, salvo erro, é de facto muito jovem, mas se recuarmos 20 ou 30 anos, os decanos que hoje consideramos, começaram a assumir responsabilidades com essa idade. Não é a um ano de se reformarem que vamos pensar no que fazer para salvaguardar o património imaterial, que mais que o saber fazer, é a absorção da cultura e identidade da organização. Mais uma vez, Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas é necessário que se faça progressivamente.

A única questão que, primeiramente confesso, nem percebi, foi a questão do logotipo, mas até isso não foi mal pensado de todo, não mexer muito. Um dos locais onde as pessoas vêm o logo das rádios em permanência é nos PC's de bordo dos carros, sendo que a maioria não dá para alterar, ou as pessoas não se dão a esse trabalho quando o é possível. Portanto, globalmente, acho que esta mudança está bem pensada, bem conseguida, e estou em crer que tenderá a ser aprofundada. Sim, o lugar da palavra é no digital, como o é da música, mas também nos recetores é o de ambas. Disso, não tenhamos dúvidas.
[/quote]

O logótipo é uma questão muito secundária...

Só em Portugal é que pensam que por mudar de imagem tudo melhora rapidamente...

Os dos canais da BBC foram durante muitos anos os mesmos...
Os da Rádio France igualmente...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1831 em: Setembro 12, 2023, 02:00:57 pm »
já o disse neste fórum e estou totalmente de acordo com o que um membro referiu: "Só em Portugal é que pensam que por mudar de imagem tudo melhora rapidamente...".
As mudanças têm que ser estruturais!

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1832 em: Setembro 12, 2023, 02:14:21 pm »
já o disse neste fórum e estou totalmente de acordo com o que um membro referiu: "Só em Portugal é que pensam que por mudar de imagem tudo melhora rapidamente...".
As mudanças têm que ser estruturais!

É como lavar o carro por fora quando lá dentro tem estofos manchados e sacos do McDonald's no banco de trás...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1833 em: Setembro 12, 2023, 02:24:54 pm »
Em termos de imagem sonora concordo com o que o ToLv disse e concordo também com o que o ocentos15 disse: se por um lado é melhor que a imagem da RFM (agora de facto já passou o choque, mas daquela plástica a única coisa que gosto é o arranque das notícias), por outro é incomparável face ao refresh da RDP com 30 mil euros. Eu duvido que esta tenha saído muito para lá de 4/6 mil euros, mas não sei a escala correta de valores, é só uma suposição.

A música está absolutamente igual, quando acho que não faria mal nenhum introduzir uma ou duas mais alternativas por hora; a informação continua a terminar às 20h sem que se perceba porquê: a locução continua a terminar às 01h sem que se perceba porquê; e a Comercial diz querer trilhar o caminho do podcast ao passar depois para rádio, parece querer ter de facto mais palavra e ser mais de uma generalista, mas mexer 2 podcasts e passá-los para FM a horas mais mortas é curto, um pouco curto, para já...

Não diria que a montanha pariu um rato, porque as mudanças parecem-me boas e bem arredondadas, mas é uma renovação na continuidade, mais que uma evolução direta da rádio líder de audiências. E vamos ver até que ponto a Cidade FM não é levemente canibalizada no target mais velho com esta mudança por causa do efeito nostalgia da plástica.

« Última modificação: Setembro 12, 2023, 02:26:38 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1834 em: Setembro 13, 2023, 02:10:19 am »

Não diria que a montanha pariu um rato, porque as mudanças parecem-me boas e bem arredondadas, mas é uma renovação na continuidade, mais que uma evolução direta da rádio líder de audiências. E vamos ver até que ponto a Cidade FM não é levemente canibalizada no target mais velho com esta mudança por causa do efeito nostalgia da plástica.

Não virá mal ao mundo se reforçar a liderança da Comercial e, considerando que a Mega, apesar de merecer mais, não descola dos 3%. O campeonato da Cidade FM, a rádio mais jovem, não é com a Antena 1, a rádio mais velha, portanto, ficar uma em 5º ou outra, é relativamente indiferente. Mas acho, sinceramente, que tirando pessoas que gostem de rádio, e não falo de "entusiastas com curso por correspondência" como eu, falo de ouvintes menos atentos mas fiéis, ninguém se dá muito conta da questão da plástica.
(Em relação à RFM concordo, a trilha das noticias é muito boa, mas no resto, a anterior plástica era muito melhor).
Veremos se a Comercial progressivamente aumenta a palavra. Seria interessante, tanto eles como a M80 passarem a ter noticiários entre as 06H e as 24H, para não dizer a cada topo de hora, e, eventualmente, fazer regressar o sinal horário. Os boletins de ambas as rádios já têm dimensão equivalente aos da RR, aliás, no outro dia o da M80 começou antes, e acabou depois do da RR.

Júlio, não tinha visto que tinha sido o Senhor a usar a expressão miúda, Mas saúdo a evolução da posição... e não estou a ser irónico, para que fique claro.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1835 em: Setembro 14, 2023, 10:48:24 am »
Na segunda-feira ainda tinham terminado às 10h45, mas parece que as Manhãs vão mesmo terminar sempre às 10h30 em ponto.

Entretanto é bom ouvir a Arroja sempre em direto mas seria bom ter rubricas pelo menos na hora das 19h para aqueles que estavam habituados às mensagens de voz do Já se Faz Tarde. Acho que nessa hora muitos devem estar a fugir para o 6PM na RFM...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1836 em: Setembro 26, 2023, 11:40:39 am »
É impressão minha ou a Bauer começou a implantar a censura de palavrões em inglês em músicas novas/fora da playlist?
Já se notava na Vampire da Olivia Rodrigo que assim não é rodada em nenhuma rádio nacional com o original "dreamfucker", ontem na Manhã dos One Hit Wonders passaram aquele maravilhoso hit dos anos 90 Short Dick Man numa versão como Short Short Man...
« Última modificação: Setembro 26, 2023, 11:44:42 am por radiokilledtheMTVstar »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1837 em: Setembro 26, 2023, 01:27:32 pm »
É impressão minha ou a Bauer começou a implantar a censura de palavrões em inglês em músicas novas/fora da playlist?
Já se notava na Vampire da Olivia Rodrigo que assim não é rodada em nenhuma rádio nacional com o original "dreamfucker", ontem na Manhã dos One Hit Wonders passaram aquele maravilhoso hit dos anos 90 Short Dick Man numa versão como Short Short Man...

A Comercial começou a adotar muito o papel da "rádio de família" até na playlist, houve aqui uma mudança...

Em 2008 passavam as músicas com palavrões.

Não acredito que isto ainda é um complexo em pleno ano da graça do Senhor de 2023, com coisas tão mais graves para onde olhar... sem comentários.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1838 em: Setembro 26, 2023, 02:13:15 pm »

A Comercial começou a adotar muito o papel da "rádio de família" até na playlist, houve aqui uma mudança...

Em 2008 passavam as músicas com palavrões.

Não acredito que isto ainda é um complexo em pleno ano da graça do Senhor de 2023, com coisas tão mais graves para onde olhar... sem comentários.

A da Olivia Rodrigo, salvo erro não é censurada nas da R/Com  ;D ;D Passa mesmo o "dream fucker". Claro que sim, é que até os cristãos dizem palavrões. Ah, e há quinze dias fui fazer uma visita à Mesquita em Lisboa e ouvi de um dos muçulmanos responsáveis pela mesma um valente de um "Foda***". Portanto, não me parece que exista razão para esse lápis azul.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1840 em: Setembro 28, 2023, 12:24:06 am »
Pedro Ribeiro

https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/a-radio-lider-em-portugal-nao-vive-a-sombra-dos-louros-conquistados-vamos-a-procura-do-futuro-e-queremos-fazer-parte-dele/

"Quando conseguimos identificar aqueles quatro e, depois, juntar o Ricardo Araújo Pereira aquilo levantou voo. Chegámos a ter nas manhãs, na mesma manhã todos os dias, Ricardo Araújo Pereira e Cesar Mourão. O luxo que era. Hoje, olhando em retrospetiva, pensei: o que os outros tinham no ar? Podiam desligar. Nem nós imaginámos na altura que era tão Champions League. Hoje em dia, não havia orçamento que pagasse um deles, quanto mais os dois."

Portanto, nos tempos da Troika, havia mais dinheiro do que hoje que são líderes. Alguma coisa de grave se está a passar no mercado de rádio.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1841 em: Setembro 28, 2023, 10:41:27 am »
Deve ter sido aquela quebra da COVID e agora a crise de 22/23. Mas sim, se a líder não tem dinheiro para isto, algo vai bastante mal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1842 em: Setembro 28, 2023, 03:34:44 pm »
Falando em Pedra do Vento, parece que os 96.1 chegaram a Viena da Áustria:

https://www.youtube.com/watch?v=G2mpigo5Ni8&t=6s

Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1843 em: Setembro 28, 2023, 06:07:14 pm »
Deve ter sido aquela quebra da COVID e agora a crise de 22/23. Mas sim, se a líder não tem dinheiro para isto, algo vai bastante mal.
Devem estar com as mesmas receitas que tinham em 2010 ou mesmo 2011. O problema é a inflação que houve desde aí.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1844 em: Setembro 28, 2023, 07:06:16 pm »
Devem estar com as mesmas receitas que tinham em 2010 ou mesmo 2011. O problema é a inflação que houve desde aí.

Ou seja, significa que em termos reais, baixaram, teriam de ter aumentado os preços, para gerar mais rendimento e consequentemente, aumentar as despesas, nomeadamente os custos com pessoal, que são o ativo mais valioso.
Rádio é: