Hoje a emissão de manhã, foi em casa de Rui Veloso.
Primeiro estranhei que o Rui só estivesse na emissão por volta das 8.20, quando começaram os tramados problemas técnicos.
Por volta das 9.25, o Pedro desesperado diz" não dá mais, vamos passar para a Sampaio e Pina com o Pedro Andrade".
Mas já antes, o Rui cantou uma vez, na segunda teve que cantar logo a seguir quando não estava previsto. Um cabo, disseram eles...
Emissão muito acidentada.
Entretanto, acho a Marta Campos ainda muuto fraquinha, muito esforçada, mas a mim, não me convence, pelo menos para já...
Mas nem o Pedro Ribeiro estava desesperado (até fez uma piada, "macho com macho", teve a sua graça), nem a emissão foi assim tão acidentada, nem a coisa foi assim tão grave. Loooonge disso, longe de dramático. Até foi bem limpa, bem bem agradável, um concerto e tanto. Já houve tão pior em tanto sítio...
Várias notas que acho que tenho a fazer aqui, tendo ouvido:
- A continuidade com mesas e tudo segue da Sampaio e Pina, eles lá só têm micros e o ecrã em remoto. O som estava com um delay de talvez 300-500ms, que não é grande coisa numa emissão TV, mas numa emissão rádio estava a levar a atropelos
mamúticos do Pedro Ribeiro quando ele falava, piorados pela questão de quem estava na mesa não ter às vezes a noção de que tinha que baixar a trilha *antes*. Não sei quem é que lança, mas definitivamente alguém devia afinar os atrasos dos equipamentos para os remotos ou deixar o Pedro sair a seco uns milésimos... Nesse aspeto a R/Com é diferente porque coloca o controlo todo por via remota na continuidade.
- O Rui Veloso não esteve em antena antes das 08h35, mas o som a início estava perfeito. Há pequenos problemas isso sim às 08h47, quando uma música começa em baixo quase 30 segundos e a seguir sobem do nada e aquilo distorce... Mas dá-me a ideia que se ele não estava antes das 08h35, foi porque não quis apenas, porque apareceu com uma voz (e um humor) que eu diria quase de cama, e para mais o estúdio sendo na casa dele...
- Os primeiros problemas mais "a sério" são às 09h09 quando a emissão fica a seco cinco segundos, claramente de uma forma que eles não queriam, sendo que até acho que avançaram com o bloco de publicidade antes... e depois às 09h17 há ali uma indireta com uma ficha descarnada. Mas o som até está muito bom, fora ouvir-se uma questão qualquer nos graves que é esquisito, e algum ruído branco de fundo normalíssimo com tanto micro ligado, típico de alguns transportes em analógico...
Às 09h21 é que o Pedro Ribeiro diz que pisaram (o que sabemos 5 min depois que é) uma ficha elétrica descarnada, um técnico deles, o Alex... acontece aos melhores, quem nunca.

Mas voltaram às 09h30 com a emissão em direto, foi só para o tirar dali e assegurar que estava tudo bem. E daí para diante seguiu limpo.
A emissão está aqui caso dúvidas houvesse:
https://radiocomercial.pt/podcasts/ouvir-manhas-da-comercial/t2022/ouvir-manhas-da-comercial-03out2023#playQuanto à Marta Campos, salvo a pronúncia meio esquisita de Avril Lavigne, está a fazer uma ótima evolução e parece agora uma Joana Azevedo, só que com noção de timings e alturas onde falar e, honestamente, um pouco mais agradável e com menos subtexto...