Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 613682 vezes)

Luis P Borges

• Sr. Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #1815 em: Setembro 11, 2023, 05:38:52 pm »
Não sendo um ouvinte da Rádio Comercial. Dei de caras com este artigo, será baseado na entrevista a Pedro Ribeiro, mas pronto, é um resumo:

https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/mesmo-mood-novo-look-conheca-as-novidades-e-o-novo-posicionamento-da-radio-comercial/

A rentrée da maioria das Rádios deve acontecer na próxima semana. Se for como nos anos anteriores, não deve haver novidades, é o volta a dar e seguir em frente. Lá vai o tempo em que por esta altura havia entusiasmo em saber as novas grelhas, conhecer as novidades, a nova roupagem,sonoridade.Algo que se perdeu-se. Agora, é só o regresso das férias, com tudo o que existia antes, uma ou outra mudança, rubrica, e nada mais.
« Última modificação: Setembro 11, 2023, 05:47:33 pm por Luis P Borges »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1816 em: Setembro 11, 2023, 05:52:42 pm »
E entretanto descobri, para meu desapontamento, que a plástica da Comercial pouco mais é que um refazer da plástica da Rádio Capital FM britânica. Ou seja, não é por causa da Cidade, é por causa da preguicite aguda da Reel World. Bem jogado ainda assim pela Comercial, que duvido que o Pedro Ribeiro não soubesse, não deixa de ser uma reciclagem de 20 anos da produtora novaiorquino que bem que se podia dispensar.

ocentos15

• Hero Member
« Responder #1817 em: Setembro 11, 2023, 06:08:08 pm »
E entretanto descobri, para meu desapontamento, que a plástica da Comercial pouco mais é que um refazer da plástica da Rádio Capital FM britânica. Ou seja, não é por causa da Cidade, é por causa da preguicite aguda da Reel World. Bem jogado ainda assim pela Comercial, que duvido que o Pedro Ribeiro não soubesse, não deixa de ser uma reciclagem de 20 anos da produtora novaiorquino que bem que se podia dispensar.

Preguicite aguda e uns trocos no bolso da Comercial por ter comprado uma adaptação e não uma produção nova como a da Antena 1 que, ao que soube, custou perto de 30 mil euros com todas as variantes que a RDP comprou.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1818 em: Setembro 11, 2023, 07:12:43 pm »
Afinal este refrech soube a muito pouco, apenas nova sonoridade que pelos vistos até nem original.
De novo apenas a aposta para uma miúda fazer duas horas, o resto é tudo antecipado uma hora.
O Wilson entrava às 14, passa a entrar às 13, o Já se Faz Tarde entrava às 17, passa a entrar às 16 e a Arroja que entrava às 20, passa a entrar às 19. O By Night deve entrar à mesma hora.
A playlist, tudo igual, tudo muito mais do mesmo...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1819 em: Setembro 11, 2023, 07:15:27 pm »
Novidades que pariram um rato? Que choque.
« Última modificação: Setembro 11, 2023, 07:18:39 pm por AG »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1820 em: Setembro 11, 2023, 07:15:56 pm »
Ninguém estava à espera.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1821 em: Setembro 11, 2023, 09:09:29 pm »
Saída da Ana Martins e Ana do Carmo só fim de semana

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1822 em: Setembro 11, 2023, 09:11:22 pm »
E pouca aposta no João Paulo Sousa.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1823 em: Setembro 11, 2023, 09:17:14 pm »
Algumas pequenas notas uma vez que estava curioso mas também tive de ouvir a Comercial das 9h às 18h30 por decisão dos coleguinhas de trabalho:

No Já se Faz Tarde o "Convença-me num Minuto" está a passar duas horas mais cedo às 16h15 e o Eu é que Sei às 17h55, horários mais fraco para que se mantenham as 18h como hora com mais mensagens de voz.

Noticiário às 15h55 mas depois à hora certa.

Ana Isabel Arroja sempre até às 22h.

Não acho nada que seja um rato parido de uma montanha: foi a maior quantidade de mudanças em simultâneo nas Manhãs que me lembre, a Comercial passa a ter o mesmo tempo de palavra que a RR aos fins de semana excluindo naturalmente desporto e noticiários...
Em relação à playlist que ganha, por muito que não se goste, não se mexe... Pior é quando se perde e não se mexe como acontece na RR e na Mega.
« Última modificação: Setembro 11, 2023, 09:19:10 pm por radiokilledtheMTVstar »

ToLv

• Hero Member
« Responder #1824 em: Setembro 11, 2023, 10:42:43 pm »

Pode ser uma encomenda de uma produção que já exista, mas pelo menos condizem com o que a estação está a promover: o refresh. Pior foi a RFM há pouco mais de um ano, em agosto do ano passado, quando veio com jingles da tal M80 francesa - ou o que era - que mais assentava, isso sim, numa rádio oldie. Entretanto esse choque já passou, é certo. Agora estes da comercial estão impecáveis mesmo.

Afinal este refrech soube a muito pouco, apenas nova sonoridade que pelos vistos até nem original.
De novo apenas a aposta para uma miúda fazer duas horas, o resto é tudo antecipado uma hora.
O Wilson entrava às 14, passa a entrar às 13, o Já se Faz Tarde entrava às 17, passa a entrar às 16 e a Arroja que entrava às 20, passa a entrar às 19. O By Night deve entrar à mesma hora.
A playlist, tudo igual, tudo muito mais do mesmo...

Dizer que estas novidades souberam a pouco ou foram muito superficiais é não estar mesmo a ver o paradigma por onde a comercial está a querer entrar e o quão pioneiros estão (a tentar) ser. O refresh aconteceu e está para acontecer daqui para a frente - e não apenas no FM. Isso é bastante evidente: é no mercado áudio (+ digital) em Portugal. Apontar apenas a “novos horários” é apenas querer ver a coisa pela rama.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1825 em: Setembro 11, 2023, 11:09:47 pm »
Eu fiz uma análise ao que ouvi em antena. Agora no Digital, vamos ver...

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #1826 em: Setembro 11, 2023, 11:39:07 pm »
Refere-se ao DAB+? Isso sim era de interesse apostar, quando já é uma aposta ganha na generalidade da Europa.
Agora podcasts, web cassetes etc.. acho que já temos de sobra
Luís Gonçalves

pdnf

• Hero Member
« Responder #1827 em: Setembro 11, 2023, 11:57:30 pm »
Refere-se ao DAB+? Isso sim era de interesse apostar, quando já é uma aposta ganha na generalidade da Europa.

Correto, e admito que quando li as palavras do Pedro Ribeiro, acho que na cabeça dele deve estar a questão do DAB também.

[quote author=ToLv link=topic=331.msg40756#msg40756 date=1694468563
Dizer que estas novidades souberam a pouco ou foram muito superficiais é não estar mesmo a ver o paradigma por onde a comercial está a querer entrar e o quão pioneiros estão (a tentar) ser. O refresh aconteceu e está para acontecer daqui para a frente - e não apenas no FM. Isso é bastante evidente: é no mercado áudio (+ digital) em Portugal. Apontar apenas a “novos horários” é apenas querer ver a coisa pela rama.
[/quote]

Mas a questão dos podcasts não é de somenos. Podcast é palavra. Palavra sobre vários temas. Enquanto que na concorrência se entende que o lugar deles é numa plataforma, e que a rede nacional de emissores (ou locais associadas) é para debitar essencialmente música, a Comercial está a trilhar a estrada na direção inversa. É um passo pequenino? É! Não vamos negar. Mas é um começo, qualquer mudança não se faz da noite para o dia. E a rádio em Portugal está a chegar tarde ao fenómeno e ao poder da palavra. É confortável ficar descansando à sombra das audiências, mas as empresas que subsistem são as que sabem antecipar mudanças. É um princípio básico de Estratégia Empresarial. Falaram acima da "entrada de uma miúda" como sendo a grande mudança. A Marta hoje tem 28 anos, salvo erro, é de facto muito jovem, mas se recuarmos 20 ou 30 anos, os decanos que hoje consideramos, começaram a assumir responsabilidades com essa idade. Não é a um ano de se reformarem que vamos pensar no que fazer para salvaguardar o património imaterial, que mais que o saber fazer, é a absorção da cultura e identidade da organização. Mais uma vez, Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas é necessário que se faça progressivamente.

A única questão que, primeiramente confesso, nem percebi, foi a questão do logotipo, mas até isso não foi mal pensado de todo, não mexer muito. Um dos locais onde as pessoas vêm o logo das rádios em permanência é nos PC's de bordo dos carros, sendo que a maioria não dá para alterar, ou as pessoas não se dão a esse trabalho quando o é possível. Portanto, globalmente, acho que esta mudança está bem pensada, bem conseguida, e estou em crer que tenderá a ser aprofundada. Sim, o lugar da palavra é no digital, como o é da música, mas também nos recetores é o de ambas. Disso, não tenhamos dúvidas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1828 em: Setembro 12, 2023, 10:24:00 am »

Concordo!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1829 em: Setembro 12, 2023, 10:43:21 am »
Meus caros, eu fiz uma análise ao que ouvi em antena.
Ou agora já não pode falar do que ouve?
Tambem era o que faltava. Falei em miúda porque ela assim se referiu" obrigado Pedro Ribeiro por apostares nesta miúda ", são palavras dela.
No resto, também gostei de ler a entrevista do Ribeiro, que é uma das raras pessoas que pensa rádio. Converso com ele numa das redes sociais e noto bem isso.
E acho que também tinha que ser o líder de audiências e de mercado a apostar neste as mudanças que visam longe...
Agora deixem me criticar o que ouço em antena à vontade...